sábado, 9 de julho de 2011

CELEBRAÇÃO DA ESPERANÇA:CRISTO RESSUSCITADO: SENHOR DA PAZ!

CRISTO RESSUSCITADO: SENHOR DA PAZ!





CELEBRAÇÃO DA ESPERANÇA:
http://www.padrefelix.com.br/missa_da_esperanca.htm

-------------------------------------------*------------------------------------------
1-RITOS INICIAIS:
Irmãos e irmãs, aqui nos reunimos na fé, na esperança e no amor para relembrar, pela celebração da eucaristia, a morte e a ressurreição do Senhor. Mas queremos oferecer a Deus nossas preces pelo nosso(a) irmão(ã) (N.). Não estamos aqui para celebrar a morte, e sim a vida; não queremos reviver a tristeza da separação, e sim proclamar a alegria da ressurreição e do encontro definitivo com Deus. Sabemos que este(a) nosso(a) irmão(ã), ao partir deste mundo, entrou na vida de Deus. E a Deus, nesta eucaristia, pediremos por nós e por todos aqueles que nos precederam na eternidade.
-*-

2-CANTO DE ENTRADA:
2. CANTO DE ENTRADA: A vida
A vida pra quem acredita, não é passageira ilusão,
e a morte se torna bendita, porque é nossa libertação.
Nós cremos na vida eterna, e na feliz ressurreição, quando,
de volta à casa paterna, com o Pai os filhos se encontrarão.
No céu não haverá tristeza, doença, nem sombra de dor,
e o prêmio da fé é a certeza, de viver feliz com o Senhor.
-*-
3-ACOLHIDA:
Iniciemos nossa celebração invocando a Santíssima Trindade: PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO.
-*-
4- CANTO: Deus trino
Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo, estamos aqui. (bis)
Para louvar e agradecer, bendizer e te adorar, estamos aqui, Senhor, ao teu dispor.
Para louvar e agradecer, bendizer, adorar, te aclamar: Deus trino de amor!
-*-
5- 5. ATO PENITENCIAL
-*-
6-CANTO PENITENCIAL
Perdão, Senhor, tantos erros cometi.
Perdão, Senhor, tantas vezes me omiti.
Perdão, Senhor, pelos males que causei,
pelas coisas que falei, pelo irmão que eu julguei. (bis)
Piedade, Senhor. Tem piedade, Senhor. Meu pecado vem lavar com seu amor.
Piedade, Senhor. Tem piedade, Senhor. E liberta minha alma para o amor.
Perdão, Senhor, porque sou tão pecador.
Perdão, Senhor, sou pequeno e sem valor.
Mas mesmo assim, tu me amas, quero então,
te entregar meu coração, suplicar o teu perdão. (2x)

-*-
7-CANTO DE LOUVOR:

Senhor que vieste salvar os corações arrependidos.
Piedade, piedade, piedade de nós. (bis)
Ó Cristo que vieste chamar os pecadores humilhados.
Senhor que intercedeis por nós, junto a Deus Pai que nos perdoa.
-*-
8-OREMOS:
Ó Deus, Pai todo-poderoso, cremos que vosso Filho morreu e ressuscitou por nós. Concedei que por este mistério nosso(a) irmão(ã) (N.), adormecido(a) em Cristo, por ele ressuscite para a alegria eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
-*-
9-PRIMEIRA LEITURA: (Sb 3, 1 – 9)
(Com palavras simples, a leitura proclama a felicidade dos justos. Depois da morte, Deus os acolherá e lhes concederá a felicidade sem fim)
A vida dos justos está nas mãos de Deus, nenhum tormento os atingirá. Aos olhos dos insensatos pareceram morrer; sua partida foi tida como uma desgraça, sua viagem para longe de nós como um aniquilamento, mas eles estão em paz. Aos olhos humanos pareciam cumprir uma pena, mas sua esperança estava cheia de imortalidade; por um pequeno castigo receberão grandes favores.
Deus os submeteu à prova e os achou dignos de si. Examinou-os como o ouro no crisol e aceitou-os como perfeito holocausto. No tempo de sua visita resplandecerão e correrão como fagulhas no meio da palha. Julgarão as nações, dominarão os povos, e o Senhor reinará sobre eles para sempre.
Os que nele confiam compreenderão a verdade, e os que são fiéis permanecerão, junto a ele no amor, pois graça e misericórdia são para seus santos, e sua visita é para seus eleitos. - Palavra do Senhor.

-*-

10-CANTO DE RESPOSTA:

A certeza que vive em mim é que um dia verei a Deus.
Contemplá-lo com os olhos meus é a felicidade sem fim.
O sentido de todo viver eu encontro na fé e no amor.
Cada passo que eu der será buscando o meu Senhor.
Peregrinos nós somos aqui, construindo morada no céu,
quando Deus chamar a si quem foi na terra amigo seu.
-*-
11- SEGUNDA LEITURA:
Primeira carta de São Paulo aos Coríntios(15, 12 – 20)
(Paulo nos proclama a certeza e a alegria da ressurreição. Ressurreição baseada na ressurreição de Cristo, que a nós é também prometida, desde que tenhamos fé.)
Irmãos, se prega que Cristo ressuscitou dos mortos, como podem alguns dentre vós dizer que não há ressurreição dos mortos? Se não há ressurreição dos mortos, também Cristo não ressuscitou! E, se Cristo não ressuscitou, vazia é a nossa pregação, vazia é também a vossa fé. Pois, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, ilusória é a vossa fé! Ainda estais nos vossos pecados. Por conseguinte, aqueles que adormeceram no Cristo estão perdidos! Se temos esperança em Cristo tão-somente para esta vida, somos os mais dignos de compaixão de todos os homens! Não, porém! Cristo ressuscitou dos mortos, primícias dos que adormeceram. - Palavra do Senhor.
-*-
12- ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
(Jesus quer despertar em nós a certeza da ressurreição e da vida eterna de Deus. Vida que já possuímos agora, mas que irá se manifestar plenamente depois da morte.)
Sou a vida e a verdade: quem crê em mim ressuscitará,
e feliz na eternidade, para sempre viverá!
Aleluia, aleluia! Louvor e glória a ti, Senhor. (bis)
Creio em ti, Senhor da vida: és minha luz e salvação!
Porque a morte foi vencida, estes meus olhos te verão.
-*-
13-EVANGELHO ESCRITO POR SÃO JOÃO:

Naquele tempo disse Jesus: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim, nunca mais terá fome e o que crê em mim nunca mais terá sede. Eu, porém, vos afirmo: vós me vedes, mas não acreditais. Todo aquele que o Pai me der virá a mim, e que vem a mim eu não o rejeitarei, pois desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade de quem me enviou. E a vontade daquele que me enviou é esta: que eu não perca nenhum daqueles que me deu, mas os ressuscite no último dia. Sim, esta é a vontade de meu Pai: quem vê o Filho e nele crê tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia”. - Palavra da salvação.

-*-

14-HOMILIA
15-ORAÇÃO DOS FIÉIS
LITURGIA EUCARÍSTICA
16-CANTO DAS OFERTAS
Os olhos jamais contemplaram, ninguém pode explicar,
o que Deus tem preparado àquele que em vida o amar!
As lutas, a dor, o sofrer, tão próprios à vida do ser
ninguém poderá comparar com a glória sem fim do céu.
Os olhos jamais contemplaram, ninguém pode explicar,
o que Deus tem preparado àquele que em vida o amar!
Foi Cristo quem nos mereceu, com a morte, a vida e o céu,
e ainda se entrega por nós como oferta constante ao Pai.
-*-
17-ORAÇÃO
18-ORAÇÃO EUCARÍSTICA[...]
Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, e sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, por vosso Filho, Senhor nosso. Um por todos, ele aceitou morrer na cruz para nos livrar a todos da morte. Entregou de boa vontade sua vida, para que pudéssemos viver eternamente.
Por isso, com os anjos e todos os santos, nós vos aclamamos, cantando a uma só voz:
19-CANTO:
Santo, santo, santo, Senhor, Deus do universo!
O céu e a terra proclamam a vossa glória.
O santo, o justo, o verdadeiro Deus.
Hosana, Hosana, Hosana nas alturas!
Bendito o que vem em nome do Senhor!
O santo, o justo, o verdadeiro Deus.
Hosana, Hosana, Hosana nas alturas!
-*-
20-ORAÇÃO DO PAI-NOSSO

Pai nosso que estais no céus, santificado seja o vosso nome; venha nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.
-*-
ORAÇÃO:
Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda do Cristo salvador.
-*-
21-CORDEIRO DE DEUS, TENDE PIEDADE DE NÓS.
-*-
22-CANTO DA COMUNHÃO:
Todo aquele que crê em mim um dia ressurgirá.
E comigo, então, se assentará à mesa do banquete de meu Pai!
Aos justos reunidos neste dia o Cristo, então, dirá:
Oh! venham gozar as alegrias que meu Pai lhes preparou.
Todo aquele que crê em mim um dia ressurgirá.
E comigo, então, se assentará à mesa do banquete de meu Pai!
A fome muitas vezes me abateu, fraqueza eu senti.
Vocês, dando o pão que era seu, mais ganharam para si!
E quando eu pedi um copo d'água, me deram com amor,
e mais, consolaram minha mágoa, ao me verem sofredor.
Eu lembro que também que estive preso: terrível solidão...
Vocês aliviaram o meu peso com a sua compreensão!
O frio me castigava sem piedade, não tinha o que vestir.
Num gesto de amor e de bondade, vocês foram me acudir!
Amigos, esta fé é a verdadeira que leva para o céu aquele que de Deus
a vida inteira no irmão sempre acolheu!
-*-

ORAÇÃO:
Oremos. Ó Deus, vosso filho nos deixou no sacramento de seu corpo o alimento dos que partem desta vida. Concedei ao(a) nosso(a) irmão(ã) por este viático, chegar à mesa do Cristo na vida eterna. Por Cristo, nosso Senhor.
-*-

RITOS FINAIS:
23-AGRADECIMENTOS
24-BÊNÇÃO FINAL:
Abençoe-vos o Deus Filho eterno, que viveu, sofreu, morreu e ressuscitou para nos garantir a vida eterna.
-*-
Abençoe-vos o Deus Espírito Santo, que consagrou o nosso corpo e a nossa alma como sua morada, e que nos garante a ressurreição e a vida eterna.
-*-
Abençoe-vos Deus todo-poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo.
-*-
Vamos em paz e o Senhor nos acompanhe.Amém.
-*-

http://www.padrefelix.com.br/missa_da_esperanca.htm
-*-

ESCRITORA IMORTAL
MARIA DA CONCEIÇÃO PILÓ
NASCIDA EM 7 DE DEZEMBRO DE 1921-BH
FALECIDA EM 02 DE JULHO DE 2011-BH
NOME APROVADO PARA OCUPAR UMA CADEIRA
NA ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL-SEÇÃO ESTADUAL MINAS GERAIS
FALECEU ANTES DA POSSE
MARCADA PARA 23-AGOSTO DE 2011.

---------------*--------------



ESCRITOR IMORTAL
EDIR CARVALHO TENÓRIO
NASCIDO EM  15-10-1942
FALECIDO EM 16-5- 2011
NOME APROVADO PARA OCUPAR UMA CADEIRA
NA ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL-SEÇÃO ESTADUAL MINAS GERAIS
FALECEU ANTES DA POSSE
MARCADA PARA 23-AGOSTO DE 2011.


---------------*--------------



Nenhum comentário:

Postar um comentário