segunda-feira, 26 de março de 2018

SONETO À VERDADE 57-SER POLÍCIA-Desapego Total - Noneto Nº 101-Soneto nº 6.654 Interação com Klinger Sobreira de Almeida Por Silvia Araújo Motta/BH/Brasil

-


SONETO À VERDADE: Nº 57-SER POLÍCIA-Desapego Total
-
Noneto-Poético Nº 101-Soneto nº 6.654
Interação com Klinger Sobreira de Almeida
Por Silvia Araújo Motta/BH/Brasil
-
Oficial francês deixou lição.
Arnaud Beltrame viu refém sofrer;
para salvá-la quis cumprir missão;
tragédia em Trèbes:-Morre no dever!
-
O terrorista usou fuzil à mão.
Alguns caíram, logo ouviu o gemer...
Policial é herói; ação em vão:
-Tentou por duas horas, sem temer.
-
Por vocação entrega a própria vida!
A profissão prepara ao bom combate,
defende a Pátria, cede à dor vencida.
-
"Barreira Humana" exige no segundo
a decisão que cabe ter debate:
O desapego à vida é bem profundo.
-
Belo Horizonte, MG, Brasil, março de 2018.
https://academiadeletrasdobrasildeminasgerais.blogspot.com.br/2018/03/soneto-verdade-57-ser-policia-desapego.html


-
(*)Soneto-Clássico-sáfico-heroico; com sílabas fortes na 4ª, 6ª, 8ª e 10ª sílabas - Rimas: ABAB, ABAB, CDC, EDE; Noneto com 9 solos: jogral-teatral-toante-cantante-poético: CORO: Rimas: AACEE-somente uma voz com apenas 5 instrumentos musicais . SOLOS: Rimas: BAB-BAB-DC-D-9 vozes acompanhadas por solos de instrumentos musicais. (Noneto musical criado por Villa Lobos). (Noneto poético recriado por Silvia Araújo Motta). Mensagem conclusiva no 14º Verso (Último do segundo terceto). Email:clubedalinguaport@gmail.com
-




Texto : SER POLÍCIA

Prezados confrades e confreiras,
Há coisas incríveis neste Brasil atual, onde a subversão de valores tornou-se norma de minorias estridentes, muitos movidos por ideologias exóticas, outros por ingenuidade. Enquanto os delinquentes contumazes  e ferozes  vêm sendo agraciados  ao longo dos tempos com uma legislação penal suave e permissiva – prazos longos para efetivação da sanção, progressão da pena que favorece o retorno ao crime, leniência na aplicação da lei, excesso de benesses no sistema prisional etc – os vanguardeiros da defesa da sociedade (a Polícia) são atacados, expostos, vigiados, vilipendiados e restringidos, por leis extravagantes, na ação protetiva em prol da sociedade...
O tema LVII – série Rastreando a Verdade – inspira-se num trágico e recente acontecimento em terra francesa. Alerta e chama a atenção. Impõe-se um fim à  ação nefasta e/ou ingênua de  sacralizar o bandido  e demonizar a Polícia. Se as minorias, com poder de influência, prosseguirem nessa toada, poderão acarretar graves danos sociais a médio e longo prazo.
Saudações Rosianas,

Klinger Sobreira de Almeida – Cel. QOR
Presidente Academia de Letras João Guimarães Rosa/PMMG
Membro Correspondente Academia Valadarense de Letras
-
Rastreando a Verdade (LVII)
SER POLÍCIA→Desapego Total
A França nunca esquecerá sua bravura, seu heroísmo, seu sacrifício” (Ministro do Interior, Gérard Collomb).
Em 23Mar18, a mídia noticiou um atentado jihadista na França. O marroquino Lakdin, em jornada insensata, saiu ferindo e matando, na cidade de Trèbes. Encantoado num Supermercado, ameaçava uma mulher. O Ten. Cel. Arnaud Beltrame, da Gendarmerie française, negociou e libertou a refém, colocando-se em seu lugar. De repente, tiros. O oficial ferido. Morreu em 24Mar.
Em emocionante pronunciamento, o Presidente Francês – Emmanuel Macron – ressaltou que Beltrame “salvou a vida de uma refém, com excepcional coragem e dedicação que merecem respeito e admiração de toda a nação”.
Essa tragédia que comoveu a França merece uma reflexão.
A Alma, egressa da pátria espiritual, dá vida ao corpo. Faz a travessia terrena: luta, responde a desafios e, ao fim da missão, retorna (morre, segundo o dizer vulgar).
Essa travessia humana – a vida – é a oportunidade cósmica de ascensão da Alma. É o bem mais precioso. Riqueza, poder, honrarias e glórias são bens ilusórios. Constituem os “Teres” – efêmeros e perecíveis, caem no esquecimento.
Na ótica espiritualista, é nosso dever preservá-la, conservá-la no cumprimento da missão – momento ao longo da trajetória cósmica. Todavia, há situações em que o Ser Humano vê-se na contingência de arriscar ou sacrificar esse “bem precioso”. É quando tem por dever proteger o próximo, defendê-lo ou salvá-lo.
Há uma profissão, no contexto social, cujo papel consiste, primordialmente, em defender a sociedade, ou qualquer de seus membros, diante de ameaças e perigos. É a missão da Polícia (sem adjetivos) e dos Bombeiros.
O policial autêntico – formado, preparado e qualificado – sabe que sua profissão é um sacerdócio. Para proteger, cede, se necessário, sua vida em holocausto. Jamais pode fugir ao perigo. Se o delinquente ronda, enfrenta-o. Se alguém é atacado, defende-o. Nos desastres e sinistros, sua presença intimorata visa ao salvamento.
A história das forças de segurança em Minas é eloquente de exemplos: pujança no combate ao crime, cenas épicas de heroísmo... Ainda ecoa em nossos corações o drama de policiais mortos nos enfrentamentos ao crime organizado que, nas madrugadas, põem as cidades em polvorosa. Minha crônica XLIII – LIÇÃO DE HEROÍSMO – retrata uma dessas tragédias, Julho2017:
Os vídeos da ação criminosa de Santa Margarida mostram, com uma clareza meridiana, que o cabo Marcos, armado de fuzil automático, surgiu de inopino, e poderia ter fuzilado os bandidos da carroceria. Porém!... Sua percepção instantânea fez emergir “a barreira humana”. Se atirasse, o refém seria morto. Sua decisão, segundo o protocolo policial, foi correta: absteve-se de acionar sua arma (certamente, em fração de segundos, teve a percepção da morte em cumprimento do dever).”
Ser Polícia impõe renúncia – pessoal, familiar, social... Exige coragem incomum. Implica em desapego total, inclusive da própria vida em prol de outrem.


Klinger Sobreira de Almeida – Mil. Ref/Membro ALJGR/PMMG



Silvia Araújo Motta e seu esposo Klinger Sobreira de Almeida
-
Acadêmica Efetiva Cadeira 8-ALJGR-PMMG-Patrono Coronel Saul Alves Martins
-
Silvia Araújo Motta-WPO-World Parlament of Security and Peace
MEMBER DIPLOMATIC CORPS OF PEACE-
Registro Member UNITED ONU.ECOSOF.ESANGO
Presidente Mundial Conselho de Mulheres

Cadeira: Pesquisa e Prevenção à Violência Doméstica Mundial


Nenhum comentário:

Postar um comentário