segunda-feira, 12 de maio de 2014

SILVIA ARAÚJO MOTTA EMPOSSADA MEMBRO EFETIVO CADEIRA 11 NA ACADEMIA MARATAIZENSE DE LETRAS DE MARATAÍZES E ESTADO DO ESPÍRITO SANTO-OBRIGADA PRESIDENTE BÁRBARA PÉREZ




















-
-
Número de páginas: 102 

Edição: 1(2013) 

ISBN: 978-85-9149-551-1 

Formato: A5 148x210 

Coloração: Preto e branco 

Acabamento: Brochura c/ orelha 

Tipo de papel: Offset 75g

Fonte:

http://www.clubedeautores.com.br/book/144021--POEMAS_DA_PEROLA_CAPIXABA#.U3oorNJdUgm
-//-




Organizador da Antologia:

Academia de Letras de Marataízes
ANDRÉ LUÍS SOARES nasceu em Brasília em 6 de outubro de 1964, mas criou-se no Rio de Janeiro, sob a influência poético-musical da bela Copacabana dos anos 70 e 80. Volta à Capital Federal na adolescência, onde estuda Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Brasília. Quanto à arte, envolve-se com o teatro local e, em 2004, sua peça ‘Livre Negociação’ fica em quarto lugar no concurso do SESC/DF, sendo apresentada mais de cinquenta vezes.
.
Em 2005 muda-se para Guarapari (ES), onde sua produção literária ganha intensidade. No ano de 2006, dois de seus poemas (‘O Bárbaro’ e ‘Dinheiro’ – esse último, em parceria com Dayse Sereno) viram notícia nos cadernos de cultura dos principais jornais paulistanos, ao serem inseridos na peça ‘Ritual dos Sete’, do ‘Grupo Sensus’ – renomado corpo de teatro e dança dirigido pela atriz Thereza Pfiffer. No ano de 2007, seu poema ‘O Menino de Beirute’ vence concurso da entidade cultural paulista ‘Navegante nas Estrelas’; mesmo ano em que o poema ‘Mulher Carioca’ vence concurso que elegeu o texto que comporia o catálogo da campanha primavera-verão 2008, da grife ‘Branca Maria’, de Petrópolis (RJ). Em 2008 é indicado ‘Cônsul de Guarapari’, pela ONG internacional ‘Poetas del Mundo’.
.
Em 2011, lança o livro ‘Gritos Verticais’ pela editora Clube dos Autores, o que lhe vale o ‘Prêmio Cláudio de Sousa’, na categoria ‘Melhores Livros de Poesia 2012′, da Associação Internacional de Escritores e Artistas – LITERARTE (RJ).
.
Em 2012, o poema ‘Fugindo Numa Tela de Van Gogh’ fica em segundo lugar no III Prêmio Literário Legislativo de Caçapava do Sul (RS); seu conto ‘O Medalhão’ vence o Concurso Nacional Alípio Mendes, do Ateneu Angrense de Letras (RJ); seu soneto ‘Homeopatia’ vence o concurso literário nacional do Instituto Hahnemanniano do Brasil (RJ); a crônica ‘O Universo Vivo das Palavras’ vence o 18º Concurso Literário Internacional Gaya Rasia Alpas 21 (RS) e, ainda em 2012, o miniconto ‘Sequela do Segredo’ e o poema ‘Terapia de Jardinagem’ vencem, nas respectivas categorias, o Concurso Literário Nacional da Academia Caxiense de Letras (RS).
.
Em 2013, o poema ‘Poesia em Carne Viva’ vence o concurso nacional ‘Poesia – Lâmpada Para o Coração’, promovido pela Editora Litteris (RJ) e conquista ainda o segundo lugar no XXII Concurso Nacional Augusto dos Anjos, em Leopoldina (MG); o conto ‘O Menino Que Conversava Com os Livros’ vence o IV Concurso Nacional ‘Mãos Que Falam’, promovido pela entidade ‘Alma Brasileira’, de Salvador (BA), vencendo também o 19º Concurso Literário Internacional Gaya Rasia Alpas 21 (RS). Nesse mesmo ano, o autor recebe o ’Prêmio Carlos Drummond de Andrade – Destaques do Ano’, na categoria ‘Literatura’; seu poema ‘Direito Autoral’ recebe o ‘Prêmio Luso-Brasileiro’, conferido pela LITERARTE (RJ); seu conto ‘Reviravoltas’ vence o 1º Concurso Literário de Nova Friburgo (RJ); ficando em segundo lugar no XI Concurso Nacional Paulo