sábado, 26 de maio de 2018

SONETO LXII À VERDADE: -CONTINÊNCIA-Ideal de VIDA- Noneto-Poético Nº 98-Soneto nº 6.651 Interação com Klinger Sobreira de Almeida Por Silvia Araújo Motta/BH/Brasil

-
SONETO LXII À VERDADE: -CONTINÊNCIA-Ideal de VIDA
-
Noneto-Poético Nº 98-Soneto nº 6.651
Interação com Klinger Sobreira de Almeida
Por Silvia Araújo Motta/BH/Brasil
-
Sagrada forma em tempo, fim ou meio
requer ação que seja sempre útil;
no corpo humano tem secreto seio;
qualquer postura chega bem sutil.
-
Recusa, abuso e uso pedem freio...
Santo Agostinho disse não ser fácil
fugir do mal que finge ser esteio!
Sem sapiência, tudo é mais difícil.
-
Só o equilíbrio faz, enfim fugir
das tentações que surgem todo dia.
Uma ilusão não deixa a luz surgir.
-
Rohden alinha amor à paz que acalma!
É sublimado, o nível da energia.
A continência é conquista da alma.
-
Belo Horizonte, MG, Brasil, maio de 2018.
-
https://www.recantodasletras.com.br/sonetos/6289667
-
https://academiadeletrasdobrasildeminasgerais.blogspot.com.br/2018/05/soneto-lxii-verdade-continencia-ideal.html

-
(*)Soneto-Clássico-sáfico-heroico; com sílabas fortes na 4ª, 6ª, 8ª e 10ª sílabas - Rimas: ABAB, ABAB, CDC, EDE; Noneto com 9 solos: jogral-teatral-toante-cantante-poético: CORO:Rimas: AACEE-somente uma voz com apenas 5 instrumentos musicais . SOLOS: Rimas: BAB-BAB-DC-D-9 vozes acompanhadas por solos de instrumentos musicais. (Noneto musical criado por Villa Lobos). (Noneto poético recriado por Silvia Araújo Motta). Mensagem conclusiva no 14º Verso (Último do segundo terceto). Email:clubedalinguaport@gmail.com
-
https://www.recantodasletras.com.br/sonetos/6289667
-



Mensagem do Cronista:
Prezados confrades e confreiras,
MENSAGEM DO AUTOR:

Prossegue o rastreamento da Verdade. Eis o tema LXII, mais uma faceta dessa incógnita fugidia: CONTINÊNCIA-Ideal de Vida. Quem leu os temas anteriores detectará um enlace com abordagens já desenvolvidas. É a garimpagem que avança.

Saudações Rosianas,

Klinger Sobreira de Almeida – Cel. QOR
Presidente Academia de Letras João Guimarães Rosa/PMMG
Membro Correspondente Academia Valadarense de Letras

-
Rastreando a Verdade (LXII)
CONTINÊNCIA→Ideal de Vida
A travessia humana, embora fugaz, consiste, qualquer que seja a duração, em prova importante ao longo da trajetória cósmica da alma.
Nas relações mundanas, as necessidades de sobrevivência material: abrigo, repouso, alimentação, trabalho, segurança... O sal que tempera a vida nas atividades de sexo, prazer, entretenimento, cultura...
Nesse entrelace de necessidades básicas e temperos, Huberto Rohden, em suas obras de grande profundidade, alinha três posturas: recusa, abuso e uso.
Alguns seres, às vezes por uma equivocada visão, recusam tudo. Veem as coisas mundanas como pecado. Ou não sentem o impulso para ser mais, para completar-se na obra da criação.  Ou, como disse o poeta: passam a vida em brancas nuvens, e em plácido repouso adormecem. Estes desperdiçam a oportunidade de viver.
Enquanto poucos recusam, outros, também equivocados, mas representando a maioria da humanidade, abusam.  No provimento das necessidades básicas, vão além. Em conduta movida pelo egoísmo só enxergam a si e aos de sua grei; ao próximo, as migalhas. E nesse estágio de ignorância, o apelo: riqueza, honrarias, poder e glória.
O abuso – imoderação nos atos, expressões e condutas: gula, preguiça, luxúria, inveja, cobiça, ostentação etc –  acarreta o castigo: exaustão corporal, com intoxicação e doenças; crises existenciais, desilusões precoces; escravização aos vícios mais torpes... É terrível arma de destruição física e psíquica.
Os indivíduos que caminham pela recusa absoluta ou pelo abuso destrutivo, mesmo que tenham alcançado alto nível de conhecimento intelectual, não lograram a sabedoria: interação da inteligência com o amor. São almas atrasadas que patinam no limbo do desenvolvimento cósmico.
O homem de elevado nível consciencial é aquele que se conduz sem alienação. Conhece as potências da alma – pensamento, vontade e livre-arbítrio – e, com sabedoria, sabe usar o que o mundo lhe põe à disposição. Não RECUSA nem ABUSA – USA. Seu segredo, a CONTINÊNCIA: comportamento contido, moderação em gestos, palavras e atos; equilíbrio pleno: alimentação, trabalho, sexo, entretenimento, repouso; utilização das benesses alcançadas em prol do bem-comum.
Muitos dos artigos desta série focalizam aspectos da CONTINÊNCIA: A Meta→Ser; Caminho do Meio→Senda da Felicidade; Ser Humano→Construtor do Seu Destino; Temperança→Fator de Equilíbrio da Vida; Vício→Perdição Evitável...
O fundamental ao indivíduo, nesta travessia, é vislumbrar, num processo de despertar interior, o caminho correto. É livrar-se das tentações ilusórias: o excesso de iguarias, os atrativos prazerosos no sexo, bebidas e tóxicos; as trilhas ínvias de apego. Não é fácil! Santo Agostinho, em suas confissões, mostra que sabia, mas não tinha fortaleza suficiente: “Oh, Deus! Dai-me a castidade e a continência, mas não agora”.
CONTINÊNCIA! Postura ideal de vida é conquista da alma. Exige vontade incoercível de luta, perseverança nos embates, capacidade de soerguimento nas quedas.

Klinger Sobreira de Almeida – Mil. Ref/Membro ALJGR/PMMG



Nenhum comentário:

Postar um comentário