sábado, 24 de março de 2012

NOTÍCIAS PUBLICADAS SOBRE INSTALAÇÃO DA ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL- MINAS GERAIS


VER FOTO SILVIA DE LOURDES ARAÚJO MOTTA-PHI-PRESIDENTE-FUNDADORA DA ALB-MINAS GERAIS


-*-



EDIÇÃO PUBLICADA PELO BH EVENTOS-23-8-2012-Instalação da ALB-MG

23/08/2011 - Academia de Letras do Brasil abre as portas em Belo Horizonte

A Academia de Letras do Brasil (ALB), seção MINAS GERAIS, realizou na noite de ontem (23), solenidade de instalação e posse dos seus escritores imortais em Belo Horizonte. O evento ocorreu no Auditório do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, e contou com a participação de 40 acadêmicos, entre eles desembargadores e administradores, que se prepararam para receber os diplomas e medalhas. A solenidade também contou com a presença do coral Luís de Camões e a banda de música da Polícia Militar de Minas Gerais.

Presente em todo o território NACIONAL e mais 13 países, a ALB existe há 34 anos e surgiu como o objetivo de estimular a literatura entre as pessoas e, também, despertar a consciência política da sociedade. O presidente nacional da Academia, Mário Carabajal Lopes, explica que “a Academia tem uma participação politicamente ativa. Nossa contribuição vai desde oferecer espaço para novos autores a criar projetos que visem a erradicação da pobreza, a melhoria na educação, apoio à diversidade cultural entre outros”, disse.

Já o presidente estadual da ALB, Manoel Dias, conta que a instalação da entidade na capital mineira representa um novo espaço para as atividades intelectuais. “A CIDADE precisa desses locais para que as pessoas possam pensar e discutir a atual situação da sociedade. Ao contrário do que muita gente pensa, a Academia não é um clube do livro. É um movimento ativo e que busca encontrar soluções para os dilemas da sociedade como, por exemplo, as drogas”, explicou.

Fundada há 34 anos e funcionando regularmente há 11, a Academia de Letras do Brasil, seção Minas Gerais, comemora a abertura da unidade em BELO HORIZONTE com a posse dos 40 diplomados que receberam seus diplomas e a comenda Afonso Pena, garantindo, assim o lugar de imortais da literatura mineira. Entre os acadêmicos que assumem as cadeiras da ALB, destaca-se o mestre em Direito e consultor educacional Emerson Luiz de Castro, que irá ocupar o cargo de secretário geral.

Autor dos livros de poemas “Entre nas Linhas” e “Belô Poético”, Emerson adianta alguns projetos que devem ser feitos pela ALB não apenas na capital, mas em outros municípios da região metropolitana e do interior de Minas Gerais. “Pretendemos promover concursos literários, palestras e apresentações abordando a importância da leitura nas escolas. Além disso, temos também o plano de estabelecer acordos com editoras, o que deve impulsionar jovens autores”, afirmou.


Veja as fotos da cobertura

Por: Victor Cruz

Local: Auditório do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais
Conferir imagem e texto:
http://www.bheventos.com.br/coberturas/945/Academia-de-Letras-do-Brasil-abre-as-portas-em-Belo-Horizonte.html
-*-

EVENTO POSSE ALB/MG
A solenidade de instalação e posse da Academia de Letras do Brasil – ALB/MG aconteceu dia 23/08, no Auditório do Instituto Histórico e Geográfico de MG.

Receberam diploma e medalha, quarenta acadêmicos e, entre eles, renomadas personalidades.

A ALB é uma entidade que possui trinta e quatro anos, tem como presidente nacional o Dr Mário Carabajal Lopes e como presidente estadual Sr Manoel Dias.

Agradeço à academia e aos queridos Silvia Araújo Motta e Jehu Aguilar, a honra e o privilégio de minha posse.

Clique aqui para ver a cobertura completa e fotos no portal do BHEventos.



http://etiquetagem.blogspot.com/








SILVIA ARAÚJO MOTTA-PhI-Cad. 02-
PRESIDENTE FUNDADORA-VITALÍCIA DA ALB-MG A PARTIR DE 23-08-2011

PATRONO: DJALMA ANDRADE.

Empossada: Cad 02 ALB-MG, Efetiva em 22-abril-2008

Título de Ph.I.Cad. 02 ALB-MG, 30 de maio de 2009.

PRESIDENTA PRO-TEMPORE DA ALB/MG:
21 de Setembro de 2010 a 23 de Agosto de 2011



INFORMA:

MUNICÍPIOS MINEIROS REPRESENTADOS:ALB-MG
1-BELO HORIZONTE-MG
2-SABARÁ-MG
3-DORESÓPOLIS-MG
4-DIVINÓPOLIS-MG
5-BOM CONSELHO-MG
6-PITANGUI-MG
7-FORMIGA-MG
8-SANTANA DO RIACHO-MG
9-UBERLÂNDIA-MG
10-ITAVERAVA-MG
11-UBERABA-MG
12-BOM DESPACHO-MG
13-PARÁ DE MINAS-MG
14-BARBACENA-MG
15-TIMÓTEO-MG
16-SANTA MARIA DE SUAÇUI-MG
17-CONTAGEM-MG
18-JANUÁRIA-MG
19-RIBEIRÃO DAS NEVES-MG
20-BELO VALE-MG
21-UBÁ-MG
22-JEQUITINHONHA/MG
23-CARANDAÍ-MG
24-POUSO- ALEGRE-MG
25-DIVINOLÂNDIA DE MINAS-MG
26-FORTALEZA DE MINAS-MG
27- SIMONÉSIA-MINAS GERAIS
28-JUIZ DE FORA-MG
29-CAXAMBU-MG




http://www.overmundo.com.br/banco/academia-de-letras-do-brasil-minas-gerais-2011-ago



http://minhanoticia.ig.com.br/editoria/Educacao_Vestibular/2011/08/22/professores+do+centro+universitario+newton+paiva+tomam+posse+na+academia+de+letras+do+brasil+10485907.html


13:1622/08
Professores do Centro Universítário Newton Paiva tomam posse na Academia de Letras do Brasil


Os professores do Centro Universitário Newton Paiva, Emerson Luiz de Castro e Jehu Pinto de Aguilar Filho, se preparam para ocupar duas das 40 cadeiras destinadas a escritores imortais na Academia de Letras do Brasil (ALB). Além de ser bacharel e mestre em Direito, Castro, que irá ocupar o cargo de secretário geral, tem dois livros de poemas publicados ¿ Entre nas Linhas e Belô Poético. Já Filho, coordenador do curso de Marketing, é co-autor da obra ¿Cinco Séculos de Mulheres na América¿ e irá exercer a função de primeiro tesoureiro.

A solenidade de instalação e posse da ALB, seção Minas Gerais, acontece na próxima terça-feira, dia 23 de agosto, a partir das 18h30. O local escolhido para a realização do evento foi o auditório do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, que fica na Rua dos Guajajaras, 1.268, bairro Lourdes, a partir das 18h30. Após a posse, será servido um coquetel com enorme variedade de frutas. A primeira presidente pro tempore da ALB em Minas Gerais será a professora doutora Sílvia de Lourdes Araújo Motta.

SERVIÇO / DIVULGAÇÃO / ALB

PROFESSORES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA TOMAM POSSE NA ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL ¿ SEÇÃO MINAS GERAIS

Data: 23/08/2011 ¿ terça-feira
Horário: 18h30
Local: auditório do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais
Endereço: rua dos Guajajaras, 1.268, bairro Lourdes
Informações: http://academiadeletrasdobrasildeminasgerais.blogspot.com







Quem toma posse na Academia de Letras do Brasil de Minas Gerais, é o juiz de Direito, Dr. Renato César Jardim, que atuou na comarca de Araxá por alguns anos.

A solenidade oficial de instalação, diplomação e posses de escritores, acontece no próximo dia 23 em Belo Horizonte.

Parabéns, Dr. Renato.

http://www.diariodearaxa.com/Noticia/Social/2011/8/Renato-Cesar-Jardim-toma-posse-na-Academia-de-Letras-do-Brasil-de-Minas-Gerais/8331.aspx

-*-

FOTO:DR MANOEL DIAS DE OLIVEIRA-PRESIDENTE-EXECUTIVO DA ALB-MG
ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL- MINAS GERAIS BIÊNIO 2011-2013.

-*-


http://www.webartigos.com/articles/73524/1/ACADEMIA-DE-LETRAS-DO-BRASIL--SECCIONAL-ESTADUAL-MINAS-GERAIS-INSTALADA-EM-BH-DIA-23-8-2011/pagina1.html


-*-


08/22/2011

A Academia de Letras do Brasil (ALB), seção Minas Gerais, realiza amanhã, dia 23 de agosto, a solenidade de instalação e posse dos seus escritores imortais em Belo Horizonte. O evento acontece no Auditório do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, que fica na Rua dos Guajajaras, 1.268, bairro Lourdes, a partir das 18h30. No total, 40 acadêmicos, entre eles desembargadores e administradores, se preparam para assumir as cadeiras.

A ALB está presente em todas as regiões do Brasil, mas a sua atuação não se restringe ao território nacional, uma vez que o instituto está instalado em outros 13 países. “A ALB surgiu com o intuito de mostrar o potencial dos escritores brasileiros para o mundo. Estamos abertos a novos autores e ideias. Entre nossos objetivos está a criação de uma Academia de Letras Infanto-Juvenil em todas as escolas do Brasil, independente de serem públicas ou privadas”, explica a professora doutora Sílvia de Lourdes Araújo Motta, presidente pro tempore da ALB.

O professor Jehu Pinto de Aguilar Filho, que se tornará um imortal na terça-feira e irá assumir o cargo de primeiro tesoureiro, ressalta que a Academia conta com o apoio do Governo de Minas Gerais e da Prefeitura de Belo Horizonte. O governador Antônio Anastasia, que devido a outros compromissos não estará presente amanhã, irá receber medalha de honra ao mérito, bem como o vice-prefeito, Roberto Carvalho, e o reitor do Centro Universitário Newton Paiva Luís Carlos de Sousa Vieira.

Outro empossando, o mestre em Direito e consultor educacional Emerson Luiz de Castro, que irá ocupar o cargo de secretário geral, acredita que a leitura seja essencial para o desenvolvimento de um raciocínio lógico, aspecto inerente a qualquer profissional que pretende se destacar no mercado de trabalho. “A ALB, como uma instituição nova e comprometida, poderá contribuir efetivamente para a difusão da cultura, pois, aqui no Brasil, ela ainda está restrita a uma elite. É preciso ampliar o número de leitores e, principalmente, de escritores”, ressalta.

Castro, autor dos livros de poemas “Entre nas Linhas” e “Belô Poético”, já adianta algumas outras iniciativas que devem ser implementadas pela ALB não apenas na capital, mas em outros municípios da região metropolitana e do interior de Minas Gerais. “Pretendemos promover concursos literários, palestras e apresentações abordando a importância da leitura nas escolas. Além disso, temos também o plano de estabelecer acordos com editoras, o que deve impulsionar jovens autores”, afirma.

Todos os empossandos serão condecorados com a medalha Affonso Penna, ex-prefeito de Belo Horizonte, que, se estivesse vivo, completaria 100 anos em 2011. A ALB tem também o apoio institucional do CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA e do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais-IHGMG.. Após a solenidade, será oferecido um coquetel com enorme variedade de frutas a todos os presentes.

SERVIÇO / DIVULGAÇÃO / ALB

-*-


29/08/2011 - 11:57 hs
http://ribeiraodasneves.net/index.php?section=1&content=1706

O professor e escritor Mauro Morais foi empossado e diplomado, na última terça-feira (23), como Escritor Imortal da Academia de Letras do Brasil (ALB), em cerimônia realizada no Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

De acordo com o professor, que também é presidente da Academia Nevense de Letras, Ciências e Artes (Anelca), a escolha baseou-se na análise currícular e no levantamento dos autores que estão escrevendo com destaque em todo o Estado. Ao todo, foram empossados 40 acadêmicos representantes de todas as regiões de Minas Gerais na ALB, que também receberam a medalha Afonso Pena. "É um marco espetacular, fiquei muito feliz. É uma honra e reconhecimento ao nosso trabalho", ressaltou.

Segundo Mauro, a criação da Academia de Letras do Brasil, paralelamente à tradicional Academia Brasileira de Letras (ABL), deveu-se à dificuldade da instalação de unidades da ABL nos estados e à necessidade de difundir uma Academia de Letras pelo país afora. Mauro explica ainda o título de imortalidade do cargo: "A cadeira é vitalícia porque a pessoa que se notabilizou pode morrer fisicamente, mas o nome sempre vai ser lembrado, vai ser sempre um imortal para a cultura do estado e do país", destaca.

O acadêmico receberá ainda o Troféu Carlos Drumond de Andrade, no próximo sábado (3), em Itabira, interior do Estado.

29/08/2011 - 11:57 hs
http://ribeiraodasneves.net/index.php?section=1&content=1706

-



-

EVENTO POSSE ALB/MG
A solenidade de instalação e posse da Academia de Letras do Brasil – ALB/MG aconteceu dia 23/08, no Auditório do Instituto Histórico e Geográfico de MG.

Receberam diploma e medalha, quarenta acadêmicos e, entre eles, renomadas personalidades.

A ALB é uma entidade que possui trinta e quatro anos, tem como presidente nacional o Dr Mário Carabajal Lopes e como presidente estadual Sr Manoel Dias.

-










http://www.diariodoposte.com.br/profiles/blogs/l-a-lu-toma-posse-na-academia





-*-





Escritores Capixabas recebem Medalha Afonso Pena e Diploma de Acadêmicos Imortais da Academia de Letras do Brasil


Em solenidade presidida pelo Dr. Mário Carabajal, Presidente Nacional-Fundador da ALB - Academia de Letras do Brasil e com a coordenação geral da Acadêmica Sílvia de Lourdes Araújo Motta-Escritora, Poeta, Doutora em Filosofia Universal, Cadeira 2 (dois) de Minas Gerais, Presidente “pro tempore” da ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL-ALB de MINAS GERAIS em solenidade realizada na sede do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, na Rua Guajajaras 1268-(sobreloja), Belo Horizonte, Minas Gerais, receberam a Medalha do Mérito Cultural AFONSO PENA e foram empossados como Acadêmicos Imortais, sehuidores de Platão, os Escritores Capixabas, CLÉRIO JOSÉ BORGES DE SANT ANNA e KÁTIA MARIA BOBBIO LIMA, respectivamente presidente e Vice Presidente do CTC, Clube dos Poetas Trovadores Capixabas. A solenida muito bem organizada contou com a Diplomação de mais 38 Acadêmicos Imortais entre as quais a premiadíssima Escritora de Minas Gerais, Zeni de Barros Lana. A solenidade contou com duas brilhantes apresentações musicais, inclusive a apresentação de um Coral que foi aplaudido de pé por todos os presentes.

Breve assista os Vídeos no YOU TUBE - www.youtube.com/clerioborges

Breve Fotos no Web Site: www.clerioborges.com.br

Abraços

www.clerioborges.com.br







SOLENIDADE DE INSTALAÇÃO E DIPLOMAÇÃO DOS ESCRITORES IMORTAIS APROVADOS PELO CONSELHO NACIONAL
DA ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL:


http://www.recantodasletras.com.br/mensagens/3002889


http://pt-br.facebook.com/pages/ACADEMIA-DE-LETRAS-DO-BRASIL-SE%C3%87%C3%83O-MINAS-GERAIS/161778707225848

http://poetasdelmundo-silviaraujomotta.ning.com/group/academiadeletrasdobrasil







Ebook publicado gratuitamente on line:ORGANIZAÇÃO:SILVIA ARAÚJO MOTTA-PRESIDENTE-FUNDADORA DA ALB-MG

http://www.bookess.com/read/8904-academia-de-letras-do-brasil-secao-minas-gerais-instalacao-39-paginas-/





EBOOK publicado gratuitamente e on line:AUTORA-ORGANIZADORA DA ANTOLOGIA-SILVIA ARAÚJO MOTTA
PRESIDENTE FUNDADORA
http://issuu.com/silviaraujomotta/docs/alb-mg-ebook-31_p_g_-instala__o_e_40_posses_-acade






http://direitoepoesiaumametafora.blogspot.com/2011/08/academia-de-letras-do-brasil-minas.html
BLOGSPOT DE SILVIA ARAÚJO MOTTA/ALB-MG






http://www.webartigos.com/articles/73527/1/-PRESIDENTE-FUNDADORA-DA-ACADEMIA-DE-LETRAS-DO-BRASIL-SECAO-MINAS-GERAIS-FAZ-AGRADECIMENTO/pagina1.html