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Texto publicado pela ANLPPB:
MEDALHA USADA PELOS ACADÊMICOS DA ANLPPB
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POESIA
CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA
Silvia Araújo
Motta-Cad. 48 na ANLPPB
1-INTRODUÇÃO
As transformações, pelas quais a Literatura vem
passando há alguns séculos e décadas instigam pesquisas inovadoras no campo poético,
ora em Língua Portuguesa ou em outros idiomas.
Para
atender a proposta da ANLPPB busquei o dorso da capa ou sobrecapa de vários
livros de minha estante, para explanar sobre a importância da Poesia
Contemporânea dentro da minha experiência profissional e pessoal. Como ponto de
partida, retomei dados históricos da discussão teórica, com propriedade para a
inclusão da prática nesta realidade específica.
Em
meu ambiente familiar aprendi a {Arte de Fazer Versos} clássicos e românticos,
de forma fixa e, principalmente artísticos obedecendo a rima, o metro e o
ritmo. Meus pais e meus tios sempre promoviam Saraus Literoculturais, entre
amigos, ao som de vários instrumentos musicais. Com minha mãe e meus irmãos
aprendi a tocar violão e harmônio, desde os sete anos de idade. O Decálogo de Metrificação
sempre me orientou nas composições poéticas. Quanta saudade dos versos clássicos
de Cassimiro de Abreu, Alfred Musset, Coleridge, Heidegger, Garcia Lorca,
Florbela Espanca, Castro Alves, Olavo Bilac, Bocage, Camões, Fagundes Varela,
Guerra Junqueiro, Vicente de Carvalho, Djalma Andrade, Olegário Mariano,Guilherme
de Almeida, Santo Tomás de Aquino, sem esquecer-me dos Salmos Bíblicos...que
declamei em teatros.
A versificação
acentual isócrona, de efeito métrico, tem na base silábica portuguesa a unidade
de medida do verso que se acomoda em um número fixo de sílabas, limitado por um
acento tônico final, obrigatório. A tendência isossilábica obedece à estrutura
perfeita rítmica auditiva que atende ao número e disposição dos acentos, aos
exemplos dos Sonetos clássicos, Éclogas, Rondel, Pantum, Triolé,
Haicais, Vilanela, Trovas clássicas da UBT e outros. Podemos considerar o
dodecassílabo, o verso mais longo, normalmente empregado pelos poetas, embora
existam exemplos de VERSOS BÁRBAROS de forma fixa de treze sílabas: de
Francisco Otaviano, de quinze sílabas: de Abel Pereira e de dezessete sílabas: de
Mário Quintana. Não importa se o poema é lírico, narrativo ou lúdico.
Quando fui Professora
de Língua Portuguesa e Literatura fiz questão de trabalhar bem, todos os
gêneros disponíveis na cultura, caracterizados por seus três elementos:
conteúdo temático, estilo e construção composicional. Nos poemas, avaliamos
também a declamação, aconselhada por Aristóteles, na pauta clássica e lírica de
Petrarca e Camões. Historicamente, as produções literárias geram usos sociais,
articulados em número ilimitado, em diferentes situações comunicativas, na língua
materna, apesar da multiplicidade dos mesmos.
O conhecimento
especializado incentiva a criação poética, com maior facilidade e habilita a
ação e a interação crítica textual concomitante no mundo em que vive.
II-TEORIA
E HISTÓRIA
O poeta francês Gustave
Kahn, em 1902, foi principal teorizador do Verso Livre; procurou
estabelecer-lhe os princípios, que podem ser assim resumidos:
a) O Verso deve
possuir sua existência própria e interior consubstanciada numa coerente unidade
semântica e rítmica;
b) A unidade do verso
será então definida com o fragmento mais curto possível em que haja uma pausa
da voz e uma conclusão de sentido;
c) A estrofe não terá
mais um desenho preestabelecido, mas será condicionada pelo pensamento ou pelo
sentimento.
d) A inversão e o
cavalgamento são recursos que devem ser banidos do verso. Os poetas Carlos
Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Henriqueta Lisboa, Alaíde Lisboa, Saul
Alves Martins, Conceição Piló, Edir Carvalho Tenório, Mário de Andrade, Juraceí
de Barros Gomes,Walter Cardoso, poetas falecidos,
muitas vezes aplicaram estes princípios em seus poemas.
Seguindo o exemplo de
outros poetas, Henri Morier salienta que {não podemos dizer que exista a priori,
uma técnica uniforme do verso livre. Cada POETA procura forjar o seu próprio
instrumento, não sendo raro o mesmo autor, ensaiar modelos e criar suas próprias técnicas...} A rima do verso
não se preocupa com seu valor, nem com a fonética, nem mesmo quanto à colocação
do acento tônico das palavras. O autor letrado tem a fina sensibilidade
expressiva e o perfeito domínio do material linguístico. Os poetas sem
letramento não aprenderam a formalidade do registro, mas podemos afirmar que
aplicam a sonoridade literária de outros poetas...Os trovadores repentistas
exemplificam esta citação.
As principais
características da primeira geração modernista registram a intenção formal de
destruir o academicismo da métrica, da rima, da linearidade do texto poético, do
sentimentalismo romântico, do racionalismo realista-naturalista e da linguagem
de dicionário, entre outras. Outras gerações sugeriram outras formas de versos
livres. Os versos brancos ou soltos, descadenciados, receberam a mistura entre
a prosa e a poesia, sem os preceitos da versificação; em vez de adjetivos e
advérbios houve a preferência por substantivos e verbos; com palavras em
liberdade, associadas por analogia, em vez dos processos sintáticos
tradicionais. O heterônimo Álvaro de Campos de Fernando Pessoa foi considerado
um pré-modernista, em Portugal, em termos artísticos e filosóficos, desde a
Revista Orpheu dos escritores jovens, de 1915.
Sabemos que o
processo de elaboração de um POEMA CONTEMPORÂNEO é quase informal, não obstante
tenha recebido propostas históricas que marcaram a Semana de Arte Moderna, no
Teatro Municipal de São Paulo, nos dias, 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, ano
do Centenário da Independência do Brasil e da Fundação do Partido Comunista
Brasileiro.
O Manifesto da Poesia
Pau-Brasil, de 1924 e a Antropofagia de 1928 adentraram por completo ao
Modernismo. Entre os literatos e poetas, tomaram parte Graça Aranha, Guilherme
de Almeida, Mário de Andrade (1893 - 1945), Menotti del
Picchia, o líder Oswald de Andrade, Renato de Almeida, Ronald de Carvalho,
Tácito de Almeida, além de Manuel Bandeira com a leitura do poema: Os
Sapos. Alguns críticos literários
reconhecem que, a despeito de todos os antagonismos, esse evento
configura-se como um fato cultural fundamental para a compreensão do
desenvolvimento da Arte Moderna no Brasil, e isso sobremaneira, pelos debates
públicos mobilizados (cercados por reações negativas ou de apoio) e riqueza de
seus desdobramentos na obra de alguns de seus realizadores.
Não
é difícil imaginar a repercussão causada pela notícia do Jornal A GAZETA/SP, de
22-02-1922: {Ao público chocado diante dos poemas sem rima[...]:sons
sucessivos, sem nexo, estão fora da arte musical; são ruídos, são estrondos;
palavras sem nexo fora do discurso; são
disparates com tantos e tão cabeludos que nesta semana conseguiram desopilar os
nervos do público paulista, que raramente ri às bandeiras despregadas...}
Considerando
que
a Academia Nacional de Letras do Portal
do Poeta Brasileiro, tem a MISSÃO DE
PROPAGAR A ARTE POÉTICA E VALORIZAR O POETA CONTEMPORÂNEO E VIVO gostaria
de registrar a poemática e características líricas de muitos mineiros: Mercês Maria Moreira, Zeni de Barros
Lana, Conceição Abritta, Paulo Geraldo Correa, Mauro José de Morais, Adilson
Cerqueira Soares, Ivone Taglialegna Prado, Ozório Couto, Daniel Antunes Júnior,
Elza de Moura, Avelar Rodrigues, Marco Aurélio Baggio, Rogério de Alvarenga,
Maria Aparecida Meyer Pires Rezende, Maria Ribeiro Pires, João Quintino Silva, Maurino
Araújo, Deiwson Ferreira de Magalhães, Eduardo Antônio de Oliveira Toledo,
Emerson Luis de Castro, Roberto Carvalho, Ronaldo Vieira Aguiar, Carlos Felipe
de Melo Marques Horta, Raymundo Nonato Fernandes,Franklin Lopes de Freitas,
Luiza Miranda, José Carlos Serufo, Clara de Assis Souza Guimarães, José Carlos
Baeta,Laura Aparecida da Silva,Relva do Egypto, Renato Passos,e outros.
JOSEMAR OTAVIANO DE ALVARENGA é médico-ortopedista,
poeta vivo e contemporâneo, nascido em Santana do Riacho/Serra do Cipó/MG:
[...Como autêntico
andarilho das estrelas,/
caminho por mundos diferentes/
e por estradas cheias/ de crostas
planetárias/
sob olhos tristes e lacrimejantes,/
corpo débil e bastante alquebrado/
divisando somente um cenário/
de sonhos...de esperança./...]
ARAHILDA
GOMES ALVES,
poeta viva e contemporânea, nascida em Uberaba/Minas Gerais, Artista Plástica, Pianista.
[...] O liquem viscoso dos rios passa as
pernas
por entre as coxas fibrosas das
montanhas
que se curvam recebendo o orgasmo da
natureza.
A língua esbranquiçada da neblina
traça evoluções corpóreas...]
[Por entre as fendas maceradas da
terra...]
[...E os tentáculos enciumados do sol
arrancam, furiosos, a camisola suada
da noite plena de amor.]
III-CONCLUSÃO
Vale ressaltar a
importância das redes sociais. Os sites propiciam a divulgação rápida, on line!
“É um sucesso o mundo virtual, revirtual,
virtureal e transreal de contato com pessoas diamantinas, pérolas do mais alto
quilate, sereias que navegam céleres pelo céu-mar da literatura”. Falta cultivar a adequação à
realidade dentro de limites da liberdade, equilíbrio e verdadeira justiça, com
fartura e benefícios para todos. Autores criativos e talentosos
estão sempre imbuídos do espírito cooperativo, humanístico, fraterno e
solidário. Não resta dúvida, que existem
os perigos e má utilização das exposições indevidas.
Quem tem essa
oportunidade virtual, logo se encanta e fica hipnotizado pelo charme e magia de
grandes artistas da palavra. É um trabalho diário prazeroso
extraordinário: ler, responder os emeios, pesquisar, compor e divulgar poemas
para vários países.
Vale especificar o
inédito número total dos textos poéticos registrados no site do Recanto das
Letras Virtuais, nesta data, 15 de dezembro de 2013: Acrósticos(52.170), Cirandas(4.606)
Cordel (19.609), Duetos(21.016), E-livros(14.559), Haikais(68.993), Indrisos (16.380),
Poesias(1.619.164), Poetrix(128.110), Rondel (6.358), Sonetos(116.029), Tautogramas(1284),
Teoria Literária (3.275), Trovas (53.886), Alelos Esmeraldinos (2.306),
Tritofes(1302), Mindim (5.439), Ecosys (1352), Merlix(171), Oitava
Fechada(183), Sextilha Real(627), Vaivém Nunix(612), Varano (632) , Medianeiro
(748), Trínomo Gabaldista(823), Poémata( 672), Poemglo(168) e outros experimentais.Tutoriais (1.706). Tornei-me
RAINHA INTERNACIONAL DOS ACRÓSTICOS, a partir das minhas postagens. Já
ultrapassei a composição de sete mil poemas/acrósticos. Fui eleita entre os
Onze SONETISTAS do Brasil/CAPPAZ. Graças aos primeiros contatos pelo
computador, pertenço às vinte e seis Academias de Letras, Ciências e Artes do
Brasil e exterior, como Membro Titular, Membro Benemérito, Membro Honorário
e/ou Acadêmica Correspondente.
É
relevante analisar as dificuldades que tive para a elaboração de mais de 300
sonetos clássicos-líricos-sáficos-heroicos, com a exigência da sonoridade
tônica na 4ª. 6ª, 8ª e 10ª sílabas, com a mensagem essencial no 14º verso,
dentro do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa e ainda, compondo imagens
retóricas com metáforas, imagens, metonímias.
À moda do Noneto Musical de Villa Lobos, criei
o Noneto Poético, dentro do Soneto clássico. À moda da Cartrova eu criei os Carversos:
Carta em Versos. Cabe ao Poeta a liberdade de apresentar seu estilo da melhor
forma, de acordo com as situações cotidianas.
No Brasil, temos
centenas de excelentes poetas que não
possuem a oportunidade de divulgação de seus trabalhos em livros ou na mídia.
Muitos são conhecidos, apenas entre as pessoas de seu relacionamento local ou
regional. Parabéns à iniciativa da ANLPPB, de valorizar e divulgar autores
vivos e contemporâneos.
Sílvia Araújo
Motta/BH/MG/Brasil.
Email:clubedalinguaport@gmail.com
TEXTO DA IV ANTOLOGIA DA ANLPPB-2014
AMIZADE É SOM, FÉ, LUZ E FLOR
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Soneto
Nº 2407-Clássico, sáfico, heróico;
Sílabas fortes na 4ª, 6ª, 8ª; 10ª sílabas;
Rimado: ABAB, ABAB,CDE,EDE.
Sílabas fortes na 4ª, 6ª, 8ª; 10ª sílabas;
Rimado: ABAB, ABAB,CDE,EDE.
Mensagem
final, no verso da 14ª sílaba.
