quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Reflexão-IMORTALIDADE ACADÊMICA-INADIMPLENTES-PATRONOS FALECIDOS-SIGNIFICAÇÃO DE ACADÊMICOS

REFLEXÃO
Ricardo Bezerra - Brasil
Este é um pequeno texto para reflexão quanto às atuais argumentações dos dirigentes de instituições culturais quanto aos acadêmicos eleitos e que, além de desaparecerem das ações culturais e administrativas da Instituição, são fiéis inadimplentes quanto às pequenas contribuições financeiras fixadas pela Diretoria para uma receita mínima que visa unicamente custear pequenas despesas originárias da Instituição.
Academia é uma “Sociedade ou agremiação, com caráter científico, literário ou artístico”. Desta forma ela é um conjunto dos seus membros, denominados “acadêmicos”.
As academias possuem seus quadros acadêmicos através dos seus patronos que, conforme sua localidade ou abrangência geográfica,  normalmente são escolhidos pelos Acadêmicos no momento da criação da Instituição, entre pessoas ilustres já falecidas e que sejam representativas e que estejam inseridas no contexto da Instituição.
O Patrono, diante do número de cadeiras que passam a formar a Academia, passa a deter um numeral que irá designar a partir daquele momento a Cadeira a ser pleiteada por quem se considere apto a ocupá-la e que para isto sofrerá o sufrágio dos Acadêmicos já empossados. Este princípio não se aplica ao momento de criação de uma Instituição porque os fundadores não passam pelo citado sufrágio, mas são por todos os integrantes fundadores automaticamente já eleitos. Isto não os afasta da reflexão ora apresentada da inadimplência, como, também, do isolamento das ações culturais e administrativas da Instituição.
Denominamos genericamente de “escritor” aquele que passa a pleitear uma vaga ou uma Cadeira em uma Academia de Letras, mediante o falecimento de um Acadêmico. Ora, a pretensão do Escritor passa a ser a de alcançar a IMORTALIDADE.
A Imortalidade é de duração perpétua. Neste conceito de perpetuidade defino que o Acadêmico enquanto vivo detém apenas a qualidade de imortal e não a imortalidade. Assim, ao ser eleito e após devidamente empossado passa a usufruir da imortalidade, que nunca terá fim; que jamais será esquecido por estar eternizado na memória dos homens.
Esta eternização absorvida pelo Escritor o faz caminhar entre duas correntes administrativas das Instituições Culturais. A primeira é que a luta ou o trabalho político-administrativo para inscrição e eleição para a Cadeira momentaneamente vaga tem sua revitalização quando o Acadêmico se torna um Escritor participativo das ações culturais e administrativas da Instituição equando contribui com o pagamento dos valores, mensais ou anuais, atribuídos como receita da Instituição e devidos pelos Acadêmicos.
A segunda corrente é quando o Escritor possui no seu íntimo a intenção da “busca pela imortalidade” apenas para composição curricular e status social, abandonando logo em seguida as ações culturais e administrativas das Instituições e, principalmente, não pagando mais qualquer valor contributivo para os cofres da Instituição, passando a compor um QUADRO DE EFETIVOS INADIMPLENTES DA PERPETUAÇÃO ACADÊMICA.
Quando tratamos de ACADEMIA fazemos uma associação imediata à Academia Francesa de Letras e à Academia Brasileira de Letras. Estas Instituições tradicionais e conservadoras dos princípios acadêmicos jamais colocarão em discussão a inadimplência acadêmica. Porém, as demais Instituições já passam a discutir o tema e algumas já colocam em seus Estatutos a perda do Título de Acadêmico em virtude da inadimplência acadêmica e assiduidade nas ações culturais e administrativas da Instituição.
Considerando que o Escritor eleito para uma Cadeira em uma Academia de Letras, onde esta tem caráter de uma “sociedade” e que nesta sociedade o Escritor, na condição de pessoa enquanto viva detém apenas a qualidade de imortal e não a imortalidade, por ser esta de duração perpétua e que nunca terá fim, onde jamais será esquecido por estar eternizado na memória dos homens, dar-se-á como perpetuado após a sua morte.
O conceito de imortalidade passa, então, a não mais ser definitivamente agregado ao Escritor eleito para uma determinada Cadeira de uma Academia de Letras, mas quando efetivamente fizer cumprir através de suas ações culturais e administrativas, como da adimplência, os objetivos da Instituição, até que a morte o venha consagrar com a IMORTALIDADE.


Dedico este conceito de imortalidade ao EscritorJoacil de Brito Pereira que em sua trajetória Acadêmica (Academia Paraibana de Letras; Instituto Histórico e Geográfico Paraibano; Academia de Letras e Artes do Nordeste – Núcleo Paraíba; entre outras) foi digno ao cumprir com veemência os princípios que norteiam a verdadeira IMORTALIDADE.

FONTE:

SILVIA ARAUJO MOTTA -SOPRANO NA XII CANTATA DE NATAL DA ASSOCIAÇÃO COLÔNIA DIAMANTINA-SOB A REGÊNCIA DO 1º TEN. PM MÚSICO ANTÔNIO VICENTE SOARES





A Basílica se localiza na Rua Cura D’Ars, 485, bairro Prado, em Belo Horizonte, Minas Gerais.
O telefone da secretaria é 3332-2797, que funciona de terças às sextas de 15:30hs às 19:30hs. Caso queira pedir informações, colocar intenção em missa, saber de eventos não cobertos pelo EJC, ou outros assuntos relacionados à nossa Paróquia.
Nosso dirigente espiritual: Pe. José Fernando de Melo.
RENSE – Forania São José (Calafate)
Missas: 19 horas, semanalmente; Sábados: 19:00; Domingo: 7:30, 9h, 18h, 19h e 20h.
Linhas de ônibus: 2103 e 9210.
CURIOSIDADES DA BASÍLICA
Ao entrar na Basílica do Santo Cura D’ars e contemplar a harmoniosa relação entre Fé e Arte, que lhe confere singular beleza e simplicidade.
Entrando pela frente ou pelos lados, chama a atenção o remular suave das lâmpadas, sob copas azuis. São seis peças de cobre aproximando-se e elevando-se junto ao Sacrário, onde ficam guardadas as hóstias consagradas. Suas luzes dizem “Jesus está aqui, no Pão da Vida”.
O SACRÁRIO, CONVITE À ORAÇÂO!
Durante as celebrações litúrgicas, um neon azul reflete uma luz sob a funda moldura redonda onde penetra o Sacrário. Forma-se um brilho suavemente azul, lembrando o brilho das safiras que Moisés, Aarão, Nadab, Abiu e os setenta anciãos de Israel viram ao contemplar o Senhor no alto do monte. O conjunto é trabalhado em pedra-sabão.
O BELÍSSIMO ALTAR E SUA INSPIRAÇÃO
A percepção das lâmpadas não consegue guardar os olhos. Destaca-se, à frente, o Altar da Basílica, sólido e bonito, como um grande bloco de pedra-sabão, em cuja frente vê-se, esculpida em alto relevo, a Santa Ceia. Virgínia Ferreira, que estudou, planejou e executou a obra, reforça a relação matemática do pentagrama, representando o mais ínfimo de ponto interior e, na relação oposta, o mais amplo espaço exterior.
Observando a composição da Ceia, nota-se que no centro do painel convergem o centro do pentagrama e a testa de Jesus Cristo. Nesta forma, a artista quis sugerir uma bela mensagem, através da relação com a figura do pentagrama, simbolizando que em Cristo se unem, harmoniosamente, o universo exterior (a maior amplitude) e o universo interior (a maior profundidade).
O CRISTO BARROCO
Mas não ficam os olhos a contemplar o altar. Elevam-se e se impressionam com o Cristo crucificado que, do plano superior da parede do fundo da Basílica sobre o Sacrário, “domina” a visão do conjunto do Santuário.
É um Cristo esculpido em madeira, no mais puro estilo Barroco, cuja guarda foi confiada à Paróquia do Santo Cura D’Ars, ao encejo do vigésimo aniversário da Ordenação do Pe. Sérgio, em 8 de julho de 1982.
Durante anos foi o Cristo da Capela do Bom Pastor, ao lado do Museu do Ipiranga, em São Paulo. Com a nova destinação do antigo Convento, a imagem foi trazida para Belo horizonte e, graças à atenção da Congregação das Irmãs do Bom Pastor, tornou-se uma das preciosidades da Basílica do Santo Cura d’Ars, um sinal da fé que dá vida à nossa comunidade.
AS ESCULTURAS
Na frente e na lateral esquerda, destaca-se a escultura do padroeiro da Paróquia, São João Maria Vianney, o Cura d’Ars. Esguio,alto, batina surrada, velhos e pesados sapatos das caminhadas de Ars. Sobrepeliz e estola, como usava no confessionário. As mãos em oração, como se punham nas horas de prece, diante do Sacrário. Olhos profundos e brilhantes. Um Santo consumido de amor ao seu povo! Com 2,30m de altura e cerca de 300kg, a escultura é de maciço ipê amargo, esculpida por Gianfranco Cavedoni Cerri.
Olhando à direita, encanta-nos a linda escultura de Nossa Senhora do Prado, obra do mesmo artista Cerri. Enquanto sua mão direita toca suavemente a cabeça do menino, a esquerda apara o manto que, caído, permeite contemplar melhor a beleza da Virgem Mãe. Os cabelos penteados para trás ressaltam os traços harmoniosos e suaves do seu rosto. A escultura é de vinhático, madeira da Bahia, mais “maleável”. Tem 2,30m. e pesa 300kg.
A VIA SACRA
No corpo da Basílica, ao longo das paredes laterais e no apoio do balcão do coro distribuem-se os 15 painéis da Via Sacra. São de autoria de Geraldo Antônio Cantarela. São 15 painéis entrelaçando, no mosaico de carpetes, a Via Sacra do Cristo e a Via Sacra do homem contemporâneo.
Diante de cada estação há muito de mensagem para a oração comprometida com a vida. Como os demais painéis, o da primeira estação mede 2,20 X 1,28m. Sua montagem “se tece” de 246 peças de carpete (só nesse painel).
OS CONFESSIONÁRIOS
Em 1989, para a novena do Espírito Santo, ficaram prontos os novos confessionários da Basílica. Trabalhados em pedra-sabão cada um forma um bloco de singular sobriedade e leveza, integrando-se ao conjunto das outras peças e arcos que ornamentam o templo. O conjunto decorativo se completa com os fundos em arco e o lambri de pedra-sabão que percorre toda a base das paredes internas da Basílica.


CANTATA DE NATAL NA BASÍLICA SANTO CURA D´ARS
FOI EMOCIONANTE DEMAIS
SSSSSSSSSSS!
FANTÁSTICA APRESENTAÇÃO!
INESQUECÍVEL!

CADA APRESENTAÇÃO
É MAIS LINDA QUE A OUTRA!











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Fotos que registram nossos ENSAIOS 

toda terça e toda quinta-feira às 19:00h

na ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS
SOB A REGÊNCIA COMPETENTÍSSIMA E ENTUSIASMADA
ALEGRE, FELIZ,ADMIRÁVEL DO AMIGO
1º TENENTE PM MÚSICO ANTÔNIO VICENTE SOARES
PONTUALÍSSIMO, EXEMPLO DE GARRA E CORAGEM
PARA REALIZAÇÃO DE SONHOS E DESAFIOS.

É UM PRAZER, ALEGRIA E HONRA
INTEGRAR ESTA PARCERIA QUE DEU CERTO.
PARABÉNS A TODOS NÓS QUE 
ACREDITAMOS, QUE CANTAMOS,
 QUE APRENDEMOS A CADA DIA,
QUE TEMOS A SORTE E PRIVILÉGIO
DA PRESENÇA LINDÍSSIMA
DA ORQUESTRA DA PMMG.
 NOVEMBRO/2013


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O CRISTO ressuscitado
no NATAL mostra a HUMILDADE
de um DEUS que se fez amado,
por ser LUZ, PAZ e VERDADE!
                Feliz Natal! 

         Sílvia Araújo Motta


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CAN
NATAL DO MENINO DEUS E REI
Soneto clássico-sáfico-heróico nº 1658

Rimando ABAB-ABAB-CDC-EDE
Sílabas fortes: na 4ª, 6ª, 8ª e 10ª sílabas.
Mensagem-final no 14º  VERSO,
com apenas DEZ sílabas não gramaticais.
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Pode dizer-me então, o que é NATAL?
Se continua a fome... morte existe!
Está dormindo agora, o grande ideal?
A violência cresce e a dor persiste.

Se vale a pena, segue em frente, insiste!
Revolução já fazem contra o mal!
Quem tem amor e fé, luta e resiste!
Perdão espanta a guerra que é fatal.

Muitas razões, reflito em paz, comigo:
-Se a humanidade for capaz de amar,
sempre dará ao pobre, paz e abrigo.

Natal é luz, bondade e VIDA NOVA!
Entre as nações cantamos a louvar
ao Rei Menino-Deus que a Luz renova!

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XII CANTATA DE NATAL
MARAVILHAS DE UM NATAL DE AMOR
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VER FOTOS DA VESPERATA:






quarta-feira, 20 de novembro de 2013

ANLPPB CONVIDA PARA A NOITE DE CONFRATERNIZAÇÃO-09-12-2013-Silvia Araújo Motta ocupa Cadeira Patronímica 48.Indicada para PRÊMIO REVELAÇÃO




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MEMBROS DA ACADEMIA NACIONAL DE LETRAS ANLPPB:
Postado pela Presidente Aline Romariz
Em:8-10-2013 às 14:22h

Cadeira nº 1 – Aline Romariz (PRESIDENTE) ALAGOAS
Cadeira nº2– Luciana Dimarzio SÃO PAULO
Cadeira nº3– David Seade Neto (DIRETOR CULTURAL) SÃO PAULO
Cadeira nº4– José Luiz Pires (DIRETOR ADMINISTRATIVO) SÃO PAULO
Cadeira nº5 – Adriane Lima (DIRETORA SOCIAL) SÃO PAULO
Cadeira nº 6 – Teresa Azevedo SÃO PAULO
Cadeira nº 7 – Michelle Zanin SÃO PAULO
Cadeira nº 8 – Beti Martins SÃO PAULO ( PORTUGAL)
Cadeira nº 9 – Paulo Cesar Coelho RIO DE JANEIRO
Cadeira nº 10 – Rosana Nóbrega SÃO PAULO
Cadeira nº 11 – George Arribas PERNAMBUCO
Cadeira nº 12 – Júlio Cesar Bridon SANTA CATARINA
Cadeira nº 13 – Dalva Saudo SÃO PAULO
Cadeira nº 14 – Arlete Trentini dos Santos SANTA CATARINA
Cadeira nº 15 – Leontina Alves MINAS GERAIS
Cadeira nº 16 – Elizabeth Vargas Marcondes PARANÁ
Cadeira nº 17 – Claudio Poeta BAHIA
Cadeira nº 18 – Maria Marcondes Alves PARANÁ
Cadeira nº 19 – Luciano Ebeling SANTA CATARINA
Cadeira nº 20 – Maria Lamanna MINAS GERAIS
Cadeira nº 21 – Lúcia Narbot SÃO PAULO
Cadeira nº 22 – Wilson Carittas SÃO PAULO
Cadeira nº 23 – Catarina Santos RIO DE JANEIRO
Cadeira nº24- Marisa Gonçalves de Almeida Santos SÃO PAULO
Cadeira nº 25 – Marco Hruschka PARANÁ
Cadeira nº 26 – Samuel Quintans PARAÍBA
Cadeira nº 27 – Angela Ramalho Xavier PARANÁ
Cadeira nº 28 – Antonio Vendramini Neto SÃO PAULO
Cadeira nº 29 – José Roberto Teixeira SÃO PAULO
Cadeira nº 30 – Carlos Francisco Valverde SÃO PAULO
Cadeira nº 31 – Enice de Faria MINAS GERAIS
Cadeira nº 32 – Oneida Nascimento MINAS GERAIS
Cadeira nº 33 – Rosana Marinho SÃO PAULO
Cadeira nº 34 – Pedro Luiz Porcino SÃO PAULO
Cadeira nº 35 – Janete Santos TOCANTINS
Cadeira nº 36 – Junior Franco PARANÁ
Cadeira nº 37 – Geraldo Portal Veiga RIO DE JANEIRO
Cadeira nº 38 – Celso Corrêa de Freitas SÃO PAULO
Cadeira nº 39 – Andréa Pelegrinelli SÃO PAULO
Cadeira nº 40 – Fabio Renato Villela SÃO PAULO
Cadeira nº 41- Vera Fávero Margutti PARANÁ
Cadeira nº 42- Ana Lago de Luz RIO DE JANEIRO
Cadeira nº 43- Ana Maria Stoppa ( VICE-PRESIDENTE) SÃO PAULO
Cadeira nº 44- Arthur Amaral Luz RIO GRANDE DO NORTE
Cadeira nº 45- Dalton Luiz Sibinel SÃO PAULO
Cadeira nº46- Flávia Assaife BRASÍLIA
Cadeira nº47- Rachel dos Santos Dias SÃO PAULO
Cadeira nº48- Silvia Araujo Motta MINAS GERAIS
Cadeira nº49- Jeziel Almeida SÃO PAULO
Cadeira nº50- Glaura Hilário Brockstedt RIO GRANDE DO SUL
Cadeira nº51- Gisele Sant'ana Lemos RIO DE JANEIRO
Cadeira nº 52- Dilce Nery dos Santos Toledo AMAZONAS
Cadeira nº53- Lilian Palmieri SÃO PAULO
Cadeira nº54- Rosana Montero Cappi SÃO PAULO
Cadeira nº55 Silvia Martins Trevisani SÃO PAULO
Cadeira nº56- Valéria Guerra Reiter RIO DE JANEIRO
Cadeira nº57 Nilson Seizo Kobayashi SÃO PAULO
Cadeira nº58- Silvana Gonçalves Luiz SÃO PAULO
Cadeira nº59-Andrade Jorge SÃO PAULO
Cadeira nº60- Stella de Sanctis SÃO PAULO
Cadeira nº61- Valdir Barros SÃO PAULO
Cadeira nº62 - Valéria Pisauro SÃO PAULO
Cadeira nº 63- Nilton Pivan SÃO PAULO
Cadeira nº 64- SHEILA MARA SANCHES BRASÍLIA
Cadeira nº 65-Carlos Moraes SÃO PAULO
Cadeira nº 66-Osvaldo Junior Pansera Waczuk RIO GRANDE DO SUL
Cadeira nº 67- Vera Lucia Martins Salbego RIO GRANDE DO SUL
Cadeira nº 68 Sérgio Matos PORTUGAL
Cadeira nº 69 Yara Regina Franco SÃO PAULO
Cadeira nº 70 Alberto Slomp SÃO PAULO
Cadeira nº 71 Sidarta da Silva Martins SÃO PAULO
Cadeira nº 72 Rosemira Rodrigues da Silva GÓIAS
Cadeira n° 73 Danielli Okamura PARANÁ
Cadeira n° 74 Hernandes Leão MINAS GERAIS
Cadeira n° 75 Mayra Santos Diniz SÃO PAULO
Cadeira n°76 Geraldo José Sant'anna SÃO PAULO
Cadeira n°77 Charlyane Mirielle PARANÁ
Cadeira n°78 Ivany Fulini Sversuti PARANÁ
Cadeira n°79 Conceição Gomes PARANÁ
Cadeira n°80 Pedro Campos PARANÁ
Cadeira n°81 Rozelia Scheifler Rasia RIO GRANDE DO SUL
Cadeira n° 82 Paulo Roberto de Oliveira Caruso RIO DE JANEIRO
Cadeira n° 83 Darcy Pinheiro da Silva RIO GRANDE DO SUL
Cadeira n° 84 Caiane Duarte Furlan SÃO PAULO
Cadeira n° 85 Nurimar Biachi Mello RIO GRANDE DO SUL
Cadeira n° 86 Heloisa Igreja RIO DE JANEIRO
Cadeira n° 87 André Arribas PERNAMBUCO
Cadeira n° 88 Conceição Santos SERGIPE
Cadeira n° 89 Edna Lima de Mendonça RIO DE JANEIRO
Cadeira n° 90 Camila Mossi de Quadros PARANÁ
Cadeira n° 91 Alice Alba RIO GRANDE DO NORTE
Cadeira n• 92 Lanna Agda PARANÁ
Cadeira n° 93 Liz Rabello SÃO PAULO
Cadeira n° 94 Claudia Franco SÃO PAULO
Cadeira nº 95 Sandra Ribeiro SÃO PAULO
Cadeira nº 96 Olegário Venceslau ALAGOAS
Cadeira nº 97 Ilda Brasil RIO GRANDE DO SUL
Cadeira nº 98 Nilza de July da Costa e Silva RIO GRANDE DO SUL
Cadeira nº 99 Lin Quintino MINAS GERAIS
Cadeira nº 100 Carla Véras Monteiro Brame RIO DE JANEIRO

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segunda-feira, 18 de novembro de 2013

ANELCA CONVIDA PARA 14º ANIVERSÁRIO DIA 30 DE NOVEMBRO DE 2013 ÀS 18:30horas

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domingo, 17 de novembro de 2013

SER OU NÃO SER? LIÇÃO QUE TRAZ QUESTÃO: TO BE OR NOT TO BE! VER POEMAS DE WILLIAM SHAKESPEARE E DE SILVIA ARAÚJO MOTTA



VIVER É TER OPORTUNIDADES-(To Be or Not To Be)
Acróstico-filosófico nº 5414
Por Silvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
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V-Vida terrena é passageira!
I-Indiscutível mistério imortal...
V-Vale pensar nos erros, acertos,
E-Escolher viver intensamente
R-Realidade nua e crua, naturalmente,
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É-Em busca da Paz e da Felicidade!
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T-Todos possuem o livre arbítrio:
E-E recebem muitas oportunidades
R-Rotineiras, temporárias de verdade.
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O-Os que enfrentam a luta com garra
P-Prometem  decidir: Ser do que Não Ser!
O-O sofrimento, nas perdas ou na despedida,
R-Reproduz a angústia, por desconhecer,
T-Totalmente, o que será e virá depois!
U-Um ADEUS consequente para sempre,
N-Novos CAMINHOS para dois ou três?
I-Independente do SIM ou NÃO na resposta
D-Deve-se estar bem CONSCIENTE
A-Ao tomar qualquer decisão, para ser e estar!
D-Detesto COVARDES! Empresto-lhes
E-Experiências sexagenárias, positivas, vividas
S-Sem ter medo de ousar ou errar para recomeçar!
---VALE A PENA TER CORAGEM DE VIVER!---
Belo Horizonte, 17 de novembro de 2013.
http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/4574303
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SER OU NÃO SER? LIÇÃO QUE TRAZ QUESTÃO: TO BE OR NOT TO BE!

(William Shakespeare in HAMLET, Ato III, Cena 1-(*1564) (†1613-Calendário Juliano.)
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Soneto-clássico-sáfico-heróico nº 4780
Rimando ABAB-ABAB-CDC-CDC
Sílabas fortes: na 4ª, 6ª, 8ª e 10ª sílabas.
Mensagem-final no 14º  VERSO,
com apenas DEZ sílabas não gramaticais.
Soneto Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
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1-Ser ou não ser? Lição que traz questão:
2-Hamlet traduz, no ATO três põe cena:
3-TO BE OR NOT TO BE exige ação…
4-Tragédia grega que na espada encena;
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5-Na luta armada, morte vem... que pena;
6-perpassa o espaço; o tempo dá razão?
7-É que não cobre a tez de forma amena,
8-vingança não se faz com própria mão.
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9-Na sociedade tem questões políticas,
10-amor, traição, inveja, dor fatal...
11-Dilemas surgem, marcam duras críticas!
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12-Morrer... dormir? Sonhar transcende em mente?
13-Crânio à mão gerou a luz total:
14-{A decisão só deve ser consciente.}
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Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil,
Quinta-feira, 3 de janeiro de 2013.
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METODOLOGIA USADA:
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
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Ser ou não (ser) li(ção) que (traz) ques(tão)
Hamlet tra(duz), no (A)TO (três) põe (ce)na:
TO BE OR (NOT) TO (BE) e(xi)ge a(ção…)
Tragédia (gre)ga (que) na es(pa)da en(ce)na;
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Na luta ar(ma)da, (mor)te (vem)...que (pe)na;
perpassa es(pa)ço; o (tem)po (dá) Ra(zão?)
É que não (co)bre a (tez) de (for)ma a(me)na,
vingança (não) se (faz) com (pró)pria (mão.)
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Na socie(da)de (tem) ques(tões) po(lí)ticas,
amor, trai(ção), in(ve)ja, (dor) fa(tal...)
Dilemas (sur)gem, (mar)cam (du)ras (crí)ticas:
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Morrer... dor(mir?) So(nhar) trans(cen)de em (men)te?
Crânio à (mão) ge(rou) a (luz) to(tal)
-A deci(são) só (de)ve (ser) cons(cien)te.
---Belo Horizonte, 3 de janeiro de 2013.
http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/4063465





SER OU NÃO SER – EIS A QUESTÃO
Será mais nobre sofrer na alma pedradas e flechadas do destino feroz, ou pegar-me em armas contra o mar de angústias – e, combatendo-o, dar-lhe fim?
Morrer; dormir; Só isso. E com sono – dizem – extinguir dores do coração e as mil mazelas naturais a que a carne é sujeita; eis uma consumação ardentemente desejável.
Morrer – dormir – dormir! Talvez sonhar. Aí está o obstáculo! Os sonhos que hão de vir no sono da morte quando tivermos escapado ao tumulto vital nos obrigam a hesitar: e é essa reflexão que dá à desventura uma vida tão longa.
Pois quem suportaria o açoite e os insultos do mundo, a afronta do opressor, o desdém do orgulhoso, as pontadas do amor humilhado, as delongas da lei, a prepotência do mando e o achincalhe que o mérito paciente recebe dos inúteis, podendo ele próprio encontrar seu repouso com um simples punhal?
Quem agüentaria fardos gemendo e suando numa vida servil, senão porque o terror de alguma coisa após a morte – o país não descoberto, de cujos confins não voltou jamais nenhum viajante – nos confunde a vontade, nos faz preferir e suportar os males que já temos, a fugirmos para outros que desconhecemos?
E assim a reflexão faz todos nós covardes.
E assim o matiz natural da decisão se transforma no doentio pálido do
pensamento. E empreitadas de vigor e coragem, refletidas demais, saem de seu caminho, perdem o nome de ação.

William Shakespeare (1564-1613) Hamlet, Ato III, cena 1



PRINCIPAIS OBRAS DE WILLIAM SHAKESPEARE:

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UM DIA VOCÊ APRENDE/William Shakespeare

Depois de algum tempo você aprende a diferença,
a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma.
E você aprende que amar não significa apoiar-se,
e que companhia nem sempre significa segurança.
E começa a aprender que beijos não são contratos
e presentes não são promessas.
E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida
e olhos adiante, com a graça de um adulto
e não com a tristeza de uma criança.
E aprende a construir todas as suas estradas no hoje,
porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos,
e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.
Depois de um tempo você aprende que o sol queima
se ficar exposto por muito tempo.
E aprende que não importa o quanto você se importe,
algumas pessoas simplesmente não se importam…
E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa,
ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso.
Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.
Descobre que se leva anos para se construir confiança
e apenas segundos para destruí-la,
e que você pode fazer coisas em um instante,
das quais se arrependerá pelo resto da vida.
Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer
mesmo a longas distâncias.
E o que importa não é o que você tem na vida,
mas quem você é na vida.
E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.
Aprende que não temos que mudar de amigos
se compreendemos que os amigos mudam,
percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa,
ou nada, e terem bons momentos juntos.
Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida
são tomadas de você muito depressa,
por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos
com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos.
Aprende que as circunstâncias e os ambientes tem influência sobre nós,
 mas nós somos responsáveis por nós mesmos.
Começa a aprender que não se deve comparar com os outros,
mas com o melhor que você mesmo pode ser.
descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser,

e que o tempo é curto.
Aprende que não importa onde já chegou, mas onde está indo,
mas se você não sabe para onde está indo,
qualquer lugar serve.
Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão,
e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade,
pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação,
sempre existem dois lados.
Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer,
enfrentando as conseqüências.
Aprende que paciência requer muita prática.
Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute
quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.
Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência
que se teve e o que você aprendeu com elas
do que com quantos aniversários você celebrou.
Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha.
Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens,
poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia
se ela acreditasse nisso.
Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva,
mas isso não lhe dá o direito de ser cruel.
Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer
que ame, não significa que esse alguém não o ama,
pois existem pessoas que nos amam,
mas simplesmente não sabem como demonstrar isso.
Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém,
algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo.
Aprende que com a mesma severidade com que julga,
você será em algum momento condenado.
Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido,
o mundo não pára para que você o conserte.
Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás.
Portanto,plante seu jardim e decore sua alma,
ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.
E você aprende que realmente pode suportar…
que realmente é forte, e que pode ir muito mais
longe depois de pensar que não se pode mais.
E que realmente a vida tem valor
e que você tem valor diante da vida!
Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem
que poderíamos conquistar, se não fosse o medo de tentar.
William Shakespeare

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WILLIAM SHAKESPEARE
CônjugeAnne Hathaway (de 1582 a 1616)

As datas seguem o calendário juliano, usado na Inglaterra durante a vida de Shakespeare. No calendário gregoriano, adotado nos países católicos em 1582, Shakespeare morreu no dia 3 de maio (Schoenbaum 1987, xv).
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