quinta-feira, 4 de abril de 2013

ARCÁDIA DE MINAS GERAIS EMPOSSA NOVA DIRETORIA-DIA 3-4-2013 ÀS 16 HORAS

ARCÁDIA DE MINAS GERAIS aprova a Chapa Única e EMPOSSA NOVA DIRETORIA:BH/MG/BRASIL-DIA 3-4-2013


Presidente: 
Desembargador JOÃO QUINTINO SILVA
Vice-Presidente:Regina Almeida

Tesoureiros: 
1º Paulo Geraldo Correa
2º José Carlos Serufo

1º Secretário:
Maria Inês de Moraes Marreco

2º Secretário:
Dr. Antônio Pedro Nolasco

Bibliotecária:
Marilena Guzzela M. Lemos

Conselho Fiscal:
Josemar Alvarenga
Wagner Colombarolli
Fernando Antonio Xavier Brandão

Comissão Seletiva:
Silvia Araújo Motta
Elza de Moura
Maria Ribeiro Pires
 
Conselho Superior:
Jorge Lasmar
Gilberto Madeira Peixoto
Marco Aurélio Baggio
Carlos Alberto Carvalhaes
Ildefonso Silveira de Carvalho
Secretário-Geral-Clifort Rosa Silva





//-


QUARENTA MEMBROS EMPOSSADOS
------------------------------------------------------------------
PATRONO CLÁDIO MANOEL DA COSTA
____________________***___________________

ALEA JACTA EST- SPENS MENS IN SEMINE.
____________________***___________________

QUADRO DE ANIVERSARIANTES
ARCÁDIA DE MINAS GERAIS


JANEIRO:
7 -SILVIA ARAUJO MOTTA(REGISTRO DA CERTIDÃO
(DIA REAL DO NASCIMENTO: Dia de Reis:6 de Janeiro)

-
FEVEREIRO:
10-PAULO GERALDO CORRÊA



-
MARÇO:
8-MARCO AURÉLIO BAGGIO

-
ABRIL:

17-JOSEMAR OTAVIANO ALVARENGA
-
MAIO:

9-JORGE LASMAR

22-FERNANDO ANTÔNIO XAVIER BRANDÃO

-
JUNHO:
1-EUGÊNIO FERRAZ
28-RONALDO VIEIRA DE AGUIARA

25-GILBERTO MADEIRA PEIXOTO
-
JULHO:

-
AGOSTO:

17-WAGNER COLOMBAROLLI

SETEMBRO:

24-RAYMUNDO NONATO FERNANDES

-
OUTUBRO:
15-EDIR CARVALHO TENÓRIO
*15 DE OUTUBRO DE 1942/PERNAMBUCO
† 16 DE MAIO DE 2011/MINAS GERAIS.

31-DESEMBARGADOR JOÃO QUINTINO SILVA
-
NOVEMBRO:



-
DEZEMBRO:
4-DEUSDEDIT PINTO R. DE CAMPOS
7-CONCEIÇÃO PILÓ
17-EURÍPEDES SANTOS ZUMPANO







FOTOS DE ÁRCADES:

PROF. RAYMUNDO NONATO FERNANDES-EMPOSSADO DIA 1º DE ABRIL DE 2009
 FOTO:O professor Raymundo Nonato Fernandes, durante seu discurso de posse, ladeado pela sua esposa, Maria de Lourdes Campos Christo Fernandes, pelo presidente da Arcádia de Minas Gerais, Dr. Marco Aurélio Baggio, e pelo Dr. Jorge Lasmar.

 Posse na Arcádia de Minas Gerais

No dia 1º de abril, o professor Raymundo Nonato Fernandes, membro do Conselho Curador da Fundação Amae, tomou posse da Cadeira 26 da Arcádia de Minas Gerais, cujo patrono é Couto de Magalhães. O novo associado efetivo foi apresentado pelo órgão mensal da instituição, o Arcadianas, como “um dos maiores pensadores de Minas Gerais” e “uma aquisição muito feliz para a Arcádia”.
Coube ao árcade Dr. Jorge Lasmar, de forma muito simpática, saudar o homenageado: “Essa difícil incumbência de apresentar o professor Raymundo Nonato à nossa ilustre Arcádia excede a minha capacidade. É impossível de ser executada. Raymundo Nonato é inconfundível. Suas qualidades intrínsecas não têm par. Formam o pensador, professor, educador, escritor, filósofo, humanista de cultura opulenta, dirigente e administrador. Criou uma obra ímpar, centrada na educação. (...) Não sou capaz de apresentá-lo. O homem é um vulcão, ninguém apaga as chamas ou a matéria de infusão dos vulcões, ninguém descreve as lavas e as labaredas. Raymundo é um vulcão que pode entrar em atividade a qualquer momento. Raymundo é isso, minha gente! Nós o conhecemos, mas não se pode imaginar o que ele esconde em seu seio, nem o “estrago” ou o tamanho do bem que pode realizar. (...) Hoje, ele vive intensamente a esperança de que o Brasil tem jeito.”
      
O professor Raymundo Nonato iniciou seu discurso dizendo “estar muito feliz em ser acolhido por essa casa” e lembrando que as arcádias têm sua origem na história grega, eram “o consolo e o refúgio daqueles momentos de grandeza e decadência dos grandes impérios”. Modesto, o homenageado referiu-se ao seu extenso currículo, afirmando: “Não me importo com títulos. Para mim, o mais importante é ter encontrado um caminho onde pudesse cavar o meu sulco na vida”. 
FONTE:
 http://www.fundacaoamae.com.br/home/index.php?option=com_content&view=article&id=57:posse-na-arcadia-de-minas-gerais&catid=34:noticias-2009&Itemid=71
-//-




-//-



WAGNER COLOMBAROLLI
ENTREVISTADO
POR


O topázio imperial é uma das mais belas e raras gemas do mundo. A designação 'imperial' para este tipo de topázio tem origem na Rússia, local das primeiras jazidas, exauridas durante o período czarista. Atualmente apenas a região de Ouro Preto (MG) é fornecedora desta gema em escala comercial, abastecendo joalherias de todo o planeta. É no distrito ouropretano de Rodrigo Silva que se situa a Mina do Capão, a maior do mundo, de propriedade da empresa TIMCIL - Topázio Imperial Comércio e Indústria Ltda. Para nos falar sobre esta fascinante gema, entrevistamos o Dr. Wagner Colombarolli, um dos sócios da empresa, engenheiro metalurgista formado pela Escola de Minas de Ouro Preto, onde foi professor por 11 anos e também diretor.
Jóia br - É correto afirmar que o topázio imperial somente ocorre no Brasil ? 
Wagner Colombarolli -
 A única área economicamente viável se encontra em nosso país, na região do município de Ouro Preto, em Minas Gerais. A ocorrência se dá em três macro-regiões: Saramenha, Rodrigo Silva – Dom Bosco e Antônio Pereira - próximo à Mariana, mas ainda pertencente ao município de Ouro Preto.
Jóia br - Algumas vezes acontece do topázio imperial ser confundido com outras gemas, como o citrino...
Wagner Colombarolli - Isto pode acontecer, tanto por má-fé quanto por ignorância, na ponta do varejo, com pessoas que compram uma pedra ou uma jóia montada com pedra de cor amarela. Do ponto de vista mineralógico, o citrino é um quartzo amarelo. Mesmo que possa haver um topázio na cor próxima a do citrino, eles diferem por outras características, tais como a raridade, estrutura, variedade e, sobretudo, valor. Quem conhece o topázio não se confunde, pois são pedras diferentes.
  
Jóia br - Também é muito comum as pessoas associarem o topázio somente à cor azul. Sua empresa recebe consultas deste tipo?
Wagner Colombarolli - Não, o que às vezes acontece é sermos procurados por mineradores ou garimpeiros, sobretudo da região norte e oeste do País, que encontram o topázio branco e nos oferecem para compra. O topázio azul é o topázio branco irradiado. O topázio de cor azul também pode ser encontrado na natureza, mas tem a tonalidade mais clara e sua ocorrência é menos freqüente.



Jóia br - O topázio imperial pode ser encontrado em várias cores. Qual é a mais valiosa?
Wagner Colombarolli - Como todo produto, ele tem suas nuances, sua raridade e, conseqüentemente, seu valor. No topázio, nós partimos do menos valioso, que é o amarelo, para o laranja, vermelho, rosa, cereja, salmão e o lilás, que é o mais caro e mais valioso.

Jóia br - Pode–se ‘melhorar’ a cor da gema?
Wagner Colombarolli - O topázio imperial não aceita a radiação. Se isto é feito, há uma alteração sensível, mas quando exposto à luz do sol ele retorna imediatamente à cor original - não como no azul, que fica com cor permanente. Existe a queima do topázio, em que ele adquire uma cor violeta - pink topaz, como é denominado no Japão. Eu particularmente não gosto, prefiro o natural.


Jóia br - A procura é maior por parte de brasileiros ou estrangeiros? 
Wagner Colombarolli - Mais por estrangeiros, embora existam pessoas no Brasil que prefiram a jóia com topázio imperial. Temos conhecimento de peças muito boas e valiosas vendidas aqui. Acontece que o poder aquisitivo de nosso povo é menor e, conseqüentemente, como o topázio imperial é uma gema mais cara, isto faz com que ela seja mais procurada no exterior. Atualmente, vende–se muita jóia com topázio imperial no Brasil para estrangeiros.
Nossa empresa vende as gemas diretamente para alguns joalheiros e para pedristas, que irão serrar e formar a pedra, lapidar - cada um de acordo com sua técnica - e daí repassar a seus clientes. No caso dos joalheiros, aconselhamos que usem os serviços de pedristas e lapidários que estejam familiarizados com o topázio imperial, pois estes saberão a melhor forma de lapidação da gema e aproveitamento da cor. Já as pedras de coleção geralmente são poucas e nós preferimos manter em nosso acervo e exibi-las ao público em feiras e exposições.

Jóia br - O que mais influencia no consumo? É a raridade?
Wagner Colombarolli - Penso que é a beleza, o conjunto. Mesmo o topázio amarelo ou alaranjado, desde que bem trabalhado, fica lindo colocado numa jóia.

Jóia br - Além da participação em feiras e de campanhas para divulgar o topázio imperial na mídia, a empresa pensa em mais alguma ação institucional?
Wagner Colombarolli - Temos viabilizado o desenvolvimento de coleções de jóias com o topázio imperial, por solicitação de alguns designers que irão realizar mostras no Brasil e no exterior. Estamos também estudando a realização de um concurso de jóias com topázio imperial, provavelmente para o próximo ano.




------
APRESENTAÇÃO
NA REVISTA DO CENTENÁRIO
DO
IHGMG

O centenário do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais foi devidamente registrado. Difícil será encontrar outra instituição que tenha tido esse privilégio, o de ter uma sua comemoração registrada com a riqueza de detalhes que só um historiador com a competência de um Jorge Lasmar sabe fazer. Essa reportagem, como a classifica o autor, permitirá que muitos estudiosos futuros possam dela se valer para conhecer o que se passou em 15 de agosto de 2007. Isso não é tudo.
            É difícil imaginar o denodo e o carinho que teve o autor ao apresentar todos os convites e programas que compuseram as comemorações. A missa na Catedral da Boa Virgem, celebrada por Dom Walmor Oliveira de Azevedo. Fotografias da cerimônia para ilustrar o evento. Todos os discursos da cerimônia oficial transcritos. O lançamento da Medalha Comemorativa pela Casa da Moeda do Brasil. Excursões às cidade históricas. O I Congresso dos Institutos Históricos e Geográficos. A posse da nova diretoria, liderada por Fernando Brandão. Os discursos do Presidente Baggio e do Vice-Governador Antônio Anastásia. Entrevistas com associados sobre o evento e o papel do Instituto no cenário da cultura mineira. A cópia da ata da 1ª reunião na atual sede do Instituto, em 15 de agosto de 1967. A homenagem da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais, com o roteiro e discursos em sua íntegra. Tudo com os detalhes que cada evento necessitava. Nem mais, nem menos.
O livro apresenta a biografia de seus presidentes, de João Pinheiro da Silva a Fernando Antônio Xavier Brandão. Todos eles estão retratados com os seus traços característicos. Além da fotografia que ilustra, o texto retrata, também, o íntimo de cada um, com as suas personalidades e qualidades, pois, não foi por acaso que ocuparam tão distinguidos cargos.
Analisa e resgata a personalidade do Cel. Júlio César Pinto Coelho, um dos nossos patronos, sócio benemérito do Clube Floriano Peixoto, entidade embrião de nosso Instituto. Era pai do presidente Copérnico Pìnto Coelho, também um dos baluartes do Instituto, sem cuja dedicação, a Instituição poderia ter desaparecido.
Para isto, baseou sobretudo no estudo feito pelo Presidente Emérito Celso Falabella de Figueiredo, outro notável historiador, que tanto fez pelo Instituto e que ainda é um ícone e conselheiro de todos o que o conhecem.
Parabéns ao Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais em seu centenário.
Parabéns ao consócio e querido amigo Jorge Lasmar pela felicidade com que se houve ao escrever esta peça histórica.

Wagner Colombarolli, cadeira nº 53 
Patrono Joaquim Cândido da Costa Sena
-
PRESIDENTE AD VITAM DA ARCÁDIA DE MINAS GERAIS
-//- 


ARCÁDIA DE MINAS GERAIS-VINTENÁRIA:1992- 2012
CADEIRA 8-EDISON CHRISÓSTOMO MOREIRA
-
Soneto nº 4264 decassílabo-sáfico-heróico,
Ritmo clássico na 4ª, 6ª, 8ª e 10ª sílabas,
Rimado ABAB, ABAB, CDC, CDC.
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil.
-
Arcádia, em festa, brinda seu passado;
o vintenário tempo, paz cultiva;
conhecimentos busca ter ao lado
da Arte, Ciência, História enflora altiva.
-
Conta alegria, em laços que tem dado
Seu Estatuto traz função ativa
por isso agora, canta em alto brado,
os parabéns  e aplausos deste Viva!
-
Na Reunião mensal produz saber,
em novos sonhos tem mar de cultura,
cumpre seus planos, basta ver e crer.
-
Cada palestra chega ao bem fazer,
na Biblioteca é porto de leitura,
Sócios da Arcádia causam-nos prazer.
-
Belo Horizonte, Minas Gerais, março/abril-2012.
-
Sílvia De Lourdes Araújo Motta, mineira, nasceu em Belo Vale, radicada em Belo Horizonte, há 40 anos; Presidenta do Clube Brasileiro da Língua Portuguesa, Pedagogista, Profa.-Doutora em FILOSOFIA:PhI; Profa. de Língua e Literatura Portuguesa-Inglesa; Assessora Especial da Presidência Associação Internacional de Poetas Del Mundo (115 países);Cônsul de Poetas de Mundo para Belo Horizonte; Embaixadora Universal da Paz:Brasil/Orange-France/Genève-Suisse;Presidenta-FUNDADORA-VITALÍCIA da ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL-MINAS GERAIS.Curadora do I PRÊMIO INTERNACIONAL MAC de Poesia, Pertence a várias Academias de Ciências Letras e Artes: ALB/MG, ALJGR-PMMG, AVPB, AVBL, AVSPE, ACLCL, ANELCA, APOLO, CAPPAZ, REBRA, UBT-BH, ABT-RJ, ALB-RJ; ARCÁDIA DE MINAS GERAIS DESDE IWA/Ohio/USA, LITERARTE,em vários países: Venezuela, Itália, Colômbia, e outras... Premiações com 250 Medalhas e Troféus, no total de quase 300 condecorações no Brasil e exterior. É Titular entre os Onze OURIVES SONETISTAS do Brasil. Recebeu o título de RAINHA DOS ACRÓSTICOS (Guiness Book); em homenagem ao seu nascimento real, 6 de janeiro , o Dia Nacional do Acrosticista.Tem mais de 5000 poemas publicados em 39 livros-solo de sua autoria. Acadêmica, Humanista, Ativista Cultural, Escritora-Crítica-Poética-Textual, Sonetista,Violonista,Cantora, Soprano em Corais, Musicóloga, Compositora, Trovadora, Acrosticista em quatro idiomas, Lidera Trabalhos Voluntários Sociais. Comprova quatro décadas de ações Voluntárias, com Campanhas  nas Comunidades carentes, Colaboradora de Projetos aos Doentes Mentais, aos Familiares de AAA-Alanon e Alateen, Crianças com Síndrome de Down, Crianças com Paralisia, Visitas a Hospitais, Creches e Presídios, Visitas para atender Doentes Terminais e seus Familiares e outros.Palestrante Voluntária para Grupos de Terceira Idade. Palestrante Missionária Ecumênica Presencial e Virtual . Coordenadora de doze Concursos de Poesia/Coletâneas e de Eventos Nacionais de relevo Internacional. Sílvia Araújo Motta tem exposição fixa, do SONETO: NATUREZA, de sua autoria, em 230 azulejos, ocupando 4,5metros na parte externa do MURO da Escola Prof. PEDRO ALEIXO à Av. Bandeirantes nº 2300 Alto da Av. Afonso Pena, Mangabeiras; ao lado da Praça da Bandeira-Belo Horizonte-MG-Brasil.Obra do Artista Plástico-Ceramista-Português JORGE DA COSTA PRATA.Vale ressaltar a inesquecível honraria: em 2009:Comenda-Colar do Mérito Cívico JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER "ALFERES TIRADENTES" da Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira, em Ouro Preto, oferecida pelo Sereníssimo Grão Mestre Geral da Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira, Comendador Grão Colar Celso Rafael de Oliveira e o Prefeito de Ouro Preto Ângelo Oswaldo de Araújo Santos, em comemoração à Proclamação da República.-15 de Nov-2009.Comenda Affonso Penna, Patrono Estadual da ALB-MG:23-8-2011 e Comenda Internacional Miguel Máximo Angel Robles Tejada/ALB.Entre outros, em agosto de 2011 recebeu dois Títulos Honoríficos de Portugal, da ACLA, Troféu Destaque 2011 da ANBA/RJ,Comenda da ANELCA e da Academia Alquimia das Letras, e outros da CRUZADA BRASILEIRA DA ARTE E CULTURA, sob a presidência do Comendador Franklin Lopes de Freitas.

---***---
Publicação:
http://www.recantodasletras.com.br/sonetos/3504488
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário