segunda-feira, 28 de agosto de 2017

CINQUENTA ANOS SEM GUIMARÃES ROSA - Noneto-Poético-Teatral Nº 79-Soneto nº 6.573 Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasi


CINQUENTA ANOS SEM GUIMARÃES ROSA
-
Noneto-Poético-Teatral Nº 79-Soneto nº 6.573
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil (*)
-
Guimarães Rosa, em Minas viu crescer(A)
em Cordisburgo, chama de intuição,[B]
berço-natal, que todos podem ver A
desde o Portal e ouvir real lição.[B]
-
Cinquentenária ausência faz-nos crer:(A)
Médico-Chefe quis ter firme ação.[B]
Condecorado ao pódio, por vencer;[A]
em prosa eleva histórias do Sertão.[B]
-
Oficial serviu na Força Pública;(C)
deixou memória em Obra, com patente;[D]
mostrou cenário que a verdade explica.[C]
-
No firmamento, os homens podem vê-la:(E)
-É o voluntário que se faz presente-[D]
Guimarães Rosa pisca em linda Estrela.(E)
-
Belo Horizonte, 28 de agosto de 2017.

http://www.recantodasletras.com.br/sonetos/6096843

(*)Soneto-Clássico-sáfico- heroico; com sílabas fortes na 4ª, 6ª, 8ª; e 10ª sílabas - Rimas: ABAB, ABAB, CDC, EDE; Noneto com 9 solos: jogral-teatral-toante-cantante-poético: CORO:Rimas: AACEE-somente uma voz com apenas 5 instrumentos musicais . SOLOS: Rimas: BAB-BAB-DC-D-9 vozes acompanhadas por solos de instrumentos musicais. (Noneto musical criado por Villa Lobos). (Noneto poético recriado por Silvia Araújo Motta). Mensagem conclusiva no 14º Verso( Último do segundo terceto).
-

https://academiadeletrasdobrasildeminasgerais.blogspot.com.br/2017/08/cinquenta-anos-sem-guimaraes-rosa.html
-
Caros confrades e confreiras,
Em 13 do corrente, comparecemos à Sessão Especial da Câmara de Deputados, em memória do Cinquentenário do “Encantamento” de nosso Patrono-Príncipe João Guimarães Rosa.
A homenagem, como sabemos, foi iniciativa do Dep. Federal Subtenente Gonzaga, com o apoio do Deputado Patrus Ananias.
Compareceram, além deste Presidente, representando nosso Sodalício os seguinte Acadêmicos: Profª Sílvia Araújo Motta, Cel. Antônio Fernando de Alcântara, Cel. José do Espírito Santo, Juiz de Direito Rodrigo Victor Foureaux e Sgt. Cláudio Cassimiro Dias. Este, como Assessor do Dep. Gonzaga, teve papel relevante na organização do evento e recepção aos convidados (para uma visão fotográfica, sugiro que reportem ao blog http://caboclaudiodias.blogspot.com.br/).
O evento foi prestigiado por outras entidades de Minas Gerais: (1) Academia Nevense de Letras-ANELCA:   Nemilson Vieira de Morais e outros(2) Fundação João Guimarães Rosa: TC Zilton Ribeiro do Patrocínio; (3) Academia de Letras do Brasil-MG: Wladimir e outros(4) Academia de Letras Familiares Guimarães Rosa-AFAL : Dr. Evandro Guimarães de Paula; (5) Academia Cordisburguense de Letras Guimarães Rosa-ACLGR: Jornalista Natalino e outros (5) Clube Brasileiro da Língua Portuguesa: Profª Sílvia Araújo Motta.
Fomos recebidos pelo Subtenente Heder Martins de Oliveira – Chefe de Gabinete do Dep. Gonzaga, que, juntamente com o confrade Cláudio Cassimiro, foi o coordenador geral do evento, organizado pelo cerimonial da Câmara dos Deputados. No plenário Ulysses Guimarães, tivemos a recepção dos Deputados Gonzaga e Patrus, além de outros parlamentares.
O Deputado Fábio Magalhães abriu a Sessão Especial, às 09h00, e foi feita a composição da mesa que teve a direção alternada entre os Deputados Gonzaga e Patrus. Compuseram a mesa, além dos Deputados, o Cel. Alcântara e jornalista Natalino, representando a ACLGR; Dr. Evandro, Presidente da AFAL; Cel. Klinger, Presidente ALJGR; Profª Sílvia, Presidente do Clube da Língua Portuguesa; Acadêmico Nemilson, ANELCA; Acadêmico Wladimir, ALB/MG; Acadêmico Evandro, AFAL.
Na abertura do evento, o vídeo da ALJGR, elaborado pelo confrade Sgt. Brasili, foi exibido. A execução do Hino Nacional Brasileiro foi feita pela Banda de Música do Colégio Tiradentes de Uberaba, que abrilhantou o evento com outros números musicais. O auditório estava preenchido por grande representação da Polícia Militar do Distrito Federal, ressaltando a pessoa do Cel. Alencar, acompanhado de dezenas de militares.
Além dos Deputados Gonzaga e Patrus, reverenciaram a memória de JGR: Raquel Muniz, Jô Moraes, Adelmo Carneiro Leão, Domingos Sávio, Edson Moreira, Érika Kokay e outros.
Em nome das Academias, pronunciaram na tribuna:  Klinger, ALJGR; Profª Sílvia, Clube da Língua Portuguesa; Acadêmico Nemilson, ANELCA; jornalista Natalino, ACLGR; Acadêmico Wladimir, ALB/MG. Nosso confrade Cláudio Cassimiro declamou sua “ODE a Guimarães Rosa”.
Pontos Altos do Evento: (1)  Discursos dos responsáveis pela Sessão: Deputados Subtenente Gonzaga e Patrus Ananias; (2) Entrega, pelo TC Zilton – representando o Cel. Pedro Seixas, Superintendente-Geral,  de engenhosa Placa, ofertada pela FGR,  em reverência a JGR ao representante da família: Dr. Evandro, Presidente da AFAL (foto); (3) Homenagem Poética da Profª Sílvia aos Deputados Patrus, Gonzaga, e ao confrade Cláudio Cassimiro; (4) Profª Sílvia que colocou o auditório a cantar “Oh, Minas Gerais” (5) presença da PM Distrito Federal (6) Banda do Colégio Tiradentes – Subtenente Willian Alberto de Souza, 4º BPM, Uberaba; (7) Trabalho de coordenação do Subtenente Heder Martins de Oliveira, Chefe Gabinete do Dep. Gonzaga; (8) presença do confrade Juiz de Direito Foureaux, que transferiu audiência em Nova Palma, para prestigiar o evento; (9) presença ativa do confrade Cel. José do Espírito Santo (10) Tiragem de 1.000 unidades de um opúsculo de 38 páginas, tamanho A5, contendo colaborações de confrades e confreiras , editado pela Câmara de Deputados; (11) difusão do Informativo Rosiano, tamanho A4, colorido, papel laminado, edição especial, ressaltando historicamente – em prosa e verso - a condição de oficial da Força da Pública Mineira do Cap. Médico João Guimarães Rosa.
Este é apenas um breve release de um evento apoteótico.  Certamente, outros escreverão sobre o tema.
Saudações Rosianas,

Klinger Sobreira de Almeida – Cel. PM Ref.
Presidente ALJGR/PMMG

PS: Os confrades que se deslocaram de BH e de Goiás para representar a ALJGR arcaram com todas as despesas de transporte, hospedagem e alimentação; não houve ônus para a entidade mantenedora nem Academia..




Nenhum comentário:

Postar um comentário