domingo, 10 de julho de 2011

ROBERTO CARVALHO -GALERIA DOS ESCRITORES IMORTAIS DA ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL-SECCIONAL ESTADUAL MINAS GERAIS-ALB-MG


------------------------

Foto 819-Abertura por Sílvia Araújo Motta- Presidente-Fundadora-Vitalícia da ALB-MG

------------------------


835-Pronunciamento do Dr. Mário M-Presidente Nacional Internacional da ALB

-----------------------

Foto: Diplomação por Dr. Mário Carabajal-Presidente Nacional-Internacional ALB-

-------------------------------------------


0812-ALB-MG

-----------------------


Foto 0815-ALB-MG-

----------------------

Foto 798/ALB/MG

Foto 0800-ALB-MG
------------


Foto: 0803-Vice-Prefeito Roberto Carvalho com Presidente Internacional da ALB-MG Dr. Mário Carabajal

-------------------

-------------------



Foto 106-ALB-MG
--------------------



http://academiadeletrasdobrasildeminasgerais.blogspot.com/2011/07/roberto-carvalho-escritor-imortal-na.html


ROBERTO CARVALHO
Escritor Imortal na ALB-MG

PATRONO: ARY BARROSO

Vice-prefeito de Belo Horizonte, reconhecido como uma das mais expressivas lideranças do Partido dos Trabalhadores em Minas Gerais, Roberto Carvalho iniciou cedo a participação política, tendo como bandeira de luta a defesa da educação. Integrante, em Minas, do grupo que fundou o Partido dos Trabalhadores, nasceu em Ubá. Formado em administração de empresas .Veio para Belo Horizonte, em 1972, quando começou a atuar em movimentos jovens em igrejas, em especial no bairro Caetano Furquim. Naquela época, marcou presença no Movimento Justiça e Não-Violência. Dedicou-se também à retomada do sindicalismo, na década de 80, tendo sido presidente do Sindicato dos Servidores do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), além de vice-presidente da Federação das Associações dos Servidores Públicos de Minas Gerais (Faspemig). Foi fundador e presidente da Coordenação Sindical dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado de Minas Gerais e da Central Única dos Trabalhadores (CUT-MG).A militância sindical deu-lhe notoriedade na defesa dos interesses populares e abriu o caminho para a Câmara dos Vereadores. Em 1988, Roberto Carvalho elegeu-se vereador em Belo Horizonte, sendo o mais votado da capital mineira. Juntamente com Patrus Ananias, então colega de bancada, foi co-autor do projeto que extinguiu a Caixinha dos Vereadores, acabando com a aposentadoria de parlamentares com apenas oito anos de mandato. Foi eleito deputado estadual em 1990, sendo autor de projetos relevantes para o Estado. Um deles foi a criação do Conselho Deliberativo Metropolitano, com o objetivo de facilitar a integração dos municípios da região metropolitana de Belo Horizonte. Outra luta de Roberto foi a conclusão do Centro Metropolitano de Especialidades Médicas, que ficou pronto em 2006. Ainda na área da saúde, Roberto trabalhou para o saneamento da Santa Casa e do Hospital da Baleia. No caso da Santa Casa, no auge da crise, com a instituição ameaçada de fechamento, Roberto criou na Assembléia uma comissão especial para discutir os problemas da entidade e propor soluções. Com a ação conjunta entre Prefeitura, governo do Estado e União, a crise foi superada. Foi o idealizador do Projeto Maioral, uma iniciativa que promove a integração entre pessoas da terceira idade por meio da valorização da vida e da cidadania. Hoje, existem 126 grupos envolvidos no projeto, somente em Belo Horizonte. Aliás, uma das características da ação parlamentar de Roberto Carvalho é o estreito relacionamento que sempre manteve com os movimentos sociais.
Na administração do prefeito Patrus Ananias, assumiu a Secretaria Municipal de Esportes (1995-1997). Chegou à presidência do PT de Belo Horizonte numa chapa histórica, sendo eleito por unanimidade. Exerceu três mandatos como deputado estadual. Além de vice-prefeito, Roberto Carvalho foi designado pelo prefeito Marcio Lacerda para coordenar os assuntos referentes à Região Metropolitana de Belo Horizonte e um projeto inovador de qualificação profissional.
O Vice-Prefeito de Belo Horizonte, Roberto Carvalho, revela sua alma poética e lança seu primeiro livro, Partilha, em que reúne cem poemas escritos ao longo de sua trajetória política e cultural. O lançamento será no Museu de Artes e Ofícios, no dia 30 de novembro de 2010 às 19h.É com a necessidade de partilhar sentimentos, angústias e sonhos de um mundo melhor que o vice-prefeito de Belo Horizonte e ex-deputado estadual Roberto Carvalho estréia no universo literário.

-----------------------------------------------


Um dos LIVROS PUBLICADOS:

PARTILHA-RABISCOS DA ALMA E DO CORAÇÃO.
Produção:Branco Monteiro
Catalogação dos Poemas: Ana Paula Castro
Prefácio de Fernando Antônio Fagundes Reis
Procurador da Justiça de MG e
Prof Universitário.
Orelha:Ângelo Oswaldo.
Nov-2009.
Autor: Roberto Carvalho-
Administração de Empresas
Vice-Prefeito de Belo Horizonte.
---------------------------------
Resumo:
O lançamento de Partilha aconteceu no dia 30 de novembro de 2010, às 19h, no Museu de Artes e Ofícios, na Praça da Estação. Catalogação: Ana Paula Castro. Capa; Roberto Carvalho.Preço: R$ 25,00. –Produção: Branco Monteiro.
* Toda a renda arrecadada com a venda do livro revertida para a Associação São Vicente de Paulo
---------------------------------



http://www.revistaviverbrasil.com.br/impressao.php?edicao_sessao_id=661

-----------------------------------------------

Roberto Carvalho entrevistado por JOÁO CARLOS AMARAL:
Segunda-feira, Novembro 23, 2009
http://www.joaocarlosamaral.com.br/index.php/contato/fotos/flash/economia/index.php?id=7333

-
Novo escritor UBAENSE. Roberto Carvalho lança livro PARTILHA, dia 30, às 19 horas no Museu de Artes e Ofícios, aqui na capital mineir
Roberto Carvalho
estréia em livro
-
Vice-prefeito de Belo Horizonte
revela sua alma poética
e lança seu primeiro livro, Partilha,
em que reúne cem poemas escritos
ao longo de sua trajetória política e cultural
-
1-É com a necessidade de partilhar sentimentos, angústias e sonhos de um mundo melhor que o vice-prefeito de Belo Horizonte e ex-deputado estadual Roberto Carvalho estréia no universo literário. Em suas palavras, o título do livro, "Partilha", traduz tudo aquilo que ele quis colocar em cada um dos cem poemas que compõem a obra, "uma viagem pelos sentimentos humanos, fragmentos de vida, rabiscos do coração e da alma".
-
2- Revelando a alma de menino criado no interior de Minas, na musical Ubá, Roberto reinventa esse cenário lúdico da memória em inspiradas passagens do livro.
-
Com influência declarada da poesia de Carlos Drummond de Andrade e Fernando Pessoa, Roberto flerta com a temática da existência humana em poemas como "Aprendendo com o rio", "Qual mariposa" e "O que nos une", entre tantos textos de rara beleza.
-
3- Com apresentação assinada pelo escritor e acadêmico Ângelo Oswaldo, depoimentos do letrista Fernando Brant e prefácio de Fernando Antônio Fagundes Reis, o livro de Roberto se torna uma obra marcante pelo despojamento estético e literário.

-Nas palavras de Ângelo Oswaldo, "Roberto Carvalho não é entalhador. Solta as pedras pelo caminho, demarcando a trilha. Uma a uma, a palavra poética nos leva ao seu coração. Grande como a BH que nos acolhe a todos, cheia de poesia".
-
Sobre o fato de só agora, tardiamente, lançar seu primeiro livro, Roberto esclarece que sua alma entendeu, depois de muitos anos de militância política, que, mais que nunca, partilhar as coisas do coração se faz urgente, diante desse mundo tão pobre de poesia e tão frio e tão distante nas relações humanas... Segundo ele, "o tempo presente exige uma militância para as coisas do coração, para os nobres sentimentos humanos.
-
5- É preciso colocar os nossos sonhos, nossas crenças, nossos valores na mesa de discussão do que queremos do amanhã, do que queremos neste mundo nosso de cada dia".

-
Filho de funcionário público, Roberto herdou da mãe, a poetisa Emília Vieira Carvalho, o gosto pela rima e pela métrica. "Mamãe ficava em casa fazendo versos, traduzindo sentimentos, que foram publicados em seu livro 'Cantos de amor e fé'. Por outro lado, meu pai, Nilo Veríssimo de Carvalho, também publicou um livro de memórias: 'Memórias de um Veríssimo de Carvalho'".
-
Agora, a família tem em seu sexto filho, no total de 10, a seqüência da tradição artística e, nos irmãos, Eni D'Carvalho, o amor pelas artes plásticas táteis e em Wagner Vieira de Carvalho o culto pela língua portuguesa, com seus livros e estudos sobre o idioma.

Apaixonado por música brasileira e principalmente mineira, Roberto revela sua musicalidade na construção de seus poemas, dando leveza e ritmo para cada texto.
-
NOTA:
Entrevistas pelo telefone: 8482-4658 ou 3277-400
-
O lançamento de Partilha será no dia 30 de novembro,às 19h, no Museu de Artes e Ofícios, na Praça da Estação. Preço: R$ 25,00.
-
* Toda a renda arrecadada com a venda do livro
será revertida para a Associação São Vicente de Paulo.
-
http://www.joaocarlosamaral.com.br/index.php/contato/fotos/flash/economia/index.php?id=7333

-------------------------------------


---------------------------


--------------------------


AFFONSO PENNA
(AFONSO AUGUSTO MOREIRA PENA.)

PATRONO ESTADUAL DA ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL-MG.
*30-11-1847(Santa Bárbara/MG)---†14-06-1909 (RJ)
-
Homenagem-acróstica-in memoriam nº 3735
Por Sílvia Araújo Motta/Belo Horizonte/MG/Brasil
-
A-AFONSO AUGUSTO MOREIRA PENA
F-Foi eleito sexto Presidente do Brasil em 1906.
F-Foi Governador-Presidente de Minas Gerais;
O-O Senador e o Vice-Presidente que encena
N-Nos pleitos do Brasil, aclamação do Vencedor;
S-Sábio Mineiro da cidade de Santa Bárbara,
O-Ostentando o valor brasileiro entre Imortais.
-
A-Affonso Penna doutorou-se na Magistratura!
U-Um Deputado Provincial, opção profissional,
G-Garantida quatro vezes pelo Partido Liberal;
U-Um adepto da ordem civil da REPÚBLICA
S-Serviu à Assembleia Constituinte Mineira,
T-Tornou-se Relator da Constituição Estadual;
O-Ocupou-se da transferência da Capital para BH.
-
M-Muito atuante no Saneamento Básico criou e
O-Ofertou-nos o valioso Instituto Oswaldo Cruz...
R-Razões ao Serviço Geológico e Mineralógico...
E-Essencialmente Presidencialista ele fez jus
I-Inigualável, deu luz às questões econômicas:
R-Reformou o Sistema Monetário, também criou
A-A Caixa de Conversão das diferentes Moedas.
-
P-Pela liberdade, soube lutar como Abolicionista!
E-Exímio Ministro da Guerra, Agricultura e Justiça!
N-Nas Redes Ferroviárias, cafeicultores conquista...
N-No sudeste, ampliou e modernizou os Portos...
A-Assumiu o Gabinete Imperial de D. Pedro II.
-
Belo Horizonte, terça-feira memorável, 23 de agosto de 2011,
Data da Instalação da ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL.
SEÇÃO ESTADUAL DE MINAS GERAIS. Sigla ALB-MG.
Presidente-Fundadora Sílvia Araújo Motta.Cadeira 02-ALB-MG.
http://www.academiadeletrasdobrasildeminasgerais.blogspot.com
Remet:Sílvia de Lourdes Araújo Motta
Rua dos Pampas 538/ 1002-B-Prado-CEP 30 411-030-BH.
(31) 9928 2798- 32952798-329500708

---***---

2 comentários:

  1. ROBERTO CARVALHO

    Homenagem acróstica nº 3634
    Por Silvia Araújo Motta

    R-Roberto Carvalho, o Deputado Estadual,
    O-O Vice-Prefeito de Belo Horizonte:Capital
    B-Bem mineiro, com 55 anos, natural de Ubá;
    E-Expressiva liderança do PT-Minas Gerais;
    R-Representante de presença marcante/1972;
    T-Trabalhando para Justiça e Não Violência!
    O-O caminho demarcado na atuação Sindical,
    -
    C-Com êxito nas eleições: Municipal e Estadual;
    A-Administrador de Empresas teve garantida
    R-Representação na Presidência do PT/Capital.
    V-Vários mandatos comprovam suas realizações
    A-Apresentando soluções para muitos Municípios;
    L-Líder positivo no funcionamento da Santa Casa!
    H-Homem de valor humanístico, Poeta publicou
    O-O livro PARTILHA, no Museu de Artes e Ofícios/2009.
    ---------------------------Parabéns!----------------------------
    Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

    ResponderExcluir
  2. CONVITE para o lançamento do livro:

    PARTILHA
    AUTOR: ROBERTO CARVALHO

    A VIDA É O ENCONTRO
    DOS AMIGOS
    NAS ESQUINAS
    NOS BUTECOS
    ONDE A VIDA
    PULSA
    OS CORACÕES SE ENCONTRAM
    SIMPLESMENTE
    PARA SER...

    ESPERO VOCÊ
    NO COMPARTILHAMENTO
    DOS MEUS RABISCOS
    E SENTIMENTOS
    UM ABRAÇÂO,
    ROBERTO CARVALHO.
    http://geraldomotacoelho.blogspot.com/2009/11/fwd-convite-lancamento-do-livro.html

    ResponderExcluir