segunda-feira, 20 de junho de 2011

INFORMATIVO Nº 0048/2010/CBLP /ALB/ Ano 03- ACADÊMICA VÃNIA MOREIRA DINIZ, PARABÉNS POR MAIS ESTA HOMENAGEM RECEBIDA DA ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL-MARIANA-MG.

INFORMATIVO Nº 0048/2010/CBLP /ALB/ Ano 03
Sílvia Araújo Motta/PhI-Diretoria de Relações Institucionais/DRI/ALB
Prof. Dr. Mário Carabajal PhD-PhI–Fundador/Presidente Nacional
--------------------------------------------*--------------------------------------
Miguel Máximo Angels Robles Tejad –PhI-CAUSAS IMORTAIS-Patrono Internacional da Academia de Letras do Brasil
*1922: Venezuela - † 12-Mar-2001: Boa Vista / Roraima / Brasil.
--------------------------------------------*--------------------------------------
ALB - Primeira Academia Mundial da Ordem de Platão
Organização Cultural Politicamente Ativa
Instituição Internacional de Cultura –CNPJ - 04.749.257/0001-00
Brasília, Distrito Federal – http://www.academialetrasbrasil.org.br
---------------------------------------------*---------------------------------------


ACADÊMICA VÃNIA MOREIRA DINIZ,
PARABÉNS POR MAIS ESTA HOMENAGEM RECEBIDA DA ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL-MARIANA-MG.

Seu currículo é digno de nossos aplausos !
PARABÉNS!

BIOGRAFIA

Nasci, em meio ao movimento que eu adoro de pessoas e de carros.
As águas da minha praia de Copacabana me batizaram e com elas eu compartilhava minhas alegrias,tristezas, sucessos, descobertas, vibrações e desabafava o que me ia no coração.

Para lá me dirigia todas as vezes que sentia necessidade de sonhar, falar de liberdade, ser eu mesma verdadeiramente e as ondas me traziam a idéia de fortaleza de uma natureza que eu enaltecia.

Éramos oito irmãos e minha casa era alegre, barulhenta e divertida, recordação que ficará para sempre dentro de minha alma.

No bairro da Gávea onde morava meu avô, eu vivi grande parte de minha vida, passando férias e todos os dias em que pudesse desfrutar daquele ambiente.
Meu avô, escritor, jornalista, advogado e político foi o meu guru, aquele em que mais confiava e julgava o líder supremo.Sua casa sempre cheia de pessoas interessantes reunia o que chamava de quase paraíso: escritores, artistas, políticos, jornalistas e muitos estudantes de direito que vinham beber na sua fonte de conhecimentos.

Meu pai era advogado e psiquiatra e também me sentia atraída por tudo que podia aprender daquele homem culto, respeitado e soberanamente humano.Muitas vezes, severo demais possuía em contrapartida uma fascinante personalidade e inteligência excepcional. Posso dizer que privilegiados éramos meus irmãos e eu, de podermos conviver com esses homens que acima de tudo,admiravam a mulher e enalteciam seu papel na sociedade. Por isso recordo-me sempre de minha mãe, altiva e de singular temperamento mas profundamente respeitada. Intensamente bela, a pele maravilhosamente acetinada, altiva, elegante , leitora assídua, de formação superior, reinava esplendorosa em seu ambiente.

Eu escrevi desde os seis anos com persistência e garra e jamais deixei de aspirar um lugar ao sol na literatura. Leitora compulsiva desde bem pequenina, escrever era para mim como respirar.Fui editora do jornal do colégio durante todos os anos que lá permaneci, mas não deixava de ser como as outras crianças. Gostava de brincar no quintal amplo de minha casa, usar o imaginário, fantasiar, viajar, ir a cinemas e teatros e muito cedo encenei algumas peças. Patinava com muito gosto e o rodopio e a dança sobre eles dava-me a sensação de liberdade.

Aos doze anos pedi à minha mãe que deixasse acompanhar as professoras do colégio ao Morro santa Marta para ensinar às crianças de minha idade o que elas não puderam aprender por falta de tempo e de condições. Minha mãe teve uma reação de medo extremo mas por fim com a interferência de meu pai acabei conseguindo meu intento.

E lá seduzida por um mundo que era o contraste do meu ficávamos em roda tentando passar o que eu estudara e garanto que aprendendo muito mais da vida, das pessoas, das oportunidades, das lutas e da garra daquelas pessoas valorosas que eu via ali.

Li intensamente Monteiro Lobato,Érico Veríssimo, Machado de Assis, Eça de Queiroz, José de Alencar, Graciliano ramos, Jorge Amado, Pearl Buck, Albert Camus,Hermann Hesse e muitos outros e meu mundo girava muito dividido entre o sonho e a realidade.

Casei-me muito cedo e tive duas filhas maravilhosas.A maternidade foi a experiência mais doce de minha vida e minhas filhas uma luz sempre intensa e colorida...

