quinta-feira, 3 de março de 2016

6092-GILBERTO PROTÁSIO DOS REIS(*) - Homenagem-acróstica nº 6092 Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil, Parceira-Assessora na ALJGR-PMMG.(Eu-Nautilus)

6092-GILBERTO PROTÁSIO DOS REIS(*)
-
Homenagem-acróstica nº 6092
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil,
Parceira-Assessora na ALJGR-PMMG.
(ver EU-Nautilus)
-
G -Gilberto Protásio dos Reis, doutor, escritor,
I -Ilustre Tenente-Coronel /PMMG é autor do
L -Livro: (CANTO PRANTO) - (Poesia, BH/MG-1998).
B -Belíssima apresentação do poeta, aos 27 anos!
E -(Ensaio Poético) traz uma (homenagem ao mundo):
R -Relação entre (poemas e caramujos) no silêncio interior
T -Traduz um (mergulho à realidade, fala de Amor com
O -Olhos da alma) no (ir e vir) com saber profundo,
 -
P -Porém, (Deus sugere-nos silêncio) para entender
R -Riqueza do valor da espiritualidade divina,
O -O respeito à natureza, que nos faz perceber na
T -Terra, ( problemas crônicos da civilização ).
Á -A (ORAÇÃO) pede plenitude na paz de espírito;
S -Seu (DIAGNÓSTICO) é uma autocrítica, em junho;
I -( Ideologia do mundo atraente está na BULA );
O -O (PALCO) dilui seu silêncio para a reflexão;
 -
D -Das essências e sabores do (VINHO), o (tropeço,
O -O sonho maior que o encanto-tonel no peito);
S -(SOPRO) no poema imortal, (certeza da Voz Maior);
 -
R-(ROMANCE)-(primeiro filho, magia-alma-vida-ação).
E -Em (GO BACK) outros olhos buscaram novo tempo.
I -Íntima forma dos Versos brancos no “Eu-Nautilus”
S -Sentimento explícito de fé e pureza no coração.
-
Belo Horizonte, quarta-feira, 2 de março de 2016.
http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/5561906
-
(*) Tenente-Coronel da PMMG/2016. Doutorando em Ciências Sociais (PUC/MG). Mestre em Administração Pública (FJP/MG), Especialista em Gestão Estratégica da Segurança Pública (FJP/MG), Especialista em Segurança Pública (FJP/MG). Homenageado pelo Governo de Minas Gerais, em 2006 e 2008, com o II e o IV "Prêmio Excelência em Gestão Pública do Estado de Minas Gerais", por inovações na gestão estratégica da segurança pública. Distinguido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública/Ministério da Justiça, no Concurso Nacional de Pesquisas em Segurança Pública e Justiça Criminal. Membro em 2007 do Grupo de Trabalho da SENASP/Ministério da Justiça para a elaboração de uma plataforma nacional de avaliação do desempenho das organizações policiais brasileiras, e da Secretaria de Estado de Defesa Social/Governo de Minas Gerais, em 2009, 2010, 2011 e 2012(recondução), sobre avaliação do desempenho dos órgãos do sistema de defesa social. Empossado na Academia de Letras do Brasil Central, na Academia Barbacenense de Letras, IHGMG e outros.
-
PRODUÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
• SOUZA, R. V. ; REIS, G. P. . Gestão para Resultados na Segurança Pública em Minas Gerais: uma análise sobre o uso de indicadores na gestão da Polícia Militar e no Sistema de Defesa Social. Segurança, Justiça e Cidadania: Pesquisas Aplicadas em Segurança Pública, v. 5, p. 35-61, 2011.
• REIS, G. P.; Gestão da Segurança Pública no Brasil: vetores de análise e dimensões de gestão de projetos interorganizacionais de longo prazo. Segurança, Justiça e Cidadania: Pesquisas Aplicadas em Segurança Pública, v. 5, p. 151-176, 2011.
• SOUZA, R. V. ; REIS, G. P. . Gestão para Resultados na Segurança Pública em Minas Gerais: uma análise sobre o uso de indicadores na gestão da Polícia Militar e no Sistema de Defesa Social. Revista Brasileira de Segurança Pública, v. 8, p. 206-220, 2011.
• REIS, G. P. ; LISTGARTEN, S. . Governança, accountability e políticas públicas de longo prazo: indicadores para redes de defesa social no Brasil. Revista Segurança, Tecnologia & Defesa , v. 4, p. 18-25, 2011.
• REIS, G. P. ; LISTGARTEN, S.  Governança da sociedade no Conselho de Defesa Social de Minas Gerais: potencialidades de aprimoramento da democracia participativa e da conexão entre políticas de defesa social com as de desenvolvimento econômico e social. Revista Eletrônica , v. 1, p. jan-jun, 2010.
• REIS, G. P. ; SOUZA, R. V.  O CONTROLE DA POLÍCIA NO BRASIL: UMA INTRODUÇÃO AO "CONTROLE CIENTÍFICO" DA POLÍCIA. O Alferes (Belo Horizonte) , Belo Horizonte, v. 57, n.57, p. XX-XX, 2006.
• REIS, G. P. ; SOUZA, R. V. ; SANTOS, M. T. O. ; CAMPOS, M. L. D. . DIAGNÓSTICO DA MORTALIDADE VIOLENTA ENTRE JOVENS NA REGIÃO SUDESTE: ANÁLISE EXPLORATÓRIA DA IMPORTÂNCIA DE INDICADORES PARA POLÍTICAS PÚBLICAS E ESTRATÉGIAS DA PMMG ANTE O PROBLEMA. O Alferes (Belo Horizonte) , Belo Horizonte, v. 18, n.Especial, p. 59-78, 2003.
• REIS, G. P. ; O FENÔMENO DA GLOBALIZAÇÃO E A PMMG: OPORTUNIDADE OU AMEAÇA?. O Alferes (Belo Horizonte) , Belo Horizonte, v. 14, n.49, p. 23-54, 1998.
• REIS, G. P. ; NO LIMIAR DO NOVO MILÊNIO, LIÇÃO DE TIRADENTES À PMMG. O Alferes (Belo Horizonte) , Belo Horizonte, v. 13, n.44, p. 41-51, 1997.
• REIS, G. P. ; POR QUE A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL É IMPORTANTE PARA A PMMG?. O Alferes (Belo Horizonte) , Belo Horizonte, v. 13, n.45, p. 73-84, 1997.
• REIS, G. P. ; EXCELÊNCIA EM SERVIÇOS: A QUALIDADE ORIENTANDO O FUTURO DA PMMG. O Alferes (Belo Horizonte) , Belo Horizonte, v. 12, n.40, p. 27-36, 1994.
• REIS, G. P. ; EDUCAR BEM É A SOLUÇÃO. O Alferes (Belo Horizonte) , Belo Horizonte, v. 11, n.38, p. 87-93, 1993.
• REIS, G. P. ; Políticas de Estado na segurança pública: metodologia para gestão de longo prazo no Brasil. 1. ed. , 2014.
• REIS, G. P. ; Canto Pranto. Belo Horizonte: Cultura e Officina Redatorial Guimarães Rosa, 1998. v. 500. 102p .
• SOUZA, R. V. ; REIS, G. P. . Gestão para resultados na segurança pública em Minas Gerais. In: Juliana Maron; Edmilson Antonio Pereira Junior. (Org.). UM TOQUE DE QUALIDADE. Belo Horizonte: Fundação Guimarães Rosa, 2011, v. , p. -.
• REIS, G. P. ; SOUZA, R. V. . Intervenção do Estado em conflitos agrários: proposta de um modelo brasileiro para as Polícias Militares. Brasília: SENASP/MJ, 2005 (MODELO).
• REIS, G. P. ; VEIRA, A. S. ; GONCALVES, A. E. ; SILVA, A. L. L. A. F. ; LEITE, F. K. P. ; ROSA, G. ; CICARELLI, H. A. ; SILVA, J. C. ; MARTINS, L. C. ; RAMOS, M. X. . MANUAL DE BANCO DE DADOS, ESTATÍSTICA E GEOPROCESSAMENTO. Belo Horizonte: Centro de Pesquisa e Pós-Graduação/Academia de Polícia Militar, 2005 (MANUAL).
• -
OUTRAS PRODUÇÕES
PROTASIO, G. ; REIS, G. P. ; PROTÁSIO, G. . Indicadores para Protocolo de Prevenção Criminal Indireta e de Longo Prazo. 2014.
• REIS, G. P. ; SOUZA, R. V. . CONTROLE CIENTÍFICO DA POLÍCIA POR INDICADORES DE PESQUISA E GESTÃO ESTRATÉGICA. 2005.
• -
PROJETOS DE PESQUISA
• 2011 - Atual
AS CONDIÇÕES DE FECUNDIDADE DA INVESTIGAÇÃO SOCIOLÓGICA, Descrição: Projeto de pesquisa no nível de Doutorado, concernente à obtenção do título respectivo. O objetivo é verificar se os pressupostos de investigação sociológica de Auguste Comte, Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber satisfazem as condições de fecundidade epistemológica, na tipologia de sistemas de conhecimento da realidade, de Pitirim A. Sorokin.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Gilberto Protásio dos Reis - Integrante / Luiz Flávio Sapori - Coordenador.
-
PRÊMIOS
• 2012
Medalha da Ordem do Mérito Legislativo - Grau Mérito Especial, Câmara Municipal de Barbacena/MG.
• 2012
Prêmio Internacional CEGEDS de Excelência em Defesa Social - Categoria "Excelência em Pesquisa", Centro de Estudos da Gestão da Defesa Social - CEGEDS.
• 2009
IV Prêmio Excelência em Gestão Pública do Estado de Minas Gerais, SEPLAG/MG.
• 2007
II Prêmio Excelência em Gestão Pública do Estado de Minas Gerais, SEPLAG/MG.
• 2004
Membro da Academia Barbacenense de Letras, Academia Barbacenense de Letras.
• 2003
Vencedor no Concurso Nacional de Pesquisas Aplicadas em Segurança Pública e Justiça Criminal (coautor do projeto), Secretaria Nacional de Segurança Pública/Ministério da Justiça.
• 2002
Membro da Academia Mantiqueira de Estudos Filosóficos, Academia Mantiqueira de Estudos Filosóficos.
• 1998
Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais.
• 1998
Pesquisador "Benemérito Notável" da PMMG, Polícia Militar de Minas Gerais.
• 1994
Membro da Academia de Letras do Brasil Central, Academia de Letras do Brasil Central.
-
Fonte:
http://www.escavador.com/sobre/1367301/gilberto-protasio-dos-reis
-
http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/5561906
-
CURIOSIDADES:
(CARAMUJO NAUTILUS)
(Proporção dourada)
















