segunda-feira, 22 de junho de 2015

SAM 017-DEUS ILUMINA OS CAMINHOS-Poema com versos livres nº 5948 Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil

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5948-DEUS ILUMINA OS CAMINHOS
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SAM 017-Poema com versos livres nº 5948
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
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DEUS é o eterno Criador,
Criador da Terra e do SOL;
Sol que ilumina manhãs,
manhãs do verão à primavera,
primavera da alegria.
Alegria de quem lê,
lê e pratica a PALAVRA.
Palavra que traz a LUZ!!!
LUZ para GUIAR,
guiar, e tudo CLAREAR.
Clarear o meu CAMINHO;
caminho de batalhas,
batalhas pessoais,
coletivas, mundiais,
mundiais ao triunfo;
triunfo humanitário,
humanitário melhor;
melhor porque faz sorrir;
faz sorrir outros irmãos;
irmãos da mesma FÉ,
Fé, Esperança e Caridade.
Caridade que alimenta;
alimenta, alenta a confiança,
confiança na tal LUZ...
LUZ que chega aos PÉS;
Pés quer não tropeçam,
não tropeçam no MAL
mal que assola  o mundo,
mundo que almeja,
almeja bênçãos de LUZ.
LUZ que dá FORÇA,
força nos obstáculos,
obstáculos por SONHOS,
sonhos , sem realização.
Realização traz felicidade,
felicidade no cotidiano...
Cotidiano e no futuro,
futuro e na eternidade,
eternidade, da FÉ...
FÉ que remove montanhas,
montanhas que nos ensinam:
-Ensinam olhar o infinito!
INFINITO do poder de DEUS!
DEUS que é PODER e LUZ!
LUZ que é AMOR!
AMOR que transforma;
transforma a dor em fortaleza;
fortaleza diante do inevitável;
inevitável momento,
momento que traz lamento;
lamento por ser difícil,
difícil na hora INCERTA.
Incerta é a ESCURIDÃO.
Escuridão com Deus irradia,
irradia SOL da JUSTIÇA;
justiça e SOL do PERDÃO;
perdão, o SOL da RAZÃO;
Razão, sol da GRATIDÃO;
Gratidão, o SOL QUE CURA,
cura feridas da ALMA,
da ALMA e do coração.
Coração cheio de LUZ!
LUZ que derrama AMOR;
AMOR DE DEUS AO MUNDO,
ao mundo, aos homens,
aos homens e às mulheres,
mulheres que são iluminadas,
iluminadas nos caminhos,
caminhos da paz, da graça,
da graça, do amor de DEUS.
Deus é a LUZ que ilumina você.
Você é a luz que ilumina meu viver,
viver triste na escuridão da solidão,
solidão que recebe sua luz todo dia,
dia que me traz carinho e alegria.
---MUITO OBRIGADA!---
Belo Horizonte, 22 de junho de 2015
http://www.recantodasletras.com.br/poesiasdedicatorias/5285538

Four Seasons ~ Vivaldi-Spriger, summer, autumn and winter-Soneto nº 1887 de Silvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil


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Enviado em 30 de jan de 2011
http://www.gofundme.com/o4grj4
From Rayle47:

For those who want to listen to specific movements

Spring 0:00

Summer 10:31

Autumn 20:59

Winter 32:48

I guess my 60th video is bigger than I thought it would become. I plan to post more classical music in the future and start my channel up again.

*UPDATE* Thank you to all of my subscribers and viewers! This is a wonderful piece of music and you don't know how much fun I have reading through the comments thread, reading about classical-versus-pop fights and which composer had the better hairpiece. As of right now I don't know where the CD is that has this version on it, but as soon as I can find that CD I'll tell everyone which orchestra and conductor this ensemble is. God bless!
  • Música

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1887-SAUDADES EM QUATRO ESTAÇÕES-
Soneto HEPTASSÍLABO  
do Verso Trovador/Tradicional 
Sonoro na 7ª (SÉTIMA)  sílaba. 
Rimado ABAB,ABAB,CDC,CDC.
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Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
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Em toda estação revoltas...  (A)
Quando chega a Primavera,  (B)
as pétalas voam soltas         (A)
de cada fruto da espera...     (B)

