sábado, 23 de março de 2013

21 de Março-Dia Internacional da SÍNDROME DE DOWN-Ver ACRÓSTICOS de SÍLVIA ARAUJO MOTTA-BH/MG/Brasil




 21 de Março-Dia Internacional da SÍNDROME DE DOWN-Ver ACRÓSTICOS de SÍLVIA ARAUJO MOTTA-BH/MG/Brasil
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SÍNDROME DE DOWN-(1º da Série)
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Acróstico-informativo nº 5000
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
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-//SÍNDROME de DOWN, desde 1862
-//Inclui a descrição do distúrbio genético
-//Natural e universal, feito pelo médico
-//Dr. John Langdon DOWN, britânico;
-//Reconhecida a causa genética:
-//O Prof. Jérôme Lejeuse descobriu
-//Mais: a cópia extra do cromossoma 21;
-//Estimada em um a cada mil nascimentos;
 ---//---
-//Dentre todas as raças e classes sociais;
-//É identificada na criança, logo ao nascer!
---//---
-//Dificuldade cognitiva abaixo da média;
-//Olhos com formato oblíquo, dos orientais...
-//[Well] acentuados pelas pregas nas pálpebras;
-//Notam-se membros pequenos, (orelhas, mãos);
---//---
-//Um pequeno número de nascidos afetados,
-//No mundo, possui retardo mental profundo!
-//Indicam tônus muscular pobre, fraco,
-//Vê-se facilmente a forma da língua protusa,
-//Empurrada para a frente, entre dentes,
-//Revelavam, antigamente, como mongolismo!
-//Sabe-se que eram afastados dos grupos sociais;
-//E até mesmo do convívio entre familiares;
-//Atualmente são incluídos, com sucesso na Escola,
-//Logo, se adaptam e chegam a ter vida longa!
---21 de março:Dia Internacional da Síndrome de Down!---
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Belo Horizonte, 21 de março de 2013
http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/4203030
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SÍNDROME DE DOWN (primera serie)
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Acrostic-informativo N º 5000
Por Silvia Araujo Motta / BH / MG / Brasil
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- / / Síndrome de Down, desde el año 1862
- / / Incluir la descripción de la enfermedad genética
- / / Natural y universal, realizada por el médico
- / / Dr. John Langdon Down, Reino Unido;
- / / Reconocido causa genética:
- / / Prof. Jérôme Lejeuse descubierto
- / / Más: la copia extra del cromosoma 21;
- / / Dear uno de cada mil nacimientos;
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- / / De todas las razas y clases sociales;
- / / Se identifica en el niño cuando nació!
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- / / Dificultad cognitiva por debajo de la media;
- / / Formato de ojos oblicuos, el Oriente ...
- / / [Bueno] acentuados por los pliegues de los párpados;
- / / Tenga en cuenta las ramas pequeñas, (las orejas, las manos);
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- / / Un pequeño número de niños afectados,
- / / En el mundo, tiene retraso profundo!
- / / Indicar el tono muscular pobre, débil
- / / Es fácil ver cómo la lengua sobresalía,
- / / Empujado hacia delante entre los dientes,
- / / Se puso de manifiesto anteriormente como mongolismo!
- / / Se sabe que fueron excluidos de los grupos sociales;
- / / E incluso la interacción entre los miembros de la familia;
- / / Actualmente se incluyen con éxito la escuela,
- / / Logo, adaptar e incluso tienen una larga vida!
--- 21 de marzo: Día Internacional del Síndrome de Down ---!
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5000-SÍNDROME DE DOWN-(1º da Série)

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Acróstico-informativo nº 5000
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
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S-SÍNDROME de DOWN, desde 1862
Í-Inclui a descrição do distúrbio genético
N-Natural e universal, feito pelo médico
D-Dr. John Langdon DOWN, britânico;
R-Reconhecida a causa genética:
O-O Prof. Jérôme Lejeuse descobriu
M-Mais: a cópia extra do cromossoma 21;
E-Estimada em um a cada mil nascimentos;
 -
D-Dentre todas as raças e classes sociais;
E- É identificada na criança, logo ao nascer!
 -
D-Dificuldade cognitiva abaixo da média;
O-Olhos com formato oblíquo, dos orientais...
W-[Well] acentuados pelas pregas nas pálpebras;
N-Notam-se membros pequenos, (orelhas, mãos);
-
U-Um pequeno número de nascidos afetados,
N-No mundo, possui retardo mental profundo!
I-Indicam tônus muscular pobre, fraco,
V-Vê-se facilmente a forma da língua protusa,
E-Empurrada para a frente, entre dentes,
R-Revelavam, antigamente, como mongolismo!
S-Sabe-se que eram afastados dos grupos sociais;
E-E até mesmo do convívio entre familiares;
A-Atualmente são incluídos, com sucesso na Escola,
L-Logo, se adaptam e chegam a ter vida longa!
---Dia Internacional da Síndrome de Down!---
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Belo Horizonte, 21 de março de 2013
http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/4203030

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5001-SÍNDROME DE DOWN-(2º da Série)
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Acróstico-informativo nº 5001
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
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S-Sindrome de Down ou Trissomia do Cromossomo 21
Í-Implica em maior atenção dos pais, dedicados,
N-No desenvolvimento global, manifestado
D-Desde o nascimento, pela aparência, em geral,
R-Realizados os exames para diagnóstico inicial,
O-O processo do leve retardo mental,
M-Mostrado nos primeiros dias de vida...
E-Especialmente, na comunicação real;
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D-Diante da dificuldade, a família precisa
E-Esclarecimentos de um profissional:
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D-Da fala, com assistência do fonoaudiólogo;
O-O estímulo familiar é imprescindível,
W-[Well] importante para a fixação do aprendizado,
N-No período mais prolongado, repetitivo.
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Belo Horizonte, 21 de março de 2013
http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/4203034


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5002-SÍNDROME DE DOWN-(3º da Série)
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Acróstico-informativo nº 5002
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
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S-Sindrome de Down traz uma fase pré-linguística,
Í-Importante de atenção familiar e de profissionais,
N-Nos sons diferentes que deve ser entendidos,
D-Diante dos sinais, gestos diferenciados, normais,
R-Risos poucos dos afetados, devem receber
O-O aplauso, batidas de palmas, para valorizar
M-Mensagens de alegria interior e dos acompanhantes...
E-Entre bocejos, soluços, murmúrios, choros,
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D-Devem ser registradas e avaliadas as evoluções!
E-É a mãe que descobre os primeiros desconfortos
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D-Da criança que se comunica pelos sons e reações!
O-O bebê tem necessidades psicológicas e físicas...
W-[Well] claras, no contato corporal e visual, no colo,
N-No berço, no sorriso, e até nas primeiras palavras!
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Belo Horizonte, 21 de março de 2013
http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/4203047
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5003-SÍNDROME DE DOWN-(4º da Série)
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Acróstico-poéticos nº 5003

Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil

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S-Sentimentos aguçados

Í-Iluminam sons diferenciados!

N-No colo, olhos nos olhos,

D-Demonstram ternura, ao sorrir pouco!

R-Recuperar o perfume da vida:

O-O paradoxo na sutileza,

M-Maior que confunde mentes...

E-Essencial é aceitar esse presente

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D-De um filho ou filha DOWN:

E-Especial, desde as dores do parto!

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D-Do primeiro sentimento passageiro...

O-O medo de cumprir a incógnita:

W-[World] inteiro tenta decifrar...

N-Ninguém consegue avaliar

---O valor do amor materno!---

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Belo Horizonte, 21 de março de 2013

http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/4204144

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5004-SÍNDROME DE DOWN-(5º da Série)
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Acróstico-poéticos nº 5004

Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil

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S-Sinais primeiros diagnosticados

Í-Informam olhos enevoados...

N-Nascem horizontes renovados

D-Da ausência da normalidade...

R-Razões de sobra para encontrar

O-Os caminhos com areias do deserto...

M-Mas os espinhos dos cactos

E-Escondem a vida imperiosa!

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D-Das visões mágicas familiares

E-E amigas brotam realizações!

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D-Dos confins do universo, a sinfonia:

O-O ritmo que amplia a melodia...

W-[The Word] é dada à criança amada,

N-Na família é abençoada e iluminada!

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Belo Horizonte, 21 de março de 2013

http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/4204166

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5005-SÍNDROME DE DOWN-(6º da Série)
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Acróstico-poéticos nº 5005

Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil

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S-Sou um ANJO de aspirações

Í-Imensas, como as aves nos céus...

N-No ser diferente, as condições

D-De aprendizagem são lentas...

R-Reconheço minhas limitações:

O-O quanto sou diferente de outros!

M-Minha alma é enorme jardim,

E-Em plena manhã de primavera.

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D-Danço entre espinhos das rosas

E-E vou encontrar pétalas aveludadas...

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D-Deixo que os beija-flores venham

O-Ornamentar a paisagem com flores;

W-[My way] não me deixa estacionar

N-Na Escola, trabalho e em meu lar.

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Belo Horizonte, 21 de março de 2013

http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/4204166

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5006-SÍNDROME DE DOWN-(7º da Série)
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Acróstico-poéticos nº 5006

Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil

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S-Sinto minha estrada tortuosa

Í-Inda que nos passos errantes...

N-Nova direção tento tomar;

D-Desejo caminhar e, lentamente

R-Refletir vida na força de amar...

O-Olvido a chuva em meus ombros:

M-Maturidade um dia vai chegar!

E-É assim, sou transparente e eleito

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D-Determinado pela genética, vejo

E-Esse cromossoma 21 que tenho,,,

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D-Deixo ver minha cabeça achatada;

O-Olhos oblíquos abertos que avaliam

W-[A good Way]: atenção redobrada

N-No aconchego de um amor-perfeito.

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Belo Horizonte, 21 de março de 2013



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5007-SÍNDROME DE DOWN-(8º da Série)
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Acróstico-informativo nº 5007

Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil

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S-SÍNDROME de DOWN é uma condição

Í-Indiscutivelmente genética, que constitui

N-Na causa frequente de deficiência mental;

D-Descrições clínicas errôneas do passado

R-Revelavam irreal [idiotice do mongolóides]...

O-Os tratamentos e terapias, atualmente,

M-Mostram a contribuição social do portador

E-Específico, com desenvolvimento intelectual.

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D-Diversos problemas de saúde, diagnosticados

E-Exigem atenção à alteração neurológica,

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D-Definindo a causa da atrofia dos neurônios

O-Ou anomalias cervicais, visuais e espaciais.

W-[When] crianças são estimuladas precocemente,

N-Na pré-escola são mais facilmente integradas.

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Belo Horizonte, 21 de março de 2013



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5008-SÍNDROME DE DOWN-(9º da Série)
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Acróstico-informativo nº 5008

Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil

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S-Segunda metade do Século XX

Í-Introduziu novos conhecimentos

N-No tratamento e aumento de vida

D-Dos afetados da Síndrome de Down;

R-Responsabilidade dos Programas Sociais

O-Oferecidos pelo Ministério da Saúde.

M-Mencionam inúmeras oportunidades

E-E lhes dão autonomia, via escolarização,

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D-Defendendo a INCLUSÃO SOCIAL

E-E valorização do futuro profissional.

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D-Diversidade Humana deve ser respeitada:

O-O potencial exige cuidados até à vida adulta,

W-[With] estimulações profissionais adequadas,

N-Na verdade, trazem experiências bem sucedidas.

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Belo Horizonte, 21 de março de 2013
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5009-SÍNDROME DE DOWN-(10º da Série)
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Acróstico-informativo nº 5009

Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil

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S-Sinalizados todos os benefícios esperados,

Í-Intervenção terapêutica e socioeducacional,

N-No cuidado integral com a SAÚDE

D-Da pessoa com Síndrome de DOWN-(SD)

R-Resgata-se o desenvolvimento à vida plena,

O-Organização de planos de manutenção;

M-Merece a execução de uma Equipe...

E-Estilo de vida saudável tem higiene

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D-Do sono, atenção à alimentação diária,

E-Exercícios praticados, sem interrupção;

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D-Dentro das questões de sexualidade normal,

O-O planejamento familiar é também natural!

W-[We´re] lembrando da ação profissional,

N-Normatizada pela manutenção financeira.

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Belo Horizonte, 21 de março de 2013



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                          Foto-Créditos do Correio Brasiliense-Marcelo Abreu-04-9-2010



5010- SÍNDROME DE DOWN-(11º da Série)-SUPERAÇÃO DE LIMITES

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Acróstico-informativo nº 5010

Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil

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S-Superação de limites e preconceito;

U-Uma notícia-importante de Marcelo Abreu,

P-Pode comprovar no Correio Brasiliense:

E-Em Brasília, o STJ fez admissão de seis

R-Rapazes e Moças com Síndrome de Down;

A-Aparência excelente! Eles trabalham

Ç-Com impecáveis ternos pretos...

Ã-Agentes de Portaria trazem a alegria,

O-O humanismo real, naquele local

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D-De Tomada de Decisão Nacional.

E-Eles transmitem leveza ao ambiente,

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L-Levam simpatia, afetividade em certa

I-Inocência e muita Verdade, porque

M-Mostram que não sabem dissimular,

I-Informam o que pensam, com segurança,

T-Traduzem o melhor papel da Inclusão:

E-Estão conquistando a cada dia, funcionários do

S-STJ e também dão ótima contribuição ao país.

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Belo Horizonte, 21 de março de 2013

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2010/09/04/interna_cidadesdf,211491/index.shtml





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 5011-SÍNDROME DE DOWN-(12º da Série)-SUPERAÇÃO DE PRECONCEITOS

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Acróstico-informativo nº 5011

Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil

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S-[Síndrome de Down na Escola]:

U-Um artigo da Educadora de São

P-Paulo-Maria da Paz Castro-Gunga traz

E-Excelente depoimento sobre o aluno

R-Reconhecido MAX, que na [Inclusão]

A-Apresenta sua verdadeira evolução;

Ç-Criança com SD,que [brinca, briga, estuda,

Ã-Aprende, tem amigos, joga futebol]

O-O importante é que se integra também.

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D-Diante da garantia da LEGISLAÇÃO,

E-É possível matrícula no Ensino Regular,

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P-Porque os afetados pela [SD] podem

R-Receber [EDUCAÇÃO PARA TODOS].

E-Esse aluno MAX dá demonstração que é

C-Capaz de conviver muito bem na Escola;

O-Os colegas, Professores e Funcionários

N-Notam alguns necessidades especiais e,

C-Com certeza, fazem a sua parte para ajudar.

E-Em alguns casos, certas crianças precisam

I-Intervenção porque não fazem sozinhos,

T-Todas as atividades previstas e solicitam ajuda.

O-O ambiente escolar deve ensinar e aprender.

S-Síndrome nenhuma deve aceitar desrespeito.

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Belo Horizonte, 21 de março de 2013

http://sites.aticascipione.com.br/igualdade/artigos/artigos_06.asp


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              (imagem-créditos da Editora aticascipione )



5012-SÍNDROME DE DOWN:{SD}-(13º da Série)-IGUALDADE NA DIFERENÇA

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Acróstico-informativo nº 5012

Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil

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I-Importante Projeto on-line, em nova versão,

G-Garante ao leitor da Editora AticaScipione,

U-Uma seleção de sete livros de orientação

A-Aos Professores, Familiares e a todos

L-Ligados às Propostas Pedagógicas

D-De INCLUSÃO Social-Educacional,

A-Admitindo a Convivência cotidiana,

D-Dos ALUNOS afetados pela {SD}

E-Em ESCOLA de ENSINO Regular.

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N-Na troca de experiências todos vão ganhar,

A-Acreditando nesse processo de Inclusão.

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D-Diferenças exigem respeito e atenção;

I-Importância da literatura pode e deve

F-Fazer a diferença no contexto da Educação

E-Escolar. A teoria e prática educativas

R-Resgatam valores individuais e coletivos,

E-Exercitando a cada dia, a Cidadania,

N-Nos aspectos citados, em geral: étnicos,

Ç-Culturais, físicos, religiosos, sociopolíticos,etc.

A-A Igualdade é enriquecida pela Diversidade.

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Belo Horizonte, 21 de março de 2013

http://sites.aticascipione.com.br/igualdade/apresentacao.asp



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Foto: Créditos da Fundação Síndrome de Down
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5013-SÍNDROME DE DOWN:{SD}-(14º da Série)-FUNDAÇÃO SÍNDROME DE DOWN/Campinas/SP
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Acróstico-informativo nº 5013
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
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F-Fundação Síndrome de Down/SP,
U-Uma entidade fundada, em 1985,
N-Não tem fins lucrativos. Missão
D-Definida para promover, especialmente
A-A integração de Pesquisas Interdisciplinares,
Ç-Com vistas ao Desenvolvimento Integral,
Ã-À Prática Educacional Inovadora,
O-Oferecendo às pessoas afetadas pela
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S-Síndrome de Down {SD}, o conhecimento
Í-Integrado aos vários aspectos da Psiquiatria,
N-Neuropediatria, Fonoaudiologia, Psicologia,
D-Dentro da Pedagogia, Terapia Ocupacional,
R-Reestruturadas sob a oportunidade legal,
O-Organizacional, que busca contribuição,
M-Modernização contando com profissionais,
E-Especializados até de Gênova, da Itália e
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D-Da Fundação Catalana Síndrome de Down,
E-Em integração com o Serviço Público de Saúde,
 -
D-Da Itália. Após vários estudos, a prática prova:
O-O enfoque das ações não é mais a deficiência,
W-[With] certeza são as possibilidades da pessoa,
N-Na Sociedade, que deve aceitar a diferença.
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Belo Horizonte, 21 de março de 2013
http://www.fsdown.org.br/site/pasta_1_0__a-fundacao.html

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                           Créditos da imagem: Verônica Mambrini - iG São Paulo
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5014-SÍNDROME DE DOWN:{SD}-(15º da Série)-BAILARINA COM DOWN -

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Acróstico-informativo nº 5013

Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil

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B-Bailarina Daniela Lamin, com vinte e cinco

A-Anos conseguiu completar Ensino Médio;

I-Informa sua independência social,

L-Leva uma vida normal; começou

A-A namorar e sem problema, anda pelas

R-Ruas da Pompeia, onde mora e trabalha;

I-Informação é de sua atenciosa mãe Linalva:

N-Na prática está sempre acompanhada,

A-Ao lado de alguém de sua família;

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C-Comparecem nas atividades de lazer,

O-Ou no cinema e dançam nas baladas,

M-Mas o casal ainda não fala em casamento.

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D-Dentro das reais e ideais possibilidades,

O-Os atos, como cuidados pessoais são

W-[Well] feitos junto às tarefas domésticas,

N-Na autodeterminação envolvem familiares.

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Belo Horizonte, 21 de março de 2013

http://delas.ig.com.br/comportamento/2012-09-12/tenho-sindrome-de-down-e-cuido-da-minha-propria-vida.html



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5015-SÍNDROME DE DOWN:{SD}-(16º da Série)-INDEPENDÊNCIA DE UM DOWN

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Acróstico-informativo nº 5015

Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil

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I-Importante é a reação de um Down

N-Na rotina, de ambientes organizados;

D-Depois do período normal de adaptação,

E-É comum que queira mudar de emprego.

P-Pai, mãe, tios, irmãos fazem companhia

E-Enquanto há necessidade de atenção.

N-Na maturidade, surgem possibilidades

D-De alguma autonomia, em casa,

Ê-E até mesmo no aspecto profissional.

N-No caso, do funcionário do SENAC,

C-Caio Zanzini, de 23 anos, faz planos:

I-Idealiza ir trabalhar sozinho, sem os Pais;

A-A partir do próximo ano, quer ir

 -

D-De ônibus para chegar ao trabalho.

E-É Assistente Administrativo, com prazer!

 -

U-Um emprego que teve perto da casa, ia sozinho,

M-Mostra-se animado, gosta de baladas!

 -

D-Dedicado à música, canta, toca piano!

O-O tempo agora, é reservado às lições:

W-[With] horário para tocar Bateria...

N-No melhor ritmo pode soltar as emoções.

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Belo Horizonte, 21 de março de 2013

http://delas.ig.com.br/comportamento/2012-09-12/tenho-sindrome-de-down-e-cuido-da-minha-propria-vida.html



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5016-SÍNDROME DE DOWN:{SD}-(17º da Série)-SOLUÇÃO PARA O PRECONCEITO

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Acróstico-informativo nº 5016

Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil

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S-Síndrome de Down não é doença!

O-O preconceito existente no mundo,

L-Logo aparece na notícia aos pais...

U-Um sentimento profundo faz sofrer,

Ç-Com o diagnóstico da junta médica!

Ã-A superação ocorre pelo amor aos filhos:

O-O elo familiar ajuda na maior aceitação.

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P-Preconceito é demonstrado na Escola!

A-As barreiras educacionais são muitas!

R-Revelação de familiares tem provado

A-A dificuldade para matricular um Down!

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O-O preconceito está na falta de informação!

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P-Porque as pessoas com esta Síndrome são

R-Risonhas, felizes e podem até trabalhar!

E-Empresas privadas atendem a legislação!

C-Conscientização deve partir da Escola:

O-Oferecendo vagas para o Ensino Regular!

N-No Ensino Médio, muitos alunos Down

C-Conseguem sua diplomação por via normal!

E-É imprescindível expandir conhecimentos!

I-Informação adequada diminui o preconceito!

T-Todos os professores devem ser preparados:

O-O medo e a insegurança não podem existir!

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Belo Horizonte, 21 de março de 2013.



-//-

Lei 8687 /1993 referente a Imposto de Renda(Isenção para Deficientes Mentais)

Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos

Retira da incidência do Imposto de Renda benefícios percebidos por deficientes mentais.
    O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
 -  
Art. 1º Não se incluem entre os rendimentos tributáveis pelo Imposto sobre a Renda e proventos de qualquer natureza as importâncias percebidas por deficientes mentais a título de pensão, pecúlio, montepio e auxílio, quando decorrentes de prestações do regime de previdência social ou de entidades de previdência privada.
-
    Parágrafo único. Para fins do disposto nesta Lei, considera-se deficiente mental a pessoa que, independentemente da idade, apresenta funcionamento intelectual subnormal com origem durante o período de desenvolvimento e associado à deterioração do comportamento adaptativo.
-
    Art. 2º A isenção do Imposto de Renda conferida por esta Lei não se comunica aos rendimentos de deficientes mentais originários de outras fontes de receita, ainda que sob a mesma denominação dos benefícios referidos no artigo anterior.
   Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
  -
Art. 4º Revogam-se as disposições em contrário.
Brasília, 20 de julho de 1993, 172º da Independência e 105º da República.

ITAMAR FRANCO
Fernando Henrique Cardoso
 Este texto não substitui o publicado no D.O.U. de 21.7.1993
-//-




5017-SÍNDROME DE DOWN:{SD}-(18º da Série)-IMPACTO DA NOTÍCIA AOS PAIS

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Acróstico-informativo nº 5017

Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil

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I-Inúmeros pais despreparados que recebem dos

M-Médicos, a notícia, logo na maternidade,

P-Perguntas fazem sobre essa realidade:

A-Admitem insegurança para cuidar da

C-Criança diferente que acabam de ganhar;

T-Tristeza normal e choque inicial remetem

O-O casal ao atraso infantil no desenvolvimento

 -

D-Das funções motoras corporais e mentais;

A-As orientações e o devido encaminhamento,

 -

N-Na verdade, nas emoções trazem boas reações;

O- O tempo necessário, então, não mais importa;

T-Todo bebê nascido com Síndrome de DOWN,

Í-Inicialmente [é menos ativo, quieto, molinho]:

C-Conquista, lentamente, todas as fases previstas,

I-Importantes, por meios de estímulos primordiais,

A-Amor, cuidados, atenção, olhares, gestos e carinhos.

 -

A-Atualmente, nas maternidades, salvo raras exceções,

O-O trabalho psicológico, acontece com profissionais,

S-Sempre apoiam os PAIS, com todas informações,

 -

P-Pertinentes à possível estrutura humana e científica;

A-As Associações, alianças com pais de outras crianças

I-Indicam a busca da Cidadania da Família Down,

S-Sinalizam aceitação, menos traumas, mais esperanças,

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Belo Horizonte, terça-feira, 26 de março de 2013.


-//-

LEI Nº 8.686 - DE 20 DE JULHO DE 1993 - DOU DE 21/7/93

Dispõe sobre o reajustamento da pensão especial aos deficientes físicos portadores da Síndrome de Talidomida, instituída pela Lei n. 7.070, de 20 de dezembro de 1982.
 -
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
 -
Art. 1º A partir de 1º de maio de 1993, o valor da pensão especial instituída pela Lei n. 7.070, de 20 de dezembro de 1982, será revisto, mediante a multiplicação do número total de pontos indicadores da natureza e do grau de dependência resultante da deformidade física, constante do processo de concessão, pelo valor de Cr$ 3.320.000,00 (três milhões, trezentos e vinte mil cruzeiros).
 -
Parágrafo único. O valor da pensão de que trata esta Lei não será inferior   a um salário mínimo.
 -
Art. 2º A partir da competência de junho de 1993, o valor da pensão de que trata esta Lei será reajustado nas mesmas épocas e segundo os mesmos índices aplicados aos benefícios de prestação continuada mantidos pela Previdência Social.
 -
Art. 3º Os portadores da Síndrome de Talidomida terão prioridade no fornecimento de aparelhos de prótese, órtese e demais instrumentos de auxílio, bem como nas intervenções cirúrgicas e na assistência médica fornecidas pelo Ministério da Saúde, através do Sistema Único de Saúde - SUS.
 -
Art. 4º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
 -
Brasília, 20 de julho de 1993; 172º da Independência e 105º da República
 ITAMAR FRANCO
Antonio Britto
Jamil Haddad
Fonte:http://www010.dataprev.gov.br/sislex/paginas/42/1993/8686.htm
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 5018-SÍNDROME DE DOWN:{SD}-(19º da Série)-LACUNA LEGISLATIVA
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Acróstico-informativo nº 5018
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
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L-Leonardo Mattos, Vereador em BH,
A-Autor do Projeto - PL 110/2013, na
C-Comissão de Legislação e Justiça deu
U-Um passo a mais, do Poder Público,
N-No Parecer Favorável que reconheceu
A-A importância dos Direitos previstos em
 -
L-Lei. Em decorrência da determinação, o
E-Executivo ficará obrigado à manutenção:
G-Garantia aos Centros de Atendimento
I-Integrado de Saúde e Educação, com
S-Serviço específico de real tratamento,
L-Ligado aos TESTES para Diagnóstico
A-Apresentado precoce da SÍNDROME;
T-Trata-se de abrir espaços à Família;
I-Igualdade, dignidade e qualidade de
V-VIDA e respeito devem ter prioridade
A-Ao novo olhar para pessoas com SD.
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Belo Horizonte, 2013, Câmara Municipal
de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil,
21 de março-Dia Internacional da
Síndrome de DOWN.
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http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/4211633
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 5019-SÍNDROME DE DOWN:{SD}-(20º da Série)-VAGAS NA ÁREA PRIVADA-Lei 8213/1991
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Acróstico-informativo nº 5019
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
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V-Vários Projetos de Lei tentam buscar
A-Atender a Inclusão e Compromisso,
G-Garantindo um percentual de vagas,
A-Aos Profissionais com Síndrome:SD;
S-Sua deficiência intelectual, não é doença;
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N-Na verdade, comprovam na inserção social,
A-Aprendizagem lenta e dependem de estímulos,
 -
Á-Até chegar ao patamar das possibilidades
R-Recomendadas para determinadas funções;
E-Especializados, educados no âmbito nacional
A-Aprovados, pelos Concursos existentes.
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P-Pode-se afirmar que a LEI 8213/1991:
R-Reconhecida e  aprovada, nem sempre
I-Irradia a admissão prevista, porque
V-Várias Empresas não lhes dão chances...
A-A obrigatoriedade prevê de 2% a 5%
D-De suas vagas, para cada 100 funcionários;
A-A fiscalização é do Ministério do

Trabalho.
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Belo Horizonte, 2013,  Minas Gerais, Brasil,
21 de março-Dia Internacional da
Síndrome de DOWN.
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http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/4211783
---***---

 5020-SÍNDROME DE DOWN:{SD}-(21º da Série)-ESTÍMULOS CORRETOS
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Acróstico-informativo nº 5020
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
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E-Entre as diversas Campanhas para SD,
S-Seis Propostas em Brasília asseguram
T-Tratar essas pessoas na legislação federal,
Í-Independente da Classe sociocultural,
M-Mais abrangente, na Câmara e Senado:
U-Um grupo de Deputados e Senadores,
L-Leva cada Projeto de Lei à votação...
O-Opiniões ainda estão divergentes...
S-Sempre levantam muitas questões!
 -
C-Com SÍNDROME de DOWN,
O-Os portadores podem estudar,aprender,
R-Rever antigos conceitos, tirar preconceitos,
R-Resgatar seus valores nas profissões,
E-Enamorar, dançar, jogar, casar e mais...
T-Tendo uma filha com Síndrome de Down
O-O conhecido Romário, a cada dia mais
S-Sinaliza vantagens dos estímulos corretos.
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Belo Horizonte, 2013,  Minas Gerais, Brasil,
21 de março-Dia Internacional da
Síndrome de DOWN.
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http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/4211845
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PARA SABER MAIS LEIA:

 http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/diretrizes_cuidados_sindrome_down.pdf
 


sexta-feira, 22 de março de 2013

PARABÉNS ZÉLIA FERNANDES-GRANDE ABRAÇO DA SILVIA ARAUJO MOTTA-BELO HORIZONTE-MINAS GERAIS-BRASIL



ZMF-EDITORA VINTENÁRIA-RIO DE JANEIRO
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Soneto-clássico-sáfico-heróico nº 4.975
Rimando nos versos abab-abab-cdc-cdc
Clássico na 4ª, 6ª, 8ª e 10ª sílabas fortes.
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
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O vintenário tempo vem cantante...
A Zê eMe eFe brinda sua história;
Zélia Fernandes conta bem vibrante:
é Diretora e mostra toda a glória.
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Cumprindo sonhos, busca ser constante;
laços tem dado: basta ter memória,
pois cumpre altiva ação a todo instante;
a paz cultiva não conhece inglória.
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Tanta emoção, agora tem sabor...
Prosa, Poesia e Planos vão ao fim,
publicações que geram bel-prazer.
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Grande louvor merece nosso amor!
Quão belo foi vencer feliz, assim:
esta Editora prova o bem fazer.
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Belo Horizonte, 13 de março de 2013
http://www.recantodasletras.com.br/sonetos/4187114



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ZÉLIA FERNANDES {DE RIO À PARIS}MARÇO-2012
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Homenagem-acróstica nº 4330
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
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Z-Zélia Fernandes, comprei e li a Antologia sob sua
É-Especial Direção-2012, [DE RIO À PARIS]
L-Líder Presidente da ZMF Maison d´Edition;
I-Importante dama que o SOL maior quis
A-Apresentá-la Promotora de Projetos Editoriais;
 -
F-Felizes 20 anos atuação com certeza,
E-Estão consagrados na cultura da beleza e
R-Realeza de tantos escritores e poetas;
N-Na ZMF/Divine Editora/Yvelinédition,
A-Aliança vi brilhar na poesia e prosa,
N-No  sucesso da participação do Salão
D-Do Livro, em Paris, de 16-19, março,2012.
E-Estive presente e pude receber, com prazer,
S-Seu autógrafo e de tantos que lá estiveram.
 -
D-Dos vinte e um autores dessa publicação,
E-Eu posso afirmar que tenho a satisfação de
 -
R-Reconhecer o valor biográfico e textual,
I-Individual e coletivo dessa realização!
O-O seu dinamismo é ícone memorável,
 -
À-Apaixonante pelas lições de coragem;
 -
P-Promoções que traduzem seu amor às
A-Artes e às Letras, dignas desta Empresária,
R-Representante Carioca, Escritora extraordinária,
I-Inesquecível membro de Entidades Literárias;
S-Seu aplauso, divulgo no CBLP-Anical e ALB-MG:
                               ---PARABÉNS!---
            Belo Horizonte, 23 de março de 2012.
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http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/3572089
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Foto Créditos da LITERARTE


ZÉLIA FERNANDES 
(Zélia Maria Fernandes da Silva) Rio de Janeiro (RJ)

