quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

SONETO À VERDADE: MELHORIA RUMO AO INFINITO-(Qualidade Total) Noneto-Poético-Teatral Nº 61-Soneto nº 6.248- Cinco "S" Administração Japonesa introduzida por dois americanos

-

SONETO À VERDADE: MELHORIA RUMO AO INFINITO-(Qualidade Total)
Noneto-Poético-Teatral Nº 61-Soneto nº 6.248
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil (*)
Interação-interpretativa da reflexão de
Klinger Sobreira de Almeida:
-
Vivenciar os CINCO "ESSES" tal
cultura que o Japão, do topo à base
traz titular Progresso, é sinal
que o TQC percorre cada fase...
-
Na MELHORIA em tudo, ser leal,
busca excelência, não aceita o "quase"...
Defeito zero quer ter o TOTAL,
faz a união, espera que à luz case...
-
Prova final:-Valor obtém sucesso;
o desafio cumpre seu dever:
_Se ensinamento avança, firme, expresso.
-
Esse alicerce forte foi plantado
com Deming e Juran, por querer,
que os "cinco ESSES" tenham o SER mudado.
-
Belo Horizonte,MG, de janeiro de 2017
-
http://www.recantodasletras.com.br/sonetos/5898906
-



CURIOSIDADES e SIGLAS:

(*)-1- SEITON significa providenciar a ARRUMAÇÃO e deixar tudo em ORDEM – todos os materiais (sejam quais forem) necessitam ser mantidos em ordem, para que possam ser encontrados de imediato e estejam prontos para uso sempre que necessários. Deixar as coisas no lugar certo, para não se perder tempo e gastar energia desnecessária, procurando-as. 
-
(*)_2. SEIRI significa evitar o DESNECESSÁRIO – separar o desnecessário do necessário, e guardá-lo num lugar que lhe é próprio, para que não atrapalhe a rotina de trabalho ou qualquer outra atividade. Disponibilizar as coisas realmente necessárias ao trabalho e aquelas desnecessárias guardá-las ou “passá-las para frente”. Guardá-las, porque futuramente poderão ser necessárias; “passá-las para frente” (doar) porque aquilo que é desnecessário para um, pode ser útil para outro

-(*)_3. SEISO significa manter sempre LIMPO –  o local de trabalho ou qualquer outro lugar, com tudo em ordem e somente com o necessário, para que a sujeira não atrapalhe a produtividade nem provoque má qualidade na produção.
-
(*)_4. SEIKETSU significa manter a HIGIENE – tornando o ambiente saudável e agradável para todos.
-
(*)_5-5. SHITSUKE significa DISCIPLINA – não só aprender e seguir os princípios anteriores como hábitos salutares e invioláveis, como também se educar com caráter reto,  firme e honrado, para vencer na vida
-
KAIZEN é uma palavra japonesa que significa mudança para melhor ou  aprimoramento contínuo e que permeia toda a Administração Japonesa. Kaizen pode então, até servir de sinônimo de  Administração Japonesa.

E a chamada Administração Japonesa de hoje, na realidade, é toda uma tradição de educação de berço do japonês, complementada por conhecimentos do management norte-americano . Em outras palavras, valores humanos japoneses complementados por conhecimentos técnicos em Administração norte-americanos, e aplicados em empresas japonesas.
-
(*) TQC – Total Quality Control como um todo processo integrado, conforme o americano “W.Deming enfatizou a importância da interação constante entre pesquisa, projeto, produção e vendas para a empresa chegar à melhor qualidade, que satisfaz os consumidores”.
-

http://www.infobibos.com/Artigos/2006_2/5s/Index.htm