domingo, 9 de fevereiro de 2014

PRÊMIO OLIVEIRA CARUSO-TEMA LITERATURADA NATUREZA-RIO DE JANEIRO



 Comendador Paulo Roberto OLIVEIRA CARUSO
-

OLIVEIRA CARUSO, IWA
Comendador pela ABD,
Acadêmico efetivo e secretário-geral da Academia Brasileira de Trova (ABT), cadeira n.4;
Membro da International Writers and Artists - IWA (EUA);
Acadêmico efetivo da ALAP (RJ), cadeira n.10;
Acadêmico correspondente da ALAV (Chile), ARTPOP (RJ), ANBA (RJ), ALTO (MG), ALAF (CE), ALG (GO), ACLAV (ES), ANLPPB;
Poeta del Mundo , n.167 (Chile);
Membro do Portal CEN (Portugal), do Recanto das Letras (Brasil), da Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores (Brasil);
Administrador e Advogado pela Universidade Federal Fluminense.

-//-

PRÊMIO OLIVEIRA CARUSO:


MEDALHAS:

OURO -PRATA E BRONZE



MEDALHA DE OURO
-


MEDALHA DE PRATA
-


MEDALHA DE BRONZE
-

CONCURSO LITERATURA DA NATUREZA


1. A inscrição será aberta a todos os autores que entreguem seus textos em língua portuguesa, independentemente da nacionalidade, de 10 de janeiro de 2014 a 10 de fevereiro de 2014, através do envio dos dados do autor e do(s) texto(s) para oliveira.caruso@gmail.com . Poderá haver prorrogação do prazo do concurso por mais duas semanas no caso de o número de textos não ser considerado suficiente pela organização do concurso.

2. Não há necessidade de os textos inscritos serem inéditos, desde que os aludidos textos não tenham se sagrado vencedores de outros concursos que hajam exigido a cessão de direitos autorais. Se os textos tiverem sido vencedores, mas não haja sido exigida a cessão aludida, serão perfeitamente aceitos.

3. A participação neste concurso implicará na aceitação irrestrita do regulamento presente, sendo irrecorrível e soberana a decisão do júri no que tange a dirimir quaisquer dúvidas não esclarecidas neste mesmo regulamento.

4. Deve ser efetuado o depósito no valor de R$20,00 (vinte reais) por texto inscrito, com limite máximo de até 5 (cinco) textos por cada categoria (prosa e poesia) no banco ITAÚ, na conta corrente n. 14.906-8 da agência 6134. Por exemplo, a pessoa que inscrever 3 (três) textos em prosa e 1 (um) em verso, totalizando 4 (quatro) textos, precisa depositar R$80,00 (oitenta reais), sempre devendo respeitar o máximo de textos de cada categoria (5 textos).

5. Não será devolvido o valor depositado no caso de desclassificação de textos.

6. A cópia do comprovante de depósito bancário da taxa de inscrição deverá ser enviada por email, podendo ela ser digitalizada, fotografada ou enviada através dos dados bancários.

7. O envio de textos sem o devido pagamento até o dia 10 de fevereiro de 2014 implicará a imediata desclassificação dos mesmos.

8. A categoria “prosa” engendrará qualquer tipo de prosa, como: conto; crônica; redação; carta; trabalho acadêmico; artigo; microconto etc. Já a categoria “poesia” engendrará qualquer tipo de poesia, como: poesia livre; haikai; indriso; trova; soneto; glosa; redondilha; cordel; rondel; poetrix etc.

9. O tema para qualquer das duas categorias será a natureza, em quaisquer de suas essências, como: a beleza da mesma; praias; serras; animais; vegetais; o céu; o mar; a luta pela sobrevivência; a necessidade de salvarmos a natureza; a importância da reciclagem; lendas; a natureza humana etc.

10. No email deverão constar:

- o nome completo do autor;
- o pseudônimo adotado;
- a(s) categoria(s) a que concorre (prosa / poesia);
- o endereço completo (com CEP) para o envio do prêmio;
- um breve currículo do autor (até no máximo 10 linhas);
- opcionalmente, o número do telefone residencial e do telefone celular, para eventuais esclarecimentos.
- o(s) texto(s) a concorrer.

11. O concorrente é plenamente responsável pela veracidade das informações prestadas e pela eventual prática de plágio total ou parcial, sendo que tal prática acarretará a eliminação imediata do concorrente.

12. A premiação consistirá de medalhas de ouro, prata e bronze, respectivamente para o primeiro, o segundo e o terceiro colocados de cada categoria, sendo que cada medalha é confeccionada em metal resistente a simbolizar a cor do metal respectivo aludido, como normalmente se dá em competições em geral. Ademais, serão enviados os certificados respectivos (de medalha, menção honrosa ou participação).

13. Os participantes, em caso de serem premiados, autorizam desde já a publicação de seu texto agraciado no site www.reinodosconcursos.com.br para meros fins de promoção do concurso cultural e dos autores, não havendo qualquer cessão de seus direitos de autor em prol do concurso, já que este NÃO ensejará a publicação de antologia; no caso de preferirem, os participantes poderão se identificar apenas com pseudônimo, sendo certo que este dado é que, no caso de preferência do autor, será publicado no site, em caso de ser agraciado com medalha ou menção honrosa.

14. Se for constatado haver vencedor com mais de uma medalha na mesma categoria, será mantida a melhor colocação, suprimindo-se as demais, podendo, a critério da comissão julgadora, ser concedida menção honrosa a autores não contemplados com o prêmio, mas cujo desempenho se mostre digno de ser ressaltado.

15. O resultado será publicado no dia 24 de fevereiro de 2014, e as medalhas serão enviadas para o endereço informado pelos concorrentes até uma semana após a publicação da lista de vencedores.

16. Novamente deve-se ressaltar que qualquer sinal indicativo de plágio fará com que o concorrente seja imediatamente desclassificado.

17. A comissão julgadora será composta por membros ligados à literatura brasileira e atuantes na mesma cena.

18. Considerar-se-ão no julgamento: correção de linguagem; beleza das imagens poéticas (no caso da categoria “poesia”); originalidade; criatividade; coesão e coerência.


Rio de Janeiro (RJ), fevereiro de 2014.




Nenhum comentário:

Postar um comentário