sexta-feira, 18 de novembro de 2016

USO DO TERNO E DA GRAVATA

-



TERMOS CORRETOS?

Terno, Terno sem gravata, Traje passeio, Passeio informal, Esporte fino, Traje a rigor, Black - tié,  Traje  Gala...
Se muitos irão de terno à reunião, (o terno necessariamente obriga o uso da gravata, e quando o cidadão não está de gravata, fala-se: estava de terno, sem gravata, mas se estava completo, diz apenas que ele estava de terno (que é o traje social), pois o terno exige o uso da gravata, sendo praticamente obrigatório, sem delongas; o termo terno e gravata é usado por muitos, mas não condiz), sugiro que a solicitação deve ser  "passeio completo" (que é traje do uso de calça e paletó diferentes, mas com gravata, e, claro, pode-se aparecer também de terno; e quando você coloca o traje "terno", muitos vão mesmo é de traje "passeio completo"; repara para você ver; o terno é muito mais elegante do que o passeio completo), ou mesmo o traje "passeio"(este traje é o uso do paletó, que é o blaizer, com uma calça diferente, podendo hoje, inclusive, ser até um jeans mais chique, mas sem gravata, pode ser chamado de traje passeio, passeio informal, tenue de ville, e de até esporte fino). O traje "esporte fino", em si, é uma camisa social com uma calça social, podendo ser também um jeans chique, não um qualquer. Ah, neste caso, de sapato ou botinha, nunca tênis ou outro calçado, se não seria pelo lado "esporte", e sem ser.
Ainda temos o "traje a rigor" (que pode ser também chamado de black-tie, habillétênue de soirée), que exige o smoking, e smoking se usa obrigatoriamente a gravata borboleta, e como o  nome diz: preta. Para as mulheres o traje exige delas vestidos longos ou curtos, sempre sofisticados.

Para terminar, ainda temos o traje mais chique de todos: o "traje GALA": que é o uso da casaca para os cavalheiros e o vestido longo (que não devem ser conjuntos) para as damas.

Estou ansioso para voltar às reuniões da Arcádia. Mas que tristeza! desde fevereiro na Imprensa Oficial, que está do lado, e às vezes posso dar uma escapulida, não consigo ir, pois fiz duas cirurgias nesse ínterim, uma em março e outra em maio, ficando quase esse tempo todo por conta de recuperação. Voltei ao trabalho na segunda da semana passada, mas com médicos e "fisioterapias" avançadas.

Ozório Couto. Cadeira n. 4.Arcádia de Minas Gerais.
Carlos Drummond de Andrade.
-

Outras informações:

Como combinar terno, camisa e gravata
Postado por: Julia Salgueiro em 17/01/2013 em Estilo, Modo de usar
Depois da postagem Guia masculino: Camisa + Gravata + Terno, ainda surgiram muitas dúvidas sobre como combinar as peças para situações formais. (Para ver mais detalhes veja o post clicando aqui.)
As tabelas de combinação ajudam, e muito, na hora da escolha. Lembrando que, para peças estampadas (seja uma camisa listrada ou uma gravata com alguma padronagem), concentre-se na cor que aparece mais. E mais, lembre-se que as combinações de padronagens e estampas seguem algumas regrinhas que você pode consultar lá no outro post.
Agora, como usar a tabela?



Basta cruzar os dados:
Escolha a peça que você quer dar mais destaque. Se for o terno, consulte a tabela 1. Se for a camisa, consulte a tabela 2. A tabela 2 também serve para fazer combinações sem o blazer.
Exemplo: Você tem um terno cinza e quer saber com que cor de gravata combinar. Na tabela 1, cruze as informações da linha onde está “cinza” com as colunas correspondentes às cores das gravatas. Note que com terno cinza, pode usar gravata de qualquer cor que desejar. Vamos supor que você escolhe uma gravata azul. Na tabela 2 vá até a coluna onde está “azul” correspondendo à gravata. Note que a única cor que de camisa que não combina com uma gravata azul é a verde.
Fonte:
http://modamodamoda.com.br/como-combinar-terno-camisa-e-gravata/
-



Nenhum comentário:

Postar um comentário