Aplicações

O homem sempre tentou alcançar a perfeição, seja nas pinturas, nos projetos arquitetônicos e até mesmo na música.
A proporção áurea foi muito usada na arte, em obras como O Nascimento de Vênus, quadro de Botticelli, em que Afrodite está na proporção áurea. Esta proporção estaria ali aplicada pelo motivo do autor representar a perfeição da beleza.
Em O Sacramento da Última Ceia de Salvador Dalí, as dimensões do quadro (aproximadamente 270 cm × 167 cm ) estão numa Razão Áurea entre si. Na história da arte renascentista a perfeição da beleza em quadros foi bastante explorada com base nesta constante. Vários pintores e escultores lançaram mão das possibilidades que a proporção os dava de retratar a realidade com mais perfeição.
A Mona Lisa de Leonardo da Vinci utiliza o número áureo nas relações entre seu tronco e cabeça, e também entre os elementos do rosto. .
LITERATURA

Na literatura o número de ouro encontra sua aplicação mais notável no poema épico grego Ilíada, de Homero, que narra os acontecimentos dos último dias da Guerra de Tróia. Quem o ler notará que a proporção entre as estrofes maiores e as menores dá um número próximo ao 1,618, o número de ouro.

Luís de Camões na sua obra Os Lusíadas, colocou a chegada à Índia no ponto que divide a obra na razão de ouro.

Virgílio em sua obra Eneida , construiu a razão áurea com as estrofes maiores e menores.
-
RETÂNGULO DOURADO
-
Trata-se do retângulo no qual a proporção entre o comprimento e a largura é aproximadamente o número Phi, ou seja, 1,618, que reflete, inclusive, as proporções do Parténon.
-
Os Egípcios fizeram o mesmo com as pirâmides. Por exemplo, cada bloco da pirâmide era 1,618 vezes maior que o bloco do nível a cima. As câmaras no interior das pirâmides também seguiam essa proporção, de forma que os comprimentos das salas são 1,618 vezes maior que as larguras.
Fonte:

http://www.wcatanzaro.com/aulas/proporcao_aurea.html
-
http://academiadeletrasdobrasildeminasgerais.blogspot.com.br/2016/03/6092-gilberto-protasio-dos-reis.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário