sábado, 18 de junho de 2011

ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL /INFORMATIVO Nº 0005-29/JUNHO-2010/ Diretoria das Relações Institucionais da ALB - 1) DAS ACADEMIAS DE LETRAS DO BRASIL AO CONALB - CONSELHO NACIONAL DAS ACADEMIAS DE LETRAS DO BRASIL

ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL /INFORMATIVO Nº 0005-29/JUNHO-2010/ Diretoria das Relações Institucionais da ALB
-
1) DAS ACADEMIAS DE LETRAS DO BRASIL AO CONALB - CONSELHO NACIONAL DAS ACADEMIAS DE LETRAS DO BRASIL

Fonte:
http://www.academialetrasbrasil.org.br/conalbhistorico.htm

Dr. Mário Carabajal
(Fundador/Presidente-Nacional da Academia de Letras do Brasil.)

1) PROCESSO HISTÓRICO

As Academias de Letras no Brasil têm como marco a fundação da Academia Brasileira de Letras.. Conheça sua história, Imortais, primeiro presidente, diretoria atual e atividades.
Em 1936 foi fundada no Brasil a Confederação das Academias de Letras do Brasil, culminando com a realização do Primeiro Congresso de Academias de Letras em nosso País.

O congresso das Academias de Letras, realizado em 1936, de que resultou a FALB - Federação das Academias de Letras do Brasil, teve como Secretário-Geral o Maranhense Nogueira da Silva, da Academia Carioca de Letras, biógrafo de Gonçalves Dias e autor de estudos dos romances de Aluísio de Azevedo. No correr das décadas, a Federação contou com a colaboração de saudosos delegados da Academia Maranhense, destacando-se Alfredo de Assis Castro, Domingos Barbosa, Falfredo Machado, Joaquim Vieira da Luz, José Maria dos Reis Perdigão, Fernando Perdigão, José Silvestre Fernandes e Félix Ayres.
(Fonte: Revista de Federação das Academias de Letras do Brasil - número 87, Rio de Janeiro, 1998)
Fonte:
http://www.academialetrasbrasil.org.br/conalbhistorico.htm