Noneto-jogral-toante-cantante-(A-A-C-E-E)
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Noneto-jogral-toante-cantante-(A-A-C-E-E)
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Amizade é SOM; clave dá valor;(A)
na melodia, nota acalma e chama;(B)
com sol maior, na pauta, canta a dor,(A)
planta harmonia, em voz que não reclama.(B)
-
Amizade é FÉ, traz divina cor;(A)
é um sentimento vivo tal qual chama,(B)
tudo perdoa e faz nascer AMOR;(A)
puro fermento, cresce em bela rama.(B)
-
Amizade é LUZ; torna a noite, dia,(C)
porque ilumina o sonho, o novo eleito;(D)
sublima a graça; o dom produz magia;(C)
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Amizade é FLOR, leva o grão ao fundo,(E)
colhe esperança, tira a dor do peito,(D)
a vida enfeita, rega a PAZ no mundo.(E)
na melodia, nota acalma e chama;(B)
com sol maior, na pauta, canta a dor,(A)
planta harmonia, em voz que não reclama.(B)
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Amizade é FÉ, traz divina cor;(A)
é um sentimento vivo tal qual chama,(B)
tudo perdoa e faz nascer AMOR;(A)
puro fermento, cresce em bela rama.(B)
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Amizade é LUZ; torna a noite, dia,(C)
porque ilumina o sonho, o novo eleito;(D)
sublima a graça; o dom produz magia;(C)
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Amizade é FLOR, leva o grão ao fundo,(E)
colhe esperança, tira a dor do peito,(D)
a vida enfeita, rega a PAZ no mundo.(E)
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Sílvia Araújo Motta/BH/MG
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SÍLVIA ARAÚJO MOTTA
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(*)Profa. Dra. em
Filosofia, Profa. de Língua e Literatura Portuguesa e Inglesa; Profa. de
Metodologia Universitária. Pedagogista aposentada.Licenciada em Psicologia e
Didática. Comendadora, Chanceler, Gran-Colar, Poeta, Sonetista, Contista,
Trovadora, Produtora e Ativista Cultural. Revisora/Crítica Textual e Crítica
de Obras de Artes Plásticas. Faz pinturas Óleo sobre Tela, desde 1973. Diretora
no Círculo Nacional do Meio-Ambiente. Rainha Internacional dos Acrósticos,
autora de mais de 7mil poemas, em 44 livros-solo, 4
idiomas.Presidente-Fundadora da ALB-G,/2010/2011;Presidente-Fundadora do Clube
Brasileiro da Língua Portuguesa/2000/2013;. Antologista em português/
francês/inglês/italiano.Assessora da Presidência da Associação Internacional de
Poetas Del Mundo.Embaixadora da Cultura e da Paz/França e Suíça. Canta no Coral
Luis de Camões e na Cantata de
Diamantina.Tem 600 Medalhas e Condecorações! Pertence a 27 Academias de
Ciências Letras e Artes no Brasil e exterior. Palestrante em 22 Estados
Brasileiros. Palestrante na Arcádia de Minas Gerais, Tema: POESIA CONTEMPORÂNEA
BRASILEIRA, dia 4 de junho de 2014.
Ocupa a Cadeira 48 na Academia Nacional do Portal do Poeta
Brasileiro.
O MAIOR PROJETO DE INCENTIVO À LEITURA DO BRASIL.
PARTICIPE.
Deixe um livro em lugar público com um bilhete dizendo que quem o encontrou, achou um tesouro. Não esqueça de pedir ao "sortudo' para depois de fazer a leitura do livro deixá-lo em outro lugar público e para se comunicar com o PORTAL DO POETA BRASILEIRO.
Vamos lá!!! Paticipe deste MUTIRÃO CULTURAL!!!
CORRE!! AINDA DÁ TEMPO!!!
CAMPANHA FANTÁSTICA! SUCESSO TOTAL!
EU PARTICIPEI COM CARINHO, NO MÊS DE FEVEREIRO DE 2014
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EU PARTICIPEI COM CARINHO, NO MÊS DE FEVEREIRO DE 2014
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A oportunidade de sorrir, mostrar sua poesia,
interagir com poetas de todas as partes do Brasil,
deixar seu texto, e entrar em nossa programação diária…
É isso que oferecemos a todos os poetas do
PORTAL DO POETA BRASILEIRO.
Se ainda não nos ouviu,
tire dois minutinhos a partir das 20 horas
e venha participar dos nossos PROGRAMAS AO VIVO
que nada mais são que a oportunidade de interação
e a divulgação gratuita de sua poesia.
Um grande sarau diário.
Participe!!
Você vai gostar muito!
Esperamos você!!
Acesse:
Se quiser participar ao vivo no add em seu skype
editorailuminatta@outlook. com
Gosto muito de ouvir
e participar ao VIVO
da WEBRADIO ILUMINATTA.
É ALEGRE, DESCONTRAÍDO!
VALE A PENA OUVIR A RADIO ILUMINATTA.
GRANDE ABRAÇO PARA ALINE ROMARIZ E TODOS OS OUVINTES.
SILVIA ARAÚJO MOTTA-
CADEIRA PATRONÍMICA Nº 48-ANLPPB
Menina! quanta honra! voc~e merece....E gostei ver os experimentais do recanto aqui citado. Prinvipamente o POÉMATA....Muito obrigada....
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