quinta-feira, 7 de julho de 2011

LÉA LÚCIA VIANA-(LÉALU)-GALERIA DOS ESCRITORES IMORTAIS DA ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL-SECCIONAL ESTADUAL MINAS GERAIS-ALB-MG


---***---


---***---




---***---



Estátua de HENRIQUETA LISBOA-NA PRAÇA DA SAVASSI EM BELO HORIZONTE
PATRONA da Cadeira 21 da ALB-MG-OCUPADA POR LÉA LUCIA VIANA(LÉALU)
---***---

BIOGRAFIA DE HENRIQUETA LISBOA:

Henriqueta Lisboa (1901-1985), poeta mineira considerada pela crítica um dos grandes nomes da lírica modernista, dedicou-se à poesia, ensaios e traduções. Nasceu em Lambari, Minas Gerais, em 15 de julho de 1901, filha do farmacêutico e deputado federal João de Almeida Lisboa e de Maria Rita Vilhena Lisboa. Formou-se normalista pelo Colégio Sion de Campanha, MG, e, em 1924, mudou-se para o Rio de Janeiro.
Dedicou-se à poesia desde muito jovem. Com Enternecimento, publicado em 1929, de forte caráter simbolista, recebeu o Prêmio Olavo Bilac de Poesia da Academia Brasileira de Letras. Aderiu ao Modernisno por volta de 1945, fortemente influenciada pela amizade com Mário de Andrade, com quem trocou rica correspondência entre os anos de 1940 e 1945. Sua produção inclui, além da poesia, inúmeras traduções, ensaios e antologias. Foi a primeira mulher eleita para a Academia Mineira de Letras em 1963.
Em 1984, recebeu o Prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras pelo conjunto de sua obra. Foi professora de Literatura Hispano-Americana e Literatura Brasileira na Pontifícia Universidade Católica (Puc Minas) e na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Poeta sensível, dedicou sua vida à poesia. Considerada um dos grandes nomes da lírica modernista pela crítica especializada, Henriqueta manteve-se sempre atuante no diálogo com os escritores e intelectuais de sua geração e angariou muitos leitores ilustres durante sua vida, dentre eles Mário de Andrade, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Cecília Meireles e Gabriela Mistral.
Sobre sua poesia, Drummond nos deixou o seguinte testemunho: “Não haverá, em nosso acervo poético, instantes mais altos do que os atingidos por este tímido e esquivo poeta.”
Henriqueta faleceu em Belo Horizonte, no dia 9 de outubro de 1985. Seu Centenário foi comemorado ao longo do ano de 2002 e, além de inúmeros eventos culturais em sua homenagem, várias reedições de sua obra foram feitas com o objetivo de revelar a força de sua poesia para os jovens de hoje.


Títulos publicados
Fogo-fátuo (1925); Enternecimento (1929); Velário (1936); Prisioneira da noite (1941); O menino poeta (1943); A face lívida (1945), à memória de Mário de Andrade, falecido nesse ano; Flor da morte (1949); Madrinha Lua (1952); Azul profundo (1955); Lírica (1958); Montanha viva (1959); Além da imagem (1963); Nova Lírica ((1971); Belo Horizonte bem querer (1972); O alvo humano (1973); Reverberações (1976); Miradouro e outros poemas (1976); Celebração dos elementos: água, ar, fogo, terra (1977); Pousada do ser (1982) e Poesia Geral (1985), reunião de poemas selecionados pessoalmente pela autora do conjunto de toda a obra, publicada uma semana após o seu falecimento.
Publicou também as coletâneas de ensaios Convívio Poético (1955), Vigília Poética (1968) e Vivência Poética (1979), coletâneas de ensaios. Os poemas que traduziu foram recentemente reunidos pela Editora da UFMG em Henriqueta Lisboa: Poesia Traduzida.
Entre as coletâneas que preparou para a infância e a juventude, destaca-se esta, de folclore, e Antologia Poética para a Infância e a Juventude (1961), que será reeditado pela Peirópolis brevemente.

http://www.revista.agulha.nom.br/hlisbo00.html
------------


------------

A poetisa, ensaísta e tradutora Henriqueta Lisboa nasceu na cidade de Lambari, no Estado de Minas Gerais, no dia 15 de julho de 1901, fruto da união entre o deputado (http://www.infoescola.com/biografias/henriqueta-lisboa/#) federal João de Almeida Lisboa e Maria Rita Vilhena Lisboa. Ela se torna, posteriormente, a primeira escritora a ser eleita integrante da Academia Mineira de Letras, em 1963.
(http://static.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/03/Henriqueta-Lisboa.jpg)Jovem (http://www.infoescola.com/biografias/henriqueta-lisboa/#) estudante, ela recebe o diploma de normalista no Colégio Sion de Campanha, ainda em Minas. Logo depois, em 1924, ela se transfere para terras cariocas. Henriqueta se devota à poesia prematuramente. Em 1929 ela já tem seu primeiro poema, Enternecimento, premiado; ela angaria então o Prêmio Olavo Bilac de Poesia da Academia Brasileira de Letras (http://www.infoescola.com/literatura/academia-brasileira-de-letras/).
Sua primeira obra, intitulada Fogo Fátuo, foi publicada quando ela tinha apenas 21 anos, o que confirma seu talento precoce. Ao público infantil ela reserva três livros – O Menino Poeta, de 1943; Lírica, de 1958; e o relançamento, em 1975, do primeiro trabalho devotado às crianças, lançado igualmente em disco pelo Estúdio Eldorado.
Um dos maiores impactos em sua carreira literária é a participação no movimento modernista, em 1945. Nesta época ela foi incentivada a integrar esta escola pelo amigo Mário de Andrade (http://www.infoescola.com/literatura/mario-de-andrade/), principalmente através das cartas que ambos trocaram entre 1940 e 1945.
Além dos poemas, Henriqueta produziu várias traduções, ensaios e antologias. Escritora de intensa sensibilidade, ela se devotou de corpo e alma à criação de seus poemas. Ao longo de sua trajetória literária, a poetisa sempre se manteve receptiva a novos estímulos e sugestões de seus contemporâneos, conquistando assim inúmeros admiradores no meio artístico e intelectual, entre eles Mário de Andrade, Carlos Drummond de Andrade (http://www.infoescola.com/literatura/carlos-drummond-de-andrade/), Manuel Bandeira (http://www.infoescola.com/literatura/manuel-bandeira/), Cecília Meireles (http://www.infoescola.com/literatura/cecilia-meireles/) e Gabriela Mistral.
Henriqueta foi homenageada, em 1984, com o Prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras por sua obra como um todo. Paralelamente ao ofício literário, ela atuou também no campo do magistério, como professora de Literatura Hispano-Americana e Literatura Brasileira na Pontifícia Universidade (http://www.infoescola.com/biografias/henriqueta-lisboa/#) Católica (Puc Minas) e na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e como inspetora escolar.
Esta célebre poetisa morreu em 9 de outubro de 1985, na cidade de Belo Horizonte. Em 2002 houve vários eventos comemorativos em prol de seu centenário de nascimento, quando então foram relançados vários de seus livros, em meio a diversas realizações de natureza cultural.
Em sua bibliografia constam inúmeras obras, entre elas Velário (1936); Prisioneira da noite (1941); A face lívida (1945), dedicado à memória de Mário de Andrade, morto nesse mesmo ano; Flor da morte (1949); Madrinha Lua (1952); Azul profundo (1955); Nova (http://www.infoescola.com/biografias/henriqueta-lisboa/#) Lírica ((1971); Belo Horizonte bem querer (1972); Pousada do ser (1982) e Poesia Geral (1985), coletânea de poemas escolhidos pela própria escritora, extraídos do total de sua obra, a qual foi publicada uma semana depois de sua morte.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Henriqueta_Lisboa

---***---



---***---

CERTIFICADOS VAE BRASIL

Em reconhecimento e agradecimento ao apoio, divulgação e participação ativa no Projeto Cultural Vae Brasil, e também nas artes e cultura de nosso País, a diretora Léa Lu do Instituto VaeBrasil (que havia agraciado o comendador Franklin em 04 de julho desse ano) lhe entregou em mãos os três certificados; Honra Ao Mérito, Reconhecimento Internacional de Talentos e Parceria Cultural.
O fato ocorreu no evento de aniversário da Anelca - Academia Nevense de Letras, Ciências e Artes e Encontro de academicos da ALB - Academia de Letras do Brasil em Ribeirão das Neves no dia 26 de novembro de 2011.


FOTO 1
---------------------


FOTO 2
----------------------

FOTO 3
---------------------


FOTO 4
---------------------


FOTO 5
---------------------


FOTO 6
--------------------

5 comentários:

  1. LÉA LÚCIA VIANA-LÉALU-Escritor Imortal na ALB-MG

    PATRONA: HENRIQUETA LISBOA


    Nascida em Timóteo, Minas Gerais, em 02/11/1951. Escritora, Palestrante, Ativista Cultural, Editora Google AdSense. Com mais de 40 (quarenta) anos dedicados à Cultura, autora de 20 (vinte) Obras literárias, sendo 16(dezesseis) livros e 4(quatro) álbuns de declamações. Vinte anos de comprovação literária, nomeada em dezembro de 2009 CÔNSUL POETA DEL MUNDO por Contagem-MG. Atualmente, trabalha como editora da GOOGLE ADSENSE, (publicidade na internet). O mais recente trabalho é o projeto VAEBRASIL, no qual o escritor vai ao encontro do leitor, com urna estratégia inédita de marketing e divulgação Utilizando o livro. VOCÊ. O AMOR. E EU (até o presente momento, feito artesanalmente) que vem causando urna empatia imediata no público das mais variadas idades. Onde: -1 “EU SOU A CAPA” o leitor é capa do livro _2- “EU E O AUTOR” (a autora) vai ao encontro do leitor em todos os lugares, estados e cidades –3. “EU FAÇO MEU LIVRO”, onde o leitor poderá participar de oficinas e fazer o seu próprio livro. *Lembrando que este currículo é apenas cultural, pois tenho várias profissões. TEATRO *O DESTINO LEVOU: Como assistente de direção do grupo Por do Sol, no ano de 1990. *JUSTIÇA ACORRENTADA: Peça em homenagem,ao movimento negro de Divinópolis . *MEU BRASIL: Homenagem ao dia da Bíblia na cidade de Pedro Leopoldo MG. *POEP1ZZA: Poesia em ação,com os alunos da E.João Paulo I , na cidade de IBIRITÉ, MG. *POEMÁTICA: Apresentação da matemática e a poesia, em todas as escolas, de MG. *O POETA O MÚSICO E O PINTOR: Participação como músico AMIGA AMANTE: Novo projeto a ser lançado ESTRELA DO NATAL: Peça infantil, como compositora da música.
    *OBRAS PUBLICADAS *Você o Amor e Eu -Poesia-2000- (edição Comemorativa Homenagem aos 500 anos do Brasil) *100% Você Mensagens 2001 *100% Você Poesia 2002 *100% Você Citações 2003 *Saudades dentro da noite Poesia-Correntes literárias-2007 *Além das Estrelas Poesia-Obra reunida:2007 *Projeto cultural VAEBRASIL 2000 *Album Poetizando Declamações CD 2002 *Album Declamar .* Declamações CD 2007 *Album Salmos & Hinos Declamações CD 2007 *Album Tributo à Fátima Mensagens personalizadas--2008 .
    PROJETOS NOVOS *For & Cena Contos *Amiga amante Teatro *Coisas de mulher Economia doméstica *Diamante de Aço Memorial-LÉA LU .Trabalhos na WEB *Rede VAEI3RASIL- http://institutovaebrasil.ning.com ( ver todo projeto) *REBRA- Rede de escritoras Brasileiras-WWW'.rebra.com *POETAS DEL MUNDO, movimento internacional de poetas em Santiago do Chile

    ResponderExcluir
  2. LÉA LÚCIA VIANA (LÉA LU)
    Homenagem acróstica nº 3226 Por Sílvia Araújo Motta
    -
    L-Léa Lúcia Viana, por Léa Lu conhecida,
    É-Escritora, Poeta, brilhante Palestrante,
    A-Ativista Cultural, Editora Google AdSense.
    -
    L-Léa-Cônsul Poeta del Mundo-Contagem-MG:
    Ú-Um “Diamante de Aço” em Timóteo-MG nascida,
    C-Com registro no berço natalício em 02-nov-1951;
    I-Importante atuação no Projeto VAE BRASIL,
    A-Apresenta em site próprio, registro Pronac 086970.
    -
    V-Várias participações em Cursos e Projetos Sociais,
    I-Incluindo 8 peças de Teatro, 11 Obras publicadas;
    A-Atua há vinte anos nos Eventos literoculturais,
    N-Nas catorze homenagens humanistas recebidas,
    A-Aplausos e nossa indicação à ALB-Minas Gerais.
    ---------------------PARABÉNS!-----------------------
    Belo Horizonte, 12 de novembro de 2010.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite amiga!
    Estou um pouco ausente , quase não estou entrando no computador, estou de repouso absoluto, lembra do meu pé que te falei que sofri um acidente nele, pois então por não fazer repouso, piorou, e para que no dia da posse eu esteja bem e possa calçar estou fazendo tudo que o médico me pediu.
    Como sou encantado com você, senti a tua falta no Belô Poético, o Ariaz Manzo estava com a esposa.
    E esta academia esta simplesmente maravilinda, como você é organizada e eficaz.
    Gostaria de te pedir uma coisa, se for possivel acrescentar ao meu curriculo o cargo de
    DELEGADA CULTURAL.
    Fiz este mini currículo para apresentação


    Currículo
    Léa Lu, natural do Vale do Aço, da cidade de Timóteo, MG
    Reside em Contagem-MG.

    REGISTRO PROFISSIONAL CCTC-TERRA VERDE-6282 a saber;
    *Escritora / Palestrante / Ativista Cultural / *Editora do Google Adsense
    *Delegada Cultural por União Hispanoamericana de Escritores do Perú
    *Consul poeta DEL MUNDO, por Contagem Minas Gerais
    *Presidente do projeto VAEB BRASIL,
    *Diretora regional da FEBAC,Federação Brasileira de Alternativos Culturais-SP
    *Autora do CONPPAZ, Contagem e Poetas pela Paz

    ResponderExcluir
  4. Léa Lu enviou uma mensagem para você em CLUBE BRASILEIRO DA LÍNGUA PORTUGUESA BH MG BRASIL

    Assunto: POESIA DE LÉA LU...

    ------------

    QUANDO

    QUANDO NÃO FALO...
    ME COBRA
    QUANDO FALO...
    ME PODA
    QUANDO PENSO EM VOCÊ
    VOCÊ, ESQUECE-ME
    QUANDO NÃO PENSO
    EU QUEBRO A CARA
    OFEREÇO AJUDA
    VOCÊ NÃO ACEITA
    MAS...
    QUANDO EU ORO POR VOCÊ
    TUDO É RESOLVIDO!

    °°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

    NOSTALGIA

    O CÉU ESCURECEU
    A NATUREZA MUDOU
    A LUA FICOU MUDA
    AS ESTRELAS SOZINHAS
    O MEU MUNDO ILUMINOU
    A BRISA PAIROU
    O AR QUE EU RESPIRO
    INSPIRA-ME
    A FALTA DE AMOR
    DE ALGUÉM QUE UM DIA
    NO ESPAÇO DA MINHA MENTE
    UM ESPAÇO CONQUISTOU
    VOCÊ...


    °°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

    SINTONIA DO AMOR

    NA SINTONIA DO AMOR
    EU OUÇO A TUA VOZ
    QUE ACALENTA O MEU PRANTO
    E NO CANTO QUE CANTA
    ENCANTA-ME
    AO OUVIR E APRECIAR
    TUA VOZ SERENA E MEIGA
    E EU SINTONIZO-ME NESTE AMOR
    SÓ PRA TE CURTIR
    SÓ OUVIR
    E PRA TE SENTIR


    °°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°


    CONTRADIÇÃO

    MOSTRO E NÃO VÊ
    SINTO E NÃO SENTE QUE SINTO
    CHORO LÁGRIMAS TRANSPARENTES
    POR ISSO, NÃO VÊ E NÃO SENTE
    FALO, NÃO OUVE
    ESCREVO, NÃO LÊ
    POR QUE?
    O SENTIMENTO OCULTO
    NO VULTO DA VIDA
    NÃO DÁ PARA PERCEBER
    QUE O ERRADO É VOCÊ
    MOSTRE-ME E EU VEREI
    CHORA QUE EU PERCEBO
    ESCREVA, QUE EU VOU LER
    AINDA VEJO O TEU VULTO
    MESMO SEM TE VER
    -

    SÍLVIA,
    UM BEIJO NO TEU CORAÇÃO!
    LÉA LU
    ------------

    ResponderExcluir