SILVIA ARAÚJO MOTTA
Mineira/ Comendadora/ Acadêmica/ Escritora/ Poeta/ Sonetista/ Trovadora, Ativista Cultural, Conferencista, Rainha dos Acrósticos com 5 mil publicações poéticas, em 39 livros, três idiomas.; Presidenta do Clube Brasileiro da Língua Portuguesa, Presidente-Fundadora da ALB- -MG; Embaixadora Universal da Paz: {du Cercle Universel Des Ambassadeurs de la Paix-Suisse/France; Pedagogista. Profa. em Língua e Literatura Portuguesa/Inglesa, Filosofia, Psicologia, Sociologia. Cônsul de Poetas del Mundo para BH/MG e Assessora da AIPM; pertence à REBRA, UBT-BH, ABT-RJ, AMT, LITERARTE, ANELCA, Elos Clube; UBT/BH; UBT, UBE-SP, AVBL, AVPB, AVSPE, ACCLCL, ARCÁDIA/MG, ALB-Inter-Suíça e AFALC-Paris. Membro Correspondente da Academia de Letras do Brasil-Suiça. Pertence ao quadro de Acadêmicos Honorários Internacionais da Academia de Letras e Artes de Valparaiso – Chile, fazendo assim parte da Delegação Brasileira da ALAV/Chile. Embaixadora Cultural da Académie des Arts Lettres et Culture-Paris.Faz parte da Equipe de Embaixadores Culturais Barsileiros na organização da Cerimônia de Laureados da DAFALC –PARIS, EM BELO Horizonte, dia 6 de novembro de 2012.
---***---
A II SEMANA DE CULTURA NA PARAÍBA
CONSAGRA-SE COM GRANDE SUCESSO
Jornal Ponto de Vista
Coluna Sem Fronteiras
Por Dyandreia Portugal
Entre os dias 15 e 21 de outubro foi realizado em João Pessoa, na Paraíba, a II Semana de Cultural e de Intercâmbio entre a Paraíba, Brasil e outros Países. Com a chancelaria da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, idealizado e organizado por Jô Mendonça Alcoforado, o evento teve apoio de diversas academias de letras e artes, instituições culturais, associações, artistas, músicos, cantores, dançarinos, escritores e poetas ligados à cultura do Brasil e do exterior em várias formas de expressão. Este evento constou da programação oficial da Semana Nacional de Ciências e Tecnologia, realizada em todo o Brasil pelas Universidades Federais.
-//-
ANTOLOGIA COM PARTICIPAÇÃO DE SILVIA ARAÚJO MOTTA/BH/MG/BRASIL
-//-
As palestras começaram pontualmente e a mesa foi presidida pela Pró-Reitora Lúcia de Fátima Guerra Ferreira que, na abertura oficial, ressaltou a importância do evento, a garra e o empenho da organizadora Jô Mendonça em realizar esse intercâmbio entre a Universidade e os demais participantes. Em seguida, aconteceram as palestras: “Sustentabilidade”, com o palestrante sociólogo Júlio César Macedo; “A Ilustração dos Livros Infantis – Um caminho artístico”, com a palestrante Dra. Neide Medeiros e “Pensando na Criação”, através de um filme com o palestrante Dr. Edson Pfutzenreuter.
-//-
No decorrer do dia, os participantes ainda foram brindados com um belo recital de poesias e várias apresentações artísticas, como o espetacular Grupo Folclórico Regional do SESC de João Pessoa, composto por Laércio (zabumba), Ângela (triângulo), Zezinho de Pombal (acordeom) que se apresentam em várias capitais do país, levando a cultura regional com um show musical e danças típicas, com dançarinos vestidos a caráter, homenageando Lampião e Maria Bonita. Jô Mendonça deu uma canja, acompanhando o grupo. Hamilton Maurício, de Cabo Verde, representou a África, apresentando inúmeras melodias, inclusive as famosas tamancas.
-//-
-//-
Ao final do evento, os participantes da antologia e alguns homenageados receberam um lindo certificado e uma medalha chancelada pela UFPB das mãos da organizadora, que fez um discurso que emocionou os presentes.
-//-
-//-
A noite foi embalada com um agradável jantar típico com música regional na avenida à beira-mar.
No dia seguinte, o passeio foi cultural. Iniciou-se com uma visita à Academia Paraibana de Letras. O tour foi guiado e os participantes puderam conhecer a biblioteca e o Memorial a Augusto dos Anjos. Ao final, todos foram presenteados com o livro/revista da Academia. Seguindo o passeio, o grupo visitou o Centro Cultural de São Francisco, que é formado pela Igreja de São Francisco e pelo Convento de Santo Antônio. O conjunto arquitetônico de estilo barroco do século XVII é um dos mais ricos e conservados monumentos da arte barroca brasileira. Após a espetacular visita, o grupo foi fazer um passeio pela João Pessoal histórica e conheceram a Casa da Pólvora, os casarios do Centro histórico, a Catedral e a Lagoa do Parque Solon de Lucena, que foi eleita o cartão de visita da cidade, com os jardins do paisagista Burle Marx, podendo-se ver ainda o bambuzal e exemplares de pau-d’arco e de outras árvores da reserva da Mata Atlântica, além das belas palmeiras imperiais que acompanham o desenho do lago central.
-//-
Para fechar com chave de ouro, em uma visita à Feirinha de Artesanato de Tambaú e o Mercado de Artesanato de João Pessoa, as compras, lembranças e presentes foram garantidas.
Paraíba é local de gente hospitaleira e alegre. O evento foi daqueles que ficarão para a história e onde se terá, como ponto de referência, as novas amizades e os grandes intercâmbios realizados.
-//-
O Programa Sem Fronteiras com Dyandreia Portugal fez a cobertura completa do evento e em breve exibirá em semfronteirastv.com.br.
-//-
A III Semana de Cultura na Paraíba já está marcada e acontecerá de 17 a 22 de outubro de 2013. Portanto, aqueles que não querem mais perder essa incrível experiência, deverão se programar. Os interessados deverão se inscrever para receber informações durante o ano ou para participarem da Antologia a ser lançada na ocasião. Todos devem entrar em contato com a organizadora e inscrever-se.
Participe! Você também não vai se arrepender!
-//-
Para maiores informações e inscrição:
Jô Mendonça Alcoforado
Divulgou
Mara Lopes
Assessoria de Imprensa
-//-
Nossa Antologia está sendo divulgada em vários países. Obrigada JÔ MENDONÇA ALCFORADO,
A ORGANIZADORA DA EDIÇÃO BILÍNGUE: LÍNGUA PORTUGUESA E FRANCÊS!
O que falar da beleza dos opostos? Esta obra é abrangente no
masculino, no feminino e nos opostos de uma forma geral. Afinal, vivemos dentro
de uma sociedade de opostos. A miscigenação de raças, as diferenças nos gostos,
nas posturas, nos pensamentos, o positivo e o negativo, o claro e o escuro, a
noite e o dia, o preto e o branco, a alegria e a tristeza, o belo e o
feio, o amor e o ódio, o homem e a mulher... Apesar de tudo, essas diferenças
se identificam? Esse
projeto sensacional é duplo e vai encantar com suas obras em verso e prosa,
mostrando a criatividade e a beleza dos autores desse encontro poético, onde suas potencialidades, no sentir, pensar, observar, escrever são
expostas. Essa obra, que possui versos e obras de arte, é resultado de
trabalhos desenvolvidos no “II Intercâmbio Cultura da Paraíba, Brasil e outros
Países - UFPB”, que acontece anualmente com a brilhante
organização de Jô Mendonça Alcoforado. A antologia foi distribuída, juntamente
com outras obras e CDs, por Jô Mendonça em vários países da Europa no mês de
março e foi lançada no "Internationales Poesiefestival Schrei der
Frau", no "3º
Festival Internacional de Poesia Clamor
das Mulheres",
no "Colóquio Internacional de Literatura Contemporânea" e na “ALIVRARIA”, em Berlin. A
Antologia conta com a participação dos seguintes autores: Ana Berlin,
Dyandreia Portugal, E. Campel, Hazel de São Francisco, Isabel C.S. Vargas, Jean
Guilhaume, Jô Mendonça Alcoforado, Neri Bocchese, Renata Normanha, Roberto
Ferrari e Rozelene Furtado.
Nossa Antologia está sendo divulgada em vários países. Obrigada JÔ MENDONÇA ALCFORADO,
A ORGANIZADORA DA EDIÇÃO BILÍNGUE: LÍNGUA PORTUGUESA E FRANCÊS!
“A beleza
poética dos opostos”
Editora Intercâmbio Cultural – 50 Páginas –
R$15,00
-//-
FONTE:
http://www.semfronteirastv.com.br/#noticias.php?id=146
Nenhum comentário:
Postar um comentário