quarta-feira, 11 de março de 2015

5808-AMOR-TROVAS DE MÚSICAS-Nº 2005 a 2060-CURIOSIDADES - 56 TROVAS -Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil





AMOR-TROVAS DE MÚSICAS-
56 Trovas de Nº 2005 a 2060-CURIOSIDADES -
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
-
Trova Nº 2005:
1-“Quem AMA E CANTA,
os males espanta” (Adágio Popular.)
Quem ama os males espanta/
diz o adágio popular,/
cantando, a tristeza espanta/
a sorrir...tagarelar./
-//-
Trova Nº 2006:
2-"...Se alguma vez você pensar em mim,
não se esqueça de lembrar
que eu nunca te esqueci".
(A DISTÂNCIA - Roberto e Erasmo Carlos)
Quem ama jamais esquece/
mesmo que a distância existe,/
um perdão sempre emudece:
desamor é o que faz triste.
-//-
Trova Nº 2007:
3-"...Por onde for, quero ser seu par"
(ANDANÇA - Edmundo R.Souto/Dorival
Caymmi / Mauricio Tapajós)
Quem ama só quer ficar
em vigília de união...
Ser escolhido no par
metade do coração.
-//-
Trova Nº 2008:
4-"...Além do horizonte existe um lugar,
bonito e tranqüilo pra gente se amar"
(ALÉM DO HORIZONTE –
Roberto Carlos/Erasmo Carlos)
Quem ama vê na amplidão//
até no escuro uma estrela,
que brilha na solidão
por que é tão fácil detê-la.
-//-
Trova Nº 2009:
5-" ...Amo-te tanto, como a branca pérola,
ama as entranhas do infinito mar"
(AMO -TE MUITO - João Chaves)
Quem ama enlaça com ardor,
uma pérola tão rara,
que esconde na própria dor
do mar, a forma tão cara.
-//-
Trova Nº 2010:
6-"...Quando o verde dos teus óios se espaiá
na prantação eu te  asseguro,
num chore não, viu, que eu voltarei; viu, meu coração".
(ASA BRANCA - Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira)
Quem ama sabe esperar//
o que parte, sem demora,
na promessa do voltar,
fica a lembrança do outrora.
-//-
Trova Nº 2011:
7-"...Começar de novo e contar comigo vai valer à pena"
(COMEÇAR DE NOVO - Ivan Lins e Vitor Martins)
Quem ama perdoa e prova
que pode recomeçar,
no sonho que se renova,
vale a pena acreditar.
-//-
Trova Nº 2012:
8-"... Vamos deixar desse negócio
de você viver sem mim"
 ( CHEGA DE SAUDADE –
Tom Jobim/Vinicius de Moraes)
Quem ama, doa seu sim,
que entrega ao ser tão amado!
De mãos dadas, bem assim:
-Quero que fique ao meu lado.
-//-
Trova Nº 2013:
9-"... E eu que era triste, descrente desse mundo,
ao encontrar você eu conheci o que é a felicidade"
(CORCOVADO -  Tom Jobim)
Quem ama é feliz no início,
que acredita ser verdade,
com ciúme, o sacrifício...
espanta a felicidade.
-//-
Trova Nº 2014:
10-"... Este beijo molhado, escandalizado que você
me deu... Tem sabor diferente que a boca da
gente jamais esqueceu"
(DA COR DO PECADO - Bororó)
Quem ama quer ser beijado
com sabor de querer mais...
Quer ter o corpo molhado
com saliva e muitos ais.
  -//-
Trova Nº 2015:
11-"... Você é mais que um problema, é uma
loucura qualquer, mas sempre acabo em seus
braços, na hora que você quer"
(DESABAFO - Roberto Carlos / Erasmo Carlos)
Quem ama enfrenta problema
perdoa, e sabe voltar...
nos braços encontra o tema
do quanto é bom conquistar.
-//-
Trova Nº 2016:
12- "...Por que trocar o sim por não
se o resultado é solidão"
( DISCUSSÃO - Tom Jobim)
Quem ama sabe dizer
o SIM para a fantasia,
mas solidão faz sofrer:
um NÃO espanta a magia.
-//-
Trova Nº 2017:
13-"...Você é corpo e alma em forma de canção.
Você é muito mais do que em sonhos eu já vi.
Você é do-ré-mi-fá  e  sol-lá-si"
(DO-RÉ-MI - Fernando César)
Quem ama conhece os tons
do Dó ao Si sonhador...
na pauta o corpo dá os sons
que afinam com puro amor.
-//-
Trova Nº 2018:
14-"...Detalhes tão pequenos de nós dois,
são coisas muito grandes pra esquecer".
(DETALHES - Roberto e Erasmo Carlos)
Quem ama lembra da chama
ardente, que hoje é passado...
Dos detalhes  numa cama
que tem corpo enfeitiçado.
-//-
Trova Nº 2019:
15-"...Deixa eu te amar, faz de conta que sou o
primeiro, na beleza desse teu olhar eu quero estar
o tempo inteiro"
(DEIXA EU TE AMAR- Agepê - Mauro Silva - Ismael Camilo)
Quem ama não quer saber
se ao amar é o ser primeiro...
na taça do bel-prazer
quer beber o tempo inteiro.
-//-
Trova Nº 2020:
16-"... Pra mim tu és a estrela mais linda,
teus olhos me prendem e fascinam a paz
que eu gosto de ter"
( DE VOLTA PRA O ACONCHEGO –
Dominguinhos e Nando Cordel)
Quem ama gosta de ter
a PAZ e o perdão sonhado,
no aconchego do querer
esquece até do pecado.
-//-
Trova Nº 2021:
 17-" O tempo passa e eu não mudo, ainda te quero
 bem (...) tu és doida,  doida que só vendo e eu te
querendo, sou doido também"
(DOIDIVANA - Adelino Moreira)
Quem ama quer ter um pouco
da negação dos certinhos;
no desequilíbrio louco
desperta novos carinhos.
-//-
Trova Nº 2022:
18-"... Você é tudo,  é muito mais do que
sonhei pra mim"
(EU PRECISO DE VOCÊ - Roberto
Carlos/Erasmo Carlos)
Quem ama não vê defeito!
Será que o amor é cego?
Depois do sonho desfeito,
arrependida...não o nego...
-//-
Trova Nº 2023:
19 "...Como a abelha necessita de uma flor, eu preciso
de você e desse amor".
(EU PRECISO DE VOCÊ - Roberto Carlos/Erasmo Carlos)
Quem ama é ser dependente
da decisão companheira?
Não se pode ser carente
e nem ser mulher rendeira.
-//-
Trova Nº 2024:
20-"... Na bagunça do teu coração, meu sangue errou
de veia e se perdeu"(EU TE AMO  -
Tom Jobim/Chico Buarque)
Quem ama, às vezes,  expulsa
o coração na traição...
quando descobre, há repulsa:
-Colhe o fruto da lição.
-//-
Trova Nº 2025:
21-"... Te dei meus olhos para tomares conta,
agora conta como hei de partir"
(EU TE AMO  - Tom Jobim/Chico Buarque)
Quem ama faz sua entrega
e bendiz a sua vida...
Somente uma cruz carrega
no revés da despedida.
-//-
Trova Nº 2026:
22-" Cansei de ser escravo do orgulho e agora
resolvi buscar você". EU VOU SAIR PARA BUSCAR VOCÊ –
Nelson Ned/Cláudio Fontana).
Quem ama, finge e não pensa
se o outro é sua metade...
Felicidade compensa
fugir da realidade?
-//-
Trova Nº 2027:
23-"...Como se fosse o sol desvirginando a madrugada,
quero sentir a dor dessa manhã".
(EXPLODE CORAÇÃO - Gonzaguinha)
Quem ama de madrugada
vê sempre raiar o sol,
mas na dor, chega a alvorada
explode a luz do arrebol.
-//-
Trova Nº 2028:
24-"...Eu sou o seu apaixonado de alma transparente,
um louco alucinado meio inconsequente, um caso
complicado de se entender"
(É O AMOR - Zezé di Camargo )
O casal apaixonado,
às vezes, tem consequencia,
do laço tão apertado
que é o nó cego na existência.
-//-
Trova Nº 2029:
25-" Vem amor, vem mostrar o caminho da doce ilusão.
Só você pode ser a criança do meu coração"
(GAROTO MAROTO - Marcos Paiva / Franco)
Quem ama tem a ilusão
de ser doce o caminhar...
Às vezes, perde a razão
e o pranto pode rolar.
-//-
Trova Nº 2030:
26-"...Teu amor na treva é um astro, no silêncio,
uma canção. É brasa nas calmarias e abrigo no tufão"
(GONDOLEIRO DO AMOR - Castro Alves/Fábregas)
Quem ama, tem a canção
preferida e afinada
ao compasso do tufão
ou da brisa silenciada.
-//-
Trova Nº 2031:
27-"...Esse amor me envenena, mas todo amor,
sempre vale a pena"
(GOSTOSO VENENO - Wilson Moreira/Edson Trindade)
Quem ama a pessoa ingrata
pode sofrer no disfarce,
do ciúme que desata;
mas vale a pena doar-se.
-//-
Trova Nº 2032:
28-"... Se tu és o sol dos dias meus, se os meus beijos
sempre foram teus, não importa querida, o amargor das
dores desta vida" (HINO AO AMOR  - Edith Piaff-
Marguerite Monnot - versão: Odair Marzano)
Quem ama busca a esperança
que o outro pode mudar,
pois o valor da aliança
ensina a dor suportar.
-//-
Trova Nº 2033:
29-"...Toda vez que eu te abraço e te beijo sem nada
dizer, você diz tudo que eu preciso escutar de você"
 (LADY LAURA- Roberto e Erasmo Carlos)
Quem ama fala no olhar,
exprime o grande desejo,
no silêncio a transportar
o calor de um doce beijo.
-//-
Trova Nº 2034:
30-"... A lua cheia que tanto brilha, não brilha
tanto quanto o teu olhar"
(LINDA MORENA - Lamartine Babo)
Quem ama na lua cheia
traduz toda a luz do olhar,
mas, na minguante clareia
gesto que pode encantar.
-//-
Trova Nº 2035
31-"... Eu sou apenas um pobre amador,
apaixonado, uma aprendiz do teu amor"
(LUIZA - Tom Jobim)
Quem ama enfrenta veredas
vence a dor, curte a vitória,
porque amor em labaredas
aquece toda uma história.
-//-
Trova Nº 2036:
32-"... Nada melhor do que não fazer nada,
só pra deitar e rolar com você"
(MANIA DE VOCÊ -  Rita Lee/Roberto de carvalho)
Quem ama quer a beleza
de ser amado também,
mas preguiça, com certeza,
chama depressa o Amém.
-//-
Trova Nº 2037:
33-"...Você é meu caminho, meu vinho, meu vício (...)
meu bálsamo benigno. Porto  seguro onde eu vou
ter meu mar ". (MEU BEM, MEU MAL - Caetano Veloso)
Quem ama bebe do vinho,
prova do vício e do mel,
mas quando acaba o carinho
vê no sacrifício, o fel.
-//-
Trova Nº 2038:
34-"...Aceito os teus erros, pecados e vícios porque
na minha vida meu vício é você"
(MEU VÍCIO É VOCÊ - Adelino Moreira)
Quem ama acaba ficando
viciado da alquimia
que os defeitos vão tornando
escravos,  sem alforria.
-//-
Trova Nº 2039:
35-"... Nas experiências contidas, nesse coração
consciente (...) seu sorriso franco me anima,
seu conselho certo, me ensina"
 ( MEU QUERIDO,   MEU VELHO,   MEU AMIGO
- R.Carlos/Erasmo Carlos)
Quem ama não quer conselhos
do que é certo e nem do errado,
e o sofrer dos tristes velhos,
quase sempre é criticado.
-//-
Trova Nº 2040:
36-"... Minha voz na voz do vento, indo em busca
do teu vulto e o meu verso em pedaços
só querendo o teu perdão"
(MODINHA - Sérgio Bittencourt)
Quem ama não escraviza
e, se precisa perdão,
a criação diviniza
a ação que gera a união .
-//-
Trova Nº 2041:
37-"...Vem e trás  contigo essa paz  tão esperada,
faz dessa noite uma eterna madrugada e
só desperte quando a vida adormecer"
(MOMENTOS - Joana e Sara Benchimol)
Quem ama dorme e desmaia
pois confia, sem medida,
no barco que volta à praia
pois tem Deus em sua vida.
-//-
Trova Nº 2042:
38-"...Entre os teus mil amores, eu sou o número um"
(NÚMERO UM  - Benedito Lacerda e Mário Lago)
Quem ama não pede nada,
mas se for um número um,
usa a caneta dourada
sem preconceito nenhum.
-//-
Trova Nº 2043:
39-"... Eu sou o silencio da noite, o sol da manhã,
mil voltas o mundo tem, mas tem um ponto final"
(O CANTO DA CIDADE -  Daniela Mercury - Tote Gira)
Quem ama, pensa: -Afinal
tudo passa nesta vida;
e numa volta final
há sempre uma despedida.
-//-
Trova Nº 2044:
40-"... Nossas  curvas se acham, nossas formas se encaixam
na medida perfeita" (O CÔNCAVO E O CONVEXO -
Roberto Carlos/Erasmo Carlos)
Quem ama procura a porta
da chave que tem na mão...
Cada medida é o que importa
do que está no coração.
-//-
Trova Nº 2045:
41-"... Por que foste na vida a ultima esperança.
Encontrar-te me fez criança porque já eras
minha sem eu saber" ( O QUE TINHA DE SER –
Vinicius de Morais/ Tom Jobim)
Quem ama deve saber
que o destino traça a rota,
e se mudar o querer
pode encontrar a derrota.
-//-
Trova Nº 2046:
42-" ...Por que foste em minh'alma como um amanhecer,
porque foste o que tinha de ser"
 ( O QUE TINHA DE SER - Vinicius de Morais/ Tom Jobim)
Quem ama, tem Fé que alcança
milagres nas soluções,
não pensa em qualquer vingança                    ,
ao perder as ilusões.
-//-
Trova Nº 2047:
43-" ...A gente ficou de mão cheias, com coisas que não valem
mais, e fica um gosto de usado naquilo que nem se provou"
(O TEMPO - Reginaldo Bessa)
Quem ama não quer riqueza:
grandes bens materiais,
só quer ter mesmo a certeza
de cumprir seus ideais.
-//-
Trova Nº 2048
44-"...Você tem todas as coisas que
um dia eu sonhei pra mim"
(OLHA - R.Carlos e Erasmo Carlos)
Quem ama sonha e espera
do plano, a realização;
a ilusão é uma quimera
que só traz a decepção.
-//-
Trova Nº 2049:
45-"...Quando talvez precisar de mim, você sabe que a
casa é sempre sua, venha sim"
(OLHOS NOS OLHOS - Chico Buarque)
Quem ama sabe ajudar
e espantar todo o lamento,
a tristeza, joga ao mar
perdoa, sem sofrimento.
-//-
Trova Nº 2050:
46-"...Das lembranças que eu trago da vida,
você é a saudade que eu gosto de  ter".
(OUTRA VEZ - Isolda)
Quem ama sabe que um dia
a saudade vai chegar...
para lembrar da magia:
-É herança que irá ficar.
-//-
Trova Nº 2051:
47-"... Vida é fazer todo sonho brilhar,
ser feliz no teu colo e dormir e depois acordar"
(PAPEL MARCHÊ - Lô Borges/Marcio Borges/Fernando Brandt)
Quem ama faz cafuné
ao colo,  em seu amor...
é feliz porque tem fé
que suporta qualquer dor.
-//-
Trova Nº 2052:
48-"... Quando o inverso chegar, eu quero estar junto a ti"
(PRIMAVERA - Tim Maia)
Quem ama na primavera
guarda a semente da flor,
planta e todo dia espera
o reflorir desse amor.
-//-
Trova Nº 2053:
49- "... Eu sou a consequência inevitável de você "
(SAMBA DE UMA NOTA SÓ - Tom Jobim/Newton Mendonça)
Quem ama o inevitável
pode sofrer por paixão,
porque sem sempre é agradável
a lógica da razão.
-//-
Trova Nº 2054:
50-"... teus olhos ( ...  ) brilham mais que a mais
brilhante das estrelas que eu já vi"
(SERTANEJA  - René Bittencourt)
Quem ama, faz serenata,
canta a imortal “Sertaneja”
aquela que a dor desata
numa noite do [Assim Seja]!
-//-
Trova Nº 2055:
51-"...Eu sou sua alma gêmea, sou sua fêmea, seu par,
sua irmã. Sou bandida, sou solta na vida e sob medida
p'ros carinhos seus" .  (SOB MEDIDA - Chico Buarque)
Quem ama sabe a medida
perfeita de uma canção,
pode provar comovida
a imperfeição da ilusão.
-//-
Trova Nº 2056:
52-"...Este amor forte e profundo (...)
Não pede licença ao mundo"
(SÓ NÓS DOIS - Joaquim T. Pimentel)
Quem não quiser ter licença
nem ouvir a experiência...
provará o sabor da crença
que nada prova a Ciência.
-//-
Trova Nº 2057:
53-"...Vamos viver o presente tal qual a vida nos dá,
o que reserva o futuro só Deus sabe o que será"
(SÓ NÓS DOIS -  Joaquim T. Pimentel)
Vale viver o presente;
não adianta fugir,
o passado inconsequente
fez-me parar de sorrir.
-//-
Trova Nº 2058:
54-"...O meu amor é bem maior que tudo que existe,
mas sua estupidez não me deixa ver que eu te amo"
(SUA ESTUPIDEZ - Roberto Carlos e Erasmo Carlos )
Não deixe para outro dia//
a declaração de amor...
o que passa à revelia,
perde seu grande valor.
-//-
Trova Nº 2059:
55-" ...No lenço azul lá do céu, estrelas são reticências
( ... ) do meu romance e do teu "
 (SUBURBANA - Silvio Caldas e Orestes Barbosa)
As reticências do amor,
mostram que o ciúme existe,
mas confiança é valor
que no coração persiste.
-//-
Trova Nº 2060:
56-"...Eu preciso respirar o mesmo ar que te rodeia
e na pele quero ter o mesmo sol que te bronzeia"
( UM DIA DE DOMINGO - Michael Sullivan  e Paulo Massadas)
Quem ama só quer ficar
pertinho, do ser amado
para o carinho ganhar
e ficar bem saciado.
-//-
Belo Horizonte, MG, Brasil,11/3/2015.
Autora das TROVAS de  Silvia Araújo Motta
-
http://www.recantodasletras.com.br/trovas/5165689

Nenhum comentário:

Postar um comentário