quinta-feira, 24 de maio de 2018

Novos empossados na Academia de Letras João Guimarães Rosa PMMG-23-maio-2018-Belo Horizonte


-


PRESIDENTE KLINGER SOBREIRA DE ALMEIDA 
E ESPOSA ACADÊMICA SILVIA ARAÚJO MOTTA
DESEJAM A TODOS BOAS VINDAS EM NOSSA ACADEMIA DE LETRAS JOÃO GUIMARÃES ROSA DA POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS E CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS.


Presidente Klinger, Esposa Silvia saúdam autoridades, convidados e amigos da ALJGR.

-

-
Major Santigo-Acadêmico Orador Oficial da ALJGR-PMMG
-

DISCURSO de RECEPÇÃO  
aos NOVOS ACADÊMICOS / 23MAIO18
Pelo Orador Oficial da ALJGR-PMMG:
Major Flávio Jackson Santiago
Ocupante daCadeira 30-Patrono: José Vieira Couto de Magalhães.
-

Havia uma festa em andamento num certo Areópago deste mundão aí afora. Uma festa com um ingrediente excelso: a imortalidade. 
Para alguns que recebiam tal informação, prosa de rumo incerto. Para outros, mais céticos, algo a ser rechaçado e banido. Um ultraje, na verdade.  Para os mais esotéricos, uma oportunidade de transcendência ou algo semelhante.  E assim, seguiam outras derivações dos pensamentos originais sem pecados originais...é claro! 
No entanto, a notícia corria em vasto ambiente tecnológico contemporâneo com tantas mídias sociais que se tornava impossível não estar conectado com tal manchete.  Muitos recebendo a notícia de que a cura da morte estava sendo anunciada. Que coisa, não é? Outros, multiplicando a notícia que um tal de Coronel Klinger anunciava, em nome de uma Academia de Letras, enfim, a comercialização da poção da fonte da juventude. Nossa! Jornais do mundo inteiro avisando e debatendo tal situação numa mistura de discussões acaloradas, outros querendo conhecer os fundamentos que chancelavam tal realidade e muitos ávidos para conhecer tal caminho. O Le Monde, respaldado jornal francês, por exemplo, trazia a seguinte manchete "As Minas Gerais do Brasil dão um passo importante para a humanidade". Já o crítico The New York Times dizia "Um Coronel da PM descobre, na Amazônia, a fonte da juventude". No bojo da matéria criticava os cientistas norte-americanos que não haviam encontrado primeiro. Jornais argentinos, como O Clarin traziam manchetes revoltadas como a seguinte frase "Brasil tenta ganhar a copa com receita encontrada nas ilhas Malvinas. E por falar em Malvinas..." Partiram para uma política interna, mas exaltavam os cotovelos doidos para a terra que um dia foi intitulada de terra brasilis descobrir algo tão significativo. O jornal espanhol El País criticava o tema e atestava "Brasileiros tentam repatriar seus melhores jogadores com promessa falsa da imortalidade". Já o The Guardian, com toda a sua pompa britânica atestou “Será que a União Europeia conseguirá, também, a imortalidade? ”.  E assim, jornais do mundo inteiro propagaram tal notícia com suas razões personalíssimas, algo que se sucede na política mundial, ou seja, sempre com análises focadas e fixadas nas promoções individuais e com fulcro eleitoreiro.  Infelizmente...
Cel Klinger tentou desmentir, mas quando viu já estava nos braços da população que o carregava como o mensageiro de uma nova boa nova.
Quando descobriram a verdade, muitos foram embora.  Entretanto, alguns ficaram e se encontram agora no salão do Clube dos Oficiais. Pessoas que têm visão altaneira, são agregadores e conseguem enxergar o novo, sem se esquecerem dos baluartes do passado, varões que, como o Capitão-Médico Guimarães Rosa, desbravaram montanhas da intelectualidade que levaram Minas para o mundo e elevaram o nome de uma instituição que sobrevive, até os dias de hoje, com o dever de cultivar valores para a proteção de nossa humanidade e de toda uma sociedade que, às vezes, mesmo sabendo de tão nobre missão, a dilacera em praça pública. Não fosse os defensores da milícia de Tiradentes que, num pacto de gerações, se comprometeram a manter a paz, mesmo com o sacrifício das próprias vidas, talvez a situação não permanecesse com o estado mineiro tão em ascensão no cenário nacional.
E foi assim que o Presidente da Academia de Letras João Guimarães Rosa, escudado por outros tantos confrades e confreiras, que honram, na reserva altiva e em plena atividade, além de parceiros civis de alto compromisso deixado pelo Alferes Tiradentes trabalharam e trabalham na busca da manutenção da liberdade intelectual para que policiais militares, bombeiros militares, de todos os postos e graduações pudessem e possam auxiliar na busca de um mundo melhor, com muito mais paz e sabedoria.
E assim, num dos atos mais importantes desta festa, não no anúncio do elixir da juventude, mas na imortalidade que anuncia, através de textos, prosas, produções técnicas e literárias de toda a monta que abraçamos novos confrades que passam a combater um combate de tantos outros de nossa história. Que a determinação de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que a luz intelectual do Capitão–médico João Guimarães Rosa e o exemplo de Saul Martins possa saudá-los em tão importante chegada a este silogeu, patrimônio das corporações militares mineiras e tão significativa para o norteamento de nossas vidas e ações.
Que os patronos das cadeiras areopagíticas por vós, a partir de hoje ocupadas, Dr. Heráclito Fontoura Sobral Pinto, digníssimo e marcante jurista da história; Coronéis Saint’Clair Luiz do Nascimento, Georgino Jorge de Souza, Paschoal Silvestre e Walter Machado, mui dignos escritores militares; Delegado de Polícia Antônio Dutra ladeira, Otto Lara Resende e Oswaldo França Júnior, também escritores importantes, possam iluminar novos traços dos papiros existentes, bem como os que virão para, com isto, a manutenção da chancela da inconfidência mineira possa ser cláusula pétrea no coração dos mineiros, quiçá brasileiros.
Em nome da Academia de Letras João Guimarães Rosa, como Orador Oficial e acadêmico deste importante silogeu eu, Major Flávio Santiago, dou as boas-vindas aos novos acadêmicos: Coronel Jesus Milagres, Tenente-Coronel Hélio Hiroshi Hamada, Tenente-Coronel João José do Nascimento, Sargento Renato Pires Moreira, Cabo José Passos de Carvalho, Jornalista Luís Gonzaga Góes, Professora Maria de Lourdes Costa Dias Reis e Professora Ivany Chagas Coutinho.
A todos, a nossa reverência e continência.
Muito obrigado.
Major Flávio Jackson Santiago
Orador Oficial da ALJGR-PMMG.

-------------------------------------=----------------------------------


                           


MENSAGEM OFICIAL DE UM  EMPOSSANDO:
HÉLIO HIROSHI HAMADA

Senhoras e Senhores,

Com muita satisfação faço às vezes de orador da sessão solene de posse de novos acadêmicos, aos quais tenho o grande prazer e honra de tecer algumas palavras.

Inicialmente, agradecemos à confiança que nos foi depositada pelo Senhor Coronel Klinger Sobreira de Almeida, presidente da Academia de Letras João Guimarães Rosa. Dentro de um processo previsto no Estatuto da Academia de Letras, os nomes dos novos empossados foram indicados por padrinhos, sendo submetidos e aprovados pelo Conselho Superior, o que denota a seriedade e o compromisso pelo qual, doravante, teremos que carregar em nossos trabalhos junto à essa nobre casa.

Em deferência aos empossados, apresento-os agora, juntamente com os respectivos patronos, aos quais, em justa homenagem, faço um breve resumo de seus feitos.

Senhor Coronel Jesus Milagres, formou-se aspirante a oficial em 1991, graduado em Direito pela Universidade Presidente Antônio Carlos, Pós-graduado no Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Segurança Pública e no Curso de Especialização em Segurança Pública, ambos pela PMMG e Fundação João Pinheiro. Possui passagens por várias Unidades da Polícia Militar, sendo atual Comandante da 13ª Região, sediado em Barbacena. Dentre suas publicações está o livro intitulado 9º Batalhão – Sua história, sua gente.

Indicado pelo Acadêmico Efetivo Curricular Coronel Sérgio Henrique Soares, passa a ocupar Cadeira nº 52, tendo como seu Patrono, o Jurista Heráclito Fontoura Sobral Pinto, formado em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, advogou em defesa dos direitos humanos, especialmente durante o Estado Novo e após o golpe de 1964. Embora tenha iniciado sua carreira como advogado na área de Direito Privado, acabou por se notabilizar como brilhante criminalista. Na fase da abertura política no início da década de 1980, participou das Diretas Já. Em 1984, participou do histórico Comício da Candelária, e defendeu o restabelecimento das eleições diretas para a presidência da República, lendo na ocasião o artigo primeiro da Constituição Federal do Brasil: “Todo o poder emana do povo, e em seu nome será exercido”.

Tenente Coronel Hélio Hiroshi Hamada, formou-se aspirante-a-oficial em 1993, atual Subcomandante da Academia de Polícia Militar, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui especializações em criminalidade e segurança pública pela Fundação João Pinheiro e Universidade Federal de Minas Gerais, dedica-se aos estudos e pesquisa em segurança pública, especialmente vinculados à educação profissional e Inteligência de Segurança Pública.

Indicado pelo Acadêmico Efetivo-Curricular Tenente Coronel Gilmar Luciano dos Santos, passa a ocupar a Cadeira nº 55, cujo patrono é o Coronel Saint’Clair Luiz do Nascimento, pesquisador na área de policiologia, bacharel em direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora, foi agraciado com o título de cidadão honorário de Juiz de Fora, Patos de Minas, Monte Carmelo, Carmo do Paranaíba, Coromandel, São Gotardo e Paracatu. Na Academia de Letras João Guimarães Rosa ocupou incialmente a cadeira nº 23 e foi membro do Conselho Superior. Dentre suas várias obras publicadas, destaca-se o Manual do IPM, compêndio de Polícia Judiciária Militar e Aspirantes de 55, Memória Viva da Academia de Polícia Militar.

Tenente Coronel João José do Nascimento, notabilizou-se nas áreas de administração, finanças e ensino na Polícia Militar. Foi assessor especial de vários prefeitos de Belo Horizonte e Diretor do Tesouro de vários governadores de Minas, prefeitos de Belo Horizonte e Diretor do Tesouro de vários governadores de Minas Gerais. Na Corporação, teve destaque como primeiro Auditor da Polícia Militar, Diretor do Hospital Militar, Comandante do 3º Batalhão de Diamantina e do Batalhão de Trânsito, em Belo Horizonte. Como escritor, publicou três livros sendo: “Revolução de 31 de março 1964”, “Crises da América Latina após a Segunda Guerra Mundial” e “Aspectos da Primeira Guerra Mundial e Segunda Guerra Mundial”.

