quarta-feira, 21 de setembro de 2011

INFORMATIVO Nº 137/2011/CBLP /ALB/ Ano 04-Dia 20 de SETEMBRO DE 2011-SEÇÃO: UTILIDADE PÚBLICA INFORMAÇÕES ALB-MG-AVALIAÇÃO DO ENSINO NO BRASIL-INEP-ENEM-ENADE

INFORMATIVO Nº 137/2011/CBLP /ALB/ Ano 04-20-SETEMBRO DE 2011-SEÇÃO: UTILIDADE PÚBLICA INFORMAÇÕES ALB-MG-AVALIAÇÃO DO ENSINO NO BRASIL-INEP-ENEM-ENADE
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PUBLICAÇÕES DO INEP

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tem como missão institucional subsidiar o processo decisório das políticas educacionais. Para isso, produz e dissemina informações de avaliação, estatísticas, bem como estudos e trabalhos relevantes para a comunidade educacional. As publicações produzidas pelo Inep têm como objetivo tornar disponíveis todas essas informações. Aqui, os usuários podem obter os trabalhos editados, que estão organizados conforme a linha editorial do Inep. Eles podem ser buscados por título, autor, resumo, ano e palavras-chave, com a opção de download. É permitida a reprodução total ou parcial das publicações, desde que citada a fonte.
http://www.publicacoes.inep.gov.br/
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PORTARIA INEP Nº 222 DE 26 DE JULHO DE 2011
PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 27 DE JULHO DE 2011, SEÇÃO 1, PÁGS. 18 E 19

O Presidente, Substituto, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
Anísio Teixeira (Inep), no uso de suas atribuições, tendo em vista a Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004; a Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007, em sua atual redação; a Portaria Normativa nº 8, de 15 de abril de 2011, e considerando as definições estabelecidas pela Comissão Assessora de Área de Letras, nomeada pela Portaria Inep nº 155, de 21 de junho de 2011, resolve:

Art. 1º O EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES (Enade), parte integrante do
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem como objetivo geral avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, às habilidades e competências para a atualização permanente e aos conhecimentos sobre a realidade brasileira, mundial e sobre outras áreas do conhecimento.

Art. 2º A prova do Enade 2011, com duração total de 4 (quatro) horas, terá a avaliação do componente de FORMAÇÃO GERAL COMUM aos cursos de todas as áreas e um componente específico da área de LETRAS.

Art. 3º As diretrizes para avaliação do componente de Formação Geral se encontram definidas na Portaria Inep nº 188, de 12 de julho de 2011.

Art. 4º A PROVA DO ENADE 2011, no componente específico da área de Letras, terá por OBJETIVOS:

I - avaliar o desempenho em termos de competências e habilidades essenciais à atuação como cidadão e profissional crítico, criativo e ético;

II - avaliar a aquisição, o desenvolvimento e o aprofundamento de competências e habilidades para:

a) analisar diferentes linguagens, em especial a verbal, nas modalidades oral e escrita;

b) compreender e analisar manifestações culturais e artísticas, especialmente as literárias;

c) comunicar-se em língua portuguesa, interpretando e produzindo discursos em diferentes modalidades e em diferentes situações sociolinguísticas;

d) compreender e analisar a organização e o funcionamento dos vários componentes linguísticos, bem como sua estrutura e processos;

e) refletir sobre os processos de compreensão leitora;

f) analisar e compreender os processos de produção de textos, nas modalidades oral e escrita;

g) ler e produzir textos adequados a diferentes situações discursivas;

h) analisar criticamente os conteúdos referentes a estudos linguísticos e literários e à formação profissional;

i) abordar criticamente as perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias;

j) compreender a formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente, à luz da dinâmica do mercado de trabalho e das inovações tecnológicas.

Art. 5° A prova do Enade 2011, no componente específico da área de Letras, tomará como referência o seguinte PERFIL DO PROFISSIONAL:

I - competência intercultural, evidenciada na capacidade de lidar, de forma crítica, com diferentes linguagens, especialmente a verbal, tendo em vista a inserção do profissional na sociedade e
suas relações com os outros;

II - domínio do uso da língua portuguesa, nos registros oral e escrito, em termos de estrutura, funcionamento, variedades linguísticas, literárias e culturais;

III - capacidade de refletir teoricamente sobre a língua e sobre a literatura, de pensar criticamente sobre os temas e questões relativos aos conhecimentos lingüísticos e literários, bem como
de compreender a formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente;

IV - domínio, no que diz respeito às licenciaturas, das teorias de aquisição de línguas e de metodologias de ensino de línguas e literaturas;

V - conhecimento das tecnologias da informação e da comunicação.

Art. 6° A prova do Enade 2011, no componente específico da área de Letras, AVALIARÁ SE O ESTUDANTE DESENVOLVEU, NO PROCESSO DE FORMAÇÃO, AS SEGUINTES COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:

I - domínio da norma padrão da língua portuguesa nas modalidades oral e escrita;

II - uso adequado da língua em diferentes situações de comunicação;

III - reflexão analítica e crítica sobre a linguagem como fenômeno social, psicológico, educacional, histórico, cultural, político e ideológico;

IV - visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias, que fundamentam sua formação profissional;

V - percepção de diferentes contextos interculturais;

VI - domínio de teorias de aquisição de línguas;

VII - domínio de metodologias de ensino de línguas e literaturas;

VIII - uso das tecnologias da informação e da comunicação.

Art. 7º A prova do Enade 2011, no componente específico da área de Letras, tomará como referencial os seguintes CONTEÚDOS CURRICULARES:

I - Estudos linguísticos:

a) formação histórica interna e externa da língua portuguesa;

b) fonologia, morfologia e sintaxe da língua portuguesa;

c) aspectos lexicais, semânticos, pragmáticos e discursivos da língua portuguesa;

d) aquisição da linguagem oral e escrita;

e) processos de leitura e produção de textos;

f) sociolinguística;

g) psicolinguística;

h) linguística textual e análise do discurso;

i) gêneros do discurso.

II - Estudos literários:

a) conceitos de literatura e cultura;

b) texto, contexto e intertextualidade;

c) especificidade da linguagem literária;

d) períodos literários;

e) inter-relações da literatura com outros sistemas culturais e semióticos;

f) literatura e recepção.

III - FORMAÇÃO PROFISSIONAL:

a) teorias de aquisição e de aprendizagem de língua materna;

b) métodos de ensino de língua materna;

c) teorias e métodos de ensino de literatura;

d) tecnologias da informação e da comunicação;

e) ensino reflexivo.

Parágrafo único. As QUESTÕES DE ESTUDOS LITERÁRIOS DEVERÃO ENFOCAR OS SEGUINTES AUTORES E OBRAS:

I – POESIA:

a) Tomás Antônio Gonzaga;

b) Manuel Bandeira;

c) Carlos Drummond de Andrade;

d) Ferreira Gullar;

e) Oswald de Andrade;

f) Cecília Meireles;

g) Jorge de Lima;

h) Hilda Hilst

i) Adélia Prado;

j) Bocage;

k) Fernando Pessoa.

II - PROSA:

a) José de Alencar – Lucíola;

b) Adolfo Caminha – Bom Crioulo;

c) Machado de Assis – Memorial de Aires;

d) Guimarães Rosa – Miguilim;

e) Érico Veríssimo – Um certo capitão Rodrigo;

f) Clarice Lispector – Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres;

g) Jorge Amado – Capitães da Areia;

h) Luiz Vilela – Tarde da noite;

i) Eça de Queiroz – As cidades e as serras;

j) José Saramago – Ensaio sobre a cegueira;

k) Gabriel García Marquez – Cem anos de solidão;

l) Mia Couto – Terra sonâmbula;

m)Júlio Cortázar – Contos completos;

n) Gustave Flaubert – Madame Bovary;

o) Miguel de Cervantes – Dom Quixote;

p) Émile Zola – Germinal;

q) Pepetela (Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos) – Mayombe.

III – TEATRO

a) Jorge Andrade – Vereda da salvação;

b) Dias Gomes – O pagador de promessas;

c) Moliere – Dom Juan.

Art. 8º A prova do Enade 2011 terá, em seu componente específico da área de Letras, 30 (TRINTA) QUESTÕES, SENDO 3 (TRÊS) DISCURSIVAS E 27 (VINTE E SETE) DE MÚLTIPLA ESCOLHA, envolvendo situações-problema e estudos de casos.

Art. 9º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.

CARLOS EDUARDO MORENO SAMPAIO.
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http://proeg.ufam.edu.br/attachments/189_diretrizes_letras_n_222.pdf
http://download.inep.gov.br/download/enade/2011/portaria_normativa_8.pdf
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http://portal.inep.gov.br/legislacao-2011
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INFORMATIVO Nº 137/2011/CBLP /ALB/ Ano 04-20-SETEMBRO DE 2011-SEÇÃO: UTILIDADE PÚBLICA INFORMAÇÕES ALB-MG-AVALIAÇÃO DO ENSINO NO BRASIL-INEP-ENEM-ENADE
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Sílvia Araújo Motta/PhI-Diretoria de Relações Institucionais/DRI/ALB
Presidente –Fundadora –Vitalícia da ALB-MG- 23-08-2011.
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Prof. Dr. Mário Roberto Carabajal Lopes PhD-PhI–
Fundador-Presidente Nacional e Internacional da ALB/CONFALB
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Patrono Internacional da ALB:
Miguel Máximo Angel Robles Tejada –PhI-CAUSAS IMORTAIS-
*1922: Venezuela - † 12-Mar-2001: Boa Vista / Roraima / Brasil.
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Patrono Nacional da ALB: Carlos Reinaldo Carabajal Lopes-PhI
Patrono do CONALB: Carlos Lucas de Sousa-PhI
Patrono Estadual da ALB de Minas Gerais: Affonso Penna, o Presidente da República do Brasil.(*30-11-1847-Santa Bárbara/MG)---(†14-06-1909 RJ).
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ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL
ALB-PRIMEIRA ACADEMIA MUNDIAL DA ORDEM DE PLATÃO-
Organização Cultural Politicamente Ativa
Instituição Internacional de Cultura –CNPJ - 04.749.257/0001-00
Brasília, Distrito Federal – http://www.academialetrasbrasil.org.br
Atividade Principal:80.30-6/00:
Egrégore literária e científica, formação superior e pesquisas
ALEA JACTA EST-SPENS MENS IN SEMINE
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Siga-nos:
http://www.academiadeletrasdobrasildeminasgerais.blogspot.com

RESPONSÁVEIS PELA AVALIAÇÃO DO ENSINO NO BRASIL


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http://proeg.ufam.edu.br/attachments/189_diretrizes_letras_n_222.pdf
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http://download.inep.gov.br/download/enade/2011/portaria_normativa_8.pdf
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http://portal.inep.gov.br/legislacao-2011

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http://www.publicacoes.inep.gov.br/
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http://portal.inep.gov.br/superior-censosuperior

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Todas as funções da página da
Internet http://enade.inep.gov.br/ estão detalhadas no Manual do ENADE 2011, que foi disponibilizado para cópia por meio do botão Manual do Enade da página da
Internet http://portal.inep.gov.br/manual-do-enade. Siga as orientações do Manual do ENADE 2011 para a operação da página da Internet http://enade.inep.gov.br/.

Recomenda-se não utilizar a tecla ENTER durante a operação da página da Internet http://enade.inep.gov.br/.

Sistema Enade - clique http://enade.inep.gov.br/

http://portal.inep.gov.br/inscricao1
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Os resultados do Ideb por estado, município, estado e região podem ser acessados em http://portal.inep.gov.br/web/portal-ideb.
Equipe técnica da DAEB
http://portal.inep.gov.br/visualizar/-/asset_publisher/6AhJ/content/avaliacao-das-redes-de-ensino-no-brasil?redirect=http%3a%2f%2fportal.inep.gov.br%2f

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Fala Brasil: 0800-616161
http://portal.inep.gov.br/web/enem/cadastro-de-escolas-novas-enem-2011
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terça-feira, 20 de setembro de 2011

AMIGOS, QUE A PRIMAVERA POSSA FLORIR EM NOSSOS CORAÇÕES: PAZ, UNIÃO, AMOR, ALEGRIAS, PERDÃO, SOLIDARIEDADE, FRATERNIDADE


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SETEMBRO CHEGOU EM PAZ
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Acróstico primaveril nº 3921
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG
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S-Se te entreguei toda a esperança
E-É porque trarias uma preferida flor...
T-Tempo de alegrias e de lembrança,
E-Em danças preparadas para o amor;
M-Mandei que o inverno fosse embora...
B-Busquei a fortaleza da Fé no Criador
R-Reformulador de cada cor dos jardins...
O-Ostentando cumprir o sonho agora:
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C-Coroada Rainha entre as Estações,
H-Honrada, pela plenitude da beleza,
E-És colocada entre as constelações...
G-Garantindo ao Universo e à Natureza
O-O valor da grandeza de tuas doações:
U-Unindo PAZ e emoções entre as Nações.
---SEJA BEM-VINDA PRIMAVERA!---
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil,
Setembro de 2011.




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FESTA ANUAL DAS ÁRVORES
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Acróstico-informativo n º 3929
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
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F-Festa Anual das Árvores...
E-Em Decreto Federal tem
S-Seu nº. 55.795 desde 1965.
T-Traduzem em vários países
A-A maior riqueza nacional.
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A-As sementes, flores, frutos
N-Nascem, crescem em união!
U-Um morrer que gera produtos...
A-Ao renascer dão eterna lição:
L-Libertam-se, retornam ao chão.
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D-Dia vinte e um de setembro
A-As comemorações especiais
S-Somente são de algumas regiões...
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Á-A última semana de março é
R-Reservada para outras regiões!
V-Vale ressaltar que as árvores
O-Ostentam, doação, alimentação,
R-Riqueza, com sua exploração...
E-É amiga, doa sombra e proteção:
S-Sem dúvida, tem grandes valores.
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Belo Horizonte, 21 de Setembro de 2011.

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Decreto 55795/65 - Decreto nº 55.795, de 24 de fevereiro de 1965
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INSTITUI EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL, A FESTA ANUAL DAS ÁRVORES.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando das atribuições que lhe confere o Art. 87, item I da Constituição, DECRETA:

Art 1º Fica instituída em todo o território nacional, a FESTA ANUAL DAS ÁRVORES, em substituição ao chamado "Dia da Árvore" atualmente comemorado no dia 21 de setembro.

Art 2º A Festa Anual das Árvores tem por objetivo difundir ensinamentos sobre a conservação das florestas e estimular a prática de tais ensinamentos, bem como divulgar a importância das árvores no progresso da Pátria e no bem-estar dos cidadãos.

Art 3º A Festa Anual das Árvores, em razão das diferentes características fisiográfico-climáticas do Brasil, será comemorada durante a última semana do mês de março nos Estados do Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia e Territórios Federais do Amapá, Roraima, Fernando de Noronha e Rondônia;

e na semana com início no dia 21 de setembro, nos Estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Guanabara; Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

Art 4º As comemorações ficarão a cargo dos Ministérios da Agricultura e da Educação e Cultura.

Art 5º Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho Florestal Federal.

Art 6º Este decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Brasília, 24 de fevereiro de 1965; 144º da Independência e 77º da República.
H. CASTELO BRANCO
Hugo de Almeida Leme
Flávio Lacerda
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http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/116214/decreto-55795-65

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"VOCES DE PRIMAVERA". Vals. J.Strauss
ORQUESTA FILARMONÍA
Dir: PASCUAL OSA
Auditorio Nacional de Música. Madrid
Grabado y editado por Julio Menor. Sonido directo de videocámara.
Categoria:
Música
Palavras-chave:
VOCES DE PRIMAVERA STRAUSS ORQUESTA FILARMONÍA PASCUAL OSA AUDITORIO NACIONAL MÚSICA MADRID
Licença:
Licença padrão do YouTube

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“Quando Plantamos árvores, plantamos sementes de paz e esperança”
Professora Wangari Maathai, Ganhadora do Prêmio Nobel da Paz 2004, ...

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"Creio firmemente no valor simbólico da Campanha do 1 Bilhão de Árvores e espero sinceramente que isso venha ao encontro de nossas expectativas, não só no que diz respeito ao bem-estar gerado com plantação das árvores, mas também no benefício das geranções futuras.”
Sua Alteza Real Alberto II, Príncipe Soberano de Mônaco.

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Quando a última árvore tiver caído,
quando o último rio tiver secado,
quando o último peixe for pescado,
vocês vão entender que dinheiro não se come
Greenpeace

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NOS DIAS 2 E 3 DE JUNHO, GREENPEACE FAZ CAMINHADA PELO CLIMA EM CINCO CIDADES PARA COMEMORAR SEMANA DO MEIO AMBIENTE
Na comemoração da Semana do Meio Ambiente deste ano, o Greenpeace vai convidar a população de cinco grandes cidades brasileiras a usar a cabeça e ajudar a salvar o clima do planeta, participando da “Volta pelo Clima”. As pessoas podem participar de bicicleta, skate, patins ou caminhando. Só não vale ficar parado!

O evento faz parte da campanha Mude o Clima!, que o Greenpeace desenvolve para mobilizar a população no combate ao aquecimento global. A “Volta pelo Clima” acontecerá em Belo Horizonte, Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo (veja programação abaixo). Durante o evento, voluntários do Greenpeace distribuirão dicas ecológicas como economizar água e eletricidade, combater o desmatamento da Amazônia, reciclar o lixo, dar preferência aos meios de transporte coletivo e a produtos que usem energia de forma eficiente, como as lâmpadas fluorescentes.
“Será uma oportunidade para as pessoas entenderem melhor o que cada um de nós pode fazer para ajudar no combate ao aquecimento global. Com este evento, queremos envolver as pessoas de maneira concreta, incentivando-as a adotarem mudanças positivas de comportamento no seu dia-a-dia”, afirmou Rebeca Lerer, coordenadora da campanha de clima e energia do Greenpeace.
Confira a agenda e participe:
Belo Horizonte:
Dia 02/06, das 9h às 12h, no Parque JK (Av. Bandeirantes)
Manaus:
Dia 03/06, das 9h às 12h, na Academia de Tênis da Ponta Negra
Porto Alegre:
Dia 03/06, das 10h às 17h, no Gasômetro. A caminhada acontece às 15h.
Rio de Janeiro:
Dia 03/06, das 8h às 12h, na Praça Garota de Ipanema, Arpoador
São Paulo:
Dia 02/06, das 8h às 12h, no parque do Ibirapuera (Bolsão próximo ao Museu Afro Brasil)
Não esqueça sua garrafinha de água.
http://mudeomundo.com.br/aquecimento-global/greenpeace-promove-cami...


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TESTAMENTO DA ÁRVORE VELHA-ÚLTIMO DESEJO.
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Acróstico espiritualista nº 3930
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG
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T-Terminal em fase diagnosticada
E-Em época de fortes ventanias...
S-Serena, ciente da Missão Cumprida...
T-Traduzindo o ÚLTIMO desejo, sorria a
A-Árvore velha do caminho, ao passarinho:
M-Mostrei-me elegante durante a primavera
E-E pude perfumar distâncias pelo vento...
N-Na Raiz busquei água e sais minerais do solo;
T-Tronco forte soube sustentar tantos galhos...
O-Os Caules protegeram as minhas sementes,
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D-Dentro de uma espinha dorsal bem reservada;
A-As Folhas cumpriram seu papel na fotossíntese,
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Á-A respiração e transpiração foram normais...
R-Revisão perfeita diariamente para mantê-las
V-Viçosas, novinhas, limpas, frescas, verdinhas...
O-Ovário fecundou ótimas sementes!Proliferadas
R-Renascerão, em breve, em determinados locais.
E-É tempo de tombar-me! Sei que em algum lugar
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V-Vou RENASCER, inteiramente, preservada!
E-Estou de partida! Desculpa-me! Seu ninho antigo
L-Levarei comigo! Não se preocupe! Aqui ao lado
H-Há outra árvore AMIGA que lhe dará o abrigo!
A-Adeus! Ofereço-lhe minha doce e última semente!
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Belo Horizonte, 21 de setembro de 2011.

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7 BILHÕES DE ÁRVORES
Desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio-Ambiente, a Campanha "Plante 7 Bilhões de Árvores" é um projeto mundial com o objetivo de encorajar o plantio de árvores nativas e de árvores que são apropriadas ao meio ambiente local, com o apoio de cidadãos e governantes.

Campanha Bilhão de Árvores - Crescer Verde

A “Plantemos para o Planeta: Campanha Bilhões de Árvores”
é uma iniciativa global de plantio de árvores promovida
pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Pessoas, comunidades, empresas, indústrias,
organizações da sociedade civil e governos
são incentivados a fazer um compromisso de participação online.

A Campanha encoraja o plantio de árvores nativas
e árvores que são apropriadas para o meio ambiente local.

Até o final de 2009, mais de 7.7 bilhões de árvores
já tinham sido plantadas no âmbito desta campanha
– muito acima da meta de 7 bilhões de árvores –
por participantes de 170 países.

Com este sucesso, que persiste em 2010,
a Campanha Bilhões de Árvores fará
uma contribuição substancial ao
Ano Internacional da Biodiversidade
com ações de conscientização
sobre a importância da biodiversidade
para o nosso bem-estar.

As árvores desempenham um papel crucial
como componentes fundamentais da biodiversidade
que constitui a base das redes da vida e dos sistemas,
permitindo-nos saúde, bens, alimentação, combustível
e outros serviços ecossistêmicos
dos quais a nossa vida depende.

Elas ajudam a fornecer ar puro, água potável,
solos férteis e um clima estável.

As bilhões de árvores plantadas
por meio do esforço coletivo dos participantes
da Campanha contribuirão significativamente
para a biodiversidade em todo o planeta.

Achim Steiner, Diretor Executivo, PNUMA



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Árvores e Humanidade

“O simbolismo – e o significado substancial – de plantar árvores tem poder universal em todas as culturas e todas as sociedades da Terra, e é uma forma de os individuos; homens, mulheres e crianças participarem na criação de soluções para a crise do meio ambiente”
Al Gore, Earth in the Balance

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Florestas fornecem não só proteção ao meio ambiente, mas também significantes opções de ganhos e sustentos globais para mais de um bilhão de pessoas dependentes das florestas. Árvores fornecem uma grande gama de produtos (madeira, frutas, medicamentos, bebidas, ferragem) e serviços (sequestro de carbono, sombra, embelezamento, controle de erosão, fertilidade do solo). Sem árvores a vida humana seria insustentável.

Florestas também têm um importante papel cultural, espiritual e recreativo em muitas sociedades. Em alguns casos, elas são integrais para a definição e sobrevivência de indígenas e culturas tradicionais.

Florestas e árvores são simbolicamnete importantes na maioria das religiões do mundo. Árvores simbolizam continuidade histórica, elas unem terra e céus e, em várias tradições, são moradia para bons e maus espíritos e para a alma dos ancestrais.

Florestas desempenham também um importante papel oferecendo oportunidades de recreação e conforto espiritual nas sociedades modernas. Elas são poderosos símbolos universais, uma expressão física de vida, crescimento e vigor à populaçãp urbana, rural e de florestas.

Produtos medicinais feitos de árvores audam na cura de doenças e aumentam fertilidade.
Árvores ocupam posição de destaque em discussões de comunidades e casamentos.
Elas são plantadas no nascimento de crianças e em enterros.

"Se você está pensando um ano a frente, semeie uma semente.
Se você está pensando dez anos a frente, plante uma árvore.”
Chinese poet, 500 BC.

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"Aquele que planta uma árvore ama os outros mais do que a ele mesmo."
English´s proverb.

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"O melhor amigo de um homem na Terra é a árvore. Quando nós usamos a árvore respeitosamente e economicamente, nós temos uma das maiores recompensas da Terra”
Frank Lloyd Wright.

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"Elas são bonitas em sua paz, elas são espertas no seu silêncio. Elas sobreviverão enquanto nós viraremos poeira. Elas nos ensinam e nós cuidamos delas.”
Galeain ip Altiem MacDunelmor.

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"Apesar de uma árvore crescer tão alto, as folhas que caem voltam à raiz."
Malay proverb

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"Uma sociedade cresce bem quando homens velhos plantam ávores das quais nunca aproveitarão as sombras."
Greek´s proverb.

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"Mesmo se eu soubesse que amanhã o mundo vai cair aos pedaços, ainda assim eu plantaria minha árvore de maçãs."
Martin Lu...


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Categoria:
Música
Palavras-chave:
vals waltz de las flores of the flowers Tchaikovsky música music clásica classic marina jaén
Licença:
Licença padrão do YouTube


CONFERIR O JORNAL DOM DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE;
PLANTIO DE ÁRVORES DIA 21 DE SETEMBRO DE 2011

http://issuu.com/prefeituradebh/docs/dom_20110922?viewMode=presentation&mode=embed


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VOZES DA PRIMAVERA-VALSA EM VIDEO VALE A PENA CONFERIR!

terça-feira, 13 de setembro de 2011

FOTOS 22-8-2011 ELEIÇÃO DA PRIMEIRA DIRETORIA DA ALB-MG


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ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL- MINAS GERAIS
ADMINISTRAÇÃO ALB-MG-

BIÊNIO: 2011-2013

PRESIDENTE FUNDADORA VITALÍCIA:
Profa. Dra: Sílvia de Lourdes Araújo Motta

PRESIDENTE EXECUTIVO:
Dr. Manoel Dias de Oliveira

VICE-PRESIDENTE:
Coronel Álvaro Antônio Nicolau

SECRETÁRIO-GERAL:
Emerson Luiz de Castro

TESOUREIRO:
Prof. Jehu Pinto de Aguillar Filho

DIRETOR DE EVENTOS
Dr.Ronaldo Vieira de Aguillar

CONSELHO FISCAL:
Desembargador João Quintino
Desembargador Luiz Audebert Delage Filho
Juiz Renato César Jardim
Raymundo Nonato Fernandes
Antonio Francisco Patente
Maria Helena Souza Mello
Marco Aurélio Baggio
João Wilton Alves
José Moreira Alves

MESTRE DE CERIMÔNIAS:
Cícero Moteran Ramos

ORADOR OFICIAL:
Dr. Jorge Lasmar

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segunda-feira, 12 de setembro de 2011

FOTOS - ALB-MG 23-8-2011


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