Mudei-me para Brasília ainda bem garota, com duas filhas pequeninas sentindo falta do meu mar, da areia branca em que me sentava, aquecendo-me num sol que me vitalizava, das ruas, do movimento, da minha terra, dos amigos, dos parentes, dos divertimentos, das visitas ao morro santa Marta, dos sorrisos exuberantes de alegria intensa, das gargalhadas em conjunto, das lágrimas misturadas ao risos, da vida animada seja nas vitórias ou derrotas. Mas encontrei aqui uma família maravilhosa que me “adotou”, como eles dizem, acabaram de me “criar”. E que permanecem ao meu lado até hoje.

Espero realizar muita coisa e aprender muito, sou apenas ainda uma aprendiz mas pelo menos posso dizer que estou no melhor período de minha vida , tentando realizar meus sonhos, fazendo projetos e realizada como mulher.
Vânia Moreira Diniz
Escritora, poeta, humanista, pesquisadora.
http://www.vaniadiniz.pro.br

Vânia Moreira Diniz é natural do Rio de Janeiro (RJ) - 21/10.
Residente e domiciliada na cidade de Brasília-DF Escritora, Humanista e Pesquisadora, Fundou o Centro de Treinamento de Línguas em Brasília e dirigiu-o durante 10 anos. Formada em Letras com pós graduação em Educação. Palestrante nas áreas de educação, humanas e literária Orientadora de teses e monografias.

Membro Nacional Vitalício da Academia de Letras do Brasil- Cadeira nº. 001/ALB /DF-2009 - Escritora Imortal
Empossada no dia 23-08-2010 como Presidente da ALB - Seccional Brasília/DF, ocasião em que recebeu o maior Título da ALB: Doutora Honoris Causa- ph.I- Filósofa Imortal.
Presidenta do Conselho Superior da ALB- Brasília / DF

Colunista da Garganta da Serpente, Varanda das Estrelícias, participante da Equipe Fixa de Blocos online e colaboradora em muitos sites e portais.
Co editora da Revista virtual Poética Social
Participa como autora do Grupo Ecos da Poesia
Consul dos Poetas del Mundo em Brasília. Asa Sul- Plano Piloto
Patrono Acadêmico e Membro Efetivo da Academia Virtual- Sala de Poetas e Escritores.

http://www.avspe.eti.br/poetas/vania.htm

Promotora:
Owner do Portal Vânia Moreira Diniz www.vaniadiniz.pro.br com mais de 2000 escritores
http://www.vaniadiniz.pro.br

Owner do Espaço Ecos
http://www.vaniadiniz.pro.br/espaco_ecos/default_ecos.html

Owner e moderadora do grupo de Literatura Vânia Diniz
Owner e moderadora do grupo de pessoas e crianças Especiais

Campanhas
de combate à fome promovida pelo site www.vaniadiniz.pro.br
Trabalhos feitos na Periferia de Brasília

Prêmios
http://www.vaniadiniz.pro.br/premios/premios.htm

Diploma conferido pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal, Administração Regional de Brasília - Divisão de Cultura e Fundação de Incentivo à Cultura, pela dedicação à palavra escrita, por ocasião do Encontro "O Livro no III Milênio", em homenagem ao Dia do Escritor - 25 de julho, realizado no período de 23 a 25 de julho de 1.999, em Brasília-DF.

Membro efetivo da AVBL (Academia Virtual Brasileira de Letras) Cadeira no 98 (desde 2001)

Colunista da Abrali

Participante da Equipe Fixa de Blocos online e colaboradora em muitos sites.
Co editora da Revista virtual Poética Social

O Portal Vânia Diniz (VMD) se encontra entre os sites temáticos no Guia da poesia.

Consul dos Poetas del Mundo em Brasília. Asa Sul- Plano Piloto

Patrono Acadêmico e Membro Efetivo da Academia Virtual- Sala de Poetas e Escritores.
http://www.avspe.eti.br/poetas/vania.htm

Premiada com Medalha de Ouro pela InBrasCi- Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais(Presidente Marilza A. de Castro)durante a Bienal de Brasília em agosto de 2008 por sua atuação e divulgação na cultura brasileira.

Embaixadora Universal da Paz no mundo nomeada pela presidente Gabrielle Simond do Círculo da Paz em Genebra, Suíça, no dia 5 de outubro de 2008, domingo
http://www.vaniadiniz.pro.br/pagina_da_paz.htm


Portal
Vania Diniz- http://www.vaniadiniz.pro.br
Site
http://www.vaniadiniz.pro.br/espaco_ecos/default_ecos.html


Contato- escritoravaniadiniz.pro.br
FONTE:
http://www.rebra.org/escritora/escritora_ptbr.php?id=1538

Nenhum comentário:

Postar um comentário