terça-feira, 19 de dezembro de 2017

SONETO À VERDADE LIV (Nº54) PENSAMENTO POSITIVO-Força Criadora-Por Silvia Araújo Motta-BH-MG-Brasil-Interpretativo do texto de Klinger Sobreira de Almeida


6620-SONETO À VERDADE:PENSAMENTO POSITIVO-Força Criadora  LIV-(N. 54)
-

Noneto-Poético Nº 92-Soneto nº 6.620

Interação com Klinger Sobreira de Almeida

Por Silvia Araújo Motta/BH/Brasil

-

Na travessia humana a ação perfaz
amor e ódio, paz também, contudo
a educação permeia a todos, traz
transformação que exige mais estudo.
-
A mente é força-mestra, molda e faz;
forja os desejos bons ou maus, em tudo
põe alegrias...lança o mal capaz:
_No próprio espelho deixa o líder mudo.
-
O ser humano é o que pensa, então,
os olhos são espelhos da alma...luz;
de dentro para fora tem razão.
-
O pensamento é cria a mente
se é positivo, toda a luz conduz.
Felicidade tem AMOR presente.
-
Belo Horizonte, 19 de dezembro de 2017.
https://www.recantodasletras.com.br/sonetos/6202721
-
https://academiadeletrasdobrasildeminasgerais.blogspot.com.br/2017/12/soneto-verdade-liv-n54-pensamento.html
-
(*)Soneto-Clássico-sáfico-heroico; com sílabas fortes na 4ª, 6ª, 8ª e 10ª sílabas - Rimas: ABAB, ABAB, CDC, EDE; Noneto com 9 solos: jogral-teatral-toante-cantante-poético: CORO:Rimas: AACEE-somente uma voz com apenas 5 instrumentos musicais . SOLOS: Rimas: BAB-BAB-DC-D-9 vozes acompanhadas por solos de instrumentos musicais. (Noneto musical criado por Villa Lobos). (Noneto poético recriado por Silvia Araújo Motta). Mensagem conclusiva no 14º Verso (Último do segundo terceto). Email:clubedalinguaport@gmail.com
-
https://www.recantodasletras.com.br/sonetos/6202721
-
https://academiadeletrasdobrasildeminasgerais.blogspot.com.br/2017/12/soneto-verdade-liv-n54-pensamento.html
-


       Mensagem de Klinger para o texto n. 54:

“AVANTE, CAMARADAS! Ao tremular do nosso pendão,/Vençamos as invernadas/Com fé suprema no coração/Avante, sem receio (...) Aqui não há quem nos detenha,/E nem que turbe nossa galhardia...”

 Caros confrades e confreiras,

2017 adentra no seu crepúsculo vespertino! Finda-se o ano. A humanidade o fez; construiu-o dia a dia: evolução científico-tecnológica, evolução social, evolução espiritual... Mas, no torvelinho das ações macros, aqui e acolá, a parte podre também fez das suas: atos terroristas inconsequentes, ferindo, aleijando e matando inocentes; guerras insensatas, sem quê nem porquê, destruindo comunidades e jogando famílias à deriva; acumulação de riquezas estéreis, enquanto contingente de milhões vegeta na miséria e na fome; a natureza, garantia da vida futura, sendo destroçada impiedosamente; o crime organizado, lastreado no tráfico de drogas e contrabando de armamento, estendendo seu império global...

A macro conduta humana de uma parte podre, mas influente, poderosa e condutora, reflete nos comportamentos da massa, individual e coletivamente: destrói-se os valores morais e, à esteira, a família; a vida humana fica sem nenhum valor para o marginal que mata e rouba, assedia e estupra; a corrupção, acenada pelos  exemplos do topo, campeia; o tóxico é a bandeira que hasteiam para a juventude... Tudo isto evidencia que segmentos consideráveis da humanidade não evoluíram consciencialmente.

2018! Aproxima-se um nova aurora. A humanidade é evolucionária. Sem embargo da parte podre, o conjunto sadio, que emergirá do individual aos milhões de almas, haverá de se sobrepor. A Fé edificará seu império. A Esperança jamais fenecerá, e, nas suas asas, o Otimismo fará o voo altaneiro.

Envio-lhes, à apreciação o Tema LIV, da série Rastreando a Verdade – PENSAMENTO POSITIVO→Força Criadora. É o último do ano. Mas a série não termina – os meandros da verdade sempre se abrem em ramificações! –   retornaremos em fevereiro de 2018. A Verdade é uma incógnita fugidia. Mas não desistiremos.

Que o 2018 lhes seja, ao lado dos entes queridos, uma jornada de Amor, Sabedoria e Fortaleza!

Klinger Sobreira de Almeida – Cel. PM QOR
Presidente Academia de Letras João Guimarães Rosa/PMMG
Membro Correspondente Academia Valadarense de Letras
-

 Rastreando a Verdade (LIV)
PENSAMENTO POSITIVO→Força Criadora
“O homem é aquilo que ele pensa (...) O ser humano é, literalmente, o que pensa, e seu caráter é a soma completa de todos os seus pensamentos.”  (James Allen – As a Man Thinketh, 1903)
James Allen, escritor americano, mestre que se aprofunda nos esconsos da alma humana, compara a mente a um jardim, e o homem, ao jardineiro. O jardim abandonado torna-se terreno propício à aridez ou à vegetação nociva. Aquele que é bem cultivado exibe paisagem verdejante, o aroma é saudável - exuberante em flores e frutos. 
Pensamento é vibração mental – força incomensurável – que pode ser criadora ou destruidora. 
Tendo o homem a faculdade do Livre-Arbítrio – “jardineiro” único e exclusivo de sua mente – pode ele orientar suas vibrações no sentido positivo ou negativo. Neste, a força é destruidora, naquele, criadora. Em qualquer dos ângulos em que emerge, a força desemboca na vontade, que dá concretude aos desejos engendrados na mente.
Quem, comumente, contrariando a Lei Regente do Universo – o AMOR – orienta seu pensamento com lastro no egoísmo, vive em contramão cósmica. Neste viés, o indivíduo cultiva a negatividade em extensão e profundidade: ódio, rancor, ressentimento, medo, covardia, maledicência, pessimismo, desconfiança etc. Então, eclode, às vezes lenta, ou veloz, a força destruidora – ação da vontade – que provoca, desrespeita, pisoteia, desune, divide, calunia, difama, injuria, falseia, afronta, tripudia, escraviza, subjuga, extorque, rouba, mata... 
Ao contrário dos desviados, quem se alinha, em pensamento, ao amor, faz sua travessia terrena melhorando os sítios por onde pousa. Restaura justiça. Administra posses materiais no sentido do bem-comum. Põe sua inteligência a criar benesses em prol da humanidade.  Vê no próximo o irmão. Altruísta, irradia luz em sua caminhada. 
Feliz a comunidade, instituição, ou empresa, que tem, como “cabeça” (governo, dirigente ou líder), pessoas de elevado nível consciencial (moral).  Estas cultivam o “jardim da mente” com pensamentos positivos, ressoam em ações criadoras e construtivas, relacionamentos saudáveis, ambiência de luz...
Mas!... Se o “mau jardineiro da mente” consegue alçar poder, os resultados são terríveis. Dependendo do patamar, pode deflagrar uma guerra. Vide dois líderes mundiais: Trump -  Estados Unidos; Kim Jung Woon – Coreia do Norte. Perigosos!
É possível, mas não fácil, educar o pensamento.  O homem que, desde criança, seguiu a linha divergente da marcha cósmica, tem dificuldades, mormente em face dos sucessos ilusórios, em realinhar sua mente – despojá-la das negatividades em prol dos pensamentos positivos. Só desperta, via de regra, quando assolado por grandes dores. 
Constitui dever dos condutores da humanidade – os pais, os educadores e todos que detêm liderança em qualquer ramo – obrar no sentido de despertar seus semelhantes para a natureza do pensamento. Mostrar-lhes, em mensagens convincentes e exemplos, a equação: PENSAMENTO POSITIVO→ Força Criadora. 

Klinger Sobreira de Almeida – Cel. QOR
Presidente ALJGR/PMMG
                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário