domingo, 1 de abril de 2018

6657-SONETO À VERDADE:58- INVESTIGAÇÃO POLICIAL - LVIII-Noneto-Poético Nº 102-Soneto nº 6.657 Interação com Klinger Sobreira de Almeida Por Silvia Araújo Motta/BH/Brasil

-

6657-SONETO À VERDADE: 58-INVESTIGAÇÃO POLICIAL-LVIII
-
Noneto-Poético Nº 102-Soneto nº 6.657
Interação com Klinger Sobreira de Almeida
Por Silvia Araújo Motta/BH/Brasil
-
A violência cresce a cada dia!
Os homicídios causam dor mundial:
_A Marielle Franco já dizia
que defendia os simples, contra o mal.
-
Foi morta a tiros; isto não devia!
Que covardia! Vi Tevê e Jornal!
Povo tem pressa, quer prisão! Seria
uma utopia? _Plano está ideal!
-
Policial tem metas, quer resposta!
Com tirocínio enfrenta a luta armada!
A inteligência brilha em trilha oposta.
-
Perseverança é chave áurea, em vida!
Em outros "caos" silêncio é cilada:
_Coronel Pedro viu missão cumprida!
-
Belo Horizonte, Minas Gerais, abril, 2018
https://www.recantodasletras.com.br/sonetos/6297160
http://academiadeletrasdobrasildeminasgerais.blogspot.com.br/2018/04/6657-soneto-verdade-investigacao.html
-
(*)Soneto-Clássico-sáfico-heroico; com sílabas fortes na 4ª, 6ª, 8ª e 10ª sílabas - Rimas: ABAB, ABAB, CDC, EDE; Noneto com 9 solos: jogral-teatral-toante-cantante-poético: CORO:Rimas: AACEE-somente uma voz com apenas 5 instrumentos musicais . SOLOS: Rimas: BAB-BAB-DC-D-9 vozes acompanhadas por solos de instrumentos musicais. (Noneto musical criado por Villa Lobos). (Noneto poético recriado por Silvia Araújo Motta). Mensagem conclusiva no 14º Verso (Último do segundo terceto). Email:clubedalinguaport@gmail.com
https://academiadeletrasdobrasildeminasgerais.blogspot.com.br/2018/04/6657-soneto-verdade-investigacao.html

-



MENSAGEM DO CRONISTA

Caros Leitores,

No rastreamento da verdade, o tema LVIII adentra numa seara muito em voga: a Segurança Pública. Aborda, sinteticamente, uma de suas facetas – a Investigação Policial, e focaliza as premissas fundamentais que orientam sua condução rumo ao êxito.

O Brasil de hoje, atolado em crises, vive no bojo de uma legislação leniente e permissiva que favorece o crime em todas suas nuances. Quando a violência criminosa, sempre à socapa,  alcança alguém famoso ou um nicho de valores relevantes, o clamor público recrudesce. Querem que a polícia aponte, de imediato, o autor ou autores. As investigações leigas, os palpites, as especulações e as cobranças em manchetes  inflam o emocional da coletividade. Não obstante, até por experiência, nos alinhemos dentre aqueles que preconizam a inexistência de crime insolúvel, sabemos também que a investigação policial não caminha sob pressão. Aliás, esta, quando excessiva, exacerbada, atrapalha e perturba.

Saudações Rosianas,

Klinger Sobreira de Almeida – Cel. PM QOR
Presidente Academia de Letras João Guimarães Rosa/PMMG
-
Rastreando a Verdade (LVIII)
INVESTIGAÇÃO POLICIAL
- Tirocínio↔Inteligência↔Perseverança
Em 14Mar18, fruto da violência carioca, mais um crime chocante. A Vereadora Marielle Franco foi covardemente abatida a tiros, juntamente com seu motorista. Líder popular, voz corajosa e tonitruante em prol dos oprimidos, e um futuro político promissor, sua morte abalou as camadas do bem, repercutiu mundialmente.
Na sequência, intensa pressão sobre governantes e polícia. O povo quer o imediato desvendamento do crime, a prisão e punição dos mandantes e executores. Dezenas de entidades, respaldadas pela atoarda da mídia, exigem resposta.
Não ocorreu um homicídio simples. Tudo indica que, por detrás, há um grupo que se sentia prejudicado, e temia a ação futura da líder popular. Então, segundo o raciocínio da organização do mal, a ameaça deveria ser eliminada enquanto embrionária. Certamente, o crime foi planejado e executado por profissionais.
Partindo dessa premissa, permito-me, como antigo profissional de polícia, algumas reflexões. De tenente a capitão, 60/70, atuei como Delegado Especial de Polícia e/ou de Capturas. Esclareci dezenas de crimes: homicídios, furtos, roubos, estelionatos... Tive mestres notáveis: um deles, que se situa no panteão dos grandes policiais brasileiros: o legendário “Cel. Pedro”, sobre o qual escrevi o livro de 800 páginas: UM CERTO DELEGADO DE CAPTURAS – O Romance de um Mito Herói.
Com o mestre Pedro, uma geração de policiais aprendeu: todo crime deixa vestígios que permitem desvendamento. A polícia investiga com discrição. Investigação é trabalho de “formiguinha”: inteligente, profundo e paciente. O investigador não deve ser pressionado por interessados, clamor público ou imprensa. Em crimes misteriosos, não há passe de mágica. Todo crime, por mais bem engendrado, deixa uma ou mais falhas - antes, durante ou depois: cabe ao investigador percuciente detectá-las e puxar o fio da meada. Não se fabrica criminoso. Eis uma síntese de ensinamentos!
Em 62, o Cel. Pedro, já aposentado, foi chamado para esclarecer a execução do Deputado Estadual, líder da oposição – Nacip Raydan – tocaiado em seu berço eleitoral: Santa Maria do Suaçuí. Ao assumir a investigação, foi claro à imprensa: vou elucidar o assassinato; colocar a mão nos mandantes e executores, mas não me cobrem resultado imediato; não me dobrarei a pressões. No decurso de oito meses, uma dezena de crimes misteriosos vieram à luz. Ao fim, o pistoleiro, intermediários e mandantes foram apontados, presos e processados criminalmente.
O estúpido assassinato de Marielle será, sem dúvida alguma, apurado. A Segurança Pública do Estado do Rio está sob intervenção federal. Um General, competente e firme, está organizando o “caos” e pondo  ordem no sistema. É questão de honra da polícia carioca apontar os planejadores e executores. Porém, a pressão da imprensa, com reflexos na opinião pública, cobrando e querendo prazos, ou criticando açodada e irresponsavelmente, pode desestabilizar a investigação.
No lado policial: Tirocínio↔Inteligência↔Perseverança. No outro lado - família, amigos, povo e imprensa: Confiança, Paciência e Esperança.
Klinger Sobreira de Almeida – Mil. Ref./Membro ALJGR/PMMG






Nenhum comentário:

Postar um comentário