terça-feira, 29 de abril de 2014

SILVIA ARAÚJO MOTTA E OUTROS ESTÃO NA TV DA FAMA-VALE A PENA CONFERIR-FOTOS E BIOGRAFIAS-BREVÍSSIMO CURRICULUM VITAE

LINK:

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1416114971993214&set=a.1413390372265674.1073741842.100007841741059&type=3&theater

-//-


















SILVIA ARAÚJO MOTTA



(*)Profa. Dra. em Filosofia, Profa. de Língua e Literatura Portuguesa e Inglesa. Pedagogista .Fez Escola Superior de Guerra, Comendadora da Academia Brasileira M. Militar RJ; Chanceler, Gran-Colar, Poeta, Sonetista, Contista, Trovadora, Compositora, Conferencista, Produtora/Ativista Literária e Cultural. Diretora no Círculo Nacional do Meio-Ambiente e Turismo/ACLA-MG; Rainha dos Acrósticos autora de mais de 7mil poemas-acrósticos, em 4 idiomas, nos seus 44 livros-solo. Presidente-Fundadora da ALB-MG,/2010/2011;Vice-Presidente da ALB-RMBH/MG, Diretora das Relações Institucionais da ALB Nacional; Presidente-Fundadora do Clube Brasileiro da Língua Portuguesa/ANICAL, desde 2000; Comendadora da Ordem Templária Humanitária, Medalha de Tiradentes, Senadora Cultural do Movimento União Cultural, da Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira, Membro Correspondente da ALB-Suíça Cadeira 16.Pertence a 27 Academias de Letras, Ciências e Artes no Brasil e exterior. Palestrante em 22 Estados Brasileiros. Antologista em português, francês,inglês,italiano,holandês, espanhol. Membro Efetivo da Academia de Letras de Lisboa; Cônsul de Poetas Del Mundo em BH, Embaixadora da Cultura e da Paz/França/Chile/ Suíça. Membro Honorário da Academia de Letras e Artes de Valparaiso-Chile, Benemérito das entidades culturais Brasil/Chile/França/Portugal.Várias Premiações nacionais e internacionais. 600 Medalhas e Condecorações! Participação em 124 Antologias Coletivas. Email:clubedalinguaport@gmail.com

Nome Completo-

Silvia de Lourdes Araújo Motta

quinta-feira, 24 de abril de 2014

quarta-feira, 23 de abril de 2014

CD DE POEMAS DECLAMADOS-CRISTAL DE EMOÇÕES-VER PARTICIPAÇÃO DE SILVIA ARAÚJO MOTTA/BH/MG/BRASIL-

-//-

ESCRITORES DO CD
CRISTAL DE EMOÇÕES

Adaljiza Cuan
Ana Felix Garjan
Adriana Martins
Adriano de Alvarenga Azevedo
Áurea Radloff
Carlos, Pessoas Boas
Christiane Hening
Cleonice Paulina das Neves
Deomídio Macêdo
Edvaldo Rosa
Eliane Corona
Igor Rodrigues Santos
Isabel Sanchees
José Demontier dos Santos
Jose Eduardo Cavalheiro
José Eduardo dos Santos
Leonardo Vieira
Luiz Antonio Cardoso
Luiz costa Paula
Luiz Gonzaga
Marilia Medeiros Vilas Boas.
Nercí Martins Clemente
Regina Espósito
Regina Régia
Renato Sastre Pratini
Roberto Ferrari
Sabrina Januário Lopes,
Sidnei Nofal
Sílvia Araújo Motta/BH/MG/BRASIL
Sonia Valentina
Vanessa Rodrigues de Sousa
Vitória Lynn
Yago David
Zelinda Brasil

 — 
Edição em Boituva, São Paulo.
POEMAS DECLAMADOS
PROJETO DA ACADEMIA BOITUVENSE DE LETRAS E ARTES
PRESIDENTE: ADALJIZA CUAN

terça-feira, 22 de abril de 2014

ANLPPB CONVIDA PARA LANÇAMENTO DA NOSSA ANTOLOGIA EM CAMPINAS-SÃO PAULO, DIAS 25,26 E 27 DE ABRIL DE 2014




-







IV ENCONTRO DA ACADEMIA NACIONAL DE LETRAS 
DO PORTAL DO POETA BRASILEIRO
DISCURSO da ORADORA OFICIAL DA ANLPPB

É uma imensa honra e grande responsabilidade estar aqui nesta noite, me dirijo primeiramente a Aline Romariz, Presidente da Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro, em nome de quem cumprimento a todos os integrantes da diretoria; 
estimados colegas acadêmicos e neo-acadêmicos; 
amigos e demais convidados; senhoras e senhores, boa noite!

Desde que recebi o convite de Aline Romariz no ar na web rádio iluminatta, estive pensando no que dizer nesta noite tão especial e descobri que escrever poesias, contos, crônicas e livros infantis é bem mais fácil, podem acreditar!

A literatura e a escrita em nosso país ainda precisam de grande incentivo, desde as escolas até os profissionais que lutam arduamente por algum espaço e notoriedade. 

Aline Romariz e toda a diretoria, através da Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro – ANLPPB, do Portal do Poeta Brasileiro, da Editora Iluminatta e da Web Radio Iluminatta vem desenvolvendo um árduo e sério trabalho para abrir caminhos e portas para a valorização do poeta vivo. 

Isso significa, senhoras e senhores, gerar oportunidades de reconhecimento e valorização daqueles que trabalham em prol da cultura enquanto ainda estão por aqui para vivenciar este momento. 

A maioria de nossos nomes da literatura só foram reconhecidos após sua morte.

Trabalhar em prol de formar melhores cidadãos, mais críticos, que admirem a literatura e possam fazer escolhas, num país onde a educação ainda é renegada a último plano exige um esforço ainda maior. 

Divulgar a poesia e os poetas é a meta desta instituição que, com louvor vem, passo a passo, galgando seu espaço. 

Uma academia cuja seriedade é reconhecida em todo território nacional e que começa, neste ano a voar além fronteiras, levando este trabalho ao continente Europeu, merece de nós, todos os agradecimentos e admiração.

Como diz Cora Coralina a quem admiro: 

“O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.”

Entrar para uma Academia de Letras, é uma imensa honra, mas entrar para a ANLPPB, significa compartilhar os mesmos princípios e valores, e, se comprometer com a responsabilidade pela valorização do poeta vivo; significa estar presente em suas ações, gerar, trocar e divulgar projetos e ideias, contribuir com as Antologias, participar dos saraus, da rádio, enfim se fazer presente como acadêmico, semear para colher. Não se trata apenas de um título que se coloca no currículo literário, se trata de atitudes e ações fidedignas e verdadeiras, e isso, faz toda a diferença.

A ANLPPB vem trabalhando na busca contínua para o respeito aos direitos autorais, em Antologias que foram premiadas e cujos autores possuem seu reconhecimento junto aos órgãos competentes. 

Em projetos que levam os poetas nas escolas, que mensalmente faz mutirão para doação de livros (“Um tesouro chamado livro”), divulgação de poesias em ônibus e nas ruas, divulgação gratuita, todas as noites, na web rádio e tantas outras ações.

Fazer parte desta instituição é ingressar num projeto que conta com a contribuição e participação de cada um de seus acadêmicos para o alcance de seus objetivos. É uma estrada em que caminhamos juntos, semando para colher.

Cheguei na Academia em sua fundação no ano de 2012 ocupando a cadeira de numero 46 através de um convite de Aline Romariz e naquele instante, naquela solenidade em Salto- SP, tive a certeza de que seria um momento ímpar e importante em minha trajetória. 

Naquela noite, conheci pessoas muito especias, fiz novas e inesquecíveis amizades, mas, mais do que isso, tomei consciência de minha responsabilidade como escritora num país ainda tão carente de leitura.

O desafio de cada um de nós, além da valorização do poeta vivo é desenvolver projetos que contribuam para a melhoria da educação e do prazer pela leitura, pela retomada do desenvolvimento da imaginação e da ideia criadora...

Precisamos despertar o prazer e o interesse pela leitura em nosso povo, como diz meu amado Mario Quintana: 

“Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem.”

Aline Romariz, Ana Stoppa, Teco Seade, José Luiz Pires e Adriane Lima que compõem a diretoria são incansáveis neste desafio, em acreditar que tudo é possível, em buscar alternativas para que nossa academia se destaque e com ela cada um de nós ocupe seu espaço, mas, também é fundamental que nós façamos a nossa parte, tenhamos nosso quinhão de contribuição em todo este projeto e por este motivo nos encontramos duas vezes por ano e diariamente na web radio.

Como dizia Fernando Pessoa: 
“Tenho em mim todos os sonhos do mundo”.

Para realizarmos algo é preciso sonhar, mas também é preciso trabalhar arduamente na busca da realização deste sonho.

Enfim, senhoras e senhores, queridos neo-acadêmicos, sejam muito bem-vindos, tenham muito respeito e admiração por nossa rosa dourada e por fazerem parte de um projeto muito especial orquestrado magistralmente por esta incrível e ímpar personalidade chamada Aline Romariz, esta alagoana de personalidade forte e verdadeira, que possui um enorme coração e um desejo de trabalhar seriamente em prol da poesia e da valorização de cada poeta vivo.

Para finalizar, agradeço imensamente a oportunidade que me foi dada de participar deste Academia, de estar neste momento falando para cada um de vocês, agradeço aos acadêmicos todas as oportunidades de troca de experiências, agradeço a Aline Romariz e a toda diretoria todos os esforços empenhados, a paciência e o carinho e deixo como reflexão as belas palavras de Cora Coralina:
Se temos de esperar,
que seja para colher a semente boa
que lançamos hoje no solo da vida.
Se for para semear,
então que seja para produzir
milhões de sorrisos,
de solidariedade e amizade
Muito obrigada!
Flávia Assaife
26.04.2014 - Campinas


22 de ABRIL-Dia da TERRA-Dia MUNDIAL da TERRA-Dia INTERNACIONAL DA TERRA.O que VC pode fazer por ela? Pense nisto!





















segunda-feira, 21 de abril de 2014

SILVIA ARAÚJO MOTTA FAZ POEMAS PARA TIRADENTES-21-DE ABRIL-2014

Imagem:
http://espaco45.blogspot.com.br/2013/04/dia-21-de-abril-o-que-se-comemora.html
-

FIC -2014 NA SOLENIDADE DE VINTE E UM DE ABRIL EM OURO PRETO-MG

-
Acróstico-histórico Nº 5924
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
-
F-FIC:Festival Internacional de CORAIS-21-abril de 2014
I-Investe sua experiência musical em Praça Tiradentes/OP/MG,
C-Com nº recorde de coralistas de Minas,  Lindomar Gomes,
 -
N-No local, é o Maestro do Coral e Banda Cantos de Minas:
A-Abre os braços, rege com o coração e o corpo inteiro!
 -
S-Solo de Marcus Viana e outros. Somos homenageados!
O-Orquestra Sinfônica da Polícia Militar  faz apresentação
L-Liderada sob a Regência do Maestro-Ten.Antonio Vicente Soares.
E-Este ano, completa-se os 25 anos da Constituição Estadual;
N-No aniversário dos 30 anos do { Movimento DIRETAS Já...}
I-Inesquecíveis passos para nossa DEMOCRACIA nacional...
D-Duzentas e quarenta Personalidades e Entidades serão
A-Aplaudidas por suas contribuições para nosso país:Brasil!
D-Dia 21-04-2014, CERIMONIAL a partir das dezenove horas!
E-E marca também a tradicional e histórica chegada
 -
D-Do FOGO SIMBÓLICO apresentado pela X CAVALGADA
E-Especial, após percorrer 355 quilômetros entre as
 -
V-Várias cidades  entre SÃO LOURENÇO e OURO PRETO,
I-Indicando o contexto da História da Conjuração Mineira.
N-Na Praça que tem o mesmo nome do HOMENAGEADO
T-TIRADENTES: JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER que foi
E-Enforcado, que teve o corpo esquartejado e, ainda,
 -
E-Exposta em Praça Pública, sua CABEÇA DE LÍDER...
-
U-Um exemplo, por se rebelar contra os ABUSOS
M-Ministrados  pela antiga COROA PORTUGUESA.
 -
D-Dia 21 de abril, transfere-se simbolicamente
E-Em referência, a Capital de Minas para Ouro Preto.
 -
A-A homenagem ao PROTO-MÁRTIR da Independência
B-Bem clara, sob a celebração das notas da harmonia,
R-Realçada em cada composição de pura melodia, torna
I-Inebriante êxtase cívico-musical que nas mentes
L-Liberam a serotonina do prazer, nesta participação.
 -
E-Espetáculo Coralista recordista em Ouro Preto!
M-Maior número de cantores, neste dia,  reunidos!
 -
O-Ondulações maravilhosas dos arranjos musicais,
U-Uma respiração com treinamento  adequado; unidos
R-Recíprocos suspiros, bem cadenciados ao Maestro,
O-Ostentam sons e tons, em 4 vozes graves e sonoras,
-
P-Para atender a sensibilidade aguçada no momento
R-Resgatam as habilidades pessoais adquiridas  nos
E-Ensaios Abertos, verdadeiras lições de troca de afetos,
T-Ternura que paira do sentimento da alma artística,
O-Obstante às dificuldades dos musicistas aprendizes,
-
M-Mensuradas na APRESENTAÇÃO emocionada em MINAS
G-Gerais, berço da Independência plantada na Inconfidência!
-PARABÉNS A TODOS OS MINEIROS de FÉ, ESPERANÇA :
“ALIANÇA: LIBERTAS QUAE SERA TAMEN”-
-
Ouro Preto, Minas Gerais, 2ª feira, 21 de abril de 2014
http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/4776930



FIBRA DO HERÓI TIRADENTES
-
Homenagem-acróstica nº 2947
-
Por Sílvia Araújo Motta/MG/BH/Brasil
-
F-Fibra mineira, empenho moral,
I-Independente de sua profissão,
B-Bravo guerreiro em potencial,
R-Reconhecida lição de um Alferes:
A-A energia e a força de caráter;
 -
D-De Joaquim José da Silva Xavier,
O-O acusado, entre muitos culpados...
 -
H-Herói assumiu sem fazer acusação
E-Enforcado, tornou-se estrela maior...
R-Revelação traidora, por poucos reis:
Ó-Óbulo de Joaquim Silvério dos Reis...
I-Imortalizado, o Mártir Tiradentes
 -
T-Transmitiu idéias de liberdade,
I-Irradiou seu desejo transcendente,
R-Retratou fraternidade e remiu
A-Amigos e Autoridades confidentes,
D-Demonstrou confiança no lema,
E-Escrito na Bandeira de Minas Gerais
N-No universo estelar entre Nações:
T-Tema: “Libertas Quae Será Tamen”
E-Exógeno para vencer os grilhões,
S-Sentinela na construção da história.
-
Belo  Horizonte, 21 de abril de 2010.
-
http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/2218665

-//-
-//-


Óleo sobre tela " Tiradentes esquartejado " (1893)
Autor: Pedro Américo
Imagem: cafedorichard.wordpress.com

-//-

TIRADENTES-MÁRTIR, LOUCO OU AGENTE DE MUDANÇA?
-
Soneto clássico sáfico-heroico: Nº 1439
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
-
Às vezes, sonhos são impulsos fortes,
nas ondas levam loucos, prantos, dores
ou então trazem risos, grandes sortes;
perfumam vidas, colhem lindas flores.
-
O Tiradentes Mártir, corpo em cortes
espalhou força, garra, sem temores,
confissão, luta, novos rumos! Mortes...
mineiros presos, fatos e louvores.
-
Inconfidência trouxe reação,
caminho para tantos outros, gênios!
Independência deu a luz à ação.
-
O ousado tenta, muda e o mundo alcança!
Aplaude! Vence o Nobel, ganha prêmios:
Os mitos são agentes de mudança!
-
Belo Horizonte, 21 de abril de 2007.
-
Para REFLETIR:

1-“Todo ser humano ousado e criativo tem uma pitada de loucura na Razão e uma pitada de Razão na loucura.”

2-“O  diálogo construtivo explora a igualdade nas diferenças, para reconhecer as diferenças na igualdade”.

3-"A verdadeira oposição social elementar deve ser buscada no interior de cada indivíduo social, sempre que ele hesite entre adotar ou rejeitar um modelo novo que se lhe oferece, uma nova maneira de falar, um novo rito, uma nova ideia, uma novo estilo de arte, uma nova conduta. Essa hesitação, essa pequena batalha interna, que se reproduz aos milhões de exemplares a cada momento da vida de um povo, é a oposição infinitesimal e infinitamente fecunda da história; ela introduz na sociologia, pela filosofia, uma revolução silente e profunda."

4-"Os loucos que sobrevivem merecem compreensão, aceitação, paciência, perdão e tratamento!"(Sílvia Araújo Motta)

http://www.recantodasletras.com.br/sonetos/584851

---***---


imagem:http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/31/Figueiredo-MHN-Tiradentes.jpg


-//- TIRADENTES-FACES DIFERENTES-LIÇÕES
-
Acróstico-histórico nº 3460
Por Sílvia Araújo Motta
-
T-Tiradentes, o famoso Proto-Mártir da
I-Inconfidência Mineira, Herói Nacional,
R-Reconhecido Dentista, daí sua alcunha,
A-Alimentado pelo sonho de liberdade,
D-De total Independência de Portugal...
E-Espalhou ideias iluministas, na verdade,
N-No cargo de Alferes(2ºTen.),comerciante,
T-Tropeiro, Minerador, Ativista Político
E-Em Minas Gerais e Rio de Janeiro foi
S-Semeador do ideal REPUBLICANO.
--
F-Filho de Domingos da Silva Santos,
A-A mãe Ma. Antonia da E. Xavier!
C-Certidão de Batismo em 12-Nov-1746;
E-Entre os sete, foi o 4º irmão.Viveu no
S-Sítio do Distrito de Pombal, em Minas.
--
D-Depois de 30 anos de sua morte, houve
I-Independência do Brasil:7 de Set-1822;
F-Formada pela semente maior da pura fonte
E-Escolhida como melhor fruto da vitória
R-Relevante na REAL História do Brasil;
E-Entre os revoltosos com a DÍVIDA à Coroa
N-No dia da DERRAMA, já não podiam pagar...
T-Traídos por Joaquim Silvério dos Reis
E-Escolheram somente Tiradentes, para enforcar;
S-Seu corpo esquartejado foi posto em vários
--
L-Locais e a cabeça na praça, na atual Ouro Preto.
I-Inúmeros Confidentes presos e deportados,
Ç-Com julgamentos míticos e inacabados...
Õ-Os ROSTOS de Tiradentes são diferentes
E-E as LIÇÕES nos exemplos dos Inconfidentes
S-São IMORTAIS, nos IDEAIS do levante.
--
Ouro Preto-Minas Gerais, quinta-feira Santa, 21 de abril de 2011.


http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/2937857
---***---

imagem:http://www.calendario2013.com.br/calendario/tiradentes-2013.jpg

-//- SONHO DE LIBERDADE EM MINAS GERAIS [...1750...] SEMENTE-TIRADENTES-
-
Soneto-Clássico nº 3435, sáfico, heroico;
Sílabas fortes:4ª, 6ª, 8ª; 10ª sílabas;
Rimado:ABAB, ABAB,CDC,EDE.
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG
-
Minas Gerais sonhou por quem sofria!
Esgotamento do ouro fez Bandeira
cumprir DERRAMA, o povo não podia...
e Portugal, sem dó, propôs maneira.
-
O visionário via que valia
plantar a ideia de Nação, à beira
de uma Revolta certa, embora havia
dificuldade, juras, voz traiçoeira...
-
Se Tiradentes quis lançar semente,
frutificou a história para o Mundo;
A Inconfidência fez a luz nascente,
-
Que espalha força em busca da verdade,
memória viva o lema, tem fecundo
QUAE SERA TAMEN, viva a Liberdade!
-
Belo Horizonte, 30 de janeiro de 2011.

---***---