quinta-feira, 28 de junho de 2012

I Encontro de Literatura, Arte e Cultura de Itapoá


I Encontro de Literatura, Arte e Cultura de Itapoá

Academia de Letras do Brasil/SC – Itapoá promove encontro inédito, reunindo acadêmicos, escritores, filósofos, artistas plásticos, compositores, advogados, profissionais do teatro, dança e música; professores e estudantes de aproximadamente 22 cidades do sul do país

Acontece no próximo dia 30 de junho (das 10hs às 18hs30min) o
I Encontro de Literatura, Arte e Cultura de Itapoá, promovido pela Academia de Letras do Brasil/SC – Itapoá, com incentivo da Academia de Letras do Brasil, Academia de Letras do Brasil para Santa Catarina, Fundação Pró Itapoá, Associação de Defesa e Educação Ambiental, Associação da Reserva do Mangue da Barra do Sai de Itapoá, Site Brasil Cultura, Consulado de Santa Catarina da Associação Internacional Poetas Del Mundo, Consulado de Itapoá da Associação Internacional Poetas Del Mundo; Prefeitura Municipal de Araucária (PR) e Prefeitura Municipal de Itapoá.

O Objetivo principal do encontro é promover a integração e intercâmbio dos meios artísticos, culturais e literários de Itapoá com representantes de outras cidades, principalmente no que concerne a novos conceitos e atitudes nessas áreas.

Iniciando às 10hs com credenciamento dos participantes, esta é a programação: 10hs30min: Abertura com palestras do Exmo. Sr. Doutor Mário Carabajal – Presidente da Academia de Letras do Brasil, com o tema: Educação e Cultura Cívicoevolucionista, e do Exmo. Sr. Doutor Miguel João Simão – Presidente da Academia de Letras do Brasil para Santa Catarina, como o tema: A Literatura e a Sala de Aula. As palestras são dedicadas a todos os participantes com enfoque na educação, sendo que o evento é aberto ao público.

12hs: Almoço (por adesão). 13hs: Momento Literário (recitação de poesias, contos e afins pelos participantes do encontro);

Bate papos: - 13hs30min: Bate papos: 1) com o jornalista, radialista, dublador e assessor parlamentar Osni Gomes (“O Jornalismo da linotipo ao computador: 40 anos de receitas com e sem diploma); 2) com a Conselheira Municipal de Políticas Culturais de Blumenau e Cônsul para Santa Catarina da Associação Internacional Poetas Del Mundo e poeta Terezinha Manczak (A poesia como instrumento da paz).
14hs30min: com o Presidente da ALB/SC-Florianópolis, Presidente da Associação dos Advogados Criminalistas do Estado de Santa Catarina e Coordenador do Comitê Catarinense de Combate à Tortura Valdir Mendes (Literatura, crime e meio jurídico);
15hs30min: com a advogada, especialista em fenômenos de violência escolar e laboral e pós graduanda em Parapsicologia e Ciências Mentais Wânia Silva Costa de Almeida (Psicologia do Amor – desmistificando (ou não) mitos – A Princesa e o Cafajeste).
16h30min: com o Presidente da Associação de Defesa e Educação Ambiental Werney Serafim (Turismo, Cultura e meio ambiente); 2) com o compositor, poeta e criador do Site Brasil Cultura Claudio Ribeiro (Cultura, poesia e composição).

Oficinas15hs: 1) Dança do Ventre para mulheres e homens, com a professora de dança Telma Maria Teixeira Bauer; 2) Por um teatro menos sentimental, com a Diretora de Teatro e Conselheira do Conselho Estadual de Cultura do Paraná para Teatro Ana Paula Frazão e com o Instrutor de Teatro Paulo Sérgio Lemes Diniz, ambos de Araucária (PR).

17h30min: 1) Fundação da Academia de Letras do Brasil/SC - Itapoá Infanto Juvenil; 2) Posse dos membros da Academia de Letras do Brasil/SC - Itapoá, sendo eles: Neusa LopesMarli ZottoMarli ZambonimRicardo Haponiuk e Wânia Silva Costa de Almeida.
3) Homenageados: Ilwa Aguiar e  Helmutti Kirinus. 4) Entrega do Título de Doutor em Filosofia Universal Ph. I – Filósofo Imortal Honóris Causa ao Prof. Mestre Luiz Arthur Montes Ribeiro, Presidente da Academia de Letras do Brasil/SC Itapoá.

18hs30min:
Encerramento

Durante o evento acontecerá o lançamento e autógrafos de 20 livros, de diferentes autores catarinenses e paranaenses. Uma exposição de artes plásticas com obras de 16 artistas, e na Galeria de Artes Barra do Say, anexa ao Bistrô, será inaugurada a exposição “II Retrospectiva 20 anos – Artista Plástico Luiz Arthur Montes Ribeiro” e estarão à mostra todos os livros escritos por Luiz Arthur Montes Ribeiro, que este ano comemorará 20 anos como escritor.

19hs30min: Jantar (por adesão)

Serviço:
I Encontro de Literatura, Arte e Cultura de Itapoá
Academia de Letras do Brasil/SC – Itapoá
30 de junho de 2012
Local: Bistrô das Artes Barra do Say – Av. Beira Mar 1, número 228, Praia do Saizinho, Barra do Sai, Itapoá, Santa Catarina
(47) 3443-3409   9952-2690   9147-5886

As inscrições para os Bate papos e Oficinas poderão ser feitas pelo e.mail  professor@montesriberio.com.br ou pelo número de telefone
(47) 3443-3409.
Para as solenidades das 10hs30min e 17hs30min, bem como almoço e jantar solicita-se confirmar presença pelos números telefônicos
(47) 3443-3409  9952-2690  9147-5886

Nenhum comentário:

Postar um comentário