Indicado pela Parceira-Assessora Maria de Lourdes Costa Dias Reis, passa a ocupar a cadeira nº 43, do Patrono Coronel Georgino Jorge de Souza, aspirante de 1940, durante quinze anos exerceu as funções de delegado de polícia no triângulo mineiro e na zona da mata, formou-se em direito pela Faculdade de Direito de Vitória, foi membro do Conselho de Criminologia e Política Criminal, Conselho Editorial da Unimontes e presidente da 11ª seção da OAB de Montes Claros.

2º Sargento Renato Pires Moreira, Especialista em Inteligência de Estado e Inteligência de Segurança Pública pela Fundação Escola Superior do Ministério Público de Minas Gerais, Especialista em Polícia Judiciária Militar pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, Especialista em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG), Bacharel e licenciado em Geografia, com ênfase em Análise Ambiental pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH).

Indicado pelo Acadêmico Efetivo Curricular Coronel Sérgio Henrique Soares, passa a ocupar a cadeira nº 53, cujo patrono é o Escritor Otto Lara Rezende, cujas qualidades literárias também foram reconhecidas pela Academia Brasileira de Letras, sendo eleito para a cadeira nº 39 daquela casa. Diplomado em Direito, trabalhou em jornais como Diário de Notícias, Correio da Manhã, Última Hora, O Globo, Folha de São Paulo e Jornal do Brasil. Foi adido cultural nas embaixadas do Brasil em Bruxelas e Lisboa. Foi autor de várias obras literárias entre contos, romances, crônicas e novelas.
                                                                                                                                                                    Cabo José Passos de Carvalho, membro do Instituto Histórico Geográfico de Minas Gerais, membro Instituto Histórico Geográfico de São João del-Rei, Titular da Cadeira seis da Academia Formiguense de Letras, ex-presidente da Academia Lavrense de Letras, redator chefe do Jornal Online Lavras Aqui, da revista Espaço Lavras, colunista do Jornal Tribuna de Lavras, diretor e redator do Jornal A Gazeta, publicou cinco obras, dentre elas relatos sobre a Cruz Vermelha, histórico do 8º BPM e Milícia de Tiradentes.

Indicado pelo Acadêmico Fundador Coronel Edgar Soares, passa a ocupar a cadeira nº 54, do Patrono Coronel Paschoal Silvestre, aspirante de 1938 no então Departamento de Instrução da Força Pública de Minas Gerais, formou-se engenheiro civil pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais em 1947, possui vários trabalhos publicados dedicados ao estudo e pesquisa na área de engenharia entre 1957 a 1989.


Jornalista Luís Gonzaga Góes, indicado pelo Coronel Antônio Fernando de Alcântara, membro efetivo-curricular da Academia de Letras João Guimarães Rosa e da Academia Cordisburguense de Letras. O pai foi cabo da Polícia Militar de Minas Gerais,  e participou das Revoluções de 1924, 1930 e 1932, tendo passado para a reserva, como Sargento,  na década de quarenta. Luís Góes, como é conhecido, é ex-funcionário do IPSEMG, formado em Comunicação Social, pela ex-FAFI-BH, onde também foi Assessor da Diretoria e professor Assistente das Cadeiras de Fotografia e Crítica das Artes Plásticas; foi jornalista nos jornais Diário do Comércio, O Debate e Jornal de Minas.  Pesquisador e historiador, publicou vários livros  contando a história de Belo Horizonte e do Bairro Santa Tereza.

Jornalista Góes passa a ocupar a cadeira nº 50, tendo como patrono o escritor Oswaldo França Júnior, que foi autor de várias obras publicadas entre o final da década de sessenta e oitenta. Em 1967 ganhou o Prêmio Walmap, considerado o mais importantes da literatura brasileira à época. Publicou romances regularmente, destacando-se a obra “Jorge, um Brasileiro”, que foi levado ao cinema e televisão, e muitos outros que tiveram traduções na Alemanha, Estados Unidos, União Soviética, França e Checoslováquia.

Professora Maria de Lourdes Costa Dias Reis, graduada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Em sua trajetória profissional teve passagens como docente em várias instituições de ensino superior como Faculdade do Ensino de Minas Gerais, Instituto Belo Horizonte de Ensino Superior e Universidade Federal de Minas Gerais. Colaboradora de vários jornais, é autora de quatorze livros, um deles, premiado pela União Brasileira de Escritores. É membro efetivo da Comissão Mineira de Folclore onde realiza estudos ligados à cultura mineira.

 A Professora Maria de Lourdes, já pertencente à Academia de Letras João Guimarães Rosa como Parceira-Assessora, está sendo admitida para o cargo de Acadêmica Efetivo-Curricular.

 Passa agora a ocupar a cadeira nº 60, do Patrono Coronel Walter Machado, que ingressou aos quadros da Polícia Militar em 1947, graduado em Arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais, possuidor do título de Doutor em Urbanismo, foi professor catedrático da Universidade Federal de Minas Gerais, publicou vários estudos e trabalhos técnico-científicos na área de arquitetura urbana e engenharia.

Professora Ivany Chagas Coutinho, Presidente da AFAS de novembro de 1980 a março de 1983, Professora de língua portuguesa e literatura portuguesa e brasileira, Professora de língua francesa, exerceu docência no Colégio Comercial Renascença, Colégio Tiradentes da PMMG, Colégio Municipal de Belo Horizonte e Instituto Municipal de Administração e Ciências Contábeis – IMACO, possui cinco livros publicados entre 2001 e 2011.

Indicada pela Acadêmica Efetivo-Curricular Sílvia de Lourdes Araújo Motta, passa a ocupar a cadeira nº 46, tendo como Patrono o Delegado de Polícia Antônio Dutra Ladeira, Major da Reserva do Exército e ex-integrante da Força Expedicionária Brasileira, bacharel em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, exerceu cargos de Advogado do Estado, vários cargos de chefia e direção na Polícia Civil, dentre eles a Direção da Academia de Polícia Civil. Escreveu o livro Manual de Organização e Práticas Policiais.

Pois bem senhoras e senhores,

Em um país onde há um baixo índice de leitura por parte da população, cabe uma grande responsabilidade a nós, novos empossados da Academia de Letras João Guimarães Rosa, que é a de proporcionar ambientes que mostrem novos horizontes para a comunicação e a linguagem, seja na sua manifestação artística, em forma de prosa ou em verso, seja nas obras de ficção ou técnico-profissionais.

Dentro deste contexto, cabe a reflexão no seguinte sentido: Para que serve uma Academia de Letras? Ouso dizer que uma multidão de brasileiros que tem pouco acesso ou simplesmente não se interessam pela literatura não saberiam responder minimamente a esta pergunta.

Cabe ressaltar que uma academia de letras, não é composta somente de sábios e letrados, mas também por aqueles que não são possuidores de diplomas e títulos, mas se dedicam prazerosamente a voltar ao passado e conhecer a trajetória cultural de um povo, nação ou instituição.

Uma academia de letras tem duas funções muito nobres: o de desenvolver na sociedade civil o gosto pela literatura e de zelar pela valorização da língua portuguesa.

É a casa de Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, Castro Alves, Clarice Lispector, Ariano Suassuna, Érico Veríssimo, Luís Fernando Veríssimo, Graciliano Ramos, Mário Quintana, Manuel Bandeira, João Guimarães Rosa e muitos outros grandes escritores brasileiros.

Particularmente, a Academia de Letras João Guimarães Rosa, criada em 1995 por iniciativa de onze escritores, no qual nos juntamos nessa grande jornada, traz descrito em seu Estatuto a sua finalidade de preservar e desenvolver a cultura nas instituições militares do Estado por meio da pesquisa e estudos de sua história, dos seus princípios doutrinários, de personalidades e temas relacionados aos seus objetivos institucionais.

Assim, terminamos nossa reflexão de discorrer um pouco sobre o que uma academia de letras faz e para que ela serve. Permanece agora, o desafio para que a sua finalidade seja alcançada e com o compromisso de que nós estaremos prontos a atender os chamados para contribuir para o engrandecimento da literatura e desenvolvimento da cultura na Polícia Militar de Minas Gerais.

Encerro esse discurso com as palavras da escritora Clarice Lispector que, com muita propriedade, descreve a humildade e o espírito da descoberta, com que todos nós, como acadêmicos, devemos nos postar diante da responsabilidade de preservar e divulgar a literatura brasileira.

“Eu sei de muito pouco. Mas tenho a meu favor tudo o que não sei e – por ser um campo virgem – está livre de preconceitos. Tudo o que não sei é a minha parte maior e melhor: é minha grandeza. É com ela que eu compreenderia tudo. Tudo o que eu não sei é que constitui a minha verdade.”

Muito obrigado.
Tenente Coronel Hélio Hiroshi Hamada
Mensagem em nome dos Emposssandos.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
                                                                                                            


                                                                                       -                                                                      

-
Foto/Créditos :
http://www.mirantedabocaina.com.br/blog/jose-passos-toma-posse-amanha-no-instituto-historico-e-geografico-de-minas-gerais-casa-de-joao-pinheiro/

-


José Passos de Carvalho, presidente da ALL (Foto: reprodução Facebook)
ACADEMIA LAVRENSE DE LETRAS-Fotos/Créditos

JOSÉ PASSOS DE CARVALHO-Ref.CBPM
(23/MAIO/2018-Tomou posse na Academia
de Letras João Guimarães Rosa da PMMG-BH)
-
-
Homenagem-acróstica Nº 6664
Por Silvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
-
J-José Passos de Carvalho é Cabo PM, Militar reformado!
O-O indicado, pelo Acadêmico Efetivo-Fundador Edgar
S-Soares, para integrar os Quadros da ALJGR/PMMG.
É-É da FENARJ: Jornalista Profissional, no sul e oeste mineiro.
 -
P-Possui obras publicadas: "Fundamento Histórico do 8º BPM";
A-A "Epítome Histórica da Cruz Vermelha"; metodológica:
S-Sobre "Técnicas e Normas de Reportagens" e também
S-Seleção de "Fragmentos Históricos da Milícia de Tiradentes".
O-O pesquisador é autor de  "Genealogia da Família Carvalho" e
S-Sobre as “Famílias Antigas de Lavras 1730 a 1900” ; "Carroça Poética".
 -
D-Dentre entidades filiadas ressaltamos, participação e contribuição ativa:
E-É fundador, ex-Presidente da Academia Lavrense de Letras(2014/2017)
 -
C-Cadeiras Perpétuas na Academia Formiguense de Letras e na Acad. Lavrense de Letras;
A-Atua na AMORC: Antiga e Mística Ordem Rosacruz; Radioamador PY4CMT.
R-Reconhecido Membro Ativo da Sociedade Teosófica Internacional; Espírita;
V-Valorizado no Sindicato dos Jornalistas Profissionais/MG; Filho adotivo de Lavras;
A-Associação Brasileira de Imprensa-ABI, Militante; Sócio Correspondente:
L-Leitor e Historiador do IHGMG e de São João Del Rei, Minas Gerais.
H-Honras ao seu pai Sr. José Miguel de Carvalho e à sua mãe Maria José.
O-O berço natalício em Formiga/Minas Gerais, aos 14 de março de 1956.
-
Diploma: Destaque Administrativo do 6º Comando Regional da PM de Lavras/1990.
-“A Abelha - Morfologia Externa e Comportamento”José Passos de Carvalho-Descrição: Coautora Manuela Rodrigues Branco. Brochura com 317 páginas.
Estante: Biologia. ISBN: 972700048
-
-Parabéns por sua Posse à Cad.54 ALJGR: Patrono Coronel Paschoal Silvestre!-
       Belo Horizonte, Domingo, 23 de Maio de 2018, COPM, às 19h00.
https://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/6322077
https://academiadeletrasdobrasildeminasgerais.blogspot.com.br/2018/04/jose-passos-de-carvalho-refcbpm.html
-----------------------------------------------------------------------------------
José Passos de Carvalho

