terça-feira, 18 de outubro de 2022

Soneto DIA DOS MÉDICOS - Por Silvia Araújo Motta-BH-MG-Brasil

-
DIA DO MÉDICO-18 DE OUTUBRO- PAI DA MEDICINA-HIPÓCRATES (460 a.C-377 a.C.)
-
Soneto-mesóstico em diagonal nº 7639
Noneto nº 338-Clássico Sáfico-Heroico:
sons fortes na 4ª, 6ª, 8ª, 10ª sílabas.
Rimas: ABAB - ABAB - CDC - EDE -
Por Sílvia Araújo Motta-Cad.34 na Academia de Letras,
Capitão-Médico João Guimarães Rosa, dos Militares Mineiros.
-
(P)arabéns, neste dia é um direito:
s(Á)bios fiéis às leis que buscam vida;
cr(I)ança ou velho querem ter efeito,
remé(D)io certo, cura a dor vencida:
-
Sagr(A)do corpo quer pulsar do peito,
a fleu(M)a, a bílis, mente, voz erguida;
manter pr(E)ceito de honra ao sangue eleito,
na indepen(D)ência ver curar ferida...
-
Na medic(I)na, a força exige amor;
a persistên(C)ia é o foco, traz razão;
...ter paciênc(I)a emana, paz, valor.
-
Conhecime(N)to é brilhante estrela;
a confiança f(A)z total fusão:
MÉDICO é luz; todos podem vê-la.

               ---Parabéns aos Médicos!---
Sílvia e esposo Cel. Vet. Klinger S. de Almeida.
  Belo Horizonte, MG, 18 de outubro {ROSA} de 2022
     Email-clubedalinguaport@gmail.com
https://www.recantodasletras.com.br/sonetos/7629985
-
Saiba mais:
1-O ano da morte de Hipócrates é incerta, alguns biógrafos acreditam que foi em 377 a. C. Seu corpo foi sepultado em Larissa, na Tessália, Grécia. 
2-O juramento de HIPÓCRATES que resume sua ética é recitado nas colações de grau de estudantes de Medicina. 
3-No Brasil, o texto resumido mantém a essência do original:
"Prometo que, ao exercer a arte de curar, me mostrarei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da Ciência. Penetrando no interior dos lares, meus olhos serão cegos, minha língua calará os segredos que me forem revelados, o que terei como preceito de honra. Nunca me servirei de minha profissão para corromper os costumes ou favorecer o crime. Se eu cumprir este juramento com fidelidade, goze eu a minha vida e minha arte de boa reputação entre os homens e para sempre. Se dele me afastar ou infringi-lo, suceda-me o contrário".
-
https://www.recantodasletras.com.br/sonetos/7629985
-

https://academiadeletrasdobrasildeminasgerais.blogspot.com/2022/10/soneto-dia-dos-medicos-por-silvia.html

-




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário