domingo, 1 de janeiro de 2017

Pregação em Gn 28: A visão da escada de Jacó. Felipe Seabra.


-

https://www.youtube.com/watch?v=HvOd9TzK3ss
-
Publicado em 8 de jul de 2013
A história de Jacó, muitas vezes já contada em escola bíblicas, apresenta diversas reviravoltas. Seu processo de mudança de vida se assemelha com uma escada, onde vamos subindo a cada dia um degrau. Foi assim com a vida de Jacó, desde quando ele se encontrou com Deus em Betel, passando pela casa de Labão, até seu encontro com o Anjo.

~~~~~~~
Conteúdo e Anotações - Esboço da Mensagem

Gn 28:
10 Jacó partiu de Berseba e foi para Harã.
11 Chegando a determinado lugar, parou para pernoitar, porque o sol já se havia posto. Tomando uma das pedras dali, usou-a como travesseiro e deitou-se.
12 E teve um sonho no qual viu uma escada apoiada na terra; o seu topo alcançava os céus, e os anjos de Deus subiam e desciam por ela.
13 Ao lado dele estava o Senhor, que lhe disse: Eu sou o Senhor, o Deus de seu pai Abraão e o Deus de Isaque. Darei a você e a seus descendentes a terra na qual você está deitado.
14 Seus descendentes serão como o pó da terra, e se espalharão para o Oeste e para o Leste, para o Norte e para o Sul. Todos os povos da terra serão abençoados por meio de você e da sua descendência.
15 Estou com você e cuidarei de você, aonde quer que vá; e eu o trarei de volta a esta terra. Não o deixarei enquanto não fizer o que lhe prometi.
16 Quando Jacó acordou do sono, disse: “Sem dúvida o Senhor está neste lugar, mas eu não sabia!”
17 Teve medo e disse: “Temível é este lugar! Não é outro, senão a casa de Deus; esta é a porta dos céus”.
18 Na manhã seguinte, Jacó pegou a pedra que tinha usado como travesseiro, colocou-a em pé como coluna e derramou óleo sobre o seu topo.
19 E deu o nome de Betel àquele lugar, embora a cidade anteriormente se chamasse Luz.
20 Então Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus estiver comigo, cuidar de mim nesta viagem que estou fazendo, prover-me de comida e roupa,
21 e levar-me de volta em segurança à casa de meu pai, então o Senhor será o meu Deus.
22 E esta pedra que hoje coloquei como coluna servirá de santuário de Deus; e de tudo o que me deres certamente te darei o dízimo.

No meio do Caminho tinha uma Escada.
Contar a história de Jacó até aquele momento.
Jacó falido

O Deus que encontramos no meio do caminho.
Mas com a escada, Deus oferece um caminho, um propósito.
Exemplo de Saulo de Tarso e Moisés.

Nesse momento, apesar da promessa, existe um propósito para sua vida, mas ele não é uma realidade.

Deus propõem uma jornada pra Jacó
História do acampamento onde Pr.Hildebrando falou sobre a pessoa que leva 20 anos para ter uma transformação.

O Eu Cego
A incapacidade de Jacó ver seus próprios problemas.
Algo precisa ser transformado na vida de Jacó.
A fofoqueira
O mulherengo.

Uma forma de criar essa consciência e pelos desertos de provações da vida.
Contar a história de Jacó, Raquel e Lia.
Saul, Golias e Davi.

Ilustração do patrão que virou funcionário
Talvez seja por isso que Paulo diga “ De Deus não se zomba”.

O que você pode aprender com sua provação?
Outra coisa aconteceu com Jacó
"Deus estava entregando o rebanho de labão para ele."

Melhor que ter poder, é ter o Deus que tem todo poder.
Melhor que ter uma benção, é ter o Deus que abençoa.

Onde Isaque cavava surgia água, onde Abrão caminhava a benção do Senhor era sobre ele.

A consciência do seu propósito
( Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come)

Rompimento com labão (O Hoje)
O Deus que se coloca entre você é o mal, que lhe da possibilidade de Dizer Não!

Reconciliar com irmão (O passado)
Agora Ele não confia mais nos truques, a unica coisa que pode verdadeiramente mudar a situação é ele buscar ao Deus verdadeiro.

Restaurar sua identidade ( O futuro)
A luta com o Anjo.
Qual teu nome ?
Mudança de identidade.

Deus pergunta pra você, qual é o seu nome?

A volta para Betel - Jacó agora esta transformado a imagem daquilo que erá seu propósito.

~~~~~~
Pr.Felipe Seabra - 28/04/2013 - Gn 28

Visite nosso culto em Fortaleza:
http://www.felipeseabra.org/



Meu Facebook:
https://www.facebook.com/prfelipeseabra

Nenhum comentário:

Postar um comentário