terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Amalia Rodrigues - Nem As Paredes Confesso-TROVAS e ACRÓSTICOS de Silvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil



https://www.youtube.com/watch?v=2Hm692FACmM
---------------------------------*----------------------------

FADISTA AMÁLIA RODRIGUES
Texto nº 342-EM 91 TROVAS E 13 ACRÓSTICOS
Por Silvia Araújo Motta


-

1-Belo Horizonte, em Março,

ano de dois mil e um,

aos poetas, meu abraço,

e aos presentes, um por um.



2-Escrevo por meio desta

Carversos que vão saudando...

Versos levo em qualquer festa,

todo o ambiente alegrando.









3-Autoridades, Senhores

minha presença renova

para a trova, mil louvores,
na verdade que comprova.

4-Dos ventos de Portugal
nasceu a mais linda voz,
sua musa é sem igual,
valorizada por nós.



5-Essa Amália Portuguesa
na terra soube encantar,
do infinito, com certeza,
ensina o vento  a cantar.

6-Dividiu a inspiração
em sua incansável lida,
ao mundo, por vocação
cantora, por toda a vida.




7-Quando a saudade, de leve,
vai chegando pelos ares,
a voz de Amália me envolve
com seus suaves cantares.

8-O mundo de sul a norte
quando a ouve, se extasia,
como bandeira é suporte
na beleza e na  poesia.



9-Simples, mas inteligente,
ela não tem sucessora,
criativa e envolvente
do fado, ficou Senhora.

10-Sem poder e sem riqueza,
na vida só fez o bem,
transcendeu sua beleza
e o amor do mundo também.



11-Seus prêmios e distinções
são tantos, nem vou citar,
tantas condecorações
o mundo pode provar.

12-Portugal, Espanha, Itália,
Líbano, Toronto, França,
a sua maior Medalha,
é uma dourada lembrança.



13-E Portugal canta a glória,
na fama mostra seus Fados.
Amália deu para a história
suas fotos e seus fatos.

14-Amália, cantando deu
voz para a alma portuguesa,
a luz do fado acendeu
Divina voz, com certeza!




15-A tristeza e suavidade
refletidas nas canções,
revelam privacidade
fadista, das emoções.

16-Seus discos, reconhecidos
em qualquer parte do mundo,
por certo, sempre vendidos,
revelam o viver profundo.



17-Tímida, por natureza,
não aceitava ser mito,
por sua voz e beleza,
muitos exemplos eu cito:

18-Raramente visitava
amigos... nem os queridos.
Coquetéis, não frequentava:
-“Mostram corações partidos”.


19-Que dia, Amália nasceu,
a primeiro ou vinte e três?
Que foi em julho já sei,
comprovado, de uma vez.

20-Nascida na Beira-Baixa,
pela Avó foi educada.
Aos nove, recebe a faixa,
na Escola foi premiada.


21-Amália foi bordadeira.
mais tarde fez “rebuçados”
e bolos. Trabalhadeira
amiga dos empregados.

22-Em loja, no Cais da Rocha,
de “souvenirs”, vendedora.
Primeira vez, lá na Marcha
de Alcântara, foi cantora.


23-Trinta e nove! Na Severa,
Casa importante do Fado
iniciou uma nova era,
com fadistas ao seu lado.

24-Em quarenta, uma atração:
Teatro Maria Vitória,
primeira Revista: ação
que iniciou sua glória.


25-Madrid! Em quarenta e três,
convite do Embaixador
Pereira, e naquela vez,
mostrou na voz, sua dor.

26-Quarenta e quatro! Brasil!
Casino: Copacabana,
por três meses a aplaudir
Rio de Janeiro, ufana!



27-Ela tem tudo de Dama:
a boca, o corpo e a postura.
Todos os passos da fama
e a vida eterna, futura.

28-Para o público e a artista
houve comunhão total.
Amália, a maior fadista
não é lenda! É bem real!


29-Em sessenta e oito canta
com Vinícius de Moraes
e aos brasileiros encanta
com fados tão divinais.

30-Ricardo Espírito Santo,
amigo, na realidade,
mas o “boato” foi tanto,
sem ter nada de verdade.


31-Em noventa e sete, em Cannes
encontra o “Rei Brasileiro”
com Roberto Carlos canta
a Aquarela Brasileira.

32-Virgílio Bastos sofria.
De Amália era companheiro:
-Se estás triste, ela dizia,
adianto-lhe algum dinheiro...


33-Amália deu de comer
ao pedinte português,
espantou muito sofrer,
muita caridade fez.

34-Da Alfama, Olívia Maurício,
para Amália trabalhava.
Recorda, que desde o início:
-”Simplicidade, esbanjava”.


35-No teatro ou no cinema,
em disco ou televisão,
Amália é sempre um diadema-
brilhantes em profusão.

36-Pelo filme: “Fado, História
duma Cantadeira”, a Ana
Maria, põe na memória
onze Fados para a fama.




37-”Les Amants du Tage”, vão
o Tejo valorizar...
“Barco Negro e Solidão”
são fados! Fazem chorar!

38- “Canciones Unidas” traz
uma “Casa Portuguesa”.
Estréia em Lisboa faz
bela marca portuguesa.




39-Amália em “Fado Corrido”
é a Maria do Amparo.
“Gaivota” é um fado bonito
é jóia de peso raro.

40-Amália em “Sangue Toureiro”
é a Maria da Graça.
“Amor sou tua” é o primeiro
fado que encantou a massa.



41- “Coimbra e Canção do Mar”
são do “ABRIL em Portugal”:
com primavera pra amar
um toureiro, sem igual.

42-Desde o Olympia de Paris
ao seu “Canecão” no Rio
soube ultrapassar os mares,
ter aplausos e arrepio.



43-No Mocambo de Holywood,
no “Massey Hall” de Toronto,
o seu sucesso não muda
leva sempre o “preto manto”.

44-No “Phillarmonic Hall,”
em Nova Iorque, sucesso,
cantando Fados, “For All”
o  mundo quis seu acesso.


45- Canções, Fados, projetaram
“Maria Lisboa”, honrosa,
Empresários se encantaram: 

-Filmes? Vida valiosa.

46-Filme de Armando Miranda

“Capa Negra”-premiada:

-”A bicha, quase não anda”

bilheteria encerrada!






47-Tumulto só resolvido

com bilhete antecipado.

O mito, já percebido

por todos foi consagrado.



48-Leitão de Barros fez filme

“Vendaval Maravilhoso”:

-Medalha de Ouro à lume

à voz do fado famoso.






49-Em Caracas, Venezuela,
programando o repertório,
Daniel Maias, fala nela:
- “O seu Fado é obrigatório”.

50-Editor David Ferreira
“a julgou incomparável”
e Portas, sobremaneira:
-“Que mulher admirável”.


52-”Amália é simples pessoa
que não devia morrer”...
Durão Barroso, em Lisboa:
- “Meus shows, eu vou suspender”.

53-Os fados apresentavam
qualidade literária,
todos eles destacaram
emoção extraordinária.

54-”Amália era mãe de todos”
diz Pinto Bastos , fadista:
- “Rainha, de muitos modos
Amália era grande artista”.


55-João Braga, também fadista,
por trinta e três anos, canta.
este gênero da artista
Amália que sempre encanta”.

56-Milagres faz com Paredes,
pelas  transfigurações:
-Amália lançando as redes
pesca “LUZ” para as canções.

57-Em “Seis de Outubro”- Toronto:
“Dia oficial de Amália”:(desde 1985)
o “show” sempre fica pronto,
para o mundo  maravilha.



58- “El País”, Jornal da Espanha:
- “Idiossincrasia lusa”
demonstra uma força estranha
do LUTO que  Amália usa.

59-Triste é o dia “Seis de Outubro.”
Ano de noventa e nove!
Na Televisão, me lembro
a notícia me comove! –

60-Oito países lusófonos
ficarão sempre, enlutados:
-Por que não serão os mesmos,
sem Amália, com seus fados.

61-Rio Tejo, tuas águas
transportam um mar de tristeza,
já não comportas-deságuas
triste , em língua portuguesa.



62- “Primeiro veio a surpresa
depois a dor e o vazio”.
Sem Amália, com certeza,
são  lágrimas,  este  Rio.


63-A fadista japonesa

que é Hideko Tsukida,

chora pela portuguesa

sua fadista querida.



64- “Recatada quanto à vida”,

diz Manuel Brito, tristonho,

Amália cantava em vida

platônico e triste sonho.



65-Rita Machado, a afilhada,

recorda o  “bom coração”,

chora  a  triste despedida

da madrinha, com emoção.




66-Amália não morrerá!
Francisco Nicholson, autor,
- “Não desaparecerá”,
diz ao amigo escritor.

67-Diz-nos Fernando Girão
- “Bela voz! É extraordinária:
No Fado, Amália é canção,
é uma figura lendária”

68-É uma “Mulher de Carisma”,
diz Simone de Oliveira.
Vista sob qualquer prisma
encanta a platéia inteira.


69-Amália, sempre educada,
do Ministro ou Varredor
tímida, bem calada,
respeitava por amor.

70- “Maior artista do Século”
declara Antonio Chainho
seu guitarrista, com orgulho:
-Vi os aplausos e o carinho.

73-Manuel Carrilho bendiz
“a voz do século vinte”
é imortal e portuguesa
tem voz, beleza e requinte

74-Carlos Carvalhas reclama:
-Que pena, “a voz singular”
que teve no mundo a fama
hoje, no céu foi cantar.



75-Diz Jack Lang, o francês,
ex-Ministro da Cultura:
-Perde o povo português
“Voz sensual”, triste murmura.

76-Nosso Caetano Veloso
e músico brasileiro,
fala de Amália saudoso
de um ídolo “Ser inteiro.”

77- “Amália, uma Embaixatriz
da música portuguesa”
diz Pelé:-Morre uma atriz,
Voz do Fado, com certeza.

78- “Idolatrada e amada”
diz Sarney, ex-Presidente,
no Brasil, será lembrada
era do Fado expoente.




79-Tinha, e Portugal afirma
“ uma garra excepcional”,
Mário Soares confirma:
“era a voz de Portugal”.

80-As mensagens mundiais
revelam o forte poder
de Amália, entre os imortais
só basta ver para crer.

81-Do Bairro Alto à Madragoa
choram por filha querida,
Ficou mais pobre, Lisboa
sem o Fado de uma vida.

82-Aos setenta e nove anos
em casa, morre a fadista...
e minha mãe, tantos anos,
cantou fados desta artista.



83-Cemitério dos Prazeres!
Lenços, na hora do adeus!
Fados e muitas flores!
Amália visita Deus!

84-Na Basílica, a pedido
de Amália, cantou-se “O Grito”.
Cortejo triste, partido...
Pôs-se a Bandeira, no Mito.



85-Com as honras do Presidente...
Jorge Sampaio, assistiu
toda a multidão presente,
de Amália, se  despediu.

86-Portugal perdeu a voz.
Lisboa, a filha perdeu ,
mas Amália desta vez
a sua morte venceu.

87-Saramago, reconhece
“esta ligação profunda”:
-Sei que chorar me apetece,
Amália, entristece o mundo.


87.1-Morre a Rainha do Fado
e da Nação Portuguesa;
morre quem mostrou ao mundo
imortal voz portuguesa!

88-Amália não morrerá
entre as emoções jamais
na voz permanecerá
seu fado para os anais.

89-No Mosteiro dos Jerônimos,
enterrada em Lisboa,
Amália, brilha entre os gênios,
junto a Camões e Pessoa.


90-Senhoras e meus Senhores,
Já não posso alongar mais.
De Amália e seus esplendores.
falaria muito mais.

91-E agora lembrando o Fado,
para abafar o meu pranto
ponho a tristeza de lado:
-Viva Amália que amo  tanto!

Finalmente  “Tenho  dito:”
a todos, meu OBRIGADA!

BELO  HORIZONTE, 28 DE JUNHO DE 2004
Excertos da Palestra proferida na

ACADEMIA NEVENSE DE LETRAS - MINAS GERAIS, BRASIL.






---***---



AMÁLIA RODRIGUES,

o maior ícone da música portuguesa,

em ACRÓSTICOS





1:

A-Amália, “uma cantadeira”

M-Muitos aplausos ganhou:

A- “Ana Maria”, do filme,

L-Linda história nos mostrou.

I-Inspiração do Vieira...

A-A pláteia a consagrou.

-

2:

R-Rainha, Deusa do fado,

O-Orgulho de Portugal,

D-Deixou saudade e passado

R-Remoendo a dor fatal.

I-Inspirado Rouxinol,

G-Guardou segredos no fado;

U-Um mito: sol, no infinito,

E-Estrela, brilhante, ardente,

S-Seus raios são do arrebol.



3:

A-Amália, tem festa especial

M-Muito famosa em Toronto:

A-A lei diz “Dia de Amália”...

L-Liberado em Seis de Outubro.

I-Imortalizada em vida

A-Aplaudida, de pé...se avalia.



4:

A-Ao dar de beber a dor

M-Multicolor nos vitrais

A-A estranha forma de vida,

L-Líquida em tristes beirais,

I-Inundou a trilha vencida,

A-Arquivada nos anais.



5:

A-Ao cantar de olhos fechados,

M-Marca eterna da Fadista,

A-Ao presente intemporal

L-Liga sons ao guitarrista,

I-Idiossincrasia oral:

A-Amália é mito real.



6:

A-Ao teu olhar firme, ardente,

M-Manhã de sol, mar sem fim

A-A espera da brisa quente;

L-Laça o universo... o infinito,

I-Isóclinos corpo e mente

A-Atam um mistério, ao fim.



7:

A-Ao eleger a Esperança

M-Madrinha da Perfeição,

A-A linda voz sempre alcança

L-Limite em tom especial,

I-Instrumental vibração,

A-Artesanal, exclusiva.



8:

A-Amália aos fados e fatos,

M-Mais famosa ainda ficou:

A-A SEVERA dos quatro ATOS

L-Lançou-se à Terra e encantou!

I-Inspirado Júlio Dantas

A-Ao drama se realizou!



9:

A-Ao Rio, bem recebida!