O mundo dá tantas voltas,    (A)
é pontual numa esfera;         (B)
No verão não tem escoltas,   (A)
traz saudades da galera...      (B)

Outono do Amor? Saudade:   (C)
Dos prazeres, da delícias...   (D)
Mas trouxe infidelidade.       (C)

Inverno? Infelicidade:          (C)
só por falta das carícias,      (D)
lágrimas, com intensidade.   (C)
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Belo Horizonte,quinta-feira, 24 de julho de 2008.
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VOCÊ CONHECE ESTES IMORTAIS

VERSOS HEPTASSÍLABOS

Os versos heptassílabos podem admitir várias modalidades rítmicas:
"Surgem velas muito além." (1ª, 3ª, 5ª e 7ª)
"Todo o tempo me sobeja." (1ª, 3ª e 7ª)
"Viveria sempre lá." (3ª, 5ª e 7ª)
"De que tudo acontecesse." (3ª e 7ª)
"Tudo o que está para trás." (1ª, 4ª e 7ª)
"O tempo tudo melhora." (2ª, 4ª e 7ª)
"Ou foi ou jamais começa." (2ª, 5ª e 7ª)
"Que se prolonga sem pressa." (4ª e 7ª)

Nota: Estes oito versos heptassílabos/didáticos foram extraídos do livro Cancioneiro, de Cabral do Nascimento que
nasceu: 22-3-1897, Funchal e faleceu 2-3-1978 em Lisboa.

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RECICLAGENS POSITIVAS NA VIDA
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Acróstico-filosófico Nº 4396
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
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R-Reciclagens vitais exigem reflexões:
E-Em cada segundo há uma novidade!
C-Cada corpo que nasce traz gerações,
I-Irradia amor, paz e luz à humanidade;
C-Com atividade física vem o ânimo,
L-Levando o ser a fazer grandes revoluções;
A-Aceitação real do crescimento espiritual
G-Garante o preparo às evoluções pessoais;
E-Em silêncio, as raízes ocultas trabalham;
N-Nuvens claras ou nimbos com trovões;
S-Sábios escutam e pedem moderação...
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N-No espaço sideral, no céu, terra e mar
A-As mudanças geram belas purificações!
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V-Vemos a reciclagem das anuais estações:
I-Inverno-frio,outono,primavera,verão-quente;
D-Das fases da lua, alterações, quantas lições:
A-A nova ou toda cheia, minguante e crescente.
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Belo Horizonte, domingo, 22 de abril de 2012.
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PELA FOME NO MUNDO-O QUE VOCÊ PODE FAZER?

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3746- FOME NO MUNDO - 
(Proposta de Solução da 
ALB:Academia de Letras do Brasil.)
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Acróstico-histórico-(duplo) nº 3746
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
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F-Fome no Mundo alastra e acusa
O-Os sistemas governamentais...
M-Máquina da droga arrasta, abusa
E-Especificamente, por marginais!
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N-Na conscientização ecológica
O-O conhecimento traz a lógica...
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M-Muitas vezes, quem necessita,
U-Um prato de comida põe à prova
N-Naturalmente, um risco à vida!
D-Dignidade da pessoa humana alerta
O-O alívio à dor vencida pela luta.
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F-Farto pomar é o atalho para ajudar
O-O mundo a erradicar a FOME!
M-Multiplicação do FRUTO pode
E-Educar até mesmo, o plantador.
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N-No Projeto proposto pela ALB(*)
O-O plantio de frutas é uma solução.
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M-Mutirões trarão excelentes soluções!
U-Uma semente frutífera pode brotar
N-Nas terras, milagres das transformações!
D-Doações das MUDAS deverão selar
O-O compromisso do Acadêmico da ALB.
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Belo Horizonte, 5ª feira, 23 de Junho de 2011.
(*)ALB-Academia de Letras do Brasil.
http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/3051899


COMENTÁRIO:


Excelente proposta. Vi algumas reportagens, em que pude perceber o quanto de comida tem sido jogada fora, todos os dias. Nos CEASAS, BH e SP, por exemplo, o tanto de verduras e frutas que são jogadas fora por dia daria para alimentar muita gente. o que percebo é que falta conscientização das pessoas, o que as impede, às vezes, de dar uma destinação melhor que o lixo para os alimentos. Grande abraço.

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1860- MIGUEL MÁXIMO ANGELS ROBLES TEJAD VENEZUELANO NO BRASIL-Patrono Internacional da Academia de Letras do Brasil

*21-fev-1922:Aroa/Jaracui/Venezuela
† 12-Mar-2001: Boa Vista/Roraima/Brasil (80 anos)

Homenagem acróstico-biobibliográfica Nº 1860
Por Sílvia Araújo Motta

M-Miguel Máximo Angels Robles Tejad, reconhecido
I-Imortal Ph.I, diplomado Patrono Internacional da
G-Grandiosa Academia de Letras do Brasil/Roraima,
U-Uma personalidade genial, cultural e científica,
E-Expressão Mundial como Escritor, Pesquisador,
L-Líder em espanhol, português, chinês, alemão, francês!
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M-Máximo nasceu em Aroa/Estado Jaracui/Venezuela;
Á-Amado pelos pais Sílvio Robles Lemanes e Carmen Tejada,
X-“X” genealógico do bisavô Capitão Victor Lemanes, que na
I-Independência da América lutou contra os espanhóis.
M-Mana Laura Robles, esposa do General Geraldo Injoque.
O-Oitenta anos de vida, cultura, buscas, teorias e obras!
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A-A viagem de volta ao mundo, cidade-a-cidade, fez duas vezes
N-Na verdade, pesquisava sobre cultura, economia, população...
G-Guardou na memória cada história que se tornou universal.
E-Em uma publicação bilingue, coautoria com Mário Carabajal,
L-Livro “Passeio Cultural pelo Globo da Terra” é referencial
S-Sobre Geografia, Antropologia, Política, Estatística, Filosofia...
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R-Robles lutou pelos Direitos Humanos e Direito Internacional.
O-O Filósofo Imortal da ALB defendeu Causas Imortais;
B-Bem preocupado com grandes problemas sociais, dedicado,
L-Ligou-se à Tese da “Erradicação da Fome Mundial” e sugeriu
E-Em um “Grande Mutirão Mundial” para o plantio de trilhões de
S-Sementes, mudas frutíferas, meio às cidades, bairros e casas.
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T-Totalmente contra às “Artes da Guerra, à Morte e à Destruição”
E-Escreveu sobre a “Nova Teoria da Genética Humana na Terra.”
J-Já reconhecido autor da inédita “Nova Doutrina, Filosofia e Religião
A-Amazônica” e das “Primeiras Pautas do Direito Interplanetário.” Autor
D-Da “Criação ou Iniciação da Engenharia da Alma, Mente e Espírito.”
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V-Venezuelano Robles, indicado pela ALB, para vários “Prêmio Nobel.”
E-Engenharia Roblesiana faz “referência ao possível cruzamento
N-Natural da raça humana pura: indígena, amarela, negra, ariana,
E-Especialmente, através de seus remanescentes normais “sadios”
Z-Zelosos, após o balanceamento ortomolecular, poderão alcançar
U-Um entrecruzamento, com “resultados genéticos sãos e perfeitos”
E-E ainda, Robles renomeou e subdividiu todas as Orlas Hidrográficas
L-Limites da Terra, utilizando-se do nome brasileiro “AMAZÔNIA”
A-Assinou a tese do “Exército Verde de Mulheres à margem do Rios,
N-Na observação de que a água potável é mais rara a cada dia”  é certo
O-O caminho útil da dessanilização das águas do mar do planeta.
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N-No espaço ocupado no Guiness Book do ano de 2000, pode-se ler
O-O processo movido por Robles Máximo contra o governo do Canadá:

B-Batalha Judicial reivindicada pelo ex-combatente de Guerra que
R-Reclamou indenização até àquela data, por quarenta e seis anos!
A-A dedicação ao roteiro de um filme “O Retorno das Amazonas”
S-Seria ao final, mais um dos seus trabalhos para mostrar ao mundo,
I-Importância da preservação do meio-ambiente e dar orientação aos
L-Líderes Governamentais e às Populações, em propostas ecológicas.
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Pesquisar:overmundo.com.br/banco/miguel-maximo-angels-robles-tejad-venezuelano-no-brasil-patrono-internacional-da
*Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil,12 de julho de 2008.
---***---




3376-FRUTITERAPIA BRASILEIRA
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Acróstico-informativo
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
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F-Frutiterapia brasileira, atualmente,
R-Reconhece o TRATAMENTO
U-Utilizando o querer e o poder
T-Totalmente MEDICINAL...
I-Importantes curas pelas frutas
T-Tornaram-se provadas e famosas.
E-Essência e suco de frutas são
R-Recomendadas à SAÚDE;
A-Agem certos, no organismo,
P-Protegem contra DOENÇAS,
I-Inspiram NOVAS RECEITAS,
A-Além do poder de saciar a FOME.
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Belo Horizonte, 28 de dezembro de 2010.


http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/2756912
---***---

I am ActionAid - Eu sou ActionAid-MUDE UMA VIDA-AJUDE AOS MAIS CARENTES-DÊ SEU BRAÇO E O ABRAÇO HUMANITÁRIO




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Enviado em 21 de out de 2010
I am ActionAid - Eu sou ActionAid
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QUEM SOMOS?

Fundada em 1972, a ActionAid é uma organização sem fins lucrativos cujo trabalho atinge cerca de 15 milhões de pessoas em 45 países. A ActionAid está no Brasil desde 1999. Nossa atuação já envolve 25 organizações parceiras em 13 estados, beneficiando mais de 300 mil pessoas em cerca de 1.300 comunidades.
Queremos um mundo sem pobreza e injustiça. Trabalhamos em parceria com as comunidades e organizações locais para garantir o acesso das pessoas em situação de pobreza aos direitos de alimentação, educação, infraestrutura urbana, participação cidadã e igualdade entre homens e mulheres.
- See more at: http://www.actionaid.org.br/quem-somos#sthash.fcrJabN6.dpuf

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A ActionAid é um movimento global de pessoas que trabalham juntas para promover os direitos humanos e superar a pobreza. - See more at: http://www.actionaid.org.br/mudeumavida#sthash.IyYafZxq.dpuf

http://www.actionaid.org.br/mudeumavida
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http://www.actionaid.org.br/onde-atuamos/brasil

Nosso trabalho envolve 25 organizações parceiras e alcança cerca de 1 mil comunidades em 13 estados, beneficiando mais de 300 mil pessoas.
Na região que concentra 59,1% da população extremamente pobre do país, atuamos principalmente nas áreas rurais, capacitando trabalhadores(as) rurais em um modelo de agricultura sustentável, adaptada ao semiárido.
Da realização de oficinas de panificação para mulheres da comunidade São Francisco da Volta Grande à criação de uma rádio comunitária para os jovens da cidade de Belterra, nossa atuação no estado do Pará é tão diversificada quanto emocionante.
Além de financiar projetos socioeducativos para crianças e jovens na Cidade de Deus e no Complexo da Maré, Rio de Janeiro, e em Heliópolis, São Paulo, nós apoiamos iniciativas de agricultura sustentável em áreas rurais do estado de Minas.
- See more at: http://www.actionaid.org.br/onde-atuamos/brasil#sthash.emxIOZDp.dpuf
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http://www.actionaid.org.br/onde-atuamos/brasil
-//-

A fome no Brasil não está relacionada à escassez de comida, mas à falta de acesso das pessoas pobres à renda para consumir e aos meios para produzir e comercializar alimentos.
Causas da fome no Brasil:
  • Alta nos preços de alimentos
2011 foi o ano em que a FAO, o órgão das Nações Unidas para agricultura e alimentação, registrou a maior alta nos preços desde 1990. O aumento dos preços é causado não só por fatores climáticos, mas também pela especulação com alimentos.
  • Adoção de modelo de produção voltado para o agronegócio e a exportação
Apesar da importância dos pequenos agricultores - a agricultura familiar representa 70% dos empregos no campo e é responsável por 70% da produção agrícola no Brasil - a política de liberalização comercial e as pressões do crescimento do agronegócio tem tirado muitos agricultores familiares do mercado.
  • Mudanças climáticas
As pessoas pobres são as mais afetadas pelos efeitos das mudanças climáticas, porque têm menos acesso aos recursos (financeiros e naturais) para diminuir sua vulnerabilidade. Com o prejuízo às colheitas e à pecuária, causados por enchentes e secas, pequenos agricultores tem a quantidade de alimentos para autoconsumo e comercialização reduzida.
  • Biocombustíveis
A produção dos biocombustíveis geralmente ocorre em detrimento da produção de alimentos, e provoca êxodo, escassez de alimentos, alta de preços, falsas expectativas de geração de empregos e desmatamento. O principal órgão de segurança alimentar internacional, a FAO, recomendou que o G20 anule suas metas de uso de biocombustíveis se quiser evitar que mais 100 milhões de pessoas passem fome no mundo.

O que estamos fazendo:

  •  Apoio à agricultura sustentável
A ActionAid financia a construção de coletores de água de chuva conhecidos como cisternas no semiárido para a criação de hortas comunitárias, além de promover workshops em agroecologia e encontros entre pequenos agricultores para troca de conhecimentos.  Apoia, também, a organização de cooperativas e seu ingresso no Programa de Aquisição de Alimentos do governo, o PAA, que permite que a produção de pequenos agricultores abasteça as cantinas de escolas e de outras instituições públicas. 
  • Apoio à luta de comunidades tradicionais pelo direito de acesso aos recursos naturais
O direito de acesso e controle das populações tradicionais à terras agricultáveis, sementes nativas, água e produtos das florestas  é fundamental para a sua segurança alimentar. A ActionAid apoia, desde 1999, as quebradeiras de coco de babaçu, no Maranhão, em sua luta para continuar vivendo desse recurso natural que é parte da sua história e cultura.
  • Proteção dos direitos dos pequenos agricultores em nível nacional e internacional
A ActionAid está presente nos principais espaços de tomada de decisões que influenciam a segurança alimentar no mundo. Em conferências globais, nós defendemos a causa dos pequenos agricultores e buscamos incidir sobre acordos e leis para impedir que mais pessoas entrem em situação de pobreza e de fome.
¹ Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE 2011)
²  Situação de Insegurança Alimentar no Mundo (Sofi 2013)
- See more at: http://www.actionaid.org.br/o-que-fazemos/seguranca-alimentar#sthash.wHMaohBI.dpuf
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http://www.actionaid.org.br/o-que-fazemos/educacao-e-juventude

Educação pública inclusiva de qualidade é um direito. A ActionAid apoia a Campanha Nacional pelo Direito à Educação e financia atividades socioeducativas e de inclusão digital em áreas urbanas e rurais do país.
Entre os adolescentes de 15 a 17 anos, apenas 50,9% frequentam o ensino médio. No Nordeste, a situação é ainda mais grave: só 39,2% deles estão na escola.¹
Causas da falta de acesso e da má qualidade da educação:
  • Investimentos insuficientes para a promoção de uma educação de qualidade
Atualmente, o percentual do PIB investido na educação é de aproximadamente 4,5%. A Conferência Nacional de Educação, realizada em 2010, estimou a necessidade desse índice subir para 10% para resolver os problemas da educação  brasileira.
  • Pouca valorização dos profissionais da educação básica
Enquanto professores do setor público com curso superior ganham em média R$ 1.788,97, outros profissionais do setor público nas mesmas condições ganham em média R$ 3.647,42.² Além disso, os governos ainda não respeitam a Lei do Piso Nacional do Magistério. Desde 2008 foi aprovada a Lei 11.738, que instituiu o Piso Nacional do Magistério em todo o Brasil. Atualmente, baseado no texto dessa Lei, os professores com curso médio deveriam estar recebendo R$ 1.597,07, mas o salário máximo é de R$ 1.187,12 para uma jornada de dois turnos.
  • Quantidade insuficiente de creches
As crianças de até 5 anos representam o maior contingente fora da escola, junto com os adolescentes de 15 a 17 anos.
  • Educação não inclusiva
70,64% da população brasileira de 0 a 18 anos que está fora da escola são de jovens com deficiência, crianças e adolescentes.³
  • Gravidez na adolescência
Uma das principais causas de evasão escolar de meninas é a gravidez na adolescência. Segundo o estudo Situação Educacional dos Jovens Brasileiros na Faixa Etária de 15 a 17 anos, 28,8% das jovens que são mães estão fora da sala de aula.
  • Trabalho precoce
De acordo com o Pnad 2007, dos adolescentes de 15 a 17 anos que trabalham, apenas 21,8% estão na escola.
  • Educação não contextualizada
Em 2007, o nível de escolaridade dos jovens entre 15 e 29 anos da zona rural era 30% inferior ao dos jovens da zona urbana. Além disso, 9% dos jovens do meio rural são analfabetos, ante 2% dos jovens urbanos.  O principal motivo é a incompatibilidade do currículo e da carga horária escolar com a realidade deles. 

O que fazemos

  • Apoio a atividades socioeducativas e de inclusão digital
Nas comunidades urbanas onde trabalhamos, cerca de 3 mil crianças participam de atividades socioeducativas e 800 adolescentes participam de programas de inclusão digital.
  • Apoio à Escola Família Agrícola
Nas áreas rurais, o projeto Escola Família Agrícola permite o acesso de cerca de 2.500 crianças e jovens a uma educação que combina o currículo tradicional com atividades de técnica agrícola. Os estudantes cumprem um regime de 15 dias na escola e 15 dias em casa, para que possam praticar e continuar suas funções, essenciais na estrutura da agricultura familiar. O projeto chega ainda a mais de 3.500 agricultores familiares, a quem concede crédito especial para implementar técnicas estudadas e aprendidas na escola.
  • Apoio à Campanha Nacional pelo Direito à Educação
A Campanha Nacional pelo Direito à Educação articula mais de 200 grupos e entidades distribuídas por todo o país pela garantia do direito a uma educação pública, gratuita e de qualidade no Brasil. A Campanha foi responsável pela inclusão de creches publicas no Fundo de Manutenção e Valorização da Educacao Básica (Fundeb) em 2006.  


¹Síntese de Indicadores Sociais, feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) com base na Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) 2009.
²Revista Nova Escola.
³Cálculo do MEC a partir do cruzamento do cadastro de usuários do BPC (Benefício da Prestação Continuada), de 2007, com dados do Censo Escolar de 2006.
- See more at: http://www.actionaid.org.br/o-que-fazemos/educacao-e-juventude#sthash.yiWcC7qY.dpuf

http://www.actionaid.org.br/o-que-fazemos/educacao-e-juventude

COPA DA FOME -Poema de RIOMAR MELO-Coa do Mundo passou mas a fome continua-Poema por Silvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil


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Jan MELL
Publicado em 25 de jun de 2014
poema de RIOMAR MELO
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QUEM SOMOS?

Fundada em 1972, a ActionAid é uma organização sem fins lucrativos cujo trabalho atinge cerca de 15 milhões de pessoas em 45 países. A ActionAid está no Brasil desde 1999. Nossa atuação já envolve 25 organizações parceiras em 13 estados, beneficiando mais de 300 mil pessoas em cerca de 1.300 comunidades.
Queremos um mundo sem pobreza e injustiça. Trabalhamos em parceria com as comunidades e organizações locais para garantir o acesso das pessoas em situação de pobreza aos direitos de alimentação, educação, infraestrutura urbana, participação cidadã e igualdade entre homens e mulheres.
- See more at: http://www.actionaid.org.br/quem-somos#sthash.fcrJabN6.dpuf

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A ActionAid é um movimento global de pessoas que trabalham juntas para promover os direitos humanos e superar a pobreza. - See more at: http://www.actionaid.org.br/mudeumavida#sthash.IyYafZxq.dpuf

http://www.actionaid.org.br/mudeumavida



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Todo ano, 5 milhões de seres humanos estão se juntando ao exército de 

famintos, tornando mais distante a redução da fome até 2015.


[Sabrina Craide Repórter da Agência Brasil]

http://www.amambainoticias.com.br/mundo/1-bilhao-de-pessoas-passam-fome-

no-mundo

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Você acredita?








por Portal BrasilPublicado27/05/2015 00h00-

Modelo para Europa
Na próxima semana, a ministra Tereza Campello apresenta em Milão, na Itália, as experiências brasileiras para a superação da fome e da extrema pobreza, no Seminário Internacional Políticas Sociais para o Desenvolvimento – Edição Especial “Brasil: Superar a Fome é Possível”.
Promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), com o apoio do Banco Mundial e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o evento vai reunir, nos dias 3 e 4, representantes de mais de dez países no Pavilhão Brasil da Expo Milão 2015.
Fonte: Portal Brasil
com informações do MDS e ONU


http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2015/05/fome-cai-82-no-brasil-

destaca-relatorio-da-onu

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