VIVER É TER
OPORTUNIDADES-(To Be or Not To Be)
Acróstico-filosófico nº 5414
Por Silvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
-
V-Vida terrena é passageira!
I-Indiscutível mistério imortal...
V-Vale pensar nos erros, acertos,
E-Escolher viver intensamente
R-Realidade nua e crua, naturalmente,
-
É-Em busca da Paz e da Felicidade!
-
T-Todos possuem o livre arbítrio:
E-E recebem muitas oportunidades
R-Rotineiras, temporárias de verdade.
-
O-Os que enfrentam a luta com garra
P-Prometem decidir: Ser do que Não Ser!
O-O sofrimento, nas perdas ou na despedida,
R-Reproduz a angústia, por desconhecer,
T-Totalmente, o que será e virá depois!
U-Um ADEUS consequente para sempre,
N-Novos CAMINHOS para dois ou três?
I-Independente do SIM ou NÃO na resposta
D-Deve-se estar bem CONSCIENTE
A-Ao tomar qualquer decisão, para ser e estar!
D-Detesto COVARDES! Empresto-lhes
E-Experiências sexagenárias, positivas, vividas
S-Sem ter medo de ousar ou errar para recomeçar!
---VALE A PENA TER CORAGEM DE VIVER!---
Belo Horizonte, 17 de novembro de 2013.
http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/4574303
Acróstico-filosófico nº 5414
Por Silvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
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V-Vida terrena é passageira!
I-Indiscutível mistério imortal...
V-Vale pensar nos erros, acertos,
E-Escolher viver intensamente
R-Realidade nua e crua, naturalmente,
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É-Em busca da Paz e da Felicidade!
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T-Todos possuem o livre arbítrio:
E-E recebem muitas oportunidades
R-Rotineiras, temporárias de verdade.
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O-Os que enfrentam a luta com garra
P-Prometem decidir: Ser do que Não Ser!
O-O sofrimento, nas perdas ou na despedida,
R-Reproduz a angústia, por desconhecer,
T-Totalmente, o que será e virá depois!
U-Um ADEUS consequente para sempre,
N-Novos CAMINHOS para dois ou três?
I-Independente do SIM ou NÃO na resposta
D-Deve-se estar bem CONSCIENTE
A-Ao tomar qualquer decisão, para ser e estar!
D-Detesto COVARDES! Empresto-lhes
E-Experiências sexagenárias, positivas, vividas
S-Sem ter medo de ousar ou errar para recomeçar!
---VALE A PENA TER CORAGEM DE VIVER!---
Belo Horizonte, 17 de novembro de 2013.
http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/4574303
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SER OU NÃO SER? LIÇÃO
QUE TRAZ QUESTÃO: TO BE OR NOT TO BE!
(William Shakespeare in
HAMLET, Ato III, Cena 1-(*1564) (†1613-Calendário Juliano.)
-
Soneto-clássico-sáfico-heróico nº 4780
Rimando ABAB-ABAB-CDC-CDC
Sílabas fortes: na 4ª, 6ª, 8ª e 10ª sílabas.
Mensagem-final no 14º VERSO,
com apenas DEZ sílabas não gramaticais.
Soneto Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
-
1-Ser ou não ser? Lição que traz questão:
2-Hamlet traduz, no ATO três põe cena:
3-TO BE OR NOT TO BE exige ação…
4-Tragédia grega que na espada encena;
-
5-Na luta armada, morte vem... que pena;
6-perpassa o espaço; o tempo dá razão?
7-É que não cobre a tez de forma amena,
8-vingança não se faz com própria mão.
-
9-Na sociedade tem questões políticas,
10-amor, traição, inveja, dor fatal...
11-Dilemas surgem, marcam duras críticas!
-
12-Morrer... dormir? Sonhar transcende em mente?
13-Crânio à mão gerou a luz total:
14-{A decisão só deve ser consciente.}
-
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil,
Quinta-feira, 3 de janeiro de 2013.
---***---
METODOLOGIA USADA:
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
-
Ser ou não (ser) li(ção) que (traz) ques(tão)
Hamlet tra(duz), no (A)TO (três) põe (ce)na:
TO BE OR (NOT) TO (BE) e(xi)ge a(ção…)
Tragédia (gre)ga (que) na es(pa)da en(ce)na;
-
Na luta ar(ma)da, (mor)te (vem)...que (pe)na;
perpassa es(pa)ço; o (tem)po (dá) Ra(zão?)
É que não (co)bre a (tez) de (for)ma a(me)na,
vingança (não) se (faz) com (pró)pria (mão.)
-
Na socie(da)de (tem) ques(tões) po(lí)ticas,
amor, trai(ção), in(ve)ja, (dor) fa(tal...)
Dilemas (sur)gem, (mar)cam (du)ras (crí)ticas:
-
Morrer... dor(mir?) So(nhar) trans(cen)de em (men)te?
Crânio à (mão) ge(rou) a (luz) to(tal)
-A deci(são) só (de)ve (ser) cons(cien)te.
---Belo Horizonte, 3 de janeiro de 2013.
http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/4063465
-
Soneto-clássico-sáfico-heróico nº 4780
Rimando ABAB-ABAB-CDC-CDC
Sílabas fortes: na 4ª, 6ª, 8ª e 10ª sílabas.
Mensagem-final no 14º VERSO,
com apenas DEZ sílabas não gramaticais.
Soneto Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
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1-Ser ou não ser? Lição que traz questão:
2-Hamlet traduz, no ATO três põe cena:
3-TO BE OR NOT TO BE exige ação…
4-Tragédia grega que na espada encena;
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5-Na luta armada, morte vem... que pena;
6-perpassa o espaço; o tempo dá razão?
7-É que não cobre a tez de forma amena,
8-vingança não se faz com própria mão.
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9-Na sociedade tem questões políticas,
10-amor, traição, inveja, dor fatal...
11-Dilemas surgem, marcam duras críticas!
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12-Morrer... dormir? Sonhar transcende em mente?
13-Crânio à mão gerou a luz total:
14-{A decisão só deve ser consciente.}
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Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil,
Quinta-feira, 3 de janeiro de 2013.
---***---
METODOLOGIA USADA:
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
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Ser ou não (ser) li(ção) que (traz) ques(tão)
Hamlet tra(duz), no (A)TO (três) põe (ce)na:
TO BE OR (NOT) TO (BE) e(xi)ge a(ção…)
Tragédia (gre)ga (que) na es(pa)da en(ce)na;
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Na luta ar(ma)da, (mor)te (vem)...que (pe)na;
perpassa es(pa)ço; o (tem)po (dá) Ra(zão?)
É que não (co)bre a (tez) de (for)ma a(me)na,
vingança (não) se (faz) com (pró)pria (mão.)
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Na socie(da)de (tem) ques(tões) po(lí)ticas,
amor, trai(ção), in(ve)ja, (dor) fa(tal...)
Dilemas (sur)gem, (mar)cam (du)ras (crí)ticas:
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Morrer... dor(mir?) So(nhar) trans(cen)de em (men)te?
Crânio à (mão) ge(rou) a (luz) to(tal)
-A deci(são) só (de)ve (ser) cons(cien)te.
---Belo Horizonte, 3 de janeiro de 2013.
http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/4063465
SER OU NÃO
SER – EIS A QUESTÃO
Será mais
nobre sofrer na alma pedradas e flechadas do destino feroz, ou pegar-me em
armas contra o mar de angústias – e, combatendo-o, dar-lhe fim?
Morrer;
dormir; Só isso. E com sono – dizem – extinguir dores do coração e as mil
mazelas naturais a que a carne é sujeita; eis uma consumação ardentemente
desejável.
Morrer –
dormir – dormir! Talvez sonhar. Aí está o obstáculo! Os sonhos que hão de vir
no sono da morte quando tivermos escapado ao tumulto vital nos obrigam a
hesitar: e é essa reflexão que dá à desventura uma vida tão longa.
Pois quem
suportaria o açoite e os insultos do mundo, a afronta do opressor, o desdém do
orgulhoso, as pontadas do amor humilhado, as delongas da lei, a prepotência do
mando e o achincalhe que o mérito paciente recebe dos inúteis, podendo ele
próprio encontrar seu repouso com um simples punhal?
Quem
agüentaria fardos gemendo e suando numa vida servil, senão porque o terror de
alguma coisa após a morte – o país não descoberto, de cujos confins não voltou
jamais nenhum viajante – nos confunde a vontade, nos faz preferir e suportar os
males que já temos, a fugirmos para outros que desconhecemos?
E assim a reflexão
faz todos nós covardes.
E assim o matiz natural da decisão se transforma no doentio pálido do
pensamento. E empreitadas de vigor e coragem, refletidas demais, saem de seu caminho, perdem o nome de ação.
E assim o matiz natural da decisão se transforma no doentio pálido do
pensamento. E empreitadas de vigor e coragem, refletidas demais, saem de seu caminho, perdem o nome de ação.
William Shakespeare (1564-1613) Hamlet, Ato III, cena
1
PRINCIPAIS OBRAS DE WILLIAM
SHAKESPEARE:
COMÉDIAS:01-Sonho de uma Noite de Verão;02-O Mercador de Veneza;03-A Comédia dos Erros;04-Os Dois Cavalheiros de Verona;05-Muito Barulho por Nada;06-Noite de Reis;07-Medida por Medida;08-Conto do Inverno;09-Cimbelino;10-A Megera omada;
11-A Tempestade;12-Como
Gostais;13-Tudo Bem quando Termina Bem;14-As Alegres Comadres de Windsor; 15-Trabalhos de Amores Perdidos;16-Péricles, Príncipe de Tiro;TRAGÉDIAS:17-Tito
Andrônico;18-Romeu e
Julieta; 19-Júlio
César; 20-Macbeth;21-Antônio e Cleópatra;22-Coriolano;23-Timão de
Atenas;24-Rei Lear;
25-Otelo, o Mouro de Veneza;26-Hamlet (eBook);27-Tróilo e Créssida;28-A Tempestade;DRAMAS HISTÓRICOS:29-Rei João;30-Ricardo II;31-Ricardo III;32-Henrique
IV, Parte 1;33-Henrique
IV, Parte 2;34-Henrique V;35-Henrique
VI, Parte 1;
-//-
UM DIA VOCÊ APRENDE/William
Shakespeare
Depois de algum tempo você aprende a diferença,
a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma.
E você aprende que amar não significa apoiar-se,
e que companhia nem sempre significa segurança.
E começa a aprender que beijos não são contratos
e presentes não são promessas.
E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida
e olhos adiante, com a graça de um adulto
e não com a tristeza de uma criança.
E aprende a construir todas as suas estradas no hoje,
porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos,
e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.
Depois de um tempo você aprende que o sol queima
se ficar exposto por muito tempo.
E aprende que não importa o quanto você se importe,
algumas pessoas simplesmente não se importam…
E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa,
ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso.
Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.
Descobre que se leva anos para se construir confiança
e apenas segundos para destruí-la,
e que você pode fazer coisas em um instante,
das quais se arrependerá pelo resto da vida.
Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer
mesmo a longas distâncias.
E o que importa não é o que você tem na vida,
mas quem você é na vida.
E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.
Aprende que não temos que mudar de amigos
se compreendemos que os amigos mudam,
percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa,
ou nada, e terem bons momentos juntos.
Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida
são tomadas de você muito depressa,
por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos
com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos.
Aprende que as circunstâncias e os ambientes tem influência sobre nós,
Depois de algum tempo você aprende a diferença,
a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma.
E você aprende que amar não significa apoiar-se,
e que companhia nem sempre significa segurança.
E começa a aprender que beijos não são contratos
e presentes não são promessas.
E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida
e olhos adiante, com a graça de um adulto
e não com a tristeza de uma criança.
E aprende a construir todas as suas estradas no hoje,
porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos,
e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.
Depois de um tempo você aprende que o sol queima
se ficar exposto por muito tempo.
E aprende que não importa o quanto você se importe,
algumas pessoas simplesmente não se importam…
E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa,
ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso.
Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.
Descobre que se leva anos para se construir confiança
e apenas segundos para destruí-la,
e que você pode fazer coisas em um instante,
das quais se arrependerá pelo resto da vida.
Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer
mesmo a longas distâncias.
E o que importa não é o que você tem na vida,
mas quem você é na vida.
E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.
Aprende que não temos que mudar de amigos
se compreendemos que os amigos mudam,
percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa,
ou nada, e terem bons momentos juntos.
Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida
são tomadas de você muito depressa,
por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos
com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos.
Aprende que as circunstâncias e os ambientes tem influência sobre nós,
mas nós somos
responsáveis por nós mesmos.
Começa a aprender que não se deve comparar com os outros,
mas com o melhor que você mesmo pode ser.
descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser,
Começa a aprender que não se deve comparar com os outros,
mas com o melhor que você mesmo pode ser.
descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser,
e que o tempo é curto.
Aprende que não importa onde já chegou, mas onde está indo,
mas se você não sabe para onde está indo,
qualquer lugar serve.
Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão,
e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade,
pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação,
sempre existem dois lados.
Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer,
enfrentando as conseqüências.
Aprende que paciência requer muita prática.
Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute
quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.
Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência
que se teve e o que você aprendeu com elas
do que com quantos aniversários você celebrou.
Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha.
Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens,
poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia
se ela acreditasse nisso.
Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva,
mas isso não lhe dá o direito de ser cruel.
Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer
que ame, não significa que esse alguém não o ama,
pois existem pessoas que nos amam,
mas simplesmente não sabem como demonstrar isso.
Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém,
algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo.
Aprende que com a mesma severidade com que julga,
você será em algum momento condenado.
Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido,
o mundo não pára para que você o conserte.
Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás.
Portanto,plante seu jardim e decore sua alma,
ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.
E você aprende que realmente pode suportar…
que realmente é forte, e que pode ir muito mais
longe depois de pensar que não se pode mais.
E que realmente a vida tem valor
e que você tem valor diante da vida!
Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem
que poderíamos conquistar, se não fosse o medo de tentar.
William Shakespeare
Aprende que não importa onde já chegou, mas onde está indo,
mas se você não sabe para onde está indo,
qualquer lugar serve.
Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão,
e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade,
pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação,
sempre existem dois lados.
Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer,
enfrentando as conseqüências.
Aprende que paciência requer muita prática.
Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute
quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.
Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência
que se teve e o que você aprendeu com elas
do que com quantos aniversários você celebrou.
Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha.
Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens,
poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia
se ela acreditasse nisso.
Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva,
mas isso não lhe dá o direito de ser cruel.
Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer
que ame, não significa que esse alguém não o ama,
pois existem pessoas que nos amam,
mas simplesmente não sabem como demonstrar isso.
Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém,
algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo.
Aprende que com a mesma severidade com que julga,
você será em algum momento condenado.
Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido,
o mundo não pára para que você o conserte.
Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás.
Portanto,plante seu jardim e decore sua alma,
ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.
E você aprende que realmente pode suportar…
que realmente é forte, e que pode ir muito mais
longe depois de pensar que não se pode mais.
E que realmente a vida tem valor
e que você tem valor diante da vida!
Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem
que poderíamos conquistar, se não fosse o medo de tentar.
William Shakespeare
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WILLIAM SHAKESPEARE
As datas seguem o calendário juliano, usado na Inglaterra durante a vida de
Shakespeare. No calendário gregoriano, adotado nos países católicos em 1582, Shakespeare morreu no dia 3 de maio (Schoenbaum 1987,
xv).
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