sexta-feira, 3 de julho de 2015

Feira do livro em PORTO ALEGRE-ÁREA INFANTIL E JUVENIL-CÂMARA DO LIVRO-61ª edição ocorre de 30 de outubro a 15 de novembro DE 2015

Área Infantil e Juvenil da Feira do Livro

Definida a programação da Área Infantil e Juvenil da Feira do Livro
No que se refere a seu espaço físico, a grande novidade da Área Infantil e Juvenil da Feira do Livro de Porto Alegre -- cuja 61ª edição ocorre de 30 de outubro a 15 de novembro--, é que seu teatro, agora denominado Carlos Urbim, volta a funcionar no Cais do Porto, com um amplo palco de fundo retrátil, instalado à beira do Guaíba,eplateia, cuja capacidade será para 600 pessoas, sob o pórtico central.
Na Av. Sepúlveda, entre a Av. Mauá e a Rua Siqueira Campos, estarão as barracas dos livreiros, a Biblioteca Moacyr Scliar, a Sala dos Professores, a Sala dos Autores, o Cantinho da Merenda, uma praça de alimentação e os estandes institucionais da Petrobrás, que patrocina a  Infantil e Juvenil, e da Secretaria de Estado da Educação, que a apoia.
O tema central da ambientação e da programação da Área Infantil e Juvenil será Alice no País das Maravilhas, em homenagem aos 150 anos de publicação da primeira edição do livro de Lewis Carroll.
O ciclo O Autor no Palco terá encontros, nas manhãs e tardes dos dias úteis, para alunos do Ensino Fundamental, no Teatro Carlos Urbim (Cais do Porto), e, para alunos do Ensino Médio, na Tenda de Pasárgada (Praça da Alfândega, diante do Memorial do RS).

Autor no Palco/Ensino Fundamental: Luis Pimentel, André Neves, Mario Pirata, Adriano Messis, Tino Freitas, Kalunga, Marô Barbieri, Cléo Busatto, Anielizabeth, Christina Dias, Mônika Papescu, Anna Cláudia Ramos, Marília Pirillo, Celso Sisto, Ninfa Parreiras, Ivan Zigg, Paulo Venturelli, Cláudio Levitan, Alexandre Brito, Sônia Rosa, Rogério Andrade Barbosa, Dilan Camargo, Léia Cassol, Júlio Emílio Braz, Selma Maria, Marta Lagarta, Ernani Ssó, Pedro Bandeira, Alexandre de Castro Gomes, HelôBachichette e Cris Alhadeff, Sônia Barros, Luciano Pontes, Hermes Bernardi Jr., Fábio Sombra, Luciana Savaget, Georgina Martins
Autor no Palco/Ensino Médio/Anos finais do Ensino Fundamental: Tânia Martinelli, Shirley de Souza, Katia Canton, Ronald Augusto, Manuel Filho, Christian David, Santiago, Sandra Pina, Índigo, João AnzanelloCarrascoza, João Pedro Roriz, Simone Saueressig, 1MarcoHaurélio, Ana Raquel, Jane Tutikian, Valesca Assis, Ricardo Silvestrin, Heloísa Prieto, Juremir Machado da Silva, Altair Martins, Ilan Brenmann, Luis Dill, Airton Ortiz, Cássio Pantaleoni, Rafael Guimaraens e Caio Riter.
O agendamento escolar terá início no dia 17 de agosto. Informações: sonia@camaradolivro.com.br

Feira terá bônus-livros
Professores de Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos que tenham desenvolvido, pelo prazo mínimo de três meses, em 2014 e/ou 2015, projetos de leitura, em escolas públicas, podem se inscrever de 1º a 31 de julho, a fim de obter bônus-livros do Projeto Quintanares para suas turmas.

A iniciativa visa facilitar o acesso dos alunos à leitura de obras de elevada qualidade literária e incentivar seus professores a planejarem da forma mais efetiva possível a visitação escolar à Feira, como culminância de um trabalho de formação de leitores de literatura.

Serão selecionados no mínimo 112 projetos que se destaquem por seu caráter inovador e consistência, cuja relação será divulgada no site da Câmara do Livro e em sua página do Facebook no dia 14 de agosto.

Cada turma será contemplada com bônus no valor de R$30,00 para até 40 pessoas, considerando-se os alunos, o professor responsável pelo projeto e até dois professores que o acompanhem na visitação escolar à Feira.

Os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio só poderão adquirir livros dos autores selecionados para participar, entre 2011 e 2015, do Programa de Leitura Adote um Escritor, desenvolvido pela Smed Porto Alegre em parceria com a Câmara Rio-Grandense do Livro, cuja lista será afixada nas barracas dos expositores previamente credenciados.

Os professores e os alunos da Educação para Jovens e Adultos poderão adquirir livros a seu critério nas barracas dos expositores credenciados da Área Geral, da Área Internacional ou da Área Infantil e Juvenil.

Atenção!

Contará pontos, na avaliação dos projetos, o fato de o professor ter participado de alguma das seguintes formações para mediadores da leitura oferecidas pela Câmara Rio-Grandense do Livros e seus parceiros na etapa prévia da Feira:

- Tessituras: Formação de Mediadores de Projeto de Leitura - curso de extensão da UFRGS realizado em parceria com a Câmara Rio-Grandense do Livro,  de março a julho.

- Formações para professores que participam dos programas de Leitura Adote um Escritor e Lendo pra Valer, desenvolvidos pela Câmara Rio-Grandense do Livro em parceria com a Smed Porto Alegre e a Seduc, respectivamente.

- Formação de professores que pretendem agendar alunos em encontros com escritores na programação da Área Infantil e Juvenil da 61ª Feira do Livro de Porto Alegre (6 de agosto).

Câmara Rio-Grandense do Livro

Projeto Bônus- Livro

Inscrição de professores

Para realizar sua inscrição no Projeto Bônus-Livro, preencha este formulário e envie-o entre 1º e 31 de julho para o e-mailleitura@camaradolivro.com.br:
Nome completo:
Telefones:
E-mail particular:
Escola (nome completo):
Cidade:
E-mail da escola:
Telefones da Escola:
Disciplina/nível de ensino com o qual trabalha:
Nome do projeto de leitura:
Sinopse:
Justificativa:
Público-alvo:
Objetivos:
Metodologia:
Cronograma:
Avaliação:
Anexar fotos, textos produzidos e qualquer outra informação que lhe pareça importante para a avaliação do projeto.

Você já participou de alguma formação para mediadores da leitura oferecida pela Câmara Rio-Grandense do Livro? (   ) sim   (   ) não
Em caso afirmativo, de qual?


..........................., ... de.......................de 2015.
_______________________________________________

 A Arte de Contar Histórias chega à oitava edição

O seminário A Arte de Contar histórias, cuja idealização, coordenação e curadoria são do escritor e contador de histórias Celso Sisto, terá sua oitava edição na programação da 61º Feira do Livro de Porto Alegre, que ocorre de 30 de outubro a 15 de novembro.

Confira a programação:

Dia 6 de novembro, sexta-feira
19h30 às 21h - Tenda de Pasárgada - Praça da Alfândega, em frente ao Memorial do RS
De como a memória alimenta a oralidade e a escrita, palestra de abertura
Stella Maris Rezende (RJ)
Narração de abertura: Carmem Lúcia dos Reis Lima

Dia 7 de novembro, sábado - Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223)
9h às 12h
Oficina de Raquel Nader (RJ)

Oficina de Francisco Gregório (RJ) - Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
14 às 15h30min
4ª Mostra Nacional de Contadores de Histórias
Tenda de Pasárgada
17h às 19h- Auditório da Livraria Paulinas (Rua dos Andradas, 1212)
Memória de vozes e de livros, mesa-redonda com Raquel Nader e Francisco Gregório
Mediadora: Ana Carolina Martins da Silva (RS)
Narração de abertura: Milene Barazzetti
19h30 às 20h30 - Tenda de Pasárgada
Sessão de histórias com Raquel Nader e Francisco Gregório

Dia 8 de novembro, domingo - Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
9h às 12h
Oficina com GilcaGirardello (SC)
Oficina de Andréa Souza (SP)

14 às 15h30min - Tenda de Pasárgada
4ª Mostra Nacional de Contadores de Histórias

17 às 19h - Auditório da Livraria Paulinas
Memória de tempos e lugares, mesa-redonda com GilkaGirardelo e Andre Souza
Mediadora: Lívia Petry (RS)
Narração de abertura: Maria Helena Ramalho (RS)

19h30 às 20h30 - Tenda Pasárgada
Sessão de histórias com GilkaGirardello e Andréa Souza

Coordenação geral, curadoria e apresentação de Celso Sisto -escritor, ilustrador, contador de histórias  csisto@hotmail.com

Fonte Câmara do Livro

http://www.culturaalternativa.com.br/literatura/materias/item/4193-noticias-da-feira-do-livro-de-porto-alegre