M-Muitos vestidos bordados

A-A ouro... ricos à vida,

L-Levam à Fada dos Fados!

I-Impressionante Voz de Ouro,

A-Ao Brasil se consagrou.



10:

A-Ao fraternal caminhar

M-Mãos dadas a curtos passos,

A-As irmãs, a passear,

L-Laços fortes vão atar,

I-Ídolos comuns abraçar:

A-Ao Manolo e Carmem Amaya.



11:

A-Aplausos tocam bem fundo

M-Multidões que pedem mais!

A-Além deste olhar profundo,

L-Luz dos Fados desiguais,

I-Indefinidos ao mundo

A-Alcançam sonhos reais.



12:

A-Ao som desta Portuguesa,

M-Mãos dedilham emoção...

A-Afinados à tristeza,

L-Linguagem impõe intuição,

I-Imagem que põe certeza:

A-Alcandorada missão!



13:

A-Ao cantar à sua maneira,

M-Maior tristeza nascia

A-Ao peito sobremaneira:

L-Lume, em Camões, que o Fado

I-Insinua o sentimento,

A-Ao nascer sem alegria!






Observação (1)

Todos estes POEMAS-ACRÓSTICOS COM FOTOS
da IMORTAL DEUSA DO FADO

estão em EXPOSIÇÃO PERMANENTE,

no RESTAURANTE PORTUGÁLLIA,

nas paredes da SALA AMÁLIA RODRIGUES,

em 14 quadros com moldura de vidro,

TAMANHO 0,20m X 0,28m.

Local: Centro da Comunidade Luso-Brasileira,
em Belo Horizonte-Minas Gerais-Brasil.
Biblioteca da Sede Social.
Rua Curitiba 746-CENTRO/BH/CEP-30170-120.

-

Belo Horizonte-MG-Brasil, 28 de junho de 2004







---***---



              BIBI FERREIRA



          Poema-Acróstico



B-Bibi Ferreira, a “Diva”, Atriz Imortal,

I-Interpretando em voz castiça, portuguesa,

B-Bela Amália Rodrigues, internacional:

I-Interagem coração e talento, com certeza.

-

F-Famosa Deusa do Teatro Musical,
E-Emociona e, de pé, distingue a palma!
R-Realiza sonhos, em noite sensacional.
R-Reporta pensamentos e espíritos acalma.
E-Elegante Estrela da maior magnitude,
I-Irradia luz e liberdade na expressão.
R-Restaura a emoção no palco em solitude,
A-Alegrando o público, diante da solmização.

Observação (2) Este poema – acróstico                                                                                                 foi entregue  à atriz e diretora BIBI FERREIRA,                                                                               na estréia de seu espetáculo                                                                                                         “SHOW BIBI VIVE AMÁLIA”,                                                                                                            do Palácio das Artes, em Belo Horizonte,(MG)                                                                                  dia 16 de agosto de 2002.

-
RESTAURANTE PORTUGÁLLIA

Acróstico de inauguração  do                                                                                                    “Cantinho da Amália Rodrigues”,                                                                                                    com a presença  de 25 Guitarristas Portugueses,                                                                                   da Tuna de Famalicão-Portugal.(*)

R-Romântico, “Além da Paixão”
E-Espaço de Jantar à luz de velas, para
S-Saborear o “Melhor Bacalhau”.
T-Tem sempre uma Premiação!
A-Assina cento e cinquenta receitas:
U-Utilitário cardápio  internacional.
R-Reporta  à culinária lusitana,
A-Azeite servido em originais almotolias.
N-No ambiente, poesia, fotos e pratos
T-Temperados ao apetitoso  ponto.
E-Exulta o Fado e a Canção Portuguesa.

P-Proprietária: LÚCIA MARTINS!

P-Portugállia canta a glória -

O-Orgulho de Portugal!

R-Resgata fatos da história,

T-Tradicional Culinária!

U-Une luso-brasileiros,

G-Ganha fama a cada dia!

A-Amália no seu CANTINHO,

L-Lança olhar firme, vibrante;

I-Irradiando a alegria,

A-Agradece ao VISITANTE.

-     

Belo Horizonte, 28 de novembro de 2000

Inauguração da SALA AMÁLIA RODRIGUES

Restaurante Portugállia.

-

Observação (3)

1) Palestra na UBT-BH

Belo Horizonte, 11 de fevereiro de 2002.

2) Palestra no Elos Clube de Belo Horizonte-

-Jantar Convívio :15 de Outubro de 2002

3) Na Arcádia de Minas Gerais:

Belo Horizonte, 10 de Outubro de 2002.

4) Palestra na Academia Nevense de Letras

de Ribeirão das Neves,26 de junho de 2004.

 BH-MG-Brasil.

-----------------------*----------------------

ORIGEM DOS ACRÓSTICOS-Acróstico-didático(*)

-

Acróstico nº 4533

Por Sílvia (de Lourdes) Araújo Motta



O- O acróstico é uma poética composição

R- Rimada, na qual, livremente ou não,

I - Impõe um conjunto de letras iniciais

G- Garantidas mediais, cruzadas ou finais,

E- Em que a leitura vertical ou diagonal

M-Muitas vezes, forma uma palavra ou frase.



D- Desde os Séculos V e VI, nos oráculos,

O-O grego Epicarmo já fazia acrósticos.

S- Surgia também nos epigramas funerais.

A -A frase “Jesus Cristo, Filho de Deus e Salvador”
C- Contém o mais célebre acróstico “ICHTHYS”
R-Realmente escrito no século IV : “PEIXE”
O-O maior símbolo místico do Cristianismo;
S- Sua autoria foi atribuída a Lactâncio e Eusébio.
T-Tantos, por Ênio-em Roma.Comodiano de Gaza,
I- Idade Média, e os feitos na poesia métrica latina.
C-Com Hinos na poesia inglesa de John Davies
O-Os adeptos portugueses :Camões, Garcia Rezende...
S-Sinal Acadêmico do Pe. Antônio de Oliveira, Edgar Pöe.

Belo Horizonte, 10 de fevereiro de 1985.
------------------------------------------------------------
Curiosidades:Poemas:
1-Acróstico=Letras iniciais
Mesóstico=Letras mediais
Teléstico=Letras finais
Diacróstico=Iniciais e mediais.

2-Acrósticos podem ser: biográficos, autobiográficos,

históricos, comemorativos, eróticos, humorísticos

filosóficos, líricos, psicológicos, Informáticos

didáticos, poéticos ou não, de despedida,

de boas-vindas, em forma de prece, etc...



OBS:

A palavra grega para peixe é ICHTYS OU ICHTUS
e as suas cinco letras são as do acróstico do Século IV
“IESUS CHRISTUS THEOU YICUS SOTER”,
o que quer dizer: Jesus Cristo Filho de Deus Salvador,

correspondente ao título completo dado a Jesus.

Nota:

(Voilà ce qu'en dit le Dictionnaire Hachette Multimédia 1997
(vous pouvez, bien-sûr, contrôler chez vous

sur votre propre dico s'il est sérieux.) :

ICHTYS OU ICHTUS, MONOGRAMME qui désigne le CHRIST ;
il est composé des initiales des mots grecs
IESOUS CHRISTOS THÉOU YIOS (ou Uios) Sôter
("JÉSUS-CHRIST FILS DE DIEU SAUVEUR"),
soit en Grec, IKHTHUS, mot qui signifie "POISSON"

(les premiers chrétiens décoraient parfois les catacombes de la figure du poisson).

Confira:

http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/334036

http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/905603

-

Belo Horizonte, domingo, 5 de agosto de 2012.

-

http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/3815323



---***---

Homenagem do Clube Brasileiro da Língua Portuguesa.

www.virtualismo.com.br

www.recantodasletras/autores/silviaraujomotta



http://www.recantodasletras.com.br/autor.php?categoria=Q&id=3146



---***---





CCLB-Biblioteca
-
3225-CENTRO DA COMUNIDADE LUSO-BRASILEIRA.BELO HORIZONTE-MG-BRASIL-BIBLIOTECA ABÍLIO NUNES DE FIGUEIREDO  ( 98 anos de Funcionamento: 15 setembro de 1912-2010)
-
Acróstico-histórico nº 3225
Por Sílvia Araújo Motta
-
B-Biblioteca Abílio Nunes de Figueiredo,
I-Inestimável valor bibliográfico cultural,
B-Bem definida sua Missão, sem segredo:
L-Leva à Comunidade e público, em geral,
I-Informação sobre a memória portuguesa.
O-Os periódicos merecem destaque especial:
T-Trazem notícias lusófonas, atuais, com certeza,
E-E atraem a leitura dos vários pesquisadores;
C-Coleções Patrimoniais e Arquivos raros
A-Atendem o público vocacionado de leitores:
 -
A-Alunos, Professores, Universitários, Escritores,
B-Benfeitores exponentes, amantes do SABER,
Í-Investigadores do conhecimento das tradições,
L-Laureados em prosa e verso, Trabalhadores
I-Intelectuais e AGENTES da POESIA criativa,
O-Outrossim, reconhecidos Luso-Brasileiros.
 -
N-Na parede principal, a foto do fundador,
U-Um benfeitor, nascido em Viseu, Abílio
N-Nunes de Figueiredo, que com 15 anos,
E-Em Ouro Preto, no Brasil veio morar e,
S-Sobremaneira, 1º Presidente do CCLB;
 -
D-Deve-se a ele, orgulho de tantas gerações,
E-Especial cultivador das lusófonas tradições.
 -
F-Fundada em quinze de setembro de 1912,
I-Imediatamente, aprovada a Ata de Fundação,
G-Garantidas 32 ASSINATURAS legíveis,
U-Em Assembleia registrou a “Aclamação.”
E-Espaço de Leitura, Exposição de Cultura,
I-Inesquecível Galeria dos Ex-Presidentes,
R-Relicário Memorial em Armário Especial,
E-Exposição para a imortal Amália Rodrigues;
D-Desta poemática, aplausos em parceria com
O -O Clube Brasileiro da Língua Portuguesa.
---PARABÉNS!Trazemos aplausos de pé!---
-
Belo Horizonte, 25 de novembro de 2010
98 anos de Funcionamento da Biblioteca do CCLB
Presidente: Leonardo Costa Andrade Mendes.
-
http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/2609184

---***---
3340-FIGOS DE PITEIRA-(Preferidos de Amália Rodrigues)  
(Nº 67  ,  In: MOTTA, Sílvia Araújo.
In: “Frutos e Pse(Nº 67  ,  In: MOTTA, Sílvia Araújo.                                                                                                      Pseudofrutos em Versos Brasileiros”.2010.)

Acróstico-informativo nº 3340
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
-
F-Figos de piteira, frutos bem docinhos,
I-Impõem uso da pinça para tirar espinhos,
G-Garantida colheita no verão de Portugal...
O-O interior é carnudo, amarelo-avermelhado!
S-Sua polpa é consistente, bem semelhante à
 -
D-Da papaia. O XAROPE do cacto da piteira
E-É muito forte, tem propriedade tóxica
 -
P-Para se tomar 1 vez,durante 2 meses, ao ano,
I-Indicado  ótimo  regenerador  pulmonar...
T-Tem vitamina C e o figo de piteira
E-Era o preferido de Amália Rodrigues
I-Imortal Fadista portuguesa,na infância.
R-Reconhecido também como tabaibos!
A-A origem é da Jamaica.Veio para o Brasil.
-
Belo Horizonte, MG, domingo,
Dia 16 de janeiro de 2011.
---***---

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

FELICIDADE - FERNANDO PESSOA




https://www.youtube.com/watch?v=wp8hOIb3oTc

Enviado em 18 de jul de 2010
MENSAGEM
  • Música

    • "Amazing Grace" por Mantovani ( • • )

Fernando Pessoa por Paulo Autran (Poemas)

Fernando Pessoa ortónimo e heterónimos



-

https://www.youtube.com/watch?v=eQx7dmW-c-c



--------------------------------*----------------------------

FERNANDO PESSOA EM ACRÓSTICOS E VERSOS DE SILVIA ARAÚJO MOTTA-BH-MG-BRASIL


FERNANDO PESSOA 
EM ACRÓSTICOS E VERSOS DE 
SILVIA ARAÚJO MOTTA-BH-MG-BRASIL

-
FERNANDO PESSOA, O IMORTAL NASCIDO AOS 13 DE JUNHO

Acróstico-biográfico Nº 1801
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil

F-Filho de Joaquim Seabra Pessoa
E-E Maria Magdalena Pinheiro Nogueira,
R-Reconhecido gênio é Fernando Pessoa.
N-Notável  Poeta está na linha primeira.
A-Aos treze de junho, nascido em Lisboa,
N-Não morre jamais! A Nação inteira
D-Declama seus versos, e no mundo ecoa,
O-O Clássico ou Caieiro, à sua maneira.
-
A-Acende a galáxia e, na efervecência,
N-Na intimidade do ser-total independente,
T-Transcende a operação da consciência,
O-Ostenta o oculto do sujeito inconsciente.
N-Numa  reflexiva pseudo-autobiografia
I-Intersecciona ao real bem envolvente,
O-O irreal, o abstrato, de sua existência.
-
N-Na dialética da verdade intuitiva,
O-O seio dessa problemática essência
G-Guarda a pura doutrina sensitiva.
U-Único na literatura, nesta referência.
E-E põe a natureza transitiva, em gestação
I-Intelectual e metafísica, na congruência.
R-Retida a trinta de novembro sua criação,
A-A morte traz o passaporte à investigação.
-
P-Pré-Modernista, predestinado universal,
E-Evoca seu ego, cria o imortal heterônimo.
S-Supra-Pessoa, Português, Místico, Plural,
S-Semeia lirismo, em desencantado ortônimo;
O-O Poeta em “Mensagem”, messiânico total,
A-Assina sua sina, nacional e internacional.
Belo Horizonte,  10 de junho de 1995
(*) Autora Sílvia Araújo Motta é Presidenta do Clube Brasileiro da Língua Portuguesa e Cônsul dos Poetas del Mundo filiado em 115 países.Em quatro idiomas é Escritora, Poeta, Sonetista e Trovadora.
Confira no site:
http://www.recantodasletras.com.br/autores/silviaraujomotta
-
Belo Horizonte,  10 de junho de 1995