Setúbal, promovido pela prefeitura de Tatuí (SP); o ‘Soneto da Culpa em Pedro’ conquista o segundo lugar no XXII Concurso Internacional ‘Sebastião Benfica Milagre’, promovido pela Academia Divinopolitana de Letras (MG); sua crônica ‘Nepotismo – O Vício Secular’ vence o IV Concurso Nacional ‘Pérolas da Literatura’, promovido pela Secretaria de Cultura do Guarujá (SP); o conto ‘Tiramissu’ e a crônica ‘A Justiça nas Vitrines’ vencem, nas respectivas categorias, o XX Concurso Literário Internacional, promovido pela Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafaiete (MG), mesmo certame cuja poesia denominada ‘O Poema’ conquista o segundo lugar; seu livro ‘Os Irmãos Malês’ vence o ‘Prêmio Nacional Novelas Históricas da Bahia’, promovido pela Fundação Pedro Calmon, com lançamento previsto para 2014.
.
Em 2014, seu texto intitulado ‘O Poema’ venceu o XI Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus; seu poema ‘Onde Não Há Natal’ venceu o concurso ‘Mil Poesias de Natal’, promovido pela Academia Mateense de Letras, de São Mateus (ES); o poema ‘Milagre Campestre’ venceu o I Concurso Nacional ‘Pé de Poesia’, promovido pela prefeitura de Nova Odessa (SP).
.
Amante de todas as artes, concentra seu trabalho na poesia, no conto e na crônica, havendo também se aventurado na prosa e em roteiros para teatro. Sua obra soma mais de dois mil textos registrados na Fundação Biblioteca Nacional/EAD (RJ), em vasto conjunto literário, que vai do romântico e erótico ao social e político, passando pelo filosófico e pela poesia infanto-juvenil. Tudo isso contribui para fazer do ‘Gritos Verticais’ um dos blogs mais conhecidos e bem comentados da web nacional.
.
O autor é membro efetivo da Academia de Artes, Cultura e Letras de Marataízes (AACLM-ES), onde desempenha as funções de Tesoureiro e de Diretor Literário, responsável pelo ‘I Concurso de Poesia Narciso Araújo’, realizado entre 2012 e 2013. É membro correspondente da Academia de Letras e Artes da Serra (ALEAS-ES); da Academia Mateense de Letras (AMALETRAS-ES); da Academia de Artes de Cabo Frio (AACF-RJ); da Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo (ACLAC-RJ) e da Academia de Letras e Artes de Fortaleza (ALAF-CE).
.
No Espírito Santo, é membro da equipe de xadrez que representa Guarapari (ES) em torneios estaduais e nacionais. Como fotógrafo amador, registrou – em fotografia de alta definição –, mais de dez mil orquídeas produzidas nos principais orquidários capixabas. Uma mostra de seu trabalho pode ser vista no blog ‘Orquidáceas’.
.
Incentivador da comunicação e da arte, motiva pessoas a experimentarem o prazer da expressão literária, além de difundir o respeito aos direitos autorais. Atualmente, está escrevendo dois livros: um de poemas (‘Palavras de Sal e Sol’); outro de contos (‘Contos dos Quatro Cantos’).
.
Assíduo em certames literários, as premiações conquistadas garantiram sua participação em mais de vinte antologias, ao lado de grandes nomes da literatura brasileira contemporânea, levando o autor a se tornar colaborador do blog ‘Concursos Literários’, vencedor do ‘Prêmio TopBlog 2012′, categoria: ‘Literatura – Blog Profissional’.
-//-

-


Academia das Artes, Cultura e Letras de Marataízes e do Estado do

Espírito Santo(Academia Marataízense de Letras)


Idealizadores e fundadores-Dona Bárbara Pérez,grã mestra da

poesia e Dom Hudson Giovanni,grão mestre das artes

Patrono: poeta Narciso Araújo

Presidente de Honra: Raul Sampaio

Fundação: 17 de Outubro de 2009.

-//-




-//-





CNPJ nº15.003.311/0001-81
Sede provisória Rua Pedro Sousa Maia,263,Apt.101-
Bairro Arraias-Marataízes-ES
CEP:29345-000.

-



Posse Acadêmica em Marataízes, Espírito Santo Brasil.

Com a presença honrosa do Compositor e Cantor Raul Sampaio, autor da música "Meu Pequeno Cachoeiro", divulgada nacionalmente pelo Cantor Roberto Carlos, a Academia Marataizense de Letras realizou no sábado dia 10 de maio de 2014, Sessão Solene Especial, com início as 20 horas, no recinto da Câmara Municipal com a posse de Acadêmicos Efetivos Correspondentes:


Alfredo Enéas Alves - 
Ângela Lino Veríssimo (Serra, ES)
Clério José Borges (Serra, ES)
Dinair Surdine (Serra, ES)
Eliana Auer
Fabiani Rodrigues Taylor Costa
José Salotto Sobrinho-
Luanna Assad Pereira-
Levi Basílio (Serra, ES)
Marcos Bertolini Comendador Marcus Rios
Magnólia Pedrina Silvestre (Serra, ES)
Marlucia Brandao
Nadine Araujo
Silvia Petersen
Soraya Doellinger Assad
Silvia Motta Araújo Motta (Belo Horizonte, MG)
Acadêmicos mirins 'Academia Jovem" que serão empossados:
Ana Luisa Sepulcri Basilio;
Carlus Eduardo Rodrigues Suhett Meneguci.


ENTREGA:
- DA COMENDA "DOMINGOS JOSÉ MARTINS";


- CERTIFICADOS E MEDALHAS AOS PARTICIPANTES DO II CONCURSO DE POESIA " NARCISO ARAÚJO";


- CERTIFICADOS AOS VENCEDORES DO CONCURSO " VARAL LITERÁRIO" EM IBIRAÇU-ES ;


-DIPLOMA AOS NOVOS MEMBROS EMPOSSADOS;


-- PLANTIO DE UMA ÁRVORE FRUTÍFERA.


APRESENTAÇÕES:


- HOMENAGENS Á DOMINGOS JOSÉ MARTINS;


-BANDAS MARCIAIS;


-SARAU DE POESIA;


-PEÇA TEATRAL DOS ALUNOS DA PROFESSORA SILVIA PETERSEN DA ESCOLA DOMINGOS JOSÉ MARTINS;


-PALESTRAS;


-MUSICAL DOS ACADÊMICOS -- MIRINS;


-RAUL SAMPAIO E SUAS CANÇÕES.
Bárbara Pérez
Presidente.

-
Fonte:Postado por Clério Borges-Acadêmico empossado

https://www.youtube.com/watch?v=diUFx8A_IgY&feature=youtu.be

-

Parabéns Acadêmica-Presidente BÁRBARA PÉREZ,
Gostei da MENSAGEM nas entrelinhas do seu POEMA.
Parabéns!



Um pouco
pouco me tenho
pouco eu sou
desejo tão pouco
do pouco que me resta
lamento as quantidades
dos imóveis
dos moveis
das viciadas ofertas
do bem material
pouco se leva...
da vida tão vivida
do pouco que quero
quero viver intensamente
cada pouco que tenho de vida
levando tão coisa
deste vida vivida
A POESIA
Intensa e pura
ornada em tão pouca coisa
que dá vida e felicidade.
Bárbara Pérez

-//-

II CONCURSO NACIONAL DE POESIAS ‘NARCISO ARAÚJO’.

ACADEMIA DE ARTES, CULTURA E LETRAS DE MARATAÍZES (ES).

Resultado: 5 de março de 2014

BANCA EXAMINADORA:
André Luís Soares.
Joselyce Teodoro.
Luiz Antonio Damasceno.
Maria Dolores Pimentel de Rezende.
Marlúcia Brandão.

Colaboradores:
Lucas Luis Teodoro de Oliveira.
Matheus Teodoro de Oliveira.
Thiago Arruda Coelho.
.

A Academia de Artes, Cultura e Letras de Marataízes (ES) entrará em contato com os vencedores para informar a data da premiação e deliberar sobre a questão do transporte para que possam comparecer ao evento.

SER POETA – Primeiro Lugar.
(Eliana Ruiz Jimenez – Balneário Camboriu/SC)

POEMA DA MENTE – Segundo Lugar.
(Alberto José de Araújo – Rio de Janeiro/RJ)

PERPLEXIDADE – Terceiro Lugar.
(Giovanna Carla Silva de Oliveira – Brasília/DF)


-//-



II CONCURSO NACIONAL DE POESIAS ‘NARCISO ARAÚJO’.
ACADEMIA DE ARTES, CULTURA E LETRAS DE MARATAÍZES (ES).

SER POETA – Primeiro Lugar.
(Eliana Ruiz Jimenez – Balneário Camboriu/SC)
.
Ser poeta é tão somente ser criança,
com o joelho eternamente machucado.
É correr pelo terreno capinado
e procurar no concreto envelhecido
a flor do campo nascida num jazigo.

É libertar-se mesmo preso a convenções,
sorver o sumo de fugazes alegrias.
É desfrutar de sentimentos sem razão
e inventar que borboletas fugidias
podem enfim centrifugar o coração.

É relembrar de seduções que não viveu
em tempos idos de tornozelos escondidos
com carruagens de trotes compassados,
levantando a poeira enquanto os anos
vão desfocando os flashes do passado.

É sentir o vento fresco num deserto
e calafrios onde o sol brilha ou deveria.
Apropriar-se de vidas outras, divergentes,
e em breve êxtase transpor à poesia
o que não sente ou o que sentirá um dia






-//-

PUBLICAÇÃO DA PRESIDENTE-ACADÊMICA BÁRBARA PÉREZ-FACEBOOK:

HISTÓRIA DA ACADEMIA MARATAIZENSE DE LETRAS

Fundada em 17 de outubro de 2009, tem como idealizadora e fundadora a poetisa Bárbara Pérez, que convidou o ator e escritor Hudson Giovanni para comungar desse mesmo sonho, com o objetivo de propagar a literatura, as artes e a dramaturgia. Nesse interim o popularesco interliga-se ao patrimônio cultural regional, buscando despertar o olhar poético da comunidade, perpetuando a nobreza e enaltecendo o tao contemporâneo, nos valores socioculturais da região e do Estado.
Em consideração à visão aristocrática e ao nascimento da entidade, os dois fundadores galgaram títulos de nobreza por decretos oficiais. Dona Bárbara Pérez, Grã-mestra da Poesia e Dom Hudson Giovanni, Grão-mestre das Artes, ostentam os brasões e armas da Academia.
A Arcádia Marataizense reúne seleto grupo de pessoas amantes da cultura em todas as suas formas – na luta incansável de despertar na comunidade o interesse pela leitura, pela educação e pelo progresso sociocultural. Com quarenta Cadeiras para Membros Efetivos e quarenta Cadeiras para Membros Correspondentes de dentro do estado do Espirito Santo, homenageia personalidades do estado do Espírito Santo. Congrega também Membros Honorários, Beneméritos e Correspondentes de outras regiões.
Criados por decretos internos, os títulos, comendas, medalhas e certificados levam os nomes de personalidades capixabas, prestando homenagens a pessoas ligadas às artes, à cultura e à política, valorizando as raízes culturais de Marataízes, do Estado e da Nação.
No calendário de eventos destacam-se os meses de março (festa das canoas) e outubro (festa de emancipação política). Tem como Patrono o poeta Narciso Araújo e, por Presidente de Honra, o músico Raul Sampaio. A Academia organiza eventos educacionais, palestras, saraus e recitais de poesia, apresentações musicais e teatrais, concursos literários (com entrega de premiações e certificados) e lançamentos de livros de autores capixabas e do cenário nacional.
Quanto aos símbolos da nossa Arcádia, destacam-se a beleza dos brasões e logomarcas que ostentam as letras, a dramaturgia, as artes plásticas. A eles, somam-se os títulos de nobreza, paramentos, condecorações e a valorização da cultura do pescador e do agricultor, típicos da região. As cores da bandeira são: vermelho, preto, verde e dourado, que simbolizam a busca do conhecimento e a luz da liberdade. Possui, em sua fachada, a seguinte frase: ‘Fiat Lux Et Facta Est Lux’ (‘Faça-se a Luz e a Luz foi feita’).
Dona Bárbara Pérez.
Presidente.
 — com Maria Dolores Pimentel Rezende e outras 4 pessoas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário