quinta-feira, 2 de abril de 2015

Sobre a brevidade da vida carta III-Sêneca



-//-



3745-HÁ TEMPO PARA TUDO
 -
Acróstico-informativo nº  3745
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
-
H-Há uma reflexão de Salomão, em Eclesiastes:
Á-A explicação sobre as vicissitudes a passar:
 -
T-Tempo para nascer,crescer e tempo para morrer...
E-Espalhar pedras para depois ajuntar aquelas pedras;
M-Mas de sofrer e curar, tempo de buscar e perder.
P-Palavras para falar exigem um tempo de calar-se.
O-O tempo de amar tem seu tempo de aborrecer.
 -
P-Para plantar, tempo de arrancar, podar e de colher;
A-Aguardar o tempo de sorrir e também o de chorar;
R-Receber a guerra, enfrentá-la para encontrar a Paz!
A-Abraçar e afastar-se; de usar, rasgar e de costurar...
 -
T-Tudo tem seu tempo certo, determinado, entende?
U-Um tempo de propósito debaixo do sol ardente:
D-Dizer que tudo é VAIDADE, em tempo presente!
O-O melhor é ouvir o sábio que aconselha e repreende!
-
Belo Horizonte, 15 de agosto de 2005.


-//-

3687-TUDO É VAIDADE-(Eclesiastes,1,Prólogo)
-
Acróstico-filosófico nº 3687
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
-
T-Tudo passa, mas a Terra subsiste.
U-Uma geração vai e outra vem...
D-Dia chega, mas também a noite existe;
O-O vento faz circuitos e volta também.
 -
É-E o que foi é o que será: o que acontece na
 -
V-Vida é o que há de acontecer. Nada é novo
A-Abaixo do sol que se levanta ao amanhecer,
I-Irradia esperanças e se põe com lembranças...
D-Diante da alegria, o homem ora, agradece,canta...
A-A tristeza faz chorar, orar e então ele se dispõe
D-Determinar ao refletir: “Vaidade das Vaidades”
E-Enfim, na vida terrena, “TUDO É VAIDADE!”
-
(Fonte: BÍBLIA: ANTIGO TESTAMENTO)
Belo Horizonte, Minas Gerais,BR, 20 de maio de 2011.
-*-


3682-AINDA BEM QUE TUDO PASSA
-
Poema de versos livres nº 3682
Por Sílvia Araújo Motta
-
Ainda bem que tudo passa...
No canto da mente,
eu conto também
a saudade que perpassa
na cama vazia,
de tristeza somente...
Perdi a conta
das horas perdidas
tentando saídas...

Ainda bem que tudo passa
na enxurrada, rio ou mar.
As águas que espero
chegam transparentes;
trazem o que quero
das boas sementes:
saúde, paz, amizade que faz
curtir as paixões
que espantam a dor...
-
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil,
quarta-feira, 18 de maio de 2011.
-


5755-NADA ALÉM DE UMA ILUSÃO
-
Acróstico nº 5755
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
-
N-{NADA além de uma linda ilusão!}
A-Acreditei nas mentiras do AMOR!
D-Dei todos os meus planejamentos,
A-Assinei documentos de sofrimentos;
 -
A-Assim, não quero mais ter AMOR!
L-Linda ilusão é apenas o que mereço!
É-Eu me entreguei totalmente...e afinal?
M-Molhei lenços e não quero mais chorar!
 -
D-Decepção? Não pretendo mais ter!
E-Eu cansei de esperar a esperança!
 -
U-Uma lembrança sequer, tenho
M-Mais daquela ALIANÇA que usei!
A-As mãos não usam nenhum anel!
 -
I-Impossível será aceitar colocar de novo
L-Lindas joias de brilhantes! Doei todas!
U-Um dia prometi que eu a usaria todo dia!
S-Se o amor só me causou dor foi melhor
Ã-A ilusão passar! Devagar voltarei à alegria!
O-Os dedos escrevem o que a decepção me diz!
---TUDO PASSA...EU TAMBÉM PASSEI!---
-
Belo Horizonte, MG, 29 de janeiro de 2015.
http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/5119033


-

4491-TUDO QUE NÃO CONSEGUIR SER
-
Acróstico-filosófico nº 4491
Por Sílvia Araújo Motta-BH/MG/Brasil
-
T-Tempo passa e deixa das ilusões,
U-Últimas lembranças registradas
D-Dos momentos idos e bem vividos...
O-Oferecem exercícios das emoções!
 -
Q-Quantas páginas em branco, viradas
U-Uma ou outra a mostrar vitória
E-E leva tudo para a própria história.
 -
N-No pequenino grão de areia na pedra,
Ã-Alimentado pelo raio do Rei Sol
O-Ostenta radiante seu aspecto brilhante
 -
C-Com a magnitude das estrelas;
O-O universo comprova nossa pequenez...
N-Nós somos imperfeitos...Perfeito?
S-Somente UM que cria e rege o mundo;
E-Em SEU TRONO dá-nos livre arbítrio,
G-Garantindo SEU Amor profundo...
U-Uma oportunidade ao SER e FAZER...
I-Infelizmente, TUDO vai passando...
R-Recordar é bom... mas faz avaliar
 -
S-Sempre o que não conseguimos SER!
E-É difícil aceitar imposições, lições,
R-Razões de sobra ao sofrer ingratidões.
-
Belo Horizonte, 26 de junho de 2012.
-
http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/3745323
---***---



3870-VENTURA É FEITA DE AMANHÃS
-
Acróstico  nº 3870
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
-
V-Vesti-me de esperança e alegria
E-E quis correr o risco de acertar...
N-Na manhã azul ensolarada
T-Tudo a meu favor para o amor!
U-Um minuto de sabedoria
R-Recomendei ao coração
A-Aliado à minha boa sorte!
 -
É-Enfrento a luta e persisto!
 -
F-Felicidade não depende de acaso...
E-E por isso, tenho a coragem
I-Irresistível, sem cansar-me
T-Trago a meta do saber querer...
A-Agora, resta-me planejar
 -
D-Dias venturosos e sonhar
E-Entre o possível e o impossível,
 -
A-A realização do bem fundamental;
M-Mágoas, não cabem neste espaço!
A-A nova pulsação leva à meta futura:
N-Navegar é preciso! Depende de mim!
H-Hoje meu erro, transforma a pura
Ã-Alteração da experiência natural:
S-Sou pó! Poeira! Tudo vai passar!
-
Belo Horizonte, 5 de setembro de 2011.

---***---


5778-TOMADA DE DECISÃO
-
Acróstico nº 5778
Por Silvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
-
T-Tomar decisão consciente é AGIR!
O-O largo passo da opção é o melhor:
M-Marca a atitude após um reagir...
A-Aqui, agora deves dizer: Eu te amo!
D-Deixar para depois? Não vale mentir!
A-Amanhece, entardece e anoitece...
 -
D-De repente descobres:-A vida é breve!
E-Então, carregues bem a tua CRUZ!
 -
D-Deves por LUZ e FÉ no que fazes!
E-Esperança é a meta que te conduz.
C-Com certeza, o TEMPO está a passar;
I-Infelizmente, nunca mais voltará...
S-Sabe-se que a oportunidade que passou,
Ã-Agora é tarde para reclamar:-Passarão
O-Os que foram ÁGUA em minha VIDA!
---A PONTE CONTINUA NO MESMO LUGAR!---
Belo Horizonte, MG, 10 de fevereiro de 2015.
-
http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/5132475

-

4156- TRAMA SIMBÓLICA
-
Acróstico informativo nº 4156
Por Sílvia Araújo Motta
-
T-Tramas? Traumas? Dramas?
R-Refletem nos sintomas cruéis...
A-Apresentam dor ao que se passa:
M-Males do interior do indivíduo,
A-As decepções amorosas, acidentes,
 -
S-Sentimentos inexplicáveis, perdas,
I-Insistentes cobranças financeiras,
M-Modos diversos de ações pendentes,
B-Bloqueios por males circunstanciais...
Ó-O ser humano deveria tentar evitar
L-Liberação dos inimigos sintomáticos!
I-Indiscutível visão milenar pode ensinar:
C-Certamente não existe nenhuma pessoa sã:
A-A doença é uma Trama Simbólica.
-
Belo Horizonte, 19 de dezembro de 2011.

---***---


5472-VIVER É MORRER A CADA DIA
-
Acróstico-filosófico nº 5472
Por Silvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
-
V-Viver é morrer a cada dia e, por isso,
I-Insisto para ser mensageira da alegria!
V-Vale a pena valorizar a hora inteira
E-Em que a felicidade faz-nos companhia!
R-Rir, amar, cantar e perdoar, sobremaneira...
 -
É-E até mesmo quando a dor vier nos visitar,
 -
M-Mostrar que a água do mar é passageira...
O-O próprio viver traz o caminho do morrer!
R-Recordando o português Fernando Pessoa
R-Reavaliamos o curto tempo desde o nascer...
E-Esperançoso para conseguir cumprir o porvir,
R-Reescrito nas entrelinhas prontas para ler
-
A-A página virada que é excluída do calendário
 -
C-Contando a lua cheia ou quarto-minguante...
A-À espera da lua nova ou no crescente diário;
D-Dias e noites, para um sonho lendário cantante,
A-Apontam soluções para ver o ideal realizado...
 -
D-Diversas reflexões deixam-nos úteis lições:
I-Importa é saber que cada segundo é um passado
A-A menos a bater forte no coração predestinado!
      ---VALE A PENA VIVER CADA DIA!---
Belo Horizonte, Minas Gerais, 17 de janeiro de 2014.



1768 –MITO DA CAVERNA REFLEXÃO FILOSÓFICA (Livro:Direito & Poesia-Uma Metáfora)

Acróstico Nº 1768
Por Sílvia Araújo Motta

M-Mito da Caverna é uma exposição platônica,
I-Indagação destinada a buscar a razão e a verdade.
T-Três atividades filosóficas sobre a realidade,
O-O saber e a ação: análise, reflexão e crítica.
 -
D-Denominada no livro VII da “República” de Platão
A-Alegoria da teoria do conhecimento e sua paidéia.
 -
C-Caverna? É o mundo sensível das aparências em que se vive.
A-As sombras? Coisas materiais e sensoriais na percepção.
V-Vários preconceitos, opiniões, imposiçãos são cadeias...
E-Em nossa percepção, o que nos leva a crença é a
R-Realidade. O prisioneiro que se liberta da caverna,
N-Na verdade é o FILÓSOFO inconformado, que escapa,
A-Apesar do sofrimento físico tem a mente aberta.
 -
R-Razões de sobra apontam condições adversas;
E-Enfrentar com razão, obstáculos externos no caminho
F-Feio, íngreme, difícil para chegar à essência da idéia:
L-Liberdade.O sol é a luz plena do ser, o BEM,
E-É a verdade. O sol da verdade no mundo é o
X-“X” da questão: FILOSOFIA é o instrumento
Ã-Apropriado para libertar o acorrentado,rebelde,curioso e
O-Os outros prisioneiros, pela dialética,rumo à realidade.
 -
F-Filosofia é a “busca do FUNDAMENTO”
I-Indagando: “princípios, causas e condições”
L-Logo “busca também o SENTIDO das coisas”
O-O que é? Como é? Para que? Por que é?
S-“Significação e finalidade” produzem reflexões!
Ó-O homem é um ser pensante, agente,
F-Falante. Filosofia é a arte do bem-viver.
I-Indagações filosóficas são sistemáticas
C-Com “enunciados precisos,rigorosos, corretivos.”
A-A busca exige fundamentação racional.
-
Belo Horizonte, 24 de fevereiro de 2008.

Para reflexão:

1-A paidéia, alegoricamente, descrita no mito, é "uma conversão no olhar", isto é, a mudança na direção de nosso pensamento, que, deixando de olhar as sombras (pensar sobre as coisas sensíveis), passa a olhar as coisas verdadeiras (pensar nas idéias). Vale refletir por que a maioria prefere ficar prisioneira na caverna.Comodidade é mais fácil...

2-Paidéia relacionada de forma intrínseca à Alétheia que é o que foi arrancado do esquecimento e do ocultamento, fazendo-se visível para o espírito, embora invisível para o corpo. Alétheia é uma palavra negativa (a - létheia), significando o não esquecido, não escondido.
A verdade é uma visão, visão da idéia, do que está plenamente visível para a inteligência e, por ser visão plena, a verdade é evidência. A luz é a meditação entre aquele que conhece e o aquilo que se conhece.

3- A Filosofia é educação ou pedagogia para a verdade?
Proposta de analogia entre os olhos do corpo e os olhos do espírito/alma quando passam da obscuridade à luz: assim como os primeiros ficam ofuscados pela luminosidade do Sol, assim também o espírito sofre um ofuscamento no primeiro contato com a luz da idéia do Bem que ilumina o mundo das idéias.

4- A verdade é uma visão, visão da idéia, do que está plenamente visível para a inteligência e, por ser visão plena, a verdade é evidência.

Fonte: Afirmações do FILÓSOFO ALEMÃO MARTIN HEIDEGGER, num ensaio intitulado "A DOUTRINA DE PLATÃO SOBRE A VERDADE".
http://www.comunidade.sebrae.com.br/educacao/Artigos/8150.aspx
---***---
Curiosidades/Pequenas diferenças:
Do grego “alethéia”=Significa descobrimento.Verdade descoberta pela razão.
Em latim “veritas” = Verdade assumida pelos fatos, pela comprovação dos fenômenos
Verdade do árabe “emunah”= verdade, porém a busca da verdade pela confiança.
Fonte:
http://paideiadigital.blogspot.com/2006/03/emunah.html

---***---


SE EU PUDESSE... 

Se eu pudesse dizer tudo que sinto, diria palavras bonitas em seu ouvido. Cantaria letras de músicas e te faria chorar emocionada.

Escreveria poemas que teriam seu nome, só pra poder dizer o quanto é especial. Te chamaria pra sair na chuva e, de mãos dadas, não te largaria mais.
Se eu pudesse te abraçaria todo dia e beijaria seu rosto bem forte. 

Te desejaria bom dia, boa tarde e boa noite. Faria surpresas, daria um bombom como presente e em troca só iria querer um beijo. Ah, se eu pudesse ser seu anjo da guarda, não desgrudaria de ti um segundo que fosse. Te levaria para voar o mais longe que quisesse e, como crianças, dançaríamos entre nuvens e céus. 

Pediria a Deus o seu sorriso pra mim e guardaria numa caixinha que eu jamais perdesse... Nos piores dias da vida, abriria e iria sorrir também, com certeza. 

Se eu pudesse fazer tudo que tenho vontade, te seqüestraria e fugiria contigo pra bem longe. Viveria o resto de minha vida ao teu lado, porque só assim eu morreria feliz. 

Faria sonhos bonitos pra você, para que estivesse sempre perto de mim e nunca se esquecesse que existo. Te faria triste pelo menos um dia, para saber que não sou perfeito, e que me preocupo contigo. E o resto dos dias, tentaria ser o mais perfeito possível. 

Te pediria em namoro todos os dias, e com rosas e poesias iria tentar te conquistar. Se eu pudesse, te telefonaria toda noite pra dizer um “oi, bons sonhos”. 
Seria seu melhor amigo e te contaria todos meus segredos... E iria adorar ouvir os seus; Como adoraria ter segredos com você, só seus e meus. 

Se eu pudesse, conversaria com você horas e horas. Te faria rir sem parar, e também te faria fechar os olhos ao saber o quanto fui triste até tal momento. 

Contaria toda minha vida, e veria que nada foi tão importante quanto você. 

Se eu pudesse, seria pequeno para que você cuidasse de mim. Pediria suas mãos em meu cabelo, e sua respiração em meu ouvido. Ficaria doente um pouco todo dia, e faria de ti minha cura. 

Sentiria frio com tua ausência, e gritaria bem forte para que viesse correndo me aquecer. 

Sim sim, se eu pudesse, escreveria teu nome em todo lugar. Na minha mão, carteira de escola, folhas de papéis e muros da cidade. 

Ficaria ansioso e colocaria a minha melhor roupa, usaria o perfume mais gostoso que tenho, só para te encontrar. 

Se pudesse, sentiria ciúmes e demonstraria a você, e como adoraria que você tivesse ciúmes de mim também. Diria a todo instante o quanto está linda, e te pediria pra vir correndo para ver o quanto me sinto bonito também. 

Faria de teus olhos o meu paraíso, de tua boca meu pecado, de seu coração... Somente meu. Me esqueceria de tudo e de todos.

Fecharia meus olhos e seguiria em frente com você, sem medo de cair ou chorar.
Faria de cada momento ao teu lado, infinito, eterno. 
Se eu pudesse, fingiria que tudo é verdade e pensaria em ti como só minha... 

Somente minha e de mais ninguém. Se eu pudesse, só te amaria e mais nada. Ah! Se eu pudesse...


Meck


http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=122574&ano=2008




Vinheta Alto Astral News 2015




PARABÉNS EDITO-CHEFE JORNALISTA CLÁUDIO RAMOS
PARABÉNS PELA VINHETA;
JOÃO CLÁUDIO E EQUIPE PARABÉNS!
FRATERNO ABRAÇO
SILVIA ARAÚJO MOTTA

Publicado em 7 de set de 2014
www.altoastralnews.blogspot.com

Produção em vídeo:
www.controljbh.webs.com

Roberto Carlos 28/03/15 - Show no Mineirinho - Belo Horizonte -JORNAL ALTO ASTRAL NEWS-Editor-Chefe Cláudio Ramos-Entrevista Silvia Araújo Motta


-


Cobertura completa do JORNAL ALTO ASTRAL NEWS-VER NO FINAL DO VÍDEO ENTREVISTADA SILVIA ARAÚJO MOTTA PELO EDITOR -CHEFE CLÁDIO RAMOS
-
Publicado em 2 de abr de 2015
Fãs de carteirinha superlotaram o Mineirinho no sábado, da semana passada, 28 de março. Roberto Carlos mais uma vez em BH para a alegria geral dos admiradores. Quando eu estou aqui, aliás, quando ele inicia o show com esse verso o Mineirinho treme com os aplausos e com o coral de vozes uníssonas acompanhando o Rei. Indescritível o carisma de Roberto Carlos e a comunicação mantida com o público. Não importa o playlist, o que a plateia quer mesmo é ouvir a voz do cantor. Batendo um papo ou entoando uma canção, que segundo ele, é o que sabe fazer, o aplauso é o mesmo. O show termina e entra outro, a distribuição e a disputa por uma rosa beijada pelo Rei. Sem esquecer os que não conseguem uma aproximação maior do palco, ele começa entregando em mão rosa por rosa, enquanto parando um pouco, olha para multidão e parece manter uma comunicação com os disputantes e joga o troféu. Nesse instante, quem for mais esperto sai premiado. Aqui, quem assistir o show até o fim vai ser agraciado com uma grande surpresa, exclusiva para os seguidores do Alto Astral News. - Recebe presentes, acaricia, agradece. Está atento a tudo. É muita comunicação. Cada admirador sai do show com a certeza que Roberto Carlos lhe deu uma especial atenção. É assim o carisma do Rei. Em nosso vídeo uma fã diz que reza por ele todo dia. Seria uma representante do pensamento coletivo. Com certeza.
Cláudio Ramos-Jornalista Editor-Chefe.
-//-

Alto Astral News: Roberto Carlos - Show no Mineirinho - 28/03/15 - G...: Fotos: Claudio Ramos / João Claudio Gomes Acompanhe o Jornal Alto Astral News n...

Fotos: Claudio Ramos / João Claudio Gomes/JORNALISTAS-http://www.altoastralnews.com.br/

-//-
ver também:

http://academiadeletrasdobrasildeminasgerais.blogspot.com.br/2015/03/silvia-araujo-motta-homenageia-o-rei.html

Documentário Sobre Transtorno Bipolar.VALE A PENA ADQUIRIR CONHECIMENTO-TRATAMENTO-ESTIGMAS-ORIENTAÇÕES IMPORTANTES-SUGESTÕES



-

2303-TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO-TOC (1ª Parte)

Acróstico-conceitual
Por Sílvia Araújo Motta

T-TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO
R-Recorrente, anormal e suficientemente grave,
A-Acentua o sofrimento do ser humano ativo;
N-Normalmente, o portador de TOC tem a chave:
S-Sabe que suas “manias” são excessivas,
T-Tem “Obsessões” isto é, seus pensamentos,
O-Ou ideias, cenas, impulsos inadequados,
R-Repetitivos, irracionais, com ou sem iguais,
N-Não tem só relação com problemas reais!
O-O portador tenta resistir ao produto da mente.
 -
O-Os comportamentos repetitivos ou “Compulsões”
B-Bem freqüentes, sempre criam regras rígidas!
S-Significativos, exigem claras observações,
E-Com alterações neurológicas; apontam
S-Sérias anormalidades biológicas nas ações,
S-Sendo associadas ao TOC...pesquisam
I-Intromissão indesejável, involuntária,
V-Variável, constituem quadro patológico.
O-Obsessão e Fobias foram estudadas pelo
 -
C-Criador do termo: “Fobias Obsessivas”
O-O intelectual Karl Westphal, desde 1878;
M-Mais estudos, acrescentados, em 1942,
P-Por Frederick Perls...Até os dias atuais,
U-Unem estudiosos que identificam
L-Limitam a incidência do TOC: quase
S-Sempre maior em pessoas com conflitos,
I-Inaceitáveis, conjugais; em desempregados;
V-Vê-se 75% em adolescentes masculinos,
O-Ou em torno dos 20 anos; em algumas crianças.
-
Belo Horizonte, 26 de março de 2009.
http://virtualpsy.locaweb.com.br/index.php?sec=58&art=188
http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/1508469
-
2304-TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO-TOC (2ª Parte)

Acróstico-conceitual nº 2304
Por Sílvia Araújo Motta

T-TOC são OBSESSÕES e COMPULSÕES:
R-Respondem às respostas terapêuticas
A-Assinaladas de 40 a 60% dos pacientes,
N-No tratamento, com antidepressivos;
S-Serotonima recaptada na mente
T-Tem papel fundamental na pesquisa.
O-O uso de Fluoxetina e Comipramina
R-Revelam eficácia da Farmacologia,
N-Na existência superior à Vontade,
O-Oriunda do JUÍZO  incontrolável.
 -
O-“O que não sai da cabeça” do paciente,
B-Basicamente, vai impedi-lo de agir,
S-Serenamente, apesar da lógica existente...
E-Extremamente variável, às vezes, tem
S-Sintoma que diz respeito à higiene,
S-Sempre há medo de transmissão de doenças,
I-Inaceitável contaminação por bactérias,
V-Vírus, ou súbitos impulsos de agressão...
O-Outras vezes, acomete o impulso suicida.
 -
C-Condutas excêntricas podem motivar
O-Obsessão indesejável da perda de controle,
M-Mas podem levar a matar pessoas queridas.
P-Processo mental que tem caráter forçado,
U-Um ideia associada ao sentimento humano,
L-Limitado, tristonho, penoso, que é avaliado,
S-Sempre, repetitivo do mesmo pensamento:
I-Ideias impostas ao NEURO-PSIQUISMO
V-Vital, contra a resistência consciente,
O-Obsecada, forma sentida, incômoda.
-
Belo Horizonte, 26 de março de 2009.
http://virtualpsy.locaweb.com.br/index.php?sec=58&art=188
http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/1508469
http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/1508586
-
2305-FREDERICK S. PERLS-PSICOTERAPEUTA do TOC:Transtorno Obsessivo Compulsivo (*Berlim:1893-†Chicago:1970)

Acróstico-biográfico nº 2305
Por Sílvia Araújo Motta

F-Frederick S. Perls, alemão, conhecido “Amigo Fritz”
R-Reconhecido na Escola GESTALT de Psicoterapia.
E-Educado como um Freudiano do passado, passou a
D-Destacar a experiência do foco do “Aqui e Agora”
E-Elemento-Chave, da Gestalt-Terapia, chamada à
R-Revelação que durante a década de 1960, ganhou
I-Indiscutível reputação, como um outro “sentir-se bom”
C-Com técnicas terapêuticas, em seguida, tão comuns!
K-“Kick off” foi a saída holística com moderna terapêutica.
 -
S-Sua obra baseia-se na emoção e no crescimento da
...........................................Personalidade Humana.
-
P-Perls concluiu Medicina(1921). Casou-se.Teve 2 filhos.
E-Ele escreveu “Ego, Fome e Agressão” na África do Sul,
R-Republicado na Inglaterra, em 1946. Em 1951, co-autor
L-Livro: “Gestalt-Terapia” com Goodman e Hefferline.
S-Sua Escola em NY foi executada pela esposa Laura.
-
P-Perls, em 1964, tornou-se Médico Psiquiatra;
S-Sua residência fixada em Esalen Institute,
I-In Big Sur, na Califórnia. Tempos depois,
C-Conseguiu inaugurar excelentes Institutos,
O-Objetivamente, a conduzir a GESTALT-
T-TERAPIA. Nesse tempo, usava barba branca.
E-Em 1970 mudou-se para uma ilha ideal,
R-Residindo ao largo de Vancouver,
A-Ao British Columbia, onde preparou
P-Profissionais GESTALT-TERAPEUTAS.
E-Em Lexington, em Massachusetts/USA,
U-Última Oficina de Estudos, realizou. Operado
T-Teve uma insuficiência cardíaca, aos 76 anos,
A –Aos 10 dias de março, faleceu em Chicago.
-
Belo Horizonte, 27 de março de 2009.
---***---
Fonte:
In:Encyclopedia of Psychology por George A. Milite
http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/1508822
-//-
2306-TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO-TOC:  À LUZ DA GESTALT-TERAPIA.(3ª Parte)

Acróstico-conceitual nº 2306
Por Sílvia Araújo Motta

T-TOC, à luz da GESTALT-TERAPIA,
R-Refere-se à experiência da Prática Clínica,
A-Através da teoria, chega ao tratamento
N-Necessário ao paciente, cuja manifestação,
S-Subjetiva, identifica os vários sintomas do
T-Transtorno Obsessivo Compulsivo, na reação.
O-O caso sob análise é tratado por atendimento,
R-Reavaliado pelo acompanhamento psicológico,
N-Na abordagem holística do ser humano, total,
O-Obsecado na linguagem verbal, corporal,racional.
 -
O-O crescimento e a mudança de um paciente,
B-Bem acompanhado, não podem ser forçados,
S-São dependentes, inicialmente, da autoaceitação...
E-Estar em interação com campo/indivíduo/meio com
S-Suporte sensorial, motor, energético, emocional...
S-Será possível ocorrer a mudança de forma natural,
I-Interação equilibrada entre o SELF e o MEIO,
V-Valorizando a espontaneidade que estabelece,
O-O ajustamento com criatividade consciente.
 -
C-Considerado pela Associação Psiquiátrica Americana,
O-O TOC é um transtorno mental, de ansiedade,
M-Muito comum, que hoje é tratável e curável.
P-Pode-se afirmar que o ponto inicial de partida,
U-Une pensamentos obsessivos, aos rituais repetitivos,
L-Ligados à teoria de Frederick Perls (1942-1945)
S-Sinalizada pela GESTALT-TERAPIA,
I-Indicada para alcançar o equilíbrio real...
V-Viabilizando a construção da autonomia,
O-O caminho da integração e da autenticidade.
-
Belo Horizonte, 28 de março de 2009.
-
http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/1510208
-
Fonte:
ELISIÁRIO, Mônica Araújo Rodrigues - Transtorno Obsessivo Compulsivo à luz da Gestalt-Terapia.Revista IGT na Rede, v. 5, n° 8, 2008, p.62-69. Disponível em http://www.igt.psc.br
ISSN: 1807-2526
-
---***---
Sugestão:
Ler e avaliar a série de acrósticos:
-
2300-INTRODUÇÃO À GESTALT:FCH-FUMEC
http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/1505053
-
2301-GESTALT TERAPIA FCH - FUMEC
http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/1505533
-
2302-MÔNICA ARAÚJO RODRIGUES ELISIÁRIO-PSICÓLOGA-
http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/1507944
-
2303-TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO-TOC (1ª Parte)
http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/1508469
-
2304-TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO-TOC (2ª Parte)
http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/1508586
-
2305-FREDERICK S. PERLS-PSICOTERAPEUTA do TOC:Transtorno Obsessivo Compulsivo (*Berlim:1893-†Chicago:1970)
http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/1508822
-
2306-TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO-TOC:  À LUZ DA GESTALT-TERAPIA.(3ª Parte)-Acróstico-conceitual
http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/1510208
-
2307-GESTALT-TERAPIA-DEFINIÇÕES em Doze Acrósticos informativos
Por Sílvia Araújo Motta
http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/1511006
-
2308-TRANSTORNOS  MENTAIS HUMANOS-Acróstico conceitual
http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/1511909
-
2309- FOBIA SOCIAL E DEPRESSÃO-Acróstico-psicológico-conceitual
http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/1511988
-
2310-DEPRESSÃO E ANSIEDADE-Acróstico-psicológico-conceitual
http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/1512077
-
2311-TRANSTORNO BIPOLAR DO HUMOR-Acróstico-psicológico-conceitual/Por Silvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/1513538
-//-
2307-GESTALT-TERAPIA-DEFINIÇÕES em Doze Acrósticos informativos
Por Sílvia Araújo Motta

1:
G-GESTALT é uma palavra abrangente
E-E que já está usada no mundo inteiro:
S-Sugere a ideia de totalidade,
T-Trabalha as partes de forma convergente;
A-Avaliadas significativas, na realidade,
L-Como uma Filosofia existencial.
T-Tem processos criativos para soluções.
-
2:
G-GESTALT é uma forma de Psicoterapia,
E-E indica a forma individual-particular,
S-Sob a aceitação do PACIENTE para
T-Ter nova concepção nas relações,
A-Aliar o contato autêntico com outros,
L-Ligado à autonomia do próprio SELT...
T-Tenta unidade da alma, corpo, mente.
-
3:
G-GESTALT-Terapia não usa técnicas,
E-E usa a si mesmo, com habilidade na
S-Situação vivida no “aqui e agora”
T-Trazendo a experiência real,
A-Assinalada pela ação acumulada,
L-Liberada pelo cliente ao terapeuta:
T-Tem o processo de “self-awareness.”
-
4:
G-GESTALT-Terapia...é válido dizer:
E-Embora tenha na origem germânica,
S-Seu início, pelo casal Perls, Psicanalistas...
T-Teve  o pensamento desenvolvido nos EUA:
A-Aprovado pelos psicólogos e psiquiatras,
L-Leitores, escritores, artistas, alemães, judeus,
T-Tantos filósofos, professores europeus...
-
5:
G-GESTALT-Terapia, a partir de 1952,
E-Espalhou-se, por dezenas de Institutos,
S-Sucesso total, nos Estados Unidos/América,
T-Tantos outros países: Inglaterra, Austrália,
A-Alemanha, Espanha, França, Itália,
L-Lá na África do Sul, Japão, Brasil...
T-Terapia tem a relação centrada no cliente.
-
6:
G-GESTALT-Terapia tem relação terapêutica,
É-É baseada na Filosofia do diálogo,
S-Sério entre o “EU-TU”, “EU-ISSO”, pelo
T-Trabalho Pedagógico de Martin Buber.
A-A relação entre o terapeuta e o cliente
L-Leva ao contato “dual-autêntico”
T-Também “centrado em si mesmo.”
-
7:
G-GESTALT é um termo alemão!
E-Existem diversas interpretações:
S-Significa  “Psicologia da Forma”
T-Também “um Processo de Formação”
A-A partir de uma necessidade, as ações
L-Levam a buscar a satisfação pessoal.
T-Tem bases nas Teorias do Conhecimento.
-
8:
G-GESTALT-Terapia poderia ser definida,
E-Especialmente, como verdadeira ARTE...
S-Sensível à formação de boas formas.
T-Tem fundamentos no Existencialismo,
A-Absorve o campo existencial-interpessoal,
L-Logo, visa o campo biopsicosocial,
T-Traduzido pelo significado pessoal.
-
9:
G-GESTALT-Terapia é de ajustamento:
E-É uma Terapia de auto-realização,
S-Sempre amplia o crescimento...
T-Todo CLIENTE trabalha para chegar
A-À real percepção de si, com a ética,
L-Limitando-o a assumir e aceitar
T-Toda a responsabilidade das escolhas.
-
10:
G-GESTALT-Terapia exige visão holística,
E-Enquanto uma Proposta Clínica,
S-Sua integração envolve o Homem,
T-Total e seu relacionamento com
A- A Natureza, o Planeta, cada Ser vivo,
L-Levado ao valor de cada Objeto e
T-Também aos fenômenos do Universo.
-
11:
G-GESTALT-Terapia dá uma grande
E-Ênfase à relação TERAPÊUTICA,
S-Segura, do encontro de si mesmo;
T-Toda a conquista da forma de interação
A-Alcança o bem-estar pela percepção
L-Ligada a uma melhor qualidade de vida;
T-Tudo que desperta o real sentido de viver.
-
12:
G-GESTALT-Terapia é a integração do SER
E-Em todas as partes vivas de um todo,
S-Significativo, que leva a enfatizar,
T-Todo o sentir, o perceber e o atuar...
A-Ao contrário do tentar interpretar,
L-Ligações preexistentes, não alteram.
T-Trata da riqueza da experiência humana.
-
Belo Horizonte, 29 de março de 2009.
---***---
2308- TRANSTORNOS  MENTAIS HUMANOS

Acróstico conceitual
Por Sílvia Araújo Motta

T-Transtornos mentais são “ALTERAÇÕES”
R-Referenciais identificadas Psiquiátricas,
A-Avaliadas, que se manifestam por rupturas,
N-No Processo de Adaptação, expresso, evidente...
S-São usados antidepressivos para o tratamento.
T-Traduzidas, primariamente, por anormalidades:
O-O Pensamento, o sentimento e o comportamento
R-Resultam ao final, em produções dolorosas,
N-No sofrimento e prejuízo do funcionamento.
O-O “ESTIGMA” em relação às "doenças"
S-Sem dúvida, é um fenômeno presente...
 -
M-Maior ou menor, de acordo com a cultura,
E-Estigmas da “loucura” geram preconceitos,
N-Na mídia leiga, falada, escrita e televisiva
T-Trazem campanhas, educativas significativas,
A-Apesar da sociedade, ainda discriminar, na
I-Ignorância do saber teórico e estigmatizar
S-Sem razão, os fatos-fenômenos psiquiátricos.
-
Belo Horizonte, 30 de março de 2009.
-
http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/1511909
-//-
2309- FOBIA SOCIAL E DEPRESSÃO

Acróstico-psicológico-conceitual
Por Sílvia Araújo Motta

F-Fobia Social é o medo patológico
O-Objetivamente, de agir de forma errada,
B-Básica, à frente de situações sociais.
I-Isolamento social é resultado extremo,
A-Apresentado pela inibição exagerada.
 -
S-Sensação desagradável de apreensão leva
O-O indivíduo à ansiedade anormal,
C-Caracterizada pelo medo das respostas,
I-Inadequadas e até mesmo ridículas.
A-Alta freqüência de depressão está
L-Ligada aos pacientes fóbicos sociais.
 -
E-Existência de comordidade traz
......................implicações clínicas:
 -
D-Diagnóstico, tratamento e prognóstico
E-E também implicações científicas.
P-Pode-se afirmar que pacientes deprimidos
R-Restringem suas atividades sociais
E-E perdem interesse, prazer e disposição.
S-São distintas as alterações entre a Fobia
S-Social e a Depressão.São transtornos variantes
Ã-Aliados à mesma “causa” psiquiátrica:
O-Os diagnósticos freqüentes exigem atenção.
-
Belo Horizonte, 30 de março de 2009.
-
2310-DEPRESSÃO E ANSIEDADE

Acróstico-psicológico-conceitual
Por Sílvia Araújo Motta

D-DEPRESSÃO ocorre com frequência
E-Em significativas amostras clínicas  de
P-Pacientes com transtornos de ansiedade,
R-Registros feitos por David Harrisson Barlow,
E-Estudioso sobre Nosologia de Ansiedade:
S-Sérios transtornos de alteração de Humor,
S-Seguidos ou não de Pânico e aspectos
Ã-Afetivos e Cognitivos de Ansiedade,
O-Os seus Programas uniram especialistas,
 -
E-Em busca de alívio para o sofrimento humano.
 -
A-Ansiedade traz comportamentos indesejáveis
N-Nos componentes psicológicos e fisiológicos:
S-Sensações de antecipação, medo, apreensão,
I-Inaceitável excesso de excitação ilógica,
E-E torna a reatividade pessoal autônoma.
D-Diversas manifestações estão correlatas:
A-Apresentam sintomas depressivos
D-Definidos: “Quanto maior a ansiedade
E-É tanto maior a evidência de depressão.”
-
Belo Horizonte, 30 de março de 2009.
-//-
2311-TRANSTORNO BIPOLAR DO HUMOR

Acróstico-psicológico-conceitual
Por Sílvia Araújo Motta

T-Transtorno Bipolar do Humor (TBH/THB))
R-Revela o mesmo Transtorno Afetivo Bipolar (TAB):
A-Antes ...“Psicose-Maníaco-Depressiva”(PMD)
N-No passado, recebeu esta terminologia. Pode durar
S-Semanas, meses, dias, anos ou até mesmo
T-Tempo indeterminado com “manias” repetitivas,
O-Ou episódios resultantes da DEPRESSÃO,
R-Referentes aos fatores biológicos anormais,
N-Neurotransmissores,  genéticos, sociais,
O-Ou psicológicos diagnosticados e outros.
 -
B-Bem definido na história da PSIQUIATRIA,
I-Identifica a forma típica: “Euforia-Depressão”
P-Permite diagnóstico precoce e confiável;
O-Obviamente, o paciente que está deprimido,
L-Logo manifesta sintomas do humor depressivo:
A-Angústia, tristeza, vazio, desesperança, desânimo,
R-Revela a sensação conhecida como “baixo-astral.”
 -
D-Divergem as opiniões, mas na LITERATURA,
O-Os dados já registram que fenômenos psicóticos:
 -
H-Hoje:TBH/TAB prevalescem igualmente entre
U-Um grupo de crianças e de adolescentes...
M-Manifestação nos adultos, é diferente!
O-O advento das neurociências traz avanços,
R-Reformulando dados com calorosos debates!
-
In:
The Bipolar Child: The Definitive and Reassuring Guide to Childhood's Most Misunderstood Disorder -- Third Edition (Paperback)
by Demitri Md Papolos (Author), Janice Papolos (Author)
---***---

Nota:
O médico e professor de Psiquiatria na Universidade de São Paulo, Valentim Gentil Filho, alerta para a observação dos pais.
Seu filho:

1- Fica aflito demais quando separado da família;
2- Demonstra ansiedade ou preocupação excessiva;
3- Tem dificuldade para levantar-se pela manhã;
4- Fica hiperativo e excitável à tarde;
5- Tem sono agitado ou dificuldade para conciliar o sono;
6- Tem terror noturno ou acorda muitas vezes no meio da noite;
7- Não consegue concentrar-se na escola;
8- Tem caligrafia pobre;
9- Tem dificuldade em organizar tarefas;
10- Tem dificuldade em fazer transições;
11- Reclama de sentir-se aborrecido;
12- Tem muitas idéias ao mesmo tempo;
13- É muito intuitivo ou muito criativo;
14- Distrai-se facilmente com estímulos externos;
15- Tem períodos em que fala excessiva e muito rapidamente;
16- É voluntarioso e recusa-se a ser subordinado;
17- Manifesta períodos de extrema hiperatividade;
18- Tem mudanças de humor bruscas e rápidas;
19- Tem estados de humor irritável;
20- Tem estados de humor vertiginosamente alegres ou tolos;
21- Tem idéias exageradas sobre si mesmo ou suas habilidades;
22- Exibe um comportamento sexual inapropriado;
23- Sente-se facilmente criticado ou rejeitado;
24- Tem pouca iniciativa;
25- Tem períodos de pouca energia, ou alheamento, ou se isola;
26- Tem períodos de dúvida sobre si mesmo ou de baixa estima;
27- Não tolera demoras ou atrasos;
28- Persegue obstinadamente suas próprias necessidades;
29- Discute com adultos ou é mandão;
30- Desafia ou se recusa a cumprir regras;
31- Culpa os outros por seus erros;
32- Enerva-se facilmente quando as pessoas impõem limites;
33- Mente para evitar as conseqüências de seus atos;
34- Tem acessos de raiva ou fúria explosivos e prolongados;
35- Tem destruído bens intencionalmente;
36- Insulta cruelmente com raiva;
37- Calmamente faz ameaças contra outros ou contra si mesmo;
38- Já fez claras ameaças de suicídio;
39- É fascinado por sangue ou coágulos;
40- Já viu ou ouviu alucinações.
-
*
Atenção:
Se você assinalar mais de 20 itens, seu filho deveria ser examinado por um profissional da área.
*Possibilidades de tratamento
“Tratar crianças com transtorno bipolar não é fácil, mas, atualmente, pelo menos é possível. O primeiro passo, em geral, é prescrever medicamentos. Depois vem o acompanhamento com psicólogos, a psicoterapia individual, a terapia familiar e as mudanças no estilo de vida.”
Fonte:
http://drauziovarella.ig.com.br/entrevistas/teste_valentim.asp

---***---