Saiba mais:

Passos de Carvalho - 6º Neto de Caetano de Carvalho Duarte e Catarina de São José
Membro do IHG/São João del-Rei/MG ( Sócio Correspondente)
Membro do IHG/MG ( Sócio Correspondente)
Titular da Cadeira VI da Academia Formiguense de Letras ( Acadêmico Correspondente)
Ex-presidente da Academia Lavrense de Letras.
Acadêmico Efetivo Curricular da Academia de Letras João Guimarães Rosa/PMMG

Neoacadêmico Correspondente da Acadêmia de Letras de São João del-Rei.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


-------------------------------------------------------------------------------------




Jesus Milagres Membro Efetivo da 
Academia de Letras João Guimarães Rosa da PMMG

JESUS MILAGRES-CORONEL PM
EMPOSSADO NA ALJGR-PMMG-Maio-2018
-
Homenagem-acróstica Nº 6666
Por Silvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
-
J-Jesus Milagres, filho de José Theodoro e
E-Maria Joana Milagres Theodoro, mineiros.
S-Seu berço natalício, em Barbacena:
U-Um mineiro, aos 30Abril71. Especialização em
S-Segurança Pública/PMMG e Fund. João Pinheiro.
 -
M-Militar de vasta experiência profissional:
I-Importante Curso de Pós-Graduação/PMMG e FJP,
L-Ligado à Gestão Estratégica de Segurança Pública.
A-Aluno do Curso de Direito, de 2000 até 2005,
G-Graduado pela Universidade Presidente Antonio Carlos.
R-Recorda bem do Curso de Formação de Oficiais-CFO:
E-Entre 09 de Fevereiro/89 a 10 de Outubro/91, na APM.
S-Serviu no Batalhão de Polícia de Guardas, Belo Horizonte.
-
C-Começou sua carreira na Polícia Militar, em 1989.
O-O Comando do 9º Batalhão, recebeu sob sua
R-Responsabilidade, em Barbacena, em 05 de março/2015.
O-O Comando da 6ª Região, assumiu em Lavras/MG.
N-No dia 28/Janeiro/2016 recebeu o compromisso da 13ª RPM
E-Em Barbacena e a passagem de Comando 3 de fevereiro/16.
L-Livro publicado: "9º BATALHÃO-Sua História, sua Gente."
 -
P-Palestrante, Articulista e participante de várias Comissões,
M-Mas lembrando de sua Turma de 1991, de Aspirante a Oficial.
-PARABÉNS, POR SUA VIDA! Seja bem-vindo em nossa ALJGR/PMMG!
-Ocupante à Cadeira Nº52-Patrono: Heráclito Fontoura Sobral Pinto.
Belo Horizonte, Minas Gerais, quarta-feira, 23 de maio de 2018.
https://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/6324639

-
https://academiadeletrasdobrasildeminasgerais.blogspot.com.br/2018/05/jesus-milagres-coronel-pm-empossado-na.html

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


-
Orador Oficial entre Oito Empossandos.
-


HÉLIO HIROSHI HAMADA
Tenente-Coronel PM-Empossado na ALJGR-PMMG -23 de maio de 2018
-
Homenagem-acróstica nº 6.670
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
-
H-Hélio Hiroshi Hamada, Tenente-Coronel PMMG,
É-É Doutor em Educação/ 2016 e Mestre/2008, UFMG.
L-Liderança positiva. Na ESG/Brasil, Curso Superior de
I-Inteligência Estratégica. Graduado CFO: 1990/1993.
O-O Curso de Especialização em Segurança Pública/PMMG.
 -
H-Hamada fez Especialização em Gestão Estratégica /Seg. Pública(FJP).
R-Reconhecido na APM, Chefe do Centro de Pesquisa e
O-O de Pós-Graduação da Polícia Militar de Minas Gerais.
S-Sua conduta militar, sempre competente, eficiente e atuante.
H-Hoje, Coordenador do Curso de Especialização em
I-Inteligência de Segurança Pública, na Academia de Polícia Militar.
 -
H-Hamada, em 2017, Patrono do Curso de Segurança Pública,
A-Aplaudido no Centro Universitário de Belo Horizonte/MG.
M-Medalha Cultural Acadêmico Saul Alves Martins/ALJGR/2016.
A-A Medalha Alferes Tiradentes recebeu da PMMG, ano 1998.
D-A Medalha do Mérito Intelectual Guimarães Rosa, PMMG, 2000.
A-A Medalha do Mérito Militar Bronze/2000 e Prata/2013.
-
T-Tem Formação Complementar em vários campos de atuação:
E-Extensão Universitária em Análise Criminal, Capacitação
N-No Combate à Pirataria, na UNA, FEAD, Ministério da Justiça
E-E outros. Foi Professor na UNI-BH, na Faculdade Pedro Leopoldo/MG;
N-Na Academia de PMMG. Extensa produção bibliográfica publicada
T-Tem em periódicos, revista científica, jornais, relatórios de pesquisa.
E-Em Congressos, Exposições e Feiras Culturais, vasta experiência.
-
C-Contemplado  na produção literária nos Prêmios PMMG de Poesia/2004/2005.
O-Oferece suas contribuições para a construção do conhecimento;
R-Referência em Seminários: Educação Profissional de Segurança Pública,
O-Orientações e Supervisões para formação de policiais militares;
N-Nos Cursos de aperfeiçoamento/especialização, na APM;
E-Em Bancas de Trabalhos de Conclusão em Mestrado e Monografias.
L-Livros 2016  e 2017, em coautoria na série: Inteligência, Estratégia e Defesa Social. "Inteligência de Segurança Pública-Cenários Prospectivos da Criminalidade."
 -
P-Parabéns, empossado na Academia de Letras João Guimarães Rosa/PMMG
M-Marcada Cadeira 55 do Patrono Saint'Clair Luiz do Nascimento.
-
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, 23 de maio de 2018.
https://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/6328261


-

https://academiadeletrasdobrasildeminasgerais.blogspot.com.br/2018/05/helio-hiroshi-hamada-tenente-coronel-pm.html

--------------------------------------------------------------------------------------




-



           Empossandos Renato Pires Moreira e Hélio Hiroshi Hamada

-

RENATO PIRES MOREIRA
2º SGT PM-Empossado na ALJGR-PMMG 23-Maio2018
-
Homenagem-acróstica nº 6.669
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
-
R-Renato Pires Moreira, 2º Sargento PM de Minas Gerais,
E-Escritor, Professor, Pesquisador do Cotidiano Policial (CEEIG);
N-Na obra (2017) "Inteligência de Segurança Pública" expõe
A-Ainda "cenários prospectivos de criminalidade" coautoria com
T-Tenente-Coronel PM Hélio Hiroschi Hamada, Doutor e Mestre.
O-O Sgt. Renato indicado foi logo aprovado, pelo Conselho Superior!
 -
P-Possui distinção na contribuição intitulada "Atividade de
I-"Inteligência nas Operações de Manutenção da Paz"
R-Referência "diante dos grupos vulneráveis 'crianças
E-E adolescentes'."  O apêndice traz "Aspectos Essenciais dos
S-Serviços de Inteligência 'clássicos' e competitivos aplicados
à Segurança pessoal."
-
M-Mostra o papel da ONU, em texto científico, para Séc. XXI...
O-Operações básicas e frisa a importância da união da trindade:
R-Razões de "Direitos Humanos, Serviços de Inteligência
E-E Operações de Manutenção de Paz, sem conflitos."
I-Ingressou na PMMG no CTSP/2004; na Corregedoria PM, 2005.
R-Realizou o Curso de Formação de Sargentos APM, em 2008.
A-A partir de 2014, designado Diretor de Inteligência; na
-
S-Seção de Inteligência Estratégica de Estado Maior (EMPM),
A-A partir de 2015. Até a presente data, atua no "Núcleo de Doutrina"
R-Referencial e "Pesquisa do Centro de  Treinamento de Inteligência".
G-Graduado em Geografia/Análise Ambiental e Espaço Mundial, na UNI-BH.
E-É Professor no Pós-Graduação Lato Sensu (FESMPM). Membro
N-Na IALEIA-BR , INTEGRIM e Professor Tutor da SENAPP-MJ.
T-Teve análise do Acadêmico Sérgio Augusto Veloso Brasil, do Conselho Superior;
O-Obra e Currículo aprovados, de acordo com Presidente Cel. Klinger Sobreira de Almeida.
-
P-Pais: Sônia T. Pires Moreira e Jordão Moreira. Casado com Luciane.
M-Mineiro, nascido em Belo Horizonte, dia 19 de março de 1981.
M-Meus aplausos ao Especialista em Polícia Judiciária Militar/PMESP.
G-Grande contribuição dará ao nosso sodalício Rosiano.Parabéns!
-
Siglas:
CTSP-Curso Técnico de Segurança Pública
DINT-Diretoria de Inteligência
CEEIG-Centro de Estudos Estratégicos e Inteligência Governamental
PMESP-Polícia Militar de São Paulo
IPEA-Inteligência de Segurança Pública do Ministério Público de MG.
IALEIA-BR-Membro da Associação Internacional de Analistas de Inteligência de Segurança Pública-Brasil
SENASP- Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.
INTEGRIM-Instituto Brasileiro de Inteligência Criminal.
-
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, 23 de maio de 2018.
https://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/6326261
-
https://academiadeletrasdobrasildeminasgerais.blogspot.com.br/2018/05/renato-pires-moreira-2-sgt-pm-empossado.html

-----------------------------------------------------------------------------------





Empossanda à Cadeira 46 Ivany Chagas Coutinho
 indicada pela Acadêmica Silvia Araújo Motta-Cadeira 34 


IVANY CHAGAS COUTINHO

Empossada na ALJGR-PMMG 23-Maio/2018
-
Homenagem-acróstica nº 6.668
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
-
I-Ivany Chagas Coutinho, Professora, Folclorista, autora de
V-Vários livros. Filha de Christina Maria e Joaquim
A-Alves das Chagas. Nasceu em Dores do Indaiá/MG.
N-Na AFAS: Associação Feminina de Assistência Social e Cultura?
Y-Yes! A Presidente,  casada com Cmt. Geral Cel Jair C. Coutinho.
 -
C-Cursou Literatura Portuguesa e Brasileira, na UFMG, 1973.
H-Honrosa experiência profissional no Colégio Tiradentes:
A-A Coordenadora atuante, educadora em várias instituições.
G-Graduada em Letras: Português e Francês pela UFMG.
A-Ao acompanhar o esposo nos Cursos e Atividades Militares,
S-Soube aproveitar o tempo; estudou e fez Palestras em Paris e Londres.
 -
C-Com interesse de historiadora na Área de Folclore, desde 1982,
O-Ostenta o Título de Rainha Perpétua da Congada em Dores/MG;
U-Uma Presidente de Honra da Comissão das Folias de Reis de MG;
T-Trabalhadora efetiva da Comissão Mineira de Folclores em Minas;
I-Incansável Rainha Perpétua da Congada de Quartel Geral...
N-No ano de 1987, fez o Curso de Sistemas Educacionais, em Israel.
H-Hoje, com muito prazer, toma posse na ALJGR/PMMG,
O-Ocupante à Cadeira nº 46-Patrono: Antonio Dutra Ladeira.
-
Indicação da Acadêmica Sílvia Araújo Motta-Cadeira 34.
Currículo avaliado pelo Conselho Superior e aprovado pelo
Presidente Klinger Sobreira de Almeida, Coronel Reformado.
---Seja bem-vinda ao nosso Sodalício Rosiano.! Bem haja!---
-Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, 23 de maio de 2018.
https://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/6325437
-
https://academiadeletrasdobrasildeminasgerais.blogspot.com.br/2018/05/ivany-chagas-coutinho-empossada-na.html
-----------------------------------------------------------------------------




Acadêmicos da Academia de Letras João Guimarães Rosa/PMMG:
Lurdinha-Cadeira 60, João José do Nascimento-Cadeira43 e Silvia Araújo Motta-Cad. 34.

-

JOÃO JOSÉ DO NASCIMENTO-Ten.Coronel PM
-
Homenagem-acróstica Nº 6.677
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
-
J-João José do Nascimento, Tenente-Coronel PM,
O-O filho de Dona Josepha Maria de Jesus,
Ã-A esposa do Sr. Dolor Gonçalves de Macedo;
O-O nascimento em 14Out30, a Pitangui/MG conduz.
 -
J-Jovem, no Seminário, em Lavras/MG, de 1938 a 45.
O-O Curso de Sargento (1954);CFO(1960 a 62); CAO(1966).
S-Superior graduação na UFMG/60:Ciências Contábeis
É-E Administrativas; na Fund. Getúlio Vargas/76 fez o Curso
 -
D-De Administração Pública; na mesma Fundação fez
O-O MBA-Mestrado em Administração Pública, em 1986.
 -
N-Na vida Militar, boa recordação de Soldado, desde 1954,
A-Até o dia 1º Set/1962: Turma de Aspirante a Oficial. De 63 a 66:
S-Secretário e Tesoureiro do CSA/PM. De 63 a 76, ocupou as
C-Cadeiras de Administração. Contabilidade Pública, (CFO e CFOA).
I-Inesquecível Professor do Departamento de Instrução: hoje, APM.
M-Muitos cargos de Tesoureiro nas Obras da PM, Colégio, Hospital,
E-E Contador Geral da Polícia Militar; Auditor Geral da PMMG.
N-No 3º Batalhão de Diamantina, Fiscal Adm. Subcomandante e Comandante...
T-Também no Batalhão de Trânsito da PMMG, de 1973 a 1974.
O-O posto de Ten. Coronel, em 1974, no Quadro da Reserva PMMG.
-
T-Trabalhou de 74 a 76, como Auditor da Diretoria de Esportes
E-E Lazer de MG, com Cel. Nelson Bartels; na SUDECAP;
N-Na PRODABEL; na Secretaria de Fazenda da PBH; no BNH
E-E PLAMBEL, Professor Substituto de Administração na FUMEC.
N-Na PBH, Assessor dos Prefeitos Júlio Laender e Maurício Campos;
T-Também Diretor do Tesouro no Estado de MG, na Secret.Est. de Fazenda;
E-Esteve Assessor Especial dos Ministros Elizeu Rezende e Delfim Neto, em BH.
-
C-Como Acadêmico Efetivo, no Instituto Histórico e Geográfico/MG,
O-Ocupa a Cadeira 25 do Patrono Dr. Joaquim Felício dos Santos.
R-Reconhecido pelo Conselho Superior e Presidência da ALJGR/PMMG
O-Ocupa a Cadeira 43 do Patrono: Cel. PM Georgino Jorge de Souza.
N-No Clube dos Oficiais da PMMG é Sócio-efetivo  há muitas décadas.
E-Escreveu muitos Artigos para Revistas. É coautor de Coletâneas.
L-Livros publicados:
1-“A Revolução Democrática de 31 de março de 1964” – 2016;
2-“Crises da América Latina após a Segunda Guerra Mundial” - 2016
3- “Primeira Guerra Mundial/  Segunda Guerra Mundial – Aspectos” .2018.
-
ALJGR/PMMG, Belo Horizonte, 23 de maio de 2018.
-
Outras Publicações:
- Aulas de Administração Pública - apostila – para o Curso de Formação de Oficiais -D I da PMMG / 1966
- Aulas de Contabilidade Comercial - Apostila – para o curso de Formação de Oficiais da PMMG – CFO 2 / CFO 3 / CFO 4 - D. I. da PMMG / 1968
- Aulas de Tesouraria -para o Curso de Formação de Oficiais  CFO 4 – DI da PMMG - 1968
- Policiamento a Pé – Curso Superior de Polícia –Departamento de Instrução da Polícia Militar Minas Gerais - 1971-
- Capítulo do livro “Um Exemplo de Oficial” – sobre o Centenário do Cel. Costa Dias – 2013 – “Uma página da História da Polícia Militar.”
- Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais/ 2017, dois artigos.
-
https://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/6347986
-
https://academiadeletrasdobrasildeminasgerais.blogspot.com.br/2018/05/joao-jose-do-nascimento-tencoronel-pm.html
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

MARIA DE LOURDES COSTA DIAS REIS-PROFESSORA

Acróstico-biográfico Nº 176
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
-
M-Maria de Lourdes Dias Reis é mineira!
A-A ilustre Jornalista-Acadêmica Lurdinha,
R-Registra publicações de valor. Desta vez
I-Inspirou-se nos fatos da “Guerra do Paraguai”
A-A dimensão Sócio-Cultural-Histórica.
 -
D-Durante anos, Professora Universitária.
E-É Pós-Graduada em História! Pesquisadora!
 -
L-Lider Agente Literária! Exímia Autora:
O-O “Quem-Quem”  é de literatura infantil.
U-Uma “Repassagem”, de lindos poemas!
R-Revela-se Folclorista, valor Humanista.
D-Do “Circo Mambembe” infanto-juvenil,
E-Em “Minhas Gerais”-poesia brasileira.
S-Sonha e realiza . Aplaude o universo.
 -
C- Com os contos selecionados : “Flor de Vidro”,
O-Organizou uma excelente coletânea
S-Só de participantes-autores mineiros.
T-Tantas crônicas na coluna: “Tempo de Livro”
A-A colaborar com o ‘Diário da Tarde.”
 -
D-Desempenho exemplar com versatilidade.
I-Ilumina o lar, escreve com facilidade,
A-A sua prosa  é apresentada naturalmente,
S-Sua poesia é famosa: clássica e moderna.
 -
R-Recordações especiais maternas e paternas.
E-É zelosa amiga da Corporação Militar
I-Impulso afetivo guiado por lições eternas,
S-Seus laços são fortes! Viver é lutar...!

Belo Horizonte, 22 de outubro de 2005.Parabéns!
(*) Parceira -Assessora na ALJGR/PMMG
https://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/78584
-------------------------------------------------------------



Maria de Lourdes Dias Reis
Natural de Belo Horizonte, Mestre em História/ professora universitária/escritora/jornalista/historiadora/folclorista.
Produção Bibliográfica 2018:

1-“Repassagem” (poesia)1985
2-“Quem-Quem” (infantil)1986
3-“Minhas Gerais” (poesia)1987–5ªedição
4-“Flor de Vidro” (coletânea de autores mineiros)1990
5-“Circo Mambembe” (infanto-juvenil)1993
6-“Polícia Militar Destas Gerais” (poesia)1994–2ª.edição–2014
7-“Olhos Para o Mundo” (crônicas)1999 . Ed. Armazém de Idéias
8-“Imprensa em tempo de guerra: o jornal “O Jequitinhonha” e a Guerra do Paraguai, 2010, 6ª.ed 2014, Edições Cuatiara/ Belo Horizonte/MG.
9-“Temas de Direito Sustentável” 2010 – ( Instituto Belo Horizonte de Ensino Superior”, em colaboração)
10-“Poder e Imprensa na Guerra do Paraguai”-2012–Editora3i
11-”Um Exemplo de Oficial”–Editora3i-2013
12 -Instituto de Educação – 50 anos de formatura 1964/ 2015
(participação)
13–“Poemas de Amar”–2015–Edições Itororó
14-As negras batinas da Conjura de Minas–Editora 3i
Prêmios literários:
Prêmio para a obra “Olhos Para o Mundo”, melhor livro de crônicas do Brasil, da Academia Carioca de Letras e da Associação Brasileira de
Escritores,2000
1990–Crônica“Um médico de família”–Instituto Newton Paiva
2006-2º.Lugar no Concurso de poemas da Polícia Militar -1º.Lugar no Concurso de Fotografia PMMG.

2011-1º.Lugar Concurso da Academia Feminina Mineira de Letras -soneto
-https://academiadeletrasdobrasildeminasgerais.blogspot.com.br/2018/05/maria-de-lourdes-costa-dias-reis.html

----------------------------------------------------------------------------------------------------------





6676-LUIS GONZAGA GÓES-JORNALISTA
-
Homenagem-acróstica Nº 6676
Por Silvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
-
L-Luís Gonzaga Góes, Jornalista, Professor brasileiro;
U-Um mineiro, de Conceição do Mato Dentro. Seu
I-Inesquecível pai foi Cabo da PMMG, na década/40:
S-Sargento Otávio Góes passou à Reserva: altaneiro
 -
G-Guardião da Pátria, nas Revoluções de 1924,1930 e 1932.
O-O carinho maternal, de Dona Ilda Rodrigues de Oliveira.
N-Na FAFI-BH, bacharel/1975, onde foi Assessor de Imprensa:
Z-Zelosa atuação de 1974 até 1983, em Comunicação Social.
A-Aposentado do IPSEMG, Chefe da Seção de Divulgação!
G-Garantiu cargos como Jornalista no Diário do Comércio,
A-Ainda, no Diário de Minas, no Jornal de Minas, em O Debate.
 -
G-Guarda o valor do Pesquisador e Historiador! Durante
Ó-Os nove anos, manteve seu próprio Jornal Santa Thereza,
E-E, atualmente edita o Boletim dos Amigos do Bairro Sta. Teresa;
S-Seu bairro onde nasceu, cresceu e reside feliz há setenta anos.
-
J-Já foi Professor-Assistente na Faculdade FAFI-BH (hoje UNI-BH);
O-Ocupou as Cadeiras de Fotografia e Crítica de Artes Plásticas.
R-Reconhecido Fundador-Presidente da ABRAJET-MG:
N-Na Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo/MG. Na
A-Associação Comunitária do Bairro Sta. Tereza, ex-Presidente.
L-Líder positivo Fundador e Presidente dos Amigos do seu bairro!
I-Incentivador e ex-Presidente do Clube Oásis de Santa Tereza.
S-Sua indicação à ALJGR/PMMG, feita pelo Coronel Antonio Alcântara.
T-Tomou posse à Cadeira nº 50, cujo patrono é Oswaldo França Jr.
A-Ao empossado, nascido aos 21 de junho de 1944, nossos aplausos!
---PARABÉNS POR SUA VIDA DE REALIZAÇÕES PLENAS!---
-
ALJGR/PMMG, Belo Horizonte, quarta-feira,  23 de maio de 2018.
-
OBRAS: 
Luis Góes publicou os seguintes livros e revistas:

1-REVISTAS SOBRE HISTÓRIA DO BAIRRO SANTA TEREZA:
a)REVISTA DO BAIRRO DE SANTA TEREZA. Edição Histórica  (1990).
b)SANTA TEREZA, A PRAÇA. Edição comemorativa da reinauguração da Praça de Santa Tereza Novembro/ Dezembro de 1991.
c)REVISTA DOS 100 ANOS DO BAIRRO SANTA TEREZA. 2003.

2-LIVROS SOBRE HISTÓRIA DO BAIRRO SANTA TEREZA:
a)BAIRRO DE SANTA THERESA.  Formação e História (1900/1960) e (1994).
b)BAIRRO SANTA TEREZA, Tradição e História (2010).
c)BAIRRO DE SANTA TEREZA.  Memória Histórica nos 100 anos de Belo Horizonte (1998).
d)CRÔNICAS DO BAIRRO DE SANTA TEREZA (1998 .
e)PORTAL DO TEMPO- Reminiscências do Bairro de Santa Tereza dos Anos Dourados (1999).
f)A PARÓQUIA - A história da Paróquia de Santa Teresa e Santa Teresinha (2002).
g)NOTAS CRONOLÓGICAS DO BAIRRO SANTA TEREZA (2002).
h)CAMINHOS DO BAIRRO SANTA TEREZA-(Guia Toponímico)(2004).
i)NO TEMPO DO FUTEBOL, NO BAIRRO SANTA TEREZA (0l/2010).
j)AS SANTAS CRÔNICAS (2012).
k)O CINEMA SANTA TEREZA (2016).
l)O IDEAL CLUBE TEATRO ESCOLA (2016).

3-LIVROS SOBRE HISTÓRIA DE BELO HORIZONTE
a)O BONDE-A história do seu Jair, um condutor de bondes. (2000).
b)O BAR DO PONTO (2000).
c)O GRANDE HOTEL-O apogeu da sociedade e da política em Belo Horizonte, entre 1897 a 1957.(2001).
d)A GUARDA CIVIL. (2001).
e)O SOLDADO-A história de um combatente e do 5º Batalhão da PM.(2001).
f)BAIRRO FLORESTA, História e Toponímia. (2008).
g)A NOVA CAPITAL (2017).
h)OS CRISTÃOS NOVOS NO ARRAIAL DE CURRAL DEL REY (2017).

 4-Livros em fase de publicação: (No prelo)
a)-A Nova Capital;
b)-Santas Crônicas;
c)-No Tempo do Carnaval no Bairro Santa Tereza.

5-Livros em fase de pesquisa para publicação:
a)-Caminhos dos Bairros: Santa Efigênia, Prado, Barro Preto, Lagoinha, Prado, Calafate,
Santo André, Cruzeiro, Santo Antonio e Serra;
b)As Avenidas de Belo Horizonte;
c)-As Praças de Belo Horizonte;
d)-Os Imigrantes na Região Leste;
e)-Os Militares no Bairro Santa Tereza;
f)-Das Pilecas (carruagens) aos Táxis;
g)-Os Táxis em Belo Horizonte;
h)-Os Ônibus em Belo Horizonte;
i)-O Bonde em Belo Horizonte;
j)-História da Criação do Arraial do Curral Del Rey (Futura Belo Horizonte).
-
https://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/6347483
-

https://academiadeletrasdobrasildeminasgerais.blogspot.com.br/2018/05/6676-luis-gonzaga-goes-jornalista.html
-

Para ver mais acrósticos , fotos e ler discursos, abrir link:

http://academiadeletrasdobrasildeminasgerais.blogspot.com.br/2018/05/novos-empossados-na-academia-de-letras.html


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------





Luís Gonzaga Góes com a esposa Bete, brindando sua posse 

na ALJGR e suas BODAS DE OURO-PARABÉNS AO CASAL!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Saiba mais, abrindo o link:


https://vertentesdasgerais.com.br/comandante-da-13a-rpm-e-novo-integrante-da-academia-de-letras-da-pmmg/

-//-

https://vertentesdasgerais.com.br/comandante-da-13a-rpm-e-novo-integrante-da-academia-de-letras-da-pmmg/


-

Veja mais fotos-créditos de Paulo José de Oliveira-Academia Formiguense de Letras

-
ALJGR-fotos JAG-B_n.jpg
-


Presidente Klinger Sobreira de Almeida-Coronel-PM



Homenageado Especial Coronel Coutinho entregando a Medalha e Insígnia João Guimarães Rosa  ao Empossando Jesus Milagres.

---------------------------------------------------------------------------------


            OITO EMPOSSANDOS NA ALJGR-PMMG-23-MAIO-2018



                                  Conjunto de Metais da PMMG
--
Empossando José Passos de Carvalho, Silvia Araújo Motta e Paulo José de Oliveira-AFL

-
-Acadêmicos Coronel Antonio Alcântara e Empossando José Passos de Carvalho
ao lado de autoridades da Cidade de Lavras e Formiga.



                    Ver Sgt  Narciso Solista da Orquestra de Metais da PMMG
-




----------------------------------------------------------------------------------------------------




RELEASE DO EVENTO:

POSSE DOS NOVOS ACADÊMICOS DA ACADEMIA DE LETRAS JOÃO GUIMARÃES ROSA -23Maio2018-
Presidente da ALJGR-Cel. Klinger Sobreira de Almeida

NOITE DE GALA NO COPM
23 de maio. 4ª feira. Noite tranquila. Abriram-se os salões do Clube dos Oficiais. O Auditório dos Inconfidentes foi sendo preenchido, enquanto o conjunto de metais da Orquestra Sinfônica/PMMG executava melodias suaves. O palco decorado com as bandeiras do Brasil e Minas Gerais, e os estandartes do COPM e ALJGR. As efígies emolduradas do escritor, diplomata e capitão-médico da força pública mineira, João Guimarães Rosa, compunham o edulcorado cenário. Nas laterais, dois Dragões da Inconfidência davam a conotação simbólica do evento.




ABERTURA
Às 19h50, a Mestre de Cerimônia,tenente Henrilene Campos A. Costa, diante de um auditório de mais de 300 pessoas, saudou os acadêmicos, convidados e autoridades presentes, que ocupavam  a primeira fileira de poltronas – Cel PM Osvaldo ­­­­­­­­­­­­­­­­de Souza Marques, DRH, representante do Comando Geral/PMMG; Cel BM Cleberson Pereira Santos, Comandante da ABM /CBMMG, Dr. João Libério da Cunha, Juiz de Direito da Justiça Militar; Cel. BM Ezequiel Silva, 2º Vice-Presidente COPM; Ten Cel PM Cláudia Herculana, Vice-Presidente AOPMBM; Ten Cel PM Murilo Ferreira dos Santos, Presidente INBRADIM; Sra. Cláudia Pinto dos Santos, representando o Deputado Federal Subtenente Gonzaga; Dr. Antônio Carlos Guimarães, Diretor da Academia Familiar de Letras Guimarães Rosa; Acadêmico Paulo José de Oliveira, da Academia Formiguense de Letras; Dr. Raimundo Alves de Jesus, Presidente da Academia Cordisburguense de Letras Guimarães Rosa; Acadêmico Paulo Roberto de Souza Lima, Presidente IHG/São João Del Rey; Maestro e Acadêmico Francisco José dos Santos Braga.
Todos, em pé numa postura de respeito, ouviram o Hino Nacional Brasileiro, executado pelo Conjunto de Metais e o solista Sgt. Narciso. Aberta a Sessão Solene, o Vice-Presidente da ALJGR – Cel. Edgar Eleutério Cardoso – pronunciou a Invocação Acadêmica.


NOVOS ACADÊMICOS E PATRONOS
Cel Jesus Milagres –Patrono: Jurista Heráclito Fontoura Sobral Pinto;

Ten Cel Hélio Hiroshi Hamada – Patrono: Escritor Cel. PM Saint’Clair Luiz do Nascimento;

Ten. Cel João José do Nascimento – Patrono: Escritor Cel. PM Georgino Jorge de Souza;  

2º Sgt Renato Pires Moreira – Patrono: Escritor Otto Lara Rezende;

Cabo José Passos de Carvalho – Patrono: Escritor Cel. PM Paschoal Silvestre;  

Jornalista Luís Gonzaga Góes – Patrono: Escritor Oswaldo França Jr;

Profª Maria de Lourdes Costa Dias Reis – Patrono: Escritor Cel. PM Walter Machado;

Profª Ivany Chagas Coutinho   – Patrono: Escritor Delegado de Polícia Antônio Dutra Ladeira.

RITUAL DE POSSE
A convite da Mestre de Cerimônia, os novos Acadêmicos, posicionados no palco, prestaram o compromisso solene sob orientação do Diretor da ALJGR – Cel Flávio Augusto, e assinaram, juntamente com o Presidente Cel  Klinger,  o Termo de Posse, lavrado e lido pelo Secretário Ten Cel Eli Chagas.
-


O Presidente da ALJGR/PMMG Coronel Klinger Sobreira de Almeida
presta homenagem especial ao Coronel Jair Cançado COUTINHO

HOMENAGEM ESPECIAL
Assumindo a tribuna, após a Canção Avante Camarada, o Presidente da ALJGR prestou uma homenagem especial ao ex-Cmt. Geral, Dez80 a Fev83, que alavancou a PMMG para os novos tempos.  Em breve pronunciamento, alinhou algumas das ações estratégicas empreendidas à época: (1) extinção de cargos incompatíveis com a atividade-fim: v.g, praças cozinheiro, cantineiro, barbeiro, garçom, faxineiro etc; (2) criação da ROTAM e aprovação de planos operacionais ousados e eficazes: distensão da malha protetora e seus sucessivos recobrimentos; (3) criação da Polícia Feminina, em modelo copiado nacionalmente; (4) patrocínio da Lei de Ação Policial Legítima, retirando os impedimentos de curso e promoção para policiais que fossem processados, em razão de atuação no estrito cumprimento do dever legal e legítima defesa; e da Lei que promovia ao posto imediato os remanescentes dos movimentos armados das décadas de 1920 e 1930; (5) implantação, em Jan83, do projeto da Central Informatizada de Despacho de Patrulha, a primeira da América Latina; reduziu o tempo médio de espera do solicitante de 40 para 7 minutos; serviu de modelo para todas as polícias brasileiras...
Rememorando apenas algumas ações que repercutiram num incrível avanço da PMMG, o Cel. Klinger convidou o Cel. JAIR CANÇADO COUTINHO ao palco para, numa homenagem especial e reconhecimento de gerações, fazer a aposição das Medalhas e Insígnias JGR nos novéis Acadêmicos, inclusive sua esposa-Escritora e Poetisa Ivany Chagas Coutinho.
Ao assomar o palco, o homenageado foi aplaudido em pé por todo o auditório – o público emocionado.  

ORAÇÃO DE RECEPÇÃO
 Coube ao Orador Oficial da ALJGR – Major Flávio Santiago – pronunciar o discurso de recepção aos novos Acadêmicos. Na emocionante peça, o orador, poeta de grande sensibilidade, desenvolveu, no anúncio do elixir da juventude, a metáfora da imortalidade, que teria repercussão universal. Atraindo o público presente nas asas de sua imaginação, o poeta finalizou, ressaltando a figura dos patronos e dando as boas vindas aos confrades e confreiras entrantes em “reverência e continência”.

EM NOME DOS EMPOSSADOS
Coube ao novel Acadêmico Ten Cel Hiroshi, em nome dos empossados, proferir a mensagem de regozijo pelo ingresso no Sodalício Rosiano. De forma sintética, mas substanciosa, o orador apresentou o currículo de cada empossado e dados biográficos do respectivo patrono. Fazendo a apologia da existência das Academias de Letras no seio da sociedade brasileira, como instrumentos de sedimentação e desenvolvimento cultural,  ressaltou o papel da ALJGR: “...criada em 1995 por iniciativa de onze escritores, no qual nos juntamos nessa grande jornada, traz descrito em seu Estatuto a sua finalidade de preservar e desenvolver a cultura nas instituições militares do Estado por meio da pesquisa e estudos de sua história, dos seus princípios doutrinários, de personalidades e temas relacionados aos seus objetivos institucionais.” E reafirmou compromisso: “Permanece agora, o desafio para que a sua finalidade seja alcançada e com o compromisso de que nós estaremos prontos a atender os chamados para contribuir para o engrandecimento da literatura e desenvolvimento da cultura na Polícia Militar de Minas Gerais.
Ao finalizar, reportou-se à figura magnificente de uma saudosa escritora pátria: “Encerro esse discurso com as palavras da escritora Clarice Lispector que, com muita propriedade, descreve a humildade e o espírito da descoberta, com que todos nós, como acadêmicos, devemos nos postar diante da responsabilidade de preservar e divulgar a literatura brasileira.”
“Eu sei de muito pouco. Mas tenho a meu favor tudo o que não sei e – por ser um campo virgem – está livre de preconceitos. Tudo o que não sei é a minha parte maior e melhor: é minha grandeza. É com ela que eu compreenderia tudo. Tudo o que eu não sei é que constitui a minha verdade.


MENSAGEM DO PRESIDENTE
No coroamento do cerimonial de posse, o Presidente da ALJGR – Cel. Klinger Sobreira de Almeida – proferiu a mensagem final, enfatizando o crescimento não só quantitativo do Sodalício Rosiano, mas, e sobretudo, qualitativo, com o ingresso de novos talentos das instituições militares mineiras.
Nominando cada empossando e suas obras, ressaltou a clareira aberta pelo Estatuto de 27Mai17, que ensejou a acolhida de filhos ou cônjuges de militares que sobressaíssem na área literário-cultural com obras de excepcional valor, e dentre os oito empossados, três vieram por esse viés: a Poetisa Ivany Chagas – esposa do Cel Coutinho; a Historiadora Maria de Lourdes, filha do Cel. Costa Dias; e o Jornalista-Escritor Luís Góes, filho do Sgt. Otávio Góes.
Agradeceu os confrades e confreiras que compareceram e apoiaram a organização da solenidade, os convidados, as autoridades institucionais e acadêmicas que prestigiaram o evento. Enfatizou o apoio inestimável do COPM – pujante entidade mantenedora do Silogeu - da Diretoria de Comunicação Organizacional-DCO, da Academia de Polícia Militar-APM, RCAT, com os impecáveis Dragões da Inconfidência, e BPTran.


-


ENCERRAMENTO
Do início, com o Hino Nacional Brasileiro, ao final com a Canção da PMMG, todos os atos foram entremeados por números musicais do Conjunto de Metais/OSPM, que proporcionaram o encantamento da Sessão Solene. O Sgt Narciso, artista que enobrece o corpo musical miliciano, deu o toque profundo, guiando o Hino Nacional, o Avante Camaradas e a Canção da PMMG . Aos músicos, um agradecimento especial.
Com a Canção da PMMG, a Mestre de Cerimônias encerrou a Sessão, convidando os presentes para o Coquetel de Congraçamento, no Salão Cristal, gentileza do COPM.




CONGRAÇAMENTO
O Salão Cristal recebeu quase a totalidade dos presentes ao evento. O Buffet Divino Café & Cia, coordenado pelas proprietárias Regina e Zita, esmerou-se na organização do salão – decorado com toalhas douradas e lindas orquídeas – e no atendimento em geral: garçons diligentes e educados, salgados especiais, servidos quentes, com fartura, e doces deliciosos.  Os sucos naturais e bebidas não alcoólicas permitiram uma descontração e saudáveis diálogos.
Os agradecimentos da ALJGR ao Buffet, e ao COPM que o patrocinou.
--------------------------------------------------------------------------


OSWALDO FRANÇA JÚNIOR
-
Acróstico-biográfico in memoriam nº 6534
Por Sílvia Araújo Motta/BMG/Brasil
-
O-Oswaldo França Júnior, nasceu no
S-Serro/MG:21/07/36 e faleceu:10/06/89;
W-"Writer". Treze Romances. Contista.Eis alguns:
A-"Aqui e em Outros Lugares", romance (1984);
L-Lindas reflexões: "No Fundo das Águas" (1987);
D-De 1967, o sucesso de "Jorge , um brasileiro";
O-"Os Dois Irmãos" (1976) lembranças de Eliana(1978); mas
 -
F-Foi "O Homem de Macarrão" principal obra (1972);
R-"Recordações de Amar em Cuba" (1986);
A-Ano: 1984:"O Passo-Bandeira": história de Aviadores;
N-Na Aeronáutica ingressou aos dezessete anos;
Ç-Carreira interrompida pelo golpe militar de 1964;
A-Ao retornar à vida civil, dedicou-se com excelência ao
 -
J-Jogo criativo de seu universo literário das palavras:
Ú-Um entusiasta das coisas e hábitos "Serranos".
N-No ano de 1984, brindou sua terra natal: Serro,
I-Incentivando Órgãos Públicos competentes a fazerem
O-O "Levantamento e Conservação da Memória Cultural.
R-Retornou à casa do Pai Celestial, no acidente de carro em
...João Monlevade, aos 53 anos de idade!...
-
Belo Horizonte, 9 de agosto de 2017.
http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/6079174
-
Patrono da Cadeira 50 da ALJGR-da PMMG:Posse 23-maio-2018
Ocupante: Jornalista Luís Gonzaga Góes

----------------------------------------------------------------------


Patrono 052-HERÁCLITO FONTOURA SOBRAL PINTO
*5-11-1893    + 30-11-1991

Acróstico Histórico-Biográfico nº 23
Por Sílvia Araújo Motta

H- Heráclito Sobral Pinto, filho de um casal pobre
E- Era filho de Piamo Cavalcanti e Dona Idalina.
R- Rapaz–adolescente em Nova Friburgo-Rio de Janeiro.
Á- Ali estudou, sob a orientação de Padres Jesuítas,
C- Colégio Anchieta.Em 1917, formou-se em Direito/RJ.
L- Lá na Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais,
I - Iniciando sua luta pela defesa da democracia.
T- Tornou-se Presidente do Instituto dos Advogados.
O- O “Caso dos 9 chineses” tem a gratidão na China.

F- Foi homenageado pelo Mérito Jurídico Militar/BR.
O- Ordem de Mayo/Argentina. Eleito Comendador
N- Na Ordem do Ipiranga/SP.  Colar Mérito Judiciário:
T- Tribunal de Justiça/RJ.  Na Assembleia de Minas:
O- Ordem do Mérito Legislativo. No Grau Grande Oficial:
U- Uma Ordem do Rio Branco pelo Presidente da República.
R- Rico Memorial com 12 000 peças, livros, revistas,
A- Antologias, folhetos acumulados durante sua vida jurídica.

S- Sobral Pinto, Jurista mineiro de Barbacena,
O- O Procurador Criminal no Distrito Federal.
B- Braço direito na Fundação da PUC-RJ, onde lecionou.
R-“Real Defensor das Liberdades Democráticas.”
A- A sua Oratória Histórica defendeu JK, Arrais,
L- Luís Carlos Prestes, Graciliano Ramos,Gal.Figueiredo...
 
P- Participou com destaque na Defesa dos Direitos Humanos.
I- Inesquecível atuação pelas “Eleições Diretas Já”
N- Na Campanha para Presidência da República/84.
T-Tantos prêmios, “Troféu Juca Pato”, intelectual do ano/79.
O- Obras “Lições de Liberdade” “Por que defendo os Comunistas”...

PATRONO da Cadeira 34
1ª Ocupante: Maria Helena Caseiro Faria da Silva(até 1991)
1ª Sucessora: Ma. Aparecida Meyer Pires Rezende

Patrono da Cadeira 52 da ALJGR-da PMMG:Posse 23-maio-2018
Ocupante: Coronel PM Jesus Milagres


----------------------------------------------------------------------

Patrono 053-OTTO LARA RESENDE
-
Acróstico-biográfico in memoriam nº 6556
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
-
O-Otto de Oliveira Lara Resende, mineiro,
T-Tornou-se Prof. de Francês, aos 14 anos;
T-Teve 19 irmãos. Aos 18 anos, escritor:
O-O jornalista dos periódicos mineiros:
 -
D-Diário de Minas, O Diário, em Beagá
E-E no Rio de Janeiro: Diário de Notícias,
 -
O-O Globo, Diário Carioca, Correio da Manhã
L-Legado jornalístico no Jornal do Brasil,
I-Inesquecível Revista Manchete, TV GLOBO;
V-Várias crônicas no jornal Última Hora...
E-Estudou na UFMG, o curso de DIREITO.
I-Intelectuais mineiros, seus companheiros
R-Rapazes de 1ª linha: Paulo Mendes Campos,
A-Amigos Hélio Pellegrino, Fernando Sabino...
 -
L-Logo, em 1957, a Editora José Olympio
A-Assumiu a publicação de seus contos:
R-Reconhecido com seu “Boca do Inferno”.
A-As dez Obras estão, abaixo relacionadas;
 -
R-Recebeu o Prêmio Jabuti, em 1993;
E-Em Magnum Opus: “O Retrato na Gaveta”.
S-Seu nascimento, em São João Del Rei
E-Em primeiro de maio de 1922.
N-No Rio de Janeiro, o seu falecimento,
D-Dia 28 de dezembro de 1992(70 anos).
E.-Em 3 de julho de 1979, ocupou Cad. 39 na ABL.
-
Obras:
1-O lado humano (contos, 1952)
2-Boca do inferno (contos, 1957 e 1998)
3-O retrato na gaveta (contos, 1962)
4-O braço direito (romance, 1964)
5-A cilada (conto, 1965, publicado em "Os sete pecados capitais)
6-As pompas do mundo (contos, 1975)
7-O elo partido e outras histórias (contos, 1991)
8-Bom dia para nascer (Crônicas na Folha de S. Paulo, 1993)
9-O príncipe e o sabiá e outros perfis (História, 1994)
10-A testemunha silenciosa (novelas, 1995).
-
Belo Horizonte, 19 de agosto de 2017.
http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/6088434
-
Patrono da Cadeira 53 da ALJGR-da PMMG:Posse 23-maio-2018:
2º Sargento PM Renato Pires Moreira
----------------------------------------------------------------------------------


Patrono nº 54-PASCHOAL SILVESTRE

Acróstico-biográfico n. 0168
Por Sílvia Araújo Motta

P-Professor, Catedrático, Escritor,
A-Autor do Livro “Golpe de Aríete”,
S-Seu Método, Gráfico orientador.
C-Conhecido Diretor, competente,
H-Hábil Engenheiro Civil, Instrutor.
O-O conhecedor da Língua Francesa.
A-A cultura afiada permanente,
L-Literatura afinada com certeza.
 
S-Sonetista, engenhoso prosador,
I-Iluminou três Estrelas em seu Lar.
L-Legado exemplar de Trabalhador.
V-Verve eloquente, brilhando ao falar.
E-Exímio ocupante da Academia,(*)
S-Seu Patrono, Benedito Valadares.
T-Titular Militar, perfeita alquimia,
R-Razão de viver, de esquecer pesares,
E-Espírito elevado ao “Pai-Nosso” de cada dia.

(*) Academia de Letras João Guimarães Rosa,
da Polícia Militar de Minas Gerais.

Belo Horizonte, 5 de abril de 2003.
Descanse em Paz!
-
Patrono da Cadeira 54 da ALJGR-da PMMG:Posse 23-maio-2018:
Cabo PM Ref. José Passos de Carvalho-

---------------------------------------------------------------------------------------

Patrono 055-SAINT’CLAIR LUIZ DO NASCIMENTO

Acróstico-Biográfico nº 165
Por Sílvia Araújo Motta

S-Saint´Clair, Coronel, Delegado, Escritor.
A-Acadêmico efetivo, Rosiano, Mineiro.
I-Irradia simpatia. Grande Vencedor!
N-Nascido em Mar de Espanha,
T-Tem seis filhos e avô de 11 netos.

C-Cidadão Honorário! Comendador!
L-Liderou o 15º BPM - Comandante.
A-Advogado, Diretor de Pessoal, de certeza,
I-Instrutor Jurídico - Militar competente.
R-Retém condecorações. Casado com M. Tereza

N-Nas obras: “Manual do Inquérito Policial - Militar”,
A-Assina “Manual de Estado - Maior: Policiais Militares”,
S-Sua “Instrução Sobre a Regra Atual de
C-Competência para Processo e Julgamentos da PM”.
I-Imaginação recria fatos romanceados
M-Militares na historiografia empolgante
E-Estendida ao jurídico - político - ideológico,
N-Na vivência de Cidadania Humanizante,
T-Traça de forma culta e doutrinária.
O-Orna a emoção. Inconteste verga-se à Lógica.

Belo Horizonte, 23 de Abril de 2003.

Silvia Araújo Motta
Publicado no Recanto das Letras em 29/11/2005
-
CONVITE:
Lançamento do Livro: "RUA DAS MARGARIDAS,
uma Pungente Odisséia Mineira"
de autoria do Acadêmico da ALJGR/PMMG:
SAINT’CLAIR LUIZ DO NASCIMENTO
Data: 23-Março-2006
Horário: 20:00 horas
Local:
Clube dos Oficiais da Polícia Militar
Belo Horizonte, MG,Brasil.
Reprise em 23 de março de 2006.
Fonte:
-

Patrono da Cadeira 55 da ALJGR-da PMMG:Posse 23-maio-2018:
Ten.Cel PM Hélio Hiroshi Hamada

-------------------------------------------------------------------------


Patrono 060-WALTER MACHADO 
*Nascimento:15-12-1917

Acróstico-biográfico nº 0179
Por Sílvia Araújo Motta

W-Who is Coronel Walter Machado?
A-Arquiteto, Escritor, Doutor em Urbanismo,
L-Licenciado Professor habilitado da UFMG:
T-Titular Catedrático da Escola de Engenharia
E-E Professor Vice-Diretor de Arquitetura
R-Reconhecido pela cultura e humanismo.
-
M-Majestosas produções literárias: “Joan Crawford”(1993)
A-A obra é biográfica da atriz cinematográfica.(751 p.)
C-Com o belíssimo e sensitivo livro de 1961 e 2001,
H-Homenagem ilustrada com CDs para “Jean Sibelius”
A-Ao finlandês: “O Gênio das Sinfonias Cósmicas.”
D-Diversos Cursos : Inglês, Alemão, Antropologia,
O-Orador Oficial, Topógrafo Social e Sociologia.

(*) Entre outras Obras Técnicas no Brasil e Exterior:
“O Plano Ferroviário de Belo Horizonte”-1960.
“Urbanismo Contemporâneo em Função do Tráfego”-
Tese para o Concurso de Cátedra-1961.
“O Ensino do Urbanismo e a Universidade”-1967.
“O Desenvolvimento Urbano no Brasil”-1972.
“O Planejamento Urbano na Grã-Bretanha”-1973.
“O Tráfego no Centro Urbano de Belo Horizonte:
Volume I-1980  e  Volume II-1982.

(**)-Doutor Walter Machado, desde 2002:
Acadêmico-Efetivo Curricular
Cadeira 16
Patrono: Ayres da Matta Machado Filho
Na Academia de Letras “João Guimarães Rosa”
da Polícia Militar de Minas Gerais.

(***)Palestrante na ALJGR/PMMG,
Tema: História da Escola da Arquitetura da UFMG,
Horário: 8h 15 min.
Belo Horizonte, 3 de setembro de 2005

(****) Sílvia Araújo Motta
(Parceira-Assessora da ALJGR/PMMG.)
-
Patrono da Cadeira 60 da ALJGR-da PMMG:Posse 23-maio-2018:
Profa. Maria de Lourdes Costa Dias Reis

-----------------------------------------------------------------------

*Patrono 43-GEORGINO JORGE DE SOUZA-Coronel PM
-
Acróstico-biográfico in memoriam  Nº 6514
Por Silvia  Araújo  Motta/BH/MG/Brasil
-
G-Georgino Jorge de Souza, Coronel da Polícia Militar,
E-Em 02 de setembro de 1918, nasceu em Guanambí-Bahia;
O-O filho de Jorge Francisco de Souza e D. Sabina de Souza;
R-Reconhecido SOLDADO, aos 16anos e 4meses:25JAN1935;
G-Guardou lembranças do antigo 6ºBCM, dos Caçadores;
I-Imponência e disciplina rígida exigida pelo Cel. Apolino.
N-No CFO, em 1940, demonstrou entusiasmo e garbosidade.
O-O ASPIRANTE a Oficial, vibrante em 1942, comandou a
 -
J-Jovial ESCOLA de RECRUTAS, em Diamantina, Minas Gerais;
O-O famoso Prof. Emérito da Faculdade de Montes Claros/MG
R-Recebeu várias Medalhas e Condecorações pela liderança nata.
G-Grandes realizações como DELEGADO ESPECIAL DE POLÍCIA,
E-Em cidades mineiras: 1943 até 1958; foi excelente Subchefe
 -
D-Da 4ª Secção do Estado-Maior da Polícia Militar e Comandante
E-Em Montes Claros, no 10º BATALHÃO de INFANTARIA PM,
 -
S-Sempre bem articulado e possuidor de bons conhecimentos.
O-O advogado Dr. Georgino foi Presidente da OAB do Brasil e
U-Um Presidente do Rotary Clube, em Montes Claros/Minas;
Z-Zeloso, leal e respeitoso nos 30 anos de efetivo-exercício.
A-A marca está registrada na estrada da Honra e do Dever:
          ---"Um VULTO expressivo de Polícia Militar."---
          Belo Horizonte, 1º de agosto de 2017
http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/6071523                
-
Patrono da Cadeira 43 da ALJGR-da PMMG:Posse 23-maio-2018:
Ten. Cel. PM Ref. João José do Nascimento


-------------------------------------------------------------------------------------

6682-ANTONIO DUTRA LADEIRA
ESCRITOR, DELEGADO DE POLÍCIA
-
Acróstico in memoriam nº 6682
Por Silvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
-
A-Antônio Dutra Ladeira, com criatividade prestou Serviços
N-No Corpo de Segurança do Depart. de Investigações.
T-Trabalho árduo, desde dezessete de julho de 1936,
O-O Bacharel em Direito, graduado pela UFMG, em 1942;
N-Nos Estados Unidos (USA) fez a Especialização
I-Importante na Escola de Criminologia/ Califórnia,
O-Onde realizou seus estudos, em Berkley, em 1962.
 -
D-Do Estado de Minas Gerais, foi nomeado Advogado:
U-Um curto período de janeiro de 1947, porque foi
T-Também, em maio do mesmo ano, por mérito,
R-Receber o posto de Delegado Regional em Uberlândia.
A-Agosto de 1947, foi chefiar o Depart. de Instruções.
 -
L-Líder nato, designado Diretor da casa de Correção,
A-A partir de 1951, onde atuou durante quinze anos.
D-Desde 16/Dez/1969, o Governador Bias Fortes
E-Escolheu seu nome para denominar o presídio.
I-Indicado, aceitou ser o Delegado de Ordem Econômica 52/54.
R-Recebeu em 1954, a honrosa Direção da Delegacia:
A-A mesma, Especializada de Ordem Pública.
-
D-Designado, em 1957, Chefe do Departamento
E-Estadual de Trânsito, até janeiro de 1961.
L-Liderando sempre, a partir de 14/março1956,
E-Esteve regendo a Cadeira de Organização,
G-Garantia de Práticas, no Curso de Formação de Delegados.
A-Agosto de 1966, retornou à Polícia Civil de Minas Gerais.
D-Dia 15/Fevereiro/1968 assumiu a Direção da ACADEPOL.
O-O dia 5/julho marca sua Direção na Superintendência Técnica Policial.
 -
D-Diretor do 1º Presídio a introduzir o “Trabalho de Preso”
E-Em MG, em construções diversas, em obras do Estado.
 -
P-Providenciou a edificação da Biblioteca Pública Estadual,
O-Os dezessete Grupos Escolares, Lactários e outros
L-Lugares especiais, com canteiros de OBRAS na cidade.
Í-Importante Manual de Organização e Práticas Policiais
C-Colecionou legislação, em 659 páginas metodológicas.
I-INDICADO PARA SER PATRONO da Cad. 46 da ALJGR
A- Agora, ocupada pela escritora Profa. Ivany Chagas Coutinho.
-
E-Escritor, dedicado à profissão, Delegado de Polícia Civil,
S-Sábio Dr. Antônio Dutra Ladeira, deixou orgulho familiar:
C-Casado com a senhora Maria de Lourdes Ladeira;
R-Respeitados três filhos: Márcio, Míriam e Marco Antônio.
I-Inesquecíveis no lar: a mãe Dona Maria Dutra Ladeira e
T-Também o senhor seu pai Hermógenes Dias Ladeira.
O-O berço natalício, na cidade de Rio Novo, Minas Gerais.
R-Registro do seu nascimento: 16 de maio de 1915.
-
ALJGR/PMMG, Belo Horizonte, 23 de maio de 2018.
-
Patrono da Cadeira 46 da ALJGR-da PMMG:Posse 23-maio-2018:
Profa. Ivany Chagas Coutinho
https://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/6351111
-------------------------------------------------------------------------
https://academiadeletrasdobrasildeminasgerais.blogspot.com.br/2018/05/novos-patronos-para-os-oito-empossandos.html
--------------------------------------------------------------
Para ver fotos e ler textos sobre o evento click no link, copie e cole na barra de ferramentas no computador:
https://academiadeletrasdobrasildeminasgerais.blogspot.com.br/2018/05/novos-empossados-na-academia-de-letras.html

-


IMORTAL ANTONIO DUTRA LADEIRA-Obra:Manual de Organização e Práticas Policiais (1971)
-

Acróstico-Histórico Nº 6667
Por Silvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
-
M-Manual de Organização e Práticas Policiais é do
A-Autor Ilustre Dr. Antônio Dutra Ladeira, que atuou
N-Na Academia de Polícia Civil de Minas Gerais;
U-Uma Resolução na 66ª Reunião Extraordinária,
A-Aprovada pelo Conselho Administrativo ocupou
L-Lacuna existente na Bibliografia especializada,
-
D-Dentro dos assuntos Policiais; todos os alunos
E-Estudaram naquela exuberante fonte de ensinamentos;
-
A-A partir da publicação, em janeiro de 1971,
N-Nas seiscentas e cinquenta e nove páginas,
T-Tradutoras que valorizaram a aplicação das Leis e
O-Outras atividades para proteção à Vida e aos bens,
N-Na preservação da Ordem e da Moralidade públicas;
I-Importantes orientações, na apuração de infrações penais;
O-O prelúdio histórico apresentou exercícios preliminares
 -
D-Do Policial para o desenvolvimento de sua função.
U-Um propósito adequado, ainda afirma o objetivo máximo:
T-Traz a profissionalização de cada um, para atender
R-Requisitos básicos do ideal a que se propõe em MG;
A-A Política Criminal adotada pelo Sistema Estadual
 -
L-Leva ao estudo dos poderes e como funcionam
A-As causas da criminalidade e da periculosidade
D-Dentro das peculiaridades, as repreensões e prevenções.
E-Entre os problemas tratados, merecem destaque especial;
I-Importantes princípios que devem ser observados para integração,
R-Revelados nos Planos e Práticas, entre as polícias.
A-Ao imortal Primeiro Diretor da Penitenciária Dutra Ladeira,1960.
-
I-Incansável DELEGADO, que assumiu o presídio, na
M-Maior unidade prisional afetada por rebeliões,
O-O reconhecimento e gratidão por sua liderança
R-Representativa da Segurança Pública Mineira e
T-Também atuante Diretor, durante a Ditadura Militar,
A-Ao DOPS: Depto. de ORDEM PÚBLICA e SOCIAL.
L-Livro "Hilda Furacão" denuncia o Movimento Comunista.
-Em Ribeirão das Neves/MG há o PRESÍDIO ANTÔNIO DUTRA LADEIRA.
Belo Horizonte, Minas Gerais, 02 de maio de 2018.
-
Notas:
1-Obra rara pertence à Biblioteca Ary Braz Lopes,
na Academia de Letras João Guimarães Rosa/PMMG.
2-Penitenciária Antônio Dutra Ladeira (Ribeirão das Neves/MG)
Outra das unidades prisionais afetadas por rebeliões no início deste ano, a Penitenciária de Belo Horizonte homenageia o seu primeiro diretor. O delegado Antônio Dutra Ladeira assumiu o presídio na década de 1960 e foi também diretor do DOPS, o Departamento de Ordem Pública e Social da ditadura militar. Ele é citado no livro “Hilda Furacão”, de Roberto Drummond, na passagem em que o Padre Cyr aponta para a existência de “documentos fidedignos” fornecidos por Dutra Ladeira que denunciam um “interesse comunista” em denegrir a Cidade das Camélias – um projeto para acabar com a Zona Boêmia de Belo Horizonte.
Fonte:
http://guiadoscuriosos.uol.com.br/blog/2017/01/31/quem-sao-as-personalidades-que-dao-nome-aos-principais-presidios-brasileiros
-
 https://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/6325086

---------------------------------------------------------------------------------------

ANTONIO DUTRA LADEIRA-ESCRITOR, DELEGADO DE POLÍCIA
-
Acróstico in memoriam nº
Por Silvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
-
A-Antônio Dutra Ladeira, com criatividade prestou Serviços
N-No Corpo de Segurança do Depart. de Investigações.
T-Trabalho árduo, desde dezessete de julho de 1936,
O-O Bacharel em Direito, graduado pela UFMG, em 1942;
N-Nos Estados Unidos (USA) fez a Especialização
I-Importante na Escola de Criminologia/ Califórnia,
O-Onde realizou seus estudos, em Berkley, em 1962.
 -
D-Do Estado de Minas Gerais, foi nomeado Advogado:
U-Um curto período de janeiro de 1947, porque foi
T-Também, em maio do mesmo ano, por mérito,
R-Receber o posto de Delegado Regional em Uberlândia.
A-Agosto de 1947, foi chefiar o Depart. de Instruções.
 -
L-Líder nato, designado Diretor da casa de Correção,
A-A partir de 1951, onde atuou durante quinze anos.
D-Desde 16/Dez/1969, o Governador Bias Fortes
E-Escolheu seu nome para denominar o presídio.
I-Indicado, aceitou ser o Delegado de Ordem Econômica 52/54.
R-Recebeu em 1954, a honrosa Direção da Delegacia:
A-A mesma, Especializada de Ordem Pública.
-
D-Designado, em 1957, Chefe do Departamento
E-Estadual de Trânsito, até janeiro de 1961.
L-Liderando sempre, a partir de 14/março1956,
E-Esteve regendo a Cadeira de Organização,
G-Garantia de Práticas, no Curso de Formação de Delegados.
A-Agosto de 1966, retornou à Polícia Civil de Minas Gerais.
D-Dia 15/Fevereiro/1968 assumiu a Direção da ACADEPOL.
O-O dia 5/julho marca sua Direção na Superintendência Técnica Policial.
 -
D-Diretor do 1º Presídio a introduzir o “Trabalho de Preso”
E-Em MG, em construções diversas, em obras do Estado.
 -
P-Providenciou a edificação da Biblioteca Pública Estadual,
O-Os dezessete Grupos Escolares, Lactários e outros
L-Lugares especiais, com canteiros de OBRAS na cidade.
Í-Importante Manual de Organização e Práticas Policiais
C-Colecionou legislação, em 659 páginas metodológicas.
I-INDICADO PARA SER PATRONO da Cad. 46 da ALJGR
A- Agora, ocupada pela escritora Profa. Ivany Chagas Coutinho.
-
E-Escritor, dedicado à profissão, Delegado de Polícia Civil,
S-Sábio Dr. Antônio Dutra Ladeira, deixou orgulho familiar:
C-Casado com a senhora Maria de Lourdes Ladeira;
R-Respeitados três filhos: Márcio, Míriam e Marco Antônio.
I-Inesquecíveis no lar: a mãe Dona Maria Dutra Ladeira e
T-Também o senhor seu pai Hermógenes Dias Ladeira.
O-O berço natalício, na cidade de Rio Novo, Minas Gerais.
R-Registro do seu nascimento: 16 de maio de 1915.
-
ALJGR/PMMG, Belo Horizonte, 23 de maio de 2018.

-
Patrono da Cadeira 46 da ALJGR-da PMMG:Posse 23-maio-2018:
Profa. Ivany Chagas Coutinho


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para ver fotos e ler textos sobre o evento de 23-maio-2018- na Academia de Letras João Guimarães Rosa/PMMG, click no link, copie e cole na barra de ferramentas no computador:



https://academiadeletrasdobrasildeminasgerais.blogspot.com.br/2018/05/novos-empossados-na-academia-de-letras.html

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário