quinta-feira, 16 de setembro de 2021

PRIMAVERA É VIDA - Soneto mesóstico em diagonal n. 7521-Noneto 279-Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil

 

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PRIMAVERA É VIDA
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Soneto decassílabo-sáfico-heroico-
mesóstico em diagonal n. 7521
Noneto-cantante-clássico número 279
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil.

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(P)aguei buquê de flores; quis um verso;
ver(R)so cantante. Rosa, flor bonita! 
Olhe(I) da rosa, rosa, fiz inverso:
nenhu(M) espinho, vi naquela dita.
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Perfume tr(A)z também olor diverso.
Setembro (V)ejo dom na luz bendita!
Sol faz nasc(E)r jardim, nutrir submerso:
deitada ao chão,(R)aiz fiel excita.
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Beijo com beijo doce, d(A)r proponho!
O beija-flor (É) o par que leva sorte...
As borboletas (V)oam, trazem sonho.
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Setembro insp( I )ra amor e cor perfaz.
A primavera é vi( D)a, vence morte.
A primavera pass( A), pede paz.
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Belo Horizonte, 28 de setembro de 2021
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https://www.recantodasletras.com.br/sonetos/7344011
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SAIBA MAIS...
METODOLOGIA DESTE SONETO CLÁSSICO n.7521:
Dez versos, sons fortes: 4ª ,6ª ,8ª,10ª  sílabas.
1-RIMAS: ABAB, ABAB, CDC, EDE
2-Ritmo principal, sons fortes: 4ª, 6ª, 8ª,10ª sílabas.
3-Noneto-Poético-Teatral Nº 279
Coro do Noneto-Versos :
1,5,9,12,14 [A,A,B,C,C]
Rima dos SOLOS do Noneto:
BAB-BAB-DC-C [2,3,4-6,7,8-10,11-13]
4-Mensagem com sentido completo no 14º verso,
com sujeito claro, verbo e complementos.
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FIGURAS DE CONSTRUÇÃO OU DE SINTAXE usadas neste soneto n. 7521:
a)-PLEONASMO: Verso 1. (Redundância ou ênfase, sem necessidade: buquê de flores);

b)-ANADIPLOSE OU CONCATENAÇÃO: Verso 1 e 2. (uso da última palavra da frase anterior: “verso”);
(P)aguei buquê de flores; quis um [verso;]
[ver(R)so] cantante. Rosa, flor bonita! 

c)-ITERAÇÃO OU REPETIÇÃO: Verso 2 e 3  (“rosa”); 
Verso 2 :ver(R)so cantante. [Rosa], flor bonita! 
Verso 3: Olhe(I) da [rosa, rosa,] fiz inverso:
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Verso 6 [Setembro] (V)ejo dom na luz bendita!
Verso 12. [Setembro] insp( I )ra amor e cor perfaz.

d)-EPIZEUXE: Verso 3. (repetição simples. “rosa, rosa”);
Verso 3: Olhe(I) da [rosa, rosa,] fiz inverso:

e)-ELIPSE: Verso 3. (Omissão de uma ou mais palavras, sem contudo, prejudicar o sentido da frase. Oração coordenada sindética aditiva. 
Olhe(I) da rosa, rosa, fiz inverso:
Olhei... “e” fiz )

f)-ANÁSTROFE: Verso 8. (sujeito fora da ordem normal na oração. “Raiz”.
deitada ao chão,(R)aiz fiel excita.
Ordem direta: Raiz fiel, deitada ao chão, excita.

g)-DIÁFORA OU DIÁCOPE: Verso 9 (repetição da palavra após outra. Beijo com beijo doce ...)

h)-QUIASMO ou conversão: Verso 9. 
Beijo com beijo doce, d(A)r proponho!
(termo invertido). Proponho dar beijo com beijo doce


i)-ASSÍNDETO: Versos 3,11,13,14. (ausência da conjunção coordenada. “e” )
Versos 3:Olhe(I) da rosa, rosa, fiz inverso: [e...fiz]
Verso 11:As borboletas (V)oam, trazem sonho. [e...trazem]
Verso 13:A primavera é vi( D)a, vence morte. [e...vence]
Verso 14:A primavera pass( A), pede paz.[e...pede]

j)-ANÁFORA: Versos 13 e 14. [Repetição de (uma ou mais palavras) no início do verso- “é primavera”, duas vezes.]
Verso 13:A primavera é vi( D)a, vence morte. 
Verso 14:A primavera pass( A), pede paz.


k)-ALITERAÇÃO: Verso 14. (repetição dos mesmos fonemas- letra “P” quatro vezes.)
Verso 14:A primavera pass( A), pede paz.
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https://academiadeletrasdobrasildeminasgerais.blogspot.com/2021/09/primavera-e-vida-soneto-mesostico-em.html
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Um comentário:

  1. VER NOVIDADE NA COMPOSIÇÃO DE UM SONETO DECASSÍLABO MESÓSTICO EM DIAGONAL

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