domingo, 14 de junho de 2015

Morre Fernando Brant, um dos autores de Travessia-AMIGO É COISA PRA SE GUARDAR DEBAIXO DE SETE CHAVES DENTRO DO CORAÇÃO



-

Publicado em 12 de jun de 2015
Morre Fernando Brant, um dos autores de Travessia
-




Fernando Brant


Amigo é coisa para se guardar
Debaixo de sete chaves
Dentro do coração
Assim falava a canção que na América ouvi 
Mas quem cantava chorou
Ao ver o seu amigo partir...
Mas quem ficou, no pensamento voou
Com seu canto que o outro lembrou
E quem voou, no pensamento ficou
Com a lembrança que o outro cantou
Amigo é coisa para se guardar
No lado esquerdo do peito
Mesmo que o tempo e a distância digam “não”
Mesmo esquecendo a canção
O que importa é ouvir
A voz que vem do coração
Pois seja o que vier, venha o que vier
Qualquer dia, amigo, eu volto
A te encontrar
Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar
-

Personalidades lamentam perda nas redes sociais:
 "Meus sentimentos à família desse grande e querido parceiro e amigo, Fernando Brant"
- Lô Borges

 "Amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito, dentro do coraçao . Fernando Brant, parceiro querido de tantas belas cancões, partiu em sua travessia para outra vida. . Um menino, um moleque morando sempre em nosso coração..."
 - Vermelho, do grupo Quatorze Bis

 "Estou chocado com a morte do cantor, quem ele respeitava e via como um símbolo da música brasileira. "É muito significativa a presença dele na música brasileira. É difícil falar. Ele deixou uma história muito bonita. Participei recentemente, ao lado de Brant, na releitura da música Travessia, gravada em conjunto com os músicos Felipe Fantone e Lenis Rino, em coletânea produzida em homenagem a Milton Nascimento. Para mim é um marco especial da minha vida ter feito essa releitura de Travessia. É muito simbólico para mim em todos os sentidos".
 - Pedro Morais

 "Foi embora não só um super compositor, um parceiro, um amigo e uma referência para toda a minha geração. Faltam palavras e sobra tristeza. Obrigado por tudo Fernando Brant".
- Flavio Henrique, cantor e compositor, via Facebook

 "Forte eu sou mas não tem jeito , hoje eu tenho que chorar.....foi-se mais que o autor de uma das músicas mais lindas da historia desse país...na sua Travessia Fernando Brant."
- Ronaldo Fraga, estilista, via Facebook

 "Acabo de ficar sabendo da morte do compositor Fernando Brant. Acho que vamos levar um tempo pra entender o que isso significa pra música brasileira. Tínhamos várias discordâncias ideológicas, já discutimos mais de uma vez por desavenças relativas à legislação de direitos autorais e ao sistema de arrecadação, mas eu sempre reconheci e me inspirei no seu trabalho como letrista e como um dos articuladores do Clube da Esquina. Ficamos todos mais tristes aqui hoje!"
- Makely Ka, cantor e compositor, via Facebook

 "Porque a vida é feita de Encontros e Despedidas. Meu querido tio, que fez do meu pai América MG Futebol e consequentemente me fez também. Como diria vc, ainda continuo com a estranha mania de ter fé na vida. Mande notícias do mundo de lá.... saudades eternas"
- Ana Clara Brant, jornalista e sobrinha de Fernando Brant, via Facebook

 "Foi com profundo pesar que recebi a notícia da morte do amigo e compositor mineiro Fernando Brant. Eu e minha família nos solidarizamos com o seus familiares e amigos."
- Nilmário Miranda, Secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social do Estado de Minas Gerais, via Facebook


 "Triste ao saber da morte de Fernando Brant , gigante da poesia do Brasil, homem gentil e generoso. Ontem mesmo aqui na Australia falavamos do clube da esquina. sad to hear about the death of Fernando Brant, giant of brazilian poetry, gentle and generous man."
- Alda Resende, cantora, via Facebook

 "Ainda estupefato pela notícia, acaba de morrer o mais importante letrista mineiro ...Fernando Brant ... Triste 2015 ..."
- Pablo Castro, cantor e compositor, via Facebook

 "Acabo de receber a notícia da morte do meu querido amigo Fernando Brant. Fernando foi, durante décadas, um grande companheiro. Partilhamos os mesmos sonhos de Minas e de Brasil. Estivemos juntos em muitas lutas e partilhamos as mesmas esperanças. Grande poeta. Grande brasileiro. Com muita tristeza, faço silêncio nesse momento, manifestando a minha homenagem e enviando, com emoção, o meu abraço à sua família, ao Roberto, ao Paulo e aos amigos do Clube da Esquina.
Essa é a imagem do meu último encontro com o grande mineiro, ocorrido em Belo Horizonte, há algumas semanas."
- Aécio Neves, senador

 "Passei uma semana em Diamantina, a cidade para onde Fernando Brant (nascido em Caldas) se mudou, aos cinco anos, ouvindo e cantando aquelas belezas todas que ele criou com Milton e seus outros parceiros. Estou desolado."
- Ricardo Aleixo, poeta

 "Meu amigo e parceiro Fernando Brant esse diamante de Minas Gerais agora é uma estrela!!! Há-de-o!!!Travessia"
- Fala do violonista Gilvan de OIiveira através do WhatsApp

"Morreu Fernando Brant, pai de Travessia, uma das mais belas letras da nossa música popular brasileira."
 - Padre Fábio de Melo, pelo Twitter

-
PUBLICADO EM 13/06/15 - 11h46
A presidente Dilma Rousseuf divulgou nota neste sábado (13) lamentando a morte do compositor Fernando Brant, que faleceu nesta sexta (12), depois de complicações decorrentes de uma cirurgia de transplante de fígado. Dilma ressaltou que a música brasileira ficou mais triste com a perda. 
Brant compôs várias músicas que foram sucesso na voz de cantores brasileiros. Sua primeira composição "Travessia", virou hit no Brasil e conquistou até mesmo cantores internacionais. 
Confira a íntegra da nota:
É com tristeza que recebi a notícia da morte do jornalista, poeta e músico Fernando Brant. Minas Gerais e o Brasil perdem um dos seus grandes talentos, um dos seus mais extraordinários letristas. O Clube da Esquina está de luto e a nossa música, mais triste.
Quero deixar meus sentimentos aos familiares, amigos e fãs da música e da poesia de Fernando Brant, lembrando um dos seus mais conhecidos versos: ‘Com a roupa encharcada e a alma/ Repleta de chão/ Todo artista tem de ir aonde o povo está’.
Fernando cantou a nossa geração, o nosso povo e os nossos sonhos.
http://www.otempo.com.br/cidades/presidente-dilma-rousseff-divulga-nota-lamentando-morte-de-brant-1.1054602
-//-

Nenhum comentário:

Postar um comentário