quinta-feira, 7 de julho de 2011

ZENI DE BARROS LANA-GALERIA DOS ESCRITORES IMORTAIS DA ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL-SECCIONAL ESTADUAL MINAS GERAIS-ALB-MG


-----------------------------------


-----------------------------------






2 comentários:

  1. ZENI DE BARROS LANA-Escritor Imortal na ALB-MG

    PATRONO: ALBERTO LIBÂNIO RODRIGUES

    -
    Professora e Orientadora Educacional, aposentada pelo Instituto de Educação de Minas Gerais e Escolas Particulares.
    Dentre outros Cursos fez Formação de Professores:Biblioteconomia Escolar, Cultura Francesa, atende solicitação de intérpretes e escritores;Relações Humanas, que exerce, com certeza;Revisora das Obras de inúmeros bons autores. Fez Teatro escreveu muitas peças, Desenho, Caligrafia, na Arte-beleza, sem contar a atenção para seus colaboradores. Língua Portuguesa e Literatura: Portugal/Brasil, as Letras Neolatinas em geral, por toda parte. Educadora Infantil,Profa de Artes Plásticas, História e Psicologia da Arte, Português, Latim, Francês e Espanhol. Pós-graduação em Orientação Educacional; alguns cursos de Extensão Universitária, Curso de Tradutores e Intérpretes, Aliança Francesa e Sistemas Educacionais, em Tel-Aviv, Israel.
    Autora de dez livros. tais como: TROVARIANDO, seu primeiro livro de trovas, publicou-o um ano depois de se tomar trovadora, em 1990. Outras publicações: ITAVERAVA, MINHA TERRA EM POESIA (poemas); AO COMPASSO DA SAUDADE (trovas) - com este livro foi a primeira trovadora mineira a ingressar na Academia Brasileira de Trova - Rio de Janeiro/RJ; CARTA Dl ANGELI (memória) - homenagem póstuma à sua irmã; ELOS DE FAMILIA - dedicado à sua irmã e cunhado pelas suas Bodas de Ouro; RECOLHENDO VERSOS DISPERSOS (poemas) - publicado em 2006. Tem ainda alguns livros prontos para publicações:
    OFICINA DE TROVAS - 2006 - em parceria com Célia Maria Barbosa Rodrigues; DEUS EM MINHA VIDA (crônicas) - a sair ainda em 2006; ESCOLA & VIDA (poemas) - pronto para publicação; NA RIBALTA DA VIDA (teatro) - todas as peças teatrais foram apresentadas no palco do Instituto de Educação de Minas Gerais e do Colégio Piedade, onde lecionou por vários anos.
    Já participou e participa, esporadicamente, de alguns concursos literários, tendo obtido algumas dezenas de premiações. Participou de dez entre as onze Antologias LAFAIETE EM PROSA E VERSO; de POETAS QUELUZIANOS E LAFAIETENSES; de todas as coletâneas de TROVAS da UBT/BH, desde HORIZONTE EM TROVAS; outras coletâneas em cidades diferentes, dentre as quais Petrópolis e Niterói/RJ. Tem colaborado em várias revistas literárias e pedagógicas, inclusive "UNIONE", publicada na Itália, pelas ex-alunas salesianas.Pertence a dez entidades culturais no Brasil e exterior.

    ResponderExcluir
  2. ZENI DE BARROS LANA
    Acróstico-biográfico nº 638
    Por Sílvia Araújo Motta

    Z-Zeni Barros Lana aplaudida escritora,
    E-Eventual pseudônimo que doa lições,
    N-Nos concursos, a mestra-vencedora,
    I-Isa Belanne mostra muitas premiações.
    -
    D-Dentre outros, fez Formação de Professores:
    E-Ensino Primário e Curso para Orientadores.
    -
    B-Biblioteconomia Escolar, Cultura Francesa,
    A-Atende solicitação de intérpretes e escritores;
    R-Relações Humanas, que exerce, com certeza;
    R-Revisora das Obras de inúmeros bons autores.
    O-O Teatro, Desenho, Caligrafia, na Arte-beleza,
    S-Sem contar a atenção para seus colaboradores.
    -
    L-Língua Portuguesa e Literatura: Portugal/Brasil,
    A-As Letras Neolatinas em geral, por toda parte,
    N-Na fase Pré-Escolar, de Educadora Infantil,
    A-Artes Plásticas, História e Psicologia da Arte.
    -
    Belo Horizonte, MG, Brasil,
    25 de fevereiro de 2004-Parabéns pelo aniversáro!

    ---***---

    ResponderExcluir