sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

MARIA VITÓRIA FERREIRA CAPELÃO PARABÉNS POR SEU ANIVERSÁRIO NATALÍCIO

-
MARIA VICTÓRIA DE CAMPOS FERREIRA CAPELÃO
PARABÉNS PELO ANIVERSÁRIO NATALÍCIO-2017
-
Homenagem-acróstica nº 6.259
Por Silvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
-
P-Parabéns por sua vida de superação,
A-Amor, carinho, atenção, dedicação;
R-Rainha do Lar dos FERREIRA-CAPELÃO!
A-A ostra ferida que sabe produzir pérolas:
B-Belas! Todo SER humano, sofre, chora...
É-E com FÉ, com o Poder da Oração implora
N-Na glória do Senhor Deus, em Cristo Jesus
S-Supera qualquer sofrimento, sem lamento.
 -
P-Parabéns por sua vida de crescimento real,
E-Espiritual, contínuo, determinado ao Bem, pela
L-Luz que guia seus passos de paz na convivência,
O-O seu equilíbrio diante de qualquer adversidade.
A-Ano de 2017. Dez de Fevereiro! Mãe tão querida;
N-Na verdade Mãe tantas vezes: Vovó tão amada!
I-Imenso é o reconhecimento que você faz por merecer
V-Valorizada pela autenticidade, solidariedade do ser:
E-É uma mulher inteligente, que administra tão bem;
R-Revela excelência na fortaleza familiar e empresarial
S-Sabe o que quer, ama com intensidade a todos,
Á-A Família em primeiro lugar! Construindo sua história
R-Resgata a Torre de Terrenho, Trancoso, em Portugal...
I-Inicio o dia de seu aniversário natalício, na capital BH
O-Orando e agradecendo a Deus, por ser sua AMIGA.
---Parabéns, Diretora da Empresa ORMIMAQ!---
Parabéns da Silvinha, Ronaldo, Aristides, Juninho e Klinger.
Belo Horizonte, MG, Brasil, dez de fevereiro de 2017.
http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/5908136
-//-
BODAS DE PÉROLA DO CASAL ELISTA
Homenagem poética nº 3168/Por Sílvia Araújo Motta (Elos Clube de BH-MG)Para: Família Capelão:Maria Victória e Francisco,Luiz , Juliana, Daniel e Maria Amélia

Dentro de 500 anos...
Meus olhos jamais verão,
tantos sonhos realizados,
tantas orquídeas em um salão,
tantos portugueses irmanados...
Bodas de Pérolas Raras.

Tantas emoções contidas
em corações ritmados,
ao som dos lindos fados!
Tantas pessoas queridas
em salões iluminados!
Tantas graças recebidas!
 
Tantas bênçãos distribuídas
Pelo Padre, em nome de Deus,
por intercessão de N.Sra. de  Fátima!
Tanta união! Tantos amigos!
Tantos abraços e beijos!
Tanto amor e dedicação!
-
No requintado Salão dourado
Do Automóvel Clube Social,
o  sabor da Recepção,
da  tradição portuguesa,
deixou todos convidados:
amigos,  portugueses,
brasileiros...encantados!
-----P-a-r-a-b-é-n-s!-----
Belo Horizonte,14 outubro de 2001
-*-
MARIA  VICTÓRIA  CAPELÃO
Homenagem Poética nº 132
Sílvia Araújo Motta (Elos Clube de BH-MG)
Minha amiga, eu te batizo,
Maria Victória “Araújo”.
És minha irmã do sorriso
timoneiro e meu marujo.
No mar do meu sofrimento,
contra o vento a navegar,
nas marés do meu lamento,
no cais, me fazes chegar!
Tu me aconselhas bastante,
para o bem, para o perdão,
porque és muito atuante,
certos teus conselhos são.
Foste Rainha, Vitória,
na Expoarte Portuguesa,
por tua beleza e história
em Portugal, de certeza.
Tudo chega, tu disseste
para quem sabe esperar
muita esperança puseste
e luz em meu  caminhar.
De Francisco, és Rainha,
para os filhos, mãe amável.
de D. Amélia, a filhinha,
para amigos, admirável.

Belo Horizonte, 14 de outubro de 2001
214-RAÍZES DE PORTUGAL-Para: Casal Capelão
Raízes de Portugal
que moram dentro de mim,
nasceram em Belo Vale,
de carinho perfumadas
na tradição bem tratadas,
crescem na Capital,
se espalham harmonizadas
hoje luso-brasileiras.

Na família Capelão
raízes entrelaçadas
cheiram a pura AMIZADE.
A cada dia que passa
tornam-se fortes, mais firmes,
produzem na realidade
as excelentes sementes,
que brotam a lealdade.

E nesta oportunidade,
Ó CIDADÃOS HONORÁRIOS,
desta terra hospitaleira,
se em Minas, somos irmãos,
elevo em prece, as mãos,
para o meu agradecer...

É muito bom saber
que sempre em uníssono,
bate o nosso coração
e na grande ramificação
artérias  só levam  AMOR
À família Ferreira-Capelão.
Belo Horizonte, 28 de agosto de 2004.
-
MARIA VICTÓRIA DE CAMPOS FERREIRA CAPELÃO
Acróstico Histórico-Biográfico nº 090
Por Sílvia Araújo Motta

M-Muitas  raízes nascidas em Trancoso
A-Alastram-se e tornam-se brasileiras,
R-Realidade por seu coração bondoso.
I-Irradia alegria, paz  e boas  maneiras,
A-Amiga  nascida  na Torre de Terrenho
 
V-Veio casar com Francisco  Capelão
I-Industrial de Portugal-ORMIMAQ
C-Com a  ORMIFRIO firma a atuação.
T-Tem  Juliana, Luis, Daniel e Amélia!
O-Ovaciona da Cidadã Honorária /BH
R-Reconhecida  na  Câmara  Municipal
I-Integrante da  Comitiva  Brasileira
À-A EXPO-98 em Lisboa/Portugal.
 
D-Digna  Sócia-Benemérita Árcade
E-Em atuação  na gestão “Marta  Nair”
 
C-Colaboradora  real indispensável,
A-A palestrante  Árcade do  tema
M-Muito aplaudido: “Oceanos, um
P-Patrimônio da Humanidade”...
O-Organizadora de Exposições/Painéis
S-Sua arte é portuguesa  na  realidade.

F-Foi ao Seminário em Buenos Aires
E-Em Grupo da Câmara de Comércio
R-Representativo da América  Latina.
R-Recebeu  títulos  com  Personalidades
E-Entre  Mulheres  Influentes de  Minas
I-Indicada  Jurada da Beleza de  Minas
R-Reconhecida entre “As Dez  Mais”
A-Ajuda a todos com seu humanismo.
 
C-Completou  uma  década-Presidente
A-Associada   à   Comissão  Feminina
P-Para  a  Comunidade  Luso-Brasileira
É-É  responsável-Colunista  no  Jornal
L-Lido quinzenalmente: MG  Turismo.
A-As excelentes sementes de  Portugal
O-Ostentam  no  Brasil  sua  VITÓRIA.
Belo Horizonte, 20 de novembro de 2005 
---***---

AGRADECER COM PALAVRAS É POUCO
Acróstico de agradecimento Nº 5446
Para: Maria Victória de Campos Ferreira Capelão
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil

A-Agradecemos ao Nosso Senhor Criador
G-Grandioso e Misericordioso por tua vida
R-Realizadora de sonhos, de infinito valor;
A-Amiga de tanta relevância e de confiança;
D-Desde 1993, na Festa Portuguesa, do CCLB
E-Estivemos juntas, onde valorizamos a aliança
C-Consistente pelo verdadeiro diamante interior
E-E que se torna o lindo brilhante bem lapidado,
R-Revelado nas várias facetas do Poder Superior!
-
C-Companheira nos momentos de comemorações
O-Ou de aconselhamento, aos problemas pessoais!
M-Mulher guerreira, inteligente, bonita e elegante!
 -
P-Parabéns pelos teus êxitos sociais e profissionais!
A-A pureza de teus gestos de união e solidariedade
L-Levam-nos a crer que tens o dom da profecia:
A-Acertas nas oferendas que provocam emoções;
V-Vimos agradecer-te por tua atenção, nossa alegria!
R-Reconhecemos que não encontramos palavras
A-À altura, para as explicações de real história
S-Sinalizada entre nossas Famílias, aqui no Brasil
 -
E-E em Portugal, que integram esta comunhão fraternal.
 -
P-Parece que foi ontem, mas o tempo é que nos conta:
O-O universo aponta-nos tua estrela que desceu do céu;
U-Uma mulher que ocupa capas de Revistas mineiras;
C-Colaboradora de jornalistas em campanhas solidárias!
O-Obrigada Vitória, avó-irmã que eu gostaria de ter. Beijos:
                 ---FAMÍLIA ARAÚJO E MOTTA!---
          ---FELIZ NATAL! DEUS LHE PAGUE!---
Belo  Horizonte, 23 de dezembro de 2013.
http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/4623464

-





-

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

108 ANOS EM 2017-CARMEN MIRANDA CENTENÁRIA LUSO-BRASILEIRA ARTISTA ECLÉTICA em 2009 Acróstico biográfico nº 2.225 Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brrasil





CARMEN MIRANDA CENTENÁRIA LUSO-BRASILEIRA ARTISTA ECLÉTICA em 2009

Acróstico biográfico nº 2.225
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil

C-CARMEN MIRANDA,imortal nasceu
A-Aos nove dias de fevereiro de 1909;
R-Região Norte de Portugal, Conselho de
M-Marco de Canaveses, Distrito:Porto,
E-Em Várzea da Ovelha e Aliviada,
N-Mas,infância brasileira e vida teatral...
 -
M-Mais tarde, nos Estados Unidos,
I-Irradia seu talento:dança e canta no
R-Rádio, Teatro de Revista, Televisão,
A-Até no Cinema, com sucesso total.
N-Nome real: Maria do Carmo Miranda
D-Da Cunha, com apelido mundial:
A-A “Pequena Notável” que encanta.
-
C-Centenário nascimento bem comemorado
E-Em Portugal e Brasil:Rainha do Carnaval;
N-Nas duas Escolas de Samba, tema especial.
T-Trabalhou na Rádio Belgrano,na Argentina;
E-E Rádio Mayrink Veiga, no Rio de Janeiro;
N-No Cassino da Urca, em vários Teatros
Á-Apresentou-se em 23 filmes. Fez Shows na
R-Rua da Lapa, Rua da Quitanda...e outras
I-Incríveis turnês, de carinho foi adornada,
A-Até pela sua idiossincrasia inconfundível.
-
L-Linda filha de José Maria Pinto Cunha,
U-Um barbeiro que gostava de ir às Óperas!
S-Sua mãe Maria Emília Miranda... São quatro
O-Os irmãos: Amaro, Aurora, Oscar, Cecília.
-
B-Bela estudante do Educandário Santa Teresa
R-Reconhecido “das Freiras” no Rio de Janeiro.
A-A primeira oferta de trabalho, aos 14 anos,
S-Serviu na “Loja de Gravatas” e mais tarde,
I-Interessada em atrair clientes, cantava na
L-“Loja da Chapelaria” por sugestão da irmã,
E-E, por isso, foi despedida, chegam a dizer.
I-Incógnita fotografia, na Seção de Cinema,
R-Realmente posta pelo jornalista Pedro Lima!
A-A partir de 1929, encantou Josué Barros...
-
A-Artista de estilo eclético, chamada primeira
R-Rainha do Movimento Cultural no Brasil:
T-Tropicalismo. Gravou na alemã Brunswick,
I-Inesquecível samba: “Não vá s´imbora”
S-“Se o samba é moda” em ritmo “choro”;
T-Também gravou “Triste Jandaia” “D.Balbina”
A-Alô, Alô, Carnaval, filme que estreou:1936.
 -
E-Estados Unidos e Brasil exibem documentários...
C-Com o Grupo Bando da Lua, no Street of Paris,
L-Logo aceitou o banquete na Casa Branca(USA)
É-Em presença do presidente Franklin Roosevelt.
T-Teve casamento desfeito com David Sebastian.
I-Independente, descasada, cantou em Las Vegas,
C-Cuba, etc. Faleceu em Beverly Hills, aos 46 anos,
A-Aos 5-08-1955. No Rio, funeral teve 500 mil fãs.
-
Belo Horizonte, 9 de fevereiro de 2009, centenário do nascimento de Carmem Miranda.
-
Publicação do poema:
http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/1441606
-

DOODLE DE 09-02-2017

CARMEM MIRANDA NASCEU EM PORTUGAL E VEIO MORAR NO BRASIL ANTES DE COMPLETAR UM ANO DE IDADE




Poucas figuras no cinema e na música são mais emblemáticas do que a de Carmen Miranda. Vestidos coloridos, chamativos. Chapéus extravagantes, decorados com frutas e badulaques. Um jeito único de dançar: engraçado e ao mesmo tempo sensual, com as mãos para o alto ou segurando as saias. Carmen, que nasceu em Portugal, e emigrou para o Brasil antes de completar um ano de idade, está, sem dúvidas, no rol dos brasileiros mais conhecidos do mundo. Nesta quinta-feira, 108 anos atrás, a atriz, cantora e dançarina nascia e, por isso, o Google a homenageia hoje com um doodle.
-
Com uma carreira meteórica, Carmen Miranda morreu cedo, aos 46 anos, vítima de um ritmo intenso de vida, marcado por exageros no uso de soníferos e estimulantes que arruinaram seu organismo. Entre os anos 1930 e 1950, viveu entre Brasil e Estados Unidos depois de explodir com o sucesso O que é que a baiana tem?, apresentado no musical brasileiro Banana da Terra, em 1939. Foi a primeira vez que a atriz apareceu caracterizada de baiana, a personagem de roupas extravagantes que lhe trouxe fama mundial. No ano seguinte, em 1940, ela já estreava no cinema americano, no filme Serenata Tropical. Ao todo, participou de um total de 14 filmes produzidos nos Estados Unidos.

Durante sua ascensão, Carmen Miranda chegou a receber o maior salário pago para uma mulher nos Estados Unidos, além de ter se apresentado para figuras tão importantes quanto o presidente americano Franklin Roosevelt. Sua personagem extravagante, contudo, também foi alvo de críticas. Enquanto sua fama subia no mundo, no Brasil havia quem dissesse que “a baiana”, incorporada por Carmen, diminuía o samba ao apresentar uma mescla de estereótipos de tipos latinos exóticos. Tudo coisa para “americano ver”, diziam os brasileiros mais críticos da época.

A pressão sobre a originalidade de sua figura foi tamanha que, quando voltou ao país, em 1940, Carmen Miranda respondeu aos seus críticos com um de seus maiores sucessos, o samba Disseram que eu voltei americanizada. Na música ela se defende: “Mas pra cima de mim, pra que tanto veneno?/ Eu posso lá ficar americanizada?/ Eu que nasci com o samba e vivo no sereno/ Topando a noite inteira a velha batucada”. Ao final, se alguém quiser saber quem ganhou a discussão – se ela ou se seus críticos – basta dar uma olhada nas imagens do Carnaval, que começará daqui menos de três semanas. Sem dúvidas, não faltarão foliões fantasiados de Carmen Miranda

-
Fonte de pesquisa:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Carmen_Miranda


FILMOGRAFIA E DOCUMENTÁRIOS:

A Esposa do Solteiro(A Mulher da Meia-Noite) (1925)Produção de Paulo Benedetti-Direção e argumento: Carlo Campogalliani-Carmen Miranda, aos 16 anos.

Degraus da Vida (1930) Produção: Agra Filme; Direção — Lourival Agra. Carmen Miranda assinou contrato para participar neste filme, porém o mesmo não foi rodado.

O Carnaval Cantado no Rio (1932) - Produção: V.R. Castro Produtora
Produtor: Vital Ramos de Castro-Documentário de média-metragem — cenas reais do Carnaval no Rio.Primeira aparição de Carmen Miranda no cinema, como artista famosa.

A Voz do Carnaval (1933) - Produção: Cinédia-Direção — Adhemar Gonzaga e Humberto Mauro-Produtor: Adhemar Gonzaga
Carmen Miranda canta estes números ao microfone da Rádio Mayrink Veiga: "Moleque Indigesto" e "Good-Bye".

Estudantes (1935) Produção: Waldow-Cinédia-Direção: Wallace Downey-Produtores: Wallace Downey e Adhemar Gonzaga-Carmen Miranda cantou "E Bateu-se a Chapa" e "Sonho de Papel".

“Alô, Alô, Brasil” (1935)Produção: Waldow-Cinédia-Direção: Wallace Downey, João de Barro e Alberto Ribeiro-Produtores: Wallace Downey e Adhemar Gonzaga-Elenco:Carmen Miranda, Aurora Miranda, Dircinha Batista, Cordélia Ferreira, Elisa Coelho, César Ladeira, Francisco Alves, Barbosa Junior, Mário Reis, Jorge Murad, Custódio Mesquita, Almirante, Mesquitinha, Ary Barroso, Manoelino Teixeira, Arnaldo Pescuma, Manoel Monteiro, Afonso Stuart, "Bando da Lua", "Os 4 Diabos", Orquestra Simon Bountman.-Carmen Miranda cantou "Primavera no Rio"


“Alô, Alô, Carnaval”, filme que estreou em 1936.Produção: Waldow — Cinédia-Direção: Adhemar Gonzaga-Produtores: Wallace Downey e Adhemar Gonzaga-Carmen Miranda canta "Querido Adão" e "Cantores de Rádio"

“Banana da Terra” (1938)-Produção-Sonofilmes-Direção: João de Barro-Carmen Miranda canta "Pirolito" (com Almirante) e "O Que É Que A Baiana Tem".

“Laranja Da China” (1939)-Produção — Sonofilmes S/A
Direção, argumento e roteiro: Ruy Costa-Produtores: Wallace Downey e Alberto Byinton-Música: Ary Barroso, Benedito Lacerda, Dorival Caymmi, João de Barro, e outros-Inclusão do mesmo número cantado por Carmen no filme anterior, "O Que É Que A Baiana Tem".

“Serenata Tropical”("Down Argentine Way", 1940)-Produção: Fox (colorido)-Diretor: Irving CummingsProdutor: Darryl F.Zanuck-Elenco:Betty Grable, Charlotte Greenwood, Don Ameche,Carmen Miranda, Bando da Lua e outros.Canções de Carmen Miranda: "South American Way", "Mamãe Eu Quero", "Bambu Bambu", "Touradas Em Madrid".

“Uma Noite No Rio” ("That Night In Rio", 1941)-Produção: Fox (colorido)Diretor: Irving Cummings-Produtor: Fred Kohlmar
Canções de Carmen Miranda: "Chica Chica Boom Chic", "Cai Cai", "I, Yi, Yi, Yi, Yi, (I Like You Very Much)".

"Férias nas Montanhas", (1942), de Irving Cummings,

“Minha Secretária Brasileira” ("Springtime In The Rockies, 1942")
Produção: Fox (colorido)-Diretor: Irving Cummings-Produtor: William Le Baron-Canções de Carmen Miranda: "Chattanooga Choo Choo", "O Tique-Taque do Meu Coração".

“Entre a Loura e a Morena”("The Gang’s All Here", 1943)
-Produção: Fox (colorido)-Diretor: Busby Berkeley
Produtor: William Le Baron-Canções de Carmen Miranda: "Aquarela do Brasil", "The Lady In The Tutti Frutti Hat’, "Paducah", "You Know You’re In New York" "A Journey To A Star" (com todo o elenco).

"Sinfonia de Estrelas" (1943), de Busby Berkeley, filme no auge do Technicolor e um dos mais conhecidos de Carmen Miranda.

“Serenata Boêmia" (1944), de Walter Lang, musical em que Carmen Miranda interpreta a cartomante Princesa Querida e canta "O que é que a baiana tem".

“Quatro Moças Num Jeep”("Four Jills In A Jeep, 1944")Produção: Fox (preto e branco)-Diretor: William A. Seiter-Produtor: Irving Starr
Canção de Carmen Miranda: "I, Yi, Yi, Yi, Yi (I Like You Very Much)".

“Serenata Boêmia”("Greenwich Village", 1944)-Produção: Fox (colorido)-Diretor: Walter Lang-Canções de Carmen Miranda: "O Que é Que a Baiana Tem"

“Alegria, Rapazes”("Something For The Boys", 1944)Produção: Fox (colorido)Diretor: Lewis Seiler-Produtor: Irving Starr--Canções de Carmen Miranda: "Batuca Nêgo", "Samba Boogie", "Wouldn’t It Be Nice?".

“Sonhos de Estrela”("Doll Face", 1945)-Produção: Fox (preto e branco)-Diretor: Lewis Seiler-Produtor: Bryan Foy-Canção de Carmen Miranda: "True to the Navy" (deletada do filme), "Chico-Chico (from Porto Rico)".

THE ALL-STAR BOND RALLY("The All-Star Bond Rally", 1945)-Produção: Office of War Information-Carmen Miranda se encontrava no auge de sua carreira, como artista feminina mais bem paga do showbiz
"A Canção da Felicidade" (1946), de Lewis Seiler.

SE EU FOSSE FELIZ-("If I’m Lucky", 1946) Produção: Fox (colorido)-Diretor: Lewis Seiler-Produtor: Bryan Foy-Canções de Carmen Miranda: "Batucada", "Follow The Band", "Bet Your Bottom Dollar".

COPACABANA("Copacabana", 1947) -Produção: United Artists (preto e branco)-Diretor: Alfred E. Green-Produtor: Sam Coslow
Canções de Carmen Miranda: "Tico Tico", "How To Make A Hit With Fifi", "Let’s Go To Copacabana", "Je Vous Aime", "I Haven’t A Thing To Sell" (com Andy Russel).

“O Príncipe Encantado”("A Date With Judy", 1948) -Produção: Metro (colorido)-Diretor: Richard Thorpe-Produtor: Joe Pasternack
Canções de Carmen Miranda: "Cuanto Le Gusta","Cooking With Glass", "It’s A Most Unusual Day" (com o elenco).

ROMANCE CARIOCA("Nancy Goes To Rio", 1950)-Produção: Metro-colorido)-Diretor: Robert Z. LeonardProdutor: Joe Pasternack
Canções de Carmen Miranda: "Yipsee-I-O", "Baião".

MORRENDO DE MEDO-("Scared Stiff", 1953) Produção: Paramount (preto e branco)-Diretor: George Marshall
Canções de Carmen Miranda: "San Domingo", "The Bongo Bingo", "The Enchilada Man".Divertida comédia, refilmagem de "Ghost Breakers" (1940)

"O Castelo das Surpresas" (1953), de George Marshall, o último filme de Carmen Miranda, feito dois anos antes da sua morte, que conta com a participação de Jerry Lewis e Dean Martin.

Documentários:

"Carnaval com Carmen Miranda" documentário de Maria Guadalupe e Jorge Ilelli, de 1969.

“Carmen Miranda”-Produção: Brasil, 1969-Direção: Jorge Ileli-Série-Brasilianas - Volume 13-Mídia tipo: VHS

“Hooray For Hollywood”("Um Viva para Hollywood", 1976) Produção: Cinamco, Inc. (colorido e preto/branco) Mídia tipo: DVD (USA)

“Milton Berle - The Funny Fifties” ("Milton Berle - Os Cômicos Anos 50", 1989) Produção: (preto e branco) Apresentação: Milton Berle Mídia tipo: VHS (USA)

“It´S All True” ("Tudo é Verdade", 1993)  Produção: Paramount Pictures/Les Films Balenciaga (preto e branco) Diretor: Richard Wilson, Myron Meisel, Bill Krohn Mídia tipo: VHS e DVD

“Bananas Is My Business” ("Bananas Is My Business", 1994)-Produção: Helena Solberg e David Meyer (colorido e preto/branco)
-Diretor: Helena Solberg-Mídia tipo: VHS e DVD

“That's Entertainment” - VOL. 3("Isto é Entretenimento", 1994)
Produção: Warner Home Video (colorido e preto/branco)-Direção:-Michael J. Sheridan, Bud Friedgen-Mídia tipo: VHS e DVD (USA)

“America Entertains The Troops” ("América Entretem As Tropas")
Produção: Oficial do Governo Americano (colorido/P&B)Mídia tipo: VHS (USA

“Hidden Hollywood” Vol I e II-("Hollywood Hispânica", 1999)
Produção: Passport International-Colorido e preto/branco
Mídia tipo: DVD (USA)

“Hispanic Hollywood”-("Hollywood Hispânica", 1999) -Produção:-Passport International-Colorido e preto/branco-Mídia tipo: DVD (USA)

“Biography Carmen Miranda”-("Biografia - Carmen Miranda",-2000)-Produção: A&E Television (colorido e preto/branco)-Mídia tipo: VHS e DVD (USA)

“Hollywood Musicals of the 40's”-("Musicais Hollywoodianos dos -Anos 40", 2001)-Produção: Koch Entertainment D-(colorido e-preto/branco)-Mídia tipo: DVD (USA)

“The Bronze Screen”-("A Tela Bronze", 2003)-Direção: Susan Racho /-Alberto Domínguez-(colorido e preto/branco)-Mídia tipo: DVD (USA)

Fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Carmen_Miranda
-


CURIOSIDADES:

O que Carmen Miranda tem?

1. Apesar de ter sido reconhecida como símbolo internacional do Brasil no exterior, Carmen nasceu em Marco de Canaveses, em Portugal. Ainda muito pequena, veio morar no país e, então, foi criada na Lapa carioca.

2. Em 1925, largou os estudos e começou a trabalhar como balconista em lojas. Em uma delas, aprendeu a fazer chapéus, o que foi determinante para a criação de seus futuros looks.

3. Ela foi considerada a primeira artista multimídia do Brasil. Além de cantar, também dançava e atuava. Por isso, chegou a trabalhar no rádio, no cinema, na televisão e no teatro de revista.

4. Em 1933, tornou-se a primeira cantora a assinar contrato com uma rádio. O salário era de dois contos de réis ao mês.

5. Apesar de gostar muito de tango, Carmen Miranda apostou na gravação de marchinhas, que ficaram eternizadas pelas apresentações icônicas e sua voz peculiar.

6. Ao longo da carreira, Carmen ganhou alguns apelidos. “A Pequena Notável” (pelos seus 1,52m de altura), “The Brazilian Bombshell” (a bomba brasileira, em tradução livre) e “Embaixatriz do Samba”.

7. Ela era tão adorada pelas massas que chegou a virar boneca de papel e personagem de desenho da Disney.

8. Miranda chegou a ser a mulher mais bem paga do showbusiness norte-americano e, em 1944, recebeu o equivalente a R$ 9 milhões (valores de hoje).

9. Fez muito sucesso em países da America Latina e nos Estados Unidos, especialmente antes da Segunda Guerra Mundial.

10. Em 1940, apresentou-se na Casa Branca, em uma festa para o Presidente Roosevelt, pelo seu sétimo ano na presidência dos Estados Unidos.

11. No mesmo ano, ao retornar ao Brasil, foi acusada de ser usada como instrumento para a política de boa vizinhança dos americanos. Além disso, diziam que Carmen estava “americanizada”. Como resposta, lançou a música Disseram Que Eu Voltei Americanizada.
-
12. Carmen Miranda morreu na madrugada de 5 de agosto de 1955, em Los Angeles, depois de gravar um programa de televisão e sofrer um ataque cardíaco. O seu corpo foi velado por 60 mil pessoas, na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, e sepultado no Cemitério de São João Batista, com mais de 500 mil acompanhando o cortejo. Ela tinha apenas 46 anos.
-
http://mdemulher.abril.com.br/famosos-e-tv/carmen-miranda-curiosidades-pequena-notavel/


terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

SONETO À VERDADE: MELHORIA RUMO AO INFINITO-(Qualidade Total) Noneto-Poético-Teatral Nº 61-Soneto nº 6.248 Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil (*) Interação-interpretativa da reflexão de Klinger Sobreira de Almeida

-

SONETO À VERDADE: MELHORIA RUMO AO INFINITO-(Qualidade Total)
Noneto-Poético-Teatral Nº 61-Soneto nº 6.248
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil (*)
Interação-interpretativa da reflexão de
Klinger Sobreira de Almeida:
(Tema XXI-5"S"-Alicerce da Qualidade Total)
-
Vivenciar os CINCO "ESSES" tal
cultura que o Japão, do topo à base
traz titular Progresso, é sinal
que o TQC percorre cada fase...
-
Na MELHORIA em tudo, ser leal,
busca excelência, não aceita o "quase"...
Defeito zero quer ter o TOTAL,
faz a união, espera que à luz case...
-
Prova final:-Valor obtém sucesso;
o desafio cumpre seu dever:
_Se ensinamento avança, firme, expresso.
-
Esse alicerce forte foi plantado
com Deming e Juran, por querer vencer,
que os "cinco ESSES" tenham o SER mudado.
---"TQC: redenção das organizações públicas ou privadas"---
Belo Horizonte,MG, de janeiro de 2017
-
http://www.recantodasletras.com.br/sonetos/5898906

-
(*)Soneto-Clássico-sáfico- heroico; com sílabas fortes//
na 4ª, 6ª, 8ª; e 10ª sílabas - Rimas: ABAB, ABAB,CDC, EDE;
Noneto com 9 solos: jogral-teatral-toante-cantante-poético:
CORO:Rimas: AACEE-somente uma voz com apenas
5 instrumentos musicais apenas.
SOLOS: Rimas: BAB-BAB-DC-D-9 vozes acompanhadas por solos de instrumentos musicais.
(Noneto musical criado por Villa Lobos)
(Noneto poético recriado por Silvia Araújo Motta)
Mensagem conclusiva no 14º Verso( Último do segundo terceto).
-
http://www.recantodasletras.com.br/sonetos/5891940
-

 CURIOSIDADES e SIGLAS:

(*)-1- SEITON significa providenciar a ARRUMAÇÃO e deixar tudo em ORDEM – todos os materiais (sejam quais forem) necessitam ser mantidos em ordem, para que possam ser encontrados de imediato e estejam prontos para uso sempre que necessários. Deixar as coisas no lugar certo, para não se perder tempo e gastar energia desnecessária, procurando-as.
-
(*)_2. SEIRI significa evitar o DESNECESSÁRIO – separar o desnecessário do necessário, e guardá-lo num lugar que lhe é próprio, para que não atrapalhe a rotina de trabalho ou qualquer outra atividade. Disponibilizar as coisas realmente necessárias ao trabalho e aquelas desnecessárias guardá-las ou “passá-las para frente”. Guardá-las, porque futuramente poderão ser necessárias; “passá-las para frente” (doar) porque aquilo que é desnecessário para um, pode ser útil para outro

-(*)_3. SEISO significa manter sempre LIMPO –  o local de trabalho ou qualquer outro lugar, com tudo em ordem e somente com o necessário, para que a sujeira não atrapalhe a produtividade nem provoque má qualidade na produção.
-
(*)_4. SEIKETSU significa manter a HIGIENE – tornando o ambiente saudável e agradável para todos.
-
(*)_5-5. SHITSUKE significa DISCIPLINA – não só aprender e seguir os princípios anteriores como hábitos salutares e invioláveis, como também se educar com caráter reto,  firme e honrado, para vencer na vida
-
KAIZEN é uma palavra japonesa que significa mudança para melhor ou  aprimoramento contínuo e que permeia toda a Administração Japonesa. Kaizen pode então, até servir de sinônimo de  Administração Japonesa.

E a chamada Administração Japonesa de hoje, na realidade, é toda uma tradição de educação de berço do japonês, complementada por conhecimentos do management norte-americano . Em outras palavras, valores humanos japoneses complementados por conhecimentos técnicos em Administração norte-americanos, e aplicados em empresas japonesas.
-
(*) TQC – Total Quality Control como um todo processo integrado, conforme o americano “W.Deming enfatizou a importância da interação constante entre pesquisa, projeto, produção e vendas para a empresa chegar à melhor qualidade, que satisfaz os consumidores”.
-
http://www.infobibos.com/Artigos/2006_2/5s/Index.htm
-


RASTREANDO A VERDADE

Prezados Confrades e Confreiras,
Retomo, nas asas do otimismo e da esperança, após um interregno de dois meses, a série “Rastreando a Verdade”. Espero reencontrá-los no mesmo clima, irradiando confiança e alegria, numa vontade incoercível de superar os óbices rumo à ordem e ao progresso. Isto é bom! Salutar! Nutriente!
Nesse intervalo, alguns leitores e leitoras, a respeito do último tema de 2016 – MELHORIA;Progressão Qualitativa; – questionaram-me: Como vencer as dificuldades para implementar  um programa de Qualidade Total? Tentarei, dentro de minhas naturais limitações, mas lastreado em experiência e razoável estudo, responder com o tema XXXI – 5S;Alicerce da Qualidade Total – que, a meu ver, constitui o portal indesviável para ingresso no universo do TQC: redenção das organizações públicas ou privadas. Creio que, assim, compartilho algum conhecimento e disponibilizo-me para buscar novas luzes nas trilhas da perfeição que o Mestre nos convoca.
Abraços
Klinger Sobreira de Almeida – Cel. PM Ref.
Membro Fundador-Efetivo Academia de Letras João Guimarães Rosa
Membro Correspondente Academia Valadarense de Letras
-

-
Rastreando a Verdade (XXXI)
5S_ Alicerce da Qualidade Total


“Sede vós pois perfeitos, como é perfeito vosso Pai que está nos céus”-Mt 5:48


Bons tempos! Percorrendo a garagem de Salvador/BA, em 1998, uma obreira dos serviços de higienização dos ônibus abordou-me: “sô coronel, tô muito feliz; meu marido e filhos tão fazendo o 5S em nosso barraco”. Implantávamos o TQC, começando por um treinamento 5S do topo à base. O depoimento espontâneo da companheira de trabalho testificava que a ensinança fora assimilada e bem internalizada. Não só a empresa vivenciava o 5S; este se estendera aos lares.


O TQC (Controle da Qualidade Total) na vida organizacional é um caminho desafiador, difícil de ser alcançado, mas, nele se adentrando, o rumo ascensional é infinito; não há volta. Esta assertiva é a evidência do PDCA – vetor fundamental da metodologia – abordado no tema 30: MELHORIA;Progressão Qualitativa;.
Esse caminho desafiador e difícil foi aplainado pelos japoneses que, na década de 50, acolhendo a metodologia de Deming e Juran – resistida pelos americanos – introduziram, como vestibular ao TQC, a cinco vias:  (1) SEIRI = Utilização, (2) SEITON = Arrumação, (3) SEISO = Limpeza, (4) SHITSUKE = Autodisciplina e (5) SEIKETSU = Saúde – valores secularmente integrantes da cultura nipônica.
Em meados década de 80, o TQC chega ao Brasil, alcançando principalmente as empresas visionárias. As cinco vias, denominadas, em linguagem nativa, “cinco sensos” ou, simplificadamente, 5S, erigem-se como vestíbulo para o ingresso na então novel metodologia gerencial.   A implantação, buscando-se a conscientização do todo – assimilação e internalização – se faz por etapas.


Utilização – Exame de tudo que está estocado ou depositado nas salas, nos escritórios, nos pátios etc. O que é útil? O que não é usado?  O inútil é descartado, vendido em ferro velho ou doado, ou jogado no lixo.


Arrumação – Desimpedido os ambientes das inutilidades, procede-se a organização do que é utilizável: “cada coisa no seu porta coisa”.
Limpeza – Nos anos 80, visitei a montadora de motocicletas Honda, em Manaus. Surpresa! Todos operários de branco. Cada tarefa em área quadricular. Ao final do turno, o titular promovia a limpeza dos resíduos. O uniforme permanecia alvo.


Autodisciplina – Normas de procedimento: ordem, hierarquia, respeito e harmonia.  Impera a consciência do dever. Não há fiscalização nem sanções.

Saúde – Na Honda, os obreiros dispunham de áreas de lazer, desportos e leitura.
Alimentação sadia. Responsabilidade acurada de higiene pessoal e segurança.

O TQC, embora tacanhamente, vai progredindo em muitas empresas brasileiras, mormente naquelas que vislumbram a competitividade interna e externa, ou aspiram a excelência. Na caminhada, algumas fracassaram; não alcançaram o desiderato final. 


Causa: descuidaram-se; não implementaram a “Cultura 5S”. Ausente esta, o avanço não se fez em alicerce firme, percorreu terreno movediço. Então: estagnação, ou desistência.

Cultura 5S! Na organização, na família, ou individual: Conditio sine qua non – o alicerce vigoroso – rumo à Qualidade Total.

Klinger Sobreira de Almeida – Cel. PM Ref – membro ALJGR-

-
http://academiadeletrasdobrasildeminasgerais.blogspot.com.br/2017/02/soneto-verdade-melhoria-rumo-ao.html




ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL-SEÇÃO MINAS GERAIS-(21-9-2010) Fundada:11-6-2011-Instalação:23-08-2011: AOPMBM NOTICIA SESSÃO LITERÁRIA DA ACADEMIA DE LET...

ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL-SEÇÃO MINAS GERAIS-(21-9-2010) Fundada:11-6-2011-Instalação:23-08-2011: AOPMBM NOTICIA SESSÃO LITERÁRIA DA ACADEMIA DE LET...: AOPMBM NOTICIA SESSÃO LITERÁRIA DA ACADEMIA DE LETRAS JOÃO GUIMARÃES ROSA DA PMMG DIA 4-2-2017 NA APM A Academia de Letras João Gui...

AOPMBM NOTICIA SESSÃO LITERÁRIA DA ACADEMIA DE LETRAS JOÃO GUIMARÃES ROSA DA PMMG DIA 4-2-2017 NA APM



AOPMBM NOTICIA SESSÃO LITERÁRIA DA ACADEMIA DE LETRAS JOÃO GUIMARÃES ROSA DA PMMG DIA 4-2-2017 NA APM

A Academia de Letras João Guimarães Rosa da Polícia Militar de Minas Gerais, presidida pelo Coronel Klinger Sobreira de Almeida, realizou no último sábado (4) a abertura das sessões literárias de 2017. A Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (AOPMBM) foi representada pelo seu Diretor Institucional, Capitão Hernani Pantoja.
Na ocasião foi apresentada a palestra do Acadêmico Efetivo, Tenente Francis Albert Cotta, sobre o tema “A Segurança Pública de Curral Del Rey”. A explanação girou em torno de quem gerenciou a segurança pública na construção da capital mineira.
A sessão foi prestigiada por várias autoridades civis e militares, amantes da literatura e da rica histórica da nossa corporação de Tiradentes.
-
-