sexta-feira, 7 de novembro de 2014

LIONÍSIA GOIÁ LANÇA LIVRO EM UBERLÂNCIA. PARABÉNS, ACADÊMICA E AMIGA! ABRAÇOS SILVIA ARAÚJO MOTTA -ALB-MG

-//-

Biografia publicada na REBRA:

Nascida Lionizia Pereira Neta em homenagem a
minha avó paterna. Posteriormente,
Lionizia Pereria Martins em agrado
ao marido Oscar Eugênio Martins.
Hoje, Artista Plástica e Escritora LIONIZIA GOYÁ
para o Mundo!
Esta é uma referência a meu estado de
Goiás = Goyá (nome indígena – “gente da mesma raça”
ou “nascido naquela terra”).
Considero-me Goianeis (Goiana com Mineira).
Metade de minha vida vivi nestes dois estados.
Nasci em Caçu-GO e vivi meus primeiros 23 anos
neste maravilhoso lugar.
- Na “roça”: Filha de família de lavradores com
 pouco estudo, mas com uma sabedoria formidável.
Aproveitei da fazenda, aquela liberdade de brincar
 por todo lugar: subir, descer, correr, escorregar,
 pular... divertir – uma infância feliz!
(Obrigada a meus pais: Genuir Pereira de Lima
e Oldene de Sousa Lima) –
Para a cidade mudei com 11 anos para estudar.
Dividi a responsabilidade de uma casa com
meus dois irmãos, também crianças...
(um de 07 e outro de 13 anos).
“– Tem que estudar!” “
- É importante ter conhecimento.”
“Tem que formar/ser alguém.” ...
Ouvi muitas vezes, mas sem muito significado
para aquela criança-eu-menina.
Dias difíceis!
Um amadurecimento antecipado.
Responsabilidade de adulto.
Solidão!
- Na escola: dificuldades no aprendizado,
sem estímulos... sem respaldo. Um quase ler...
 ... Mas sempre temos um acontecimento,
um diferencial, um professor que faz a diferença!
Meu mestre de ontem, hoje e sempre,
o Jornalista e Escritor José Faria Nunes
 – Apresentou-me à arte e a literatura
e fiz parte dela... livretos:
1)    PLANTIO – José Faria. Goiânia: Edições Consorciadas
 – UBE-GO, 1992. Grafite pp. 29, 35, 39, 63 e 67.
2)    O cinquentenário. (Edição comemorativa dos 50 anos
do primeiro grupo escolar de Caçu, hoje
Colégio Estadual D. Pedro II) José Faria.
Caçu-GO: Gráfica Globo, 1993.
Poemas pp. 18 e 19 / pseudônimo Lilica.
b) 1995 – Radical / Mudar de uma cidade com
12 mil habitantes, Caçu-GO para Uberlândia-MG
com 600 mil pessoas – MEU DEUS!
Tudo novo, tudo novidade, tudo diferente, tudo...
O mundo não era mais o mesmo...
nada era mais igual... novo amadurecimento,
endurecimento, nova vida, nova transformaAÇÃO.
NOVAS OPORTUNIDADES! 1998 – Achado de Ouro!
Curso pintura (óleo s/ tela)
- nova mestra Nádia Saraiva/Diferencial.
2000 – Cursos de Licenciatura
e Bacharelado em Artes Plásticas pela
Universidade Federal de Uberlândia-MG /
Fundamental.
2011 – Especialização em Psicopedagogia
– Faculdade Católica /Uberlândia-MG /
Qualificação. MOMENTOS:
- Professora de Artes Visuais na rede
Municipal de Uberlândia-MG (2000 a 2002)
 - REGRESSO/REFRIGERO na terrinha...
Professora do projeto ALHOS com bugALHOS
(pintura em tela) 2003 e 2004.
Em Caçu, Cachoeira Alta e Paranaiguara
em Goiás e Curso de Férias em Nova Lacerda-MT.
 - 2005 – RETORNO - Casório/Família.
Mudança. Esposo Oscar e dois presentes:
Camilla e Gustavo Manzan Martins.
- Aulas de Artes Visuais no Município e no Estado...
- 2008 – Minha melhor obra/filha:
Laura Pereira Martins –
Projeto ALHOS com bugALHOS em Uberlândia-MG
- Orientadora/Voluntária no
Projeto Crescer para Florescer
(pintura em tela) para jovens de 08 a 14 anos
 de escolas públicas de Uberlândia-MG
 (estamos em andamento).

http://rebra.org/escritora/layout_escritora/spacer.gif

           Lionízia Goyá.

Fonte:

http://rebra.org/escritora/escritora_ptbr.php?id=1902

            -//-


Nenhum comentário:

Postar um comentário