-----------------*----------------





ANÁLISE LUSO-BRASILEIRA PSICO/FILOSÓFICA DA MENSAGEM DE FERNANDO PESSOA

Simbologia da História de Portugal, em 210 VERSOS:
Por Sílvia Araújo Motta

01-Usando a simbologia,
02-Pessoa expõe em “Mensagem”,
03-apesar de antinomia,
04-cifrada em rica linguagem,
05-a sua mito-poesia
06-com messianismo-político.
-
07-Desde o “Interregno” publica
08-a racional Monarquia
09-e na idéia-força indica,
10-sua vasta biografia,
11-de formação filosófica,
12-estética e ideológica.
-


13-O seu sentimento exibe
14-com nacionalismo mítico,
15-mas o pensamento exige
16-ser transcendental e mítico
17-a favor da Monarquia
18-que já está no estado crítico.
-
19-Entre o Homem e o Universo
20-com poderosa intuição,
21-coloca o destino em verso
22-daquela grande Nação.
23-Portugal vê seu reverso,
24-consciente na gestação.
-


25-No plano divinizado,
26-em sua premonição,
27-vê na decadência o fado,
28-que, em sua cosmovisão,
29-traz ascendência ao Reinado,
30-tornando forte a Nação.
-
31-A insuperável maestria
32-por Pessoa é revelada,
33-e no esoterismo cria
34-a epopéia pontuada;
35-com mitos e heróis recria,
36-a vida espiritualizada.
-

37-É mais que um “poema histórico”;
38-É um “poema-sentimento”,
39-“poeta-drama”, denso e rico,
40-pois prevê o renascimento
41-sobrenatural e único:
42-Portugal traz movimento.
-
43-Sua “Mensagem” inspirada
44-com racional intenção,
45-profecia comprovada,
46-encaminha solução.
47-No Concurso, premiada:
48-é inédita a criação.
-

49-Na sua primeira parte,
50-mostra o “Brasão” Português,
51-mas já na segunda parte,
52-expõe o “Mar Portuguez”;
53-Na última parte reparte
54-“Tempos” e “Avisos” que fez.
-
55-”Brasão” da Lusa Nação
56-traz a verdadeira heráldica,
57-indicando a formação,
58-moral, política e histórica,
59-desde a civilização,
60-usando a forma simbólica.
-

61-Na ordenação cronológica
62-mostra cada personagem,
63-numa função “proto-histórica”,
64-coloca Deus, na “Mensagem”.
65-Dos sete poemas, cinco
66-têm religião na abordagem.
-
67-Há, no início do “Brasão”
68-“Os campos” que foi chamado,
69-“poema da indicação...”
70-O Continente é mostrado,
71-e a Europa na posição
72-geográfica, delineado.
-

73-O poema “Dos Castellos”,
74-cifra num “símile-esfíngico”,
75-faz com os gregos os elos,
76-na ancestralidade, o enigma,
77-do tempo, com seus anelos,
78-apesar do “fatal-estigma”.
-
79-No “Dos Castellos”, “Mensagem”
80-constrasta a Morte e a Vida,
81-o destino da viagem,
82-o princípio-fim, medida
83-com “religiosa-coragem”,
84-entremostrando guarida.
-

85-São esteios da Nação,
86-“Ulisses” e “Viriato”,
87-D. Affonso Henriques, D. João (I)
88-D. Tareja, mãe de fato,
89-Dona Philippa de Lencastre,
90-D. Diniz-Trovador no ato.
-
91-Dentro dos poemas “Campos”
92-lê-se os “Das Quinas” também:
93-desígnios divinos, amplos,
94-“Deus é o agente”, é o Bem.
95-Religiosos sentimentos,
96-despertados, fazem bem.
-


97-Nas “Quinas” tem “Cinco Chagas”,
98-“Portugal-Pessoalizado”.
99-As figuras são fadadas
100-à sorte, os predestinados
101 -sofrem das dores geradas
102 -ou morrem sacrificados.
-
103 -As “Quinas” prestam homenagem,
104 -aos filhos de Dom João,
105 -tendo como personagens,
106 -D. Fernando, D. Duarte,
107 -D. Pedro, D. João Infante
108 -e a Quinta, à D. Sebastião.
-

109-”Nunalvares...” a vivência
110-na “Coroa” é decifrada,
111-fidalgo, por excelência,
112-tem a moral registrada...
113-D. João, pela experiência,
114-ao Rei Arthur, comparado.
-
115-O “Timbre” é a energia vital.
116-O “Infante” D. Henrique,
117- “D. João Segundo”, genial,
118- “D. Afonso de Albuquerque”,
119- três poemas ao total:
120-aos navegadores de Sagres.
-


121- “Mar Portuguez” representa
122-na vida, a realização;
123-mostra a energia sedenta,
124-na morte, a interrogação.
125-Doze poemas-fé e tormenta,
126-Verão-Outono, nova concepção!
-
127-Entre outros, vale citar
128-belo poema “Horizonte...”
129- “apologia do mar”.
130-No pioneirismo do “Infante”
131-Pessoa sabe louvar,
132-predestinação coerente.
-

133-Pelo progresso acontece
134-Renascença Portuguesa,
135-que sua Pátria merece.
136-Traz retorno da beleza
137-que no místico aparece,
138-espiritual com certeza.
-
139-Em busca de salvação,
140- “Encoberto” de tormenta,
141-tenta livrar a Nação.
142-O ocultismo experimenta
143-e na desintegração
144-o “mytho” não se lamenta.
-


145-À sua Pátria terrestre,
146-apresenta o seu futuro,
147-pois na morada Celeste
148-o espiritual é seguro,
149-com brados de leste a oeste,
150-vitória ao povo inseguro.

151- “Encoberto” em grande porte
152- recomenda que a Esperança,
153- “Redentora após a Morte”,
154- nos leva à “Nova Aliança”,
155- com uma “Terra Prometida”,
156- “Pátria Superior do Espírito”.
-

157- Tem três partes, o “Encoberto”.
158- Nos “Symbolos”, “O Desejado”,
159- matéria de espírito aberto:
160- Vida é uma “Rosa”. Invocado
161- “Destino é Cruz”. “Vida é Cristo”
162- que humaniza o sacrifício.
-
163- A “Mensagem” mostra em verso,
164- o profeta do humanismo,
165- Bandarra, pobre e disperso,
166- na restauração do Império,
167- quase alcançou o Universo
168- por velado Messianismo.
-

169- Foi “Bandarra”, sapateiro,
170- de Trancoso, um Trovador.
171- Consolava o povo inteiro,
172- daquela terrível dor,
173- da opressão dos Castelhanos,
174- com Trovas de sonhador.
-
175- Em “Avisos”, a “Mensagem”
176- contempla “Antônio Vieira”
177- que restaura em homenagem,
178- a D. Sebastião, de maneira,
179- que o “Sermão de Vida e Morte”
180- confirma a concepção.
-




181- Vale a pena ressaltar:
182- a “PRECE” da Redenção,
183- “AVISOS” vem exaltar;
184- Salmo de Meditação
185- do Messianismo “Pessoano”
186- que tem bela invocação.
-
187- Morto D. Sebastião
188- todo o Império é derrotado.
189- Previsto o fim da Nação,
190- “O QUINTO IMPÉRIO” é criado
191- para a espiritualização,
192- no ocultismo doutrinado.
-





193- Já no final da “Mensagem”
194- da história de Portugal,
195- da “teofania Pessoana”,
196- no Século áureo, Portugal,
197- já renascido proclama,
198- mentor mundial, espiritual.
-
199- Realiza-se a profecia
200- para a lusitanidade,
201- reino pleno de alegria,
202- paz, cultura e liberdade,
203- que se expande dia a dia...
204- teofânica divindade.
-



205- Registram Fernando Pessoa
206- Profeta do “Supra-Camões”,
207- mas “Ele-próprio” em Lisboa,
208- heróico nas previsões,
209- é um profeta... e o mundo ecoa
210- ostentando seus “Brasões”.
-
Nota - As aspas referem-se à ampla
Bibliografia consultada pela
pesquisadora Sílvia Araújo Motta/BH/MG.

---***---
IN: Sílvia Araújo Motta envia Poema 01 para CBPBG ; FERNANDO PESSOA, O IMORTAL
Date: Sat, 26 Apr 2008 10:44h

------------------------------------------------------------------

(*) Autora Sílvia Araújo Motta é Presidenta do Clube Brasileiro da Língua Portuguesa e Cônsula dos Poetas del Mundo filiado em 130 países.Em quatro idiomas é Escritora, Poeta, Sonetista e Trovadora.
Confira no site:
http://www.recantodasletras.com.br/autores/silviaraujomotta

Notas:ANÁLISE PSICO/FILOSÓFICA
1-EM MINHA PESQUISA SOBRE A
OBRA de FERNANDO PESSOA
em 1995, publicada com 298 páginas:
“Fernando Pessoa, o imortal”

CONFIRA:
http://www.recantodasletras.com.br/biografias/79211

2-TROVA

Nossa Língua Portuguesa,//

tem CAMÕES-Gênio primeiro,//

mas PESSOA é com certeza://

Pré-Modernista altaneiro!//

//////Sílvia Araújo Motta//////

___________*******___________

FERNANDO PESSOA O IMORTAL

-----------------------------------------
Nota - As aspas referem-se à ampla
Bibliografia consultada pela
autora Sílvia Araújo Motta/BH/MG.
FONTE:


http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/1647693