segunda-feira, 20 de junho de 2011

INFORMATIVO Nº 0028/2010/CBLP /ALB/ Ano 03 Sílvia Araújo Motta/PhI-Diretoria de Relações Institucionais/DRI/ALB Prof. Dr. Mário Carabajal PhD-PhI–Fundador/Presidente Nacional-ALB-BRASÍLIA-NOITE ENCANTADA

INFORMATIVO Nº 0028/2010/CBLP /ALB/ Ano 03
Sílvia Araújo Motta/PhI-Diretoria de Relações Institucionais/DRI/ALB
Prof. Dr. Mário Carabajal PhD-PhI–Fundador/Presidente Nacional
--------------------------------------------*--------------------------------------
Miguel Máximo Angels Robles Tejad –PhI-CAUSAS IMORTAIS-Patrono Internacional da Academia de Letras do Brasil
*1922: Venezuela - † 12-Mar-2001: Boa Vista / Roraima / Brasil.
--------------------------------------------*--------------------------------------
ALB - Primeira Academia Mundial da Ordem de Platão
Organização Cultural Politicamente Ativa
Instituição Internacional de Cultura –CNPJ - 04.749.257/0001-00
Brasília, Distrito Federal – http://www.academialetrasbrasil.org.br
---------------------------------------------*---------------------------------------

TERÇA-FEIRA, 12 DE OUTUBRO DE 2010

Uma Noite Encantada
Ontem dia 30 de setembro de 2010, no Auditório do Centro de Ensino Paulo Freire, em Brasília a platéia pôde apreciar um espetáculo de “ternura”, sentimento, arte, talento e muita emoção enquanto o Músico compositor e poeta Nestor Kirjner, Imortal que ocupa a cadeira nº 14 da Academia de Letras do Brasil Seccional DF apresentava uma audição que encantou a todos os presentes.

Entremeando suas próprias composições com outros autores consagrados, arranjos dignos do grande Mestre e interagindo com o público concentrado e entusiasmado pelo seu talento podemos dizer que não vimos as horas passarem e na verdade o que desejávamos naquele momento é que a noite não acabasse.

Relembramos canções da juventude e pudemos partilhar o sentimento desse artista maravilhoso que é ao mesmo tempo músico e literato. Maravilhoso! A emoção se revelava no silêncio absoluto enquanto ele fazia as apresentações e nas palmas entusiasmadas no intervalo entre elas.

Quando O Prof. Nestor Kirjner anunciou a presença do Mestre Eustáquio Pereira com seus solos e arranjos foi realmente um grande momento em que todos puderam usufruir sua música fascinante. Esquecemos nessa noite que estávamos em vésperas de decidir com nosso voto uma eleição da qual dependerá o futuro do país para lembrarmos somente daquele momento especial.

Nestor Kirjner então voltou e acompanhado de Eustáquio Pereira homenageou Mercedes Sosa e Alfonsina Storni num momento inesquecível em que o público vibrou e ao mesmo tempo se emocionou revelando no longo aplauso sua aprovação e carinho.

O nosso Músico da noite falou então de Vasco do Cavaco e o legado que deixou, fazendo considerações sobre sua grande obra e cantando músicas que também o homenagearam.

Nestor Kirjner a essa altura falou com o público de uma linda música de sua autoria dedicada ao idoso, ainda não cantada em público e que ele ia apresentar naquele momento já que no dia seguinte seria a comemoração desse dia. E a sua surpresa porque muitos jovens se identificaram e amaram essa composição. Nela estão expressos sentimentos que se manifestam com força de amor, paixão, cumplicidade de um relacionamento profundo e arrebatado, trazendo recordações e acendendo desejos e sua interpretação entusiasmou a platéia. Essa música será lançada em seu disco no fim do ano.

Nesse ínterim foi apresentado o compositor Cláudio Hanones que estava presente e possui mais de 500 músicas compostas e é parceiro de muitos anos de Nestor Kijner.

Para encerrar com brilhantismo a noite a apresentação do nosso querido Coral Alegria festejado e talentoso foi anunciado como sempre com a regência da extraordinária Maestrina Ana Boccucci e os Coralistas que sempre nos encantam.

A programação de Coral Alegria constou de músicas vibrantes :
”Forró Brasiliense”, “Minuto Vagabundo”, “Esmeralda” , a canção que Nestor compôs há tantos em sua terra natal e que sempre causa uma vibração tanto no Coral como no auditório, “Coral Alegria” e Canto- Brasília”.

E tenho que destacar a apresentação e comentários de Victor Boccucci que alegrou o evento e que num momento particularmente interessante nos falou da Criação do Coral Alegria em Brasília, o que muito interessou aos assistentes.

Nestor Kirjner fez referências a muitas pessoas que estavam ali na platéia e ressaltou a importância dos amigos nesse momento. Pessoalmente desejo dizer que foi uma noite magnífica. Nestor, o músico, o amigo,o compositor, o poeta, o imortal, nos proporcionou momentos de especialíssima “ternura”que agradecemos emocionados.

Desejo pessoalmente agradecer a referência à Academia de Letras do Brasil”/DF que apoiou o evento com muita honra.Como é do conhecimento de todos o Coral Alegria são os músicos oficiais da ALB/DF que estava representada por oito imortais.

O Grande amigo e talentoso músico e poeta Nestor Kirjner nos encanta ainda mais porque alia à sua fascinante competência, uma humildade comovente


Uma noite encantada!

Vânia Moreira Diniz

http://academialetrasbrasildf.blogspot.com/