Carioca, Pedagoga, Empresária, Aposentada do IBGE, Pres. da ZMF Edit. e da Soc. de Cultura Latina do RJ. Criou e edita as Revistas da Ass. dos Diplomados da ABL e da Soc. de Cultura Latina do RJ. Fundou no RJ o Chá Literário “O Prazer da Poesia”, o Espaço Cultural CLÁUDIO ANTONIO FERNANDES DA SILVA e a Biblioteca FRANCISCO SILVA NOBRE. Recebeu a Medalha de Mérito Pedro Ernesto da Câmara Municipal do RJ.
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Leia mais:

http://academiadeletrasdobrasildeminasgerais.blogspot.com.br/2012/04/salao-do-livro-franca-de-16-19-de-marco_11.html





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http://www.literarte.info/petropolis/category/destaque/premiados/page/2/
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quinta-feira, 21 de março de 2013

21 de março-DIA INTERNACIONAL DAS FLORESTAS A PARTIR DE 2013-ONU-GREENPEACE-BRASIL

DIA INTERNACIONAL DAS FLORESTAS-21 DE MARÇO A PARTIR DE 2013-[ONU]-Greenpeace-Brasil.Acróstico-informativo nº 4999
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
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D-Dia Internacional das Florestas:
I-Inesquecível vinte e um de março,
A-A partir de 2013, a proclamação foi
 -
I-Internacional pela Assembleia Geral das
N-Nações Unidas-[ONU]. A comemoração
T-Terá apoio para expansão mundial:
E-Esse despertar da útil conscientização,
R-Relacionada à VIDA do Planeta,
N-Nas diversas formas, origens e ações.
A-Ajude a manter as florestas do Mundo!
C-Com os dados da pesquisa atual, comprovam
I-Importância: 3 mihões de pessoas em todo
O-O mundo, ainda estão a usar a madeira
N-Na fonte principal de combustível...
A-As florestas cobrem um terço do Planeta;
L-Lembrando que ainda servem de morada
 -
D-Definitiva para 750 milhões de habitantes!
A-Assine a Campanha do Greenpeace/Brasil,
S-Sob o título [Projeto Desmatamento Zero.]
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F-Faça propaganda nas Redes Virtuais,
L-Leve à Sociedade o site da Petição;
O-Orgulhoasamente [Junte-se a nós]
R-Revele sua capacidade de mobilização
E-E baixe o formulário de coleta de
S-Suas assinaturas. Colabore para que
T-Tenhamos um milhão/meio de assinantes.
A-A Proposta poderá ser aprovada, como LEI.
S-Sobre a origem do Dia da Árvore, desde 1872.
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Belo Horizonte, MG-Brasil, 21 de março de 2013.


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Silvia Araújo Motta
clubedalinguaport@gmail.com

Acróstico nº 4998-DIA MUNDIAL DA ÁGUA NOS PARQUES MUNICIPAIS DE BELO HORIZONTE- MINAS GERAIS-21 A 24-03-2013

4998-DIA MUNDIAL DA ÁGUA NOS PARQUES MUNICIPAIS DE BELO HORIZONTE-
MINAS GERAIS-21 A 24-03-2013.
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Acróstico-informativo nº 4998
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
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D-Dia vinte e dois de março
I-Interessante lembrete faço:
A-A divulgação em Beagá-[Dia
 -
M-Mundial da Água]-é relevante;
U-Uma Programação Especial,
N-Nos Parques de nossa Capital:
D-Dirigida pela responsável Fundação
I-importante de Parques Municipais,
A-A partir de 21 até 24 de março;
L-Locais estão bem identificados.
 -
D-Dentro da Cultura e Recreação
A-Atividades criativas-socioeducativas.
 -
Á-As belas Apresentações Teatrais
G-Garantem atender o público exigente;
U-Uma conscientização estará presente:
A-As Oficinas levarão às Trilhas Ecológicas.
---Água é vida! E Vida em Abundância!---
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Belo Horizonte, 21 de março de 2013.
http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/4200553
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(*)2013 é o Ano Internacional de Cooperação pela Água, aprovado pela Organização das Nações Unidas.
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Programação do Dia da Água nos Parques de BH:
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Parque Jacques Cousteau
(Rua Augusto José dos Santos, 366, Bairro Betânia)
Hoje, 21-3-2013, das 9h às 11h e das 13h às 16h - Oficinas, trilhas ecológicas e atrações culturais, apresentação teatral do espetáculo “Circo de Bonecos” e oficina “O ciclo evolutivo do mosquito da dengue”.
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Parque José Lopes dos Reis (Baleares)
(Rua Albânia, 17, Bairro Europa)
Amanhã, dia 22-3-2013, das 9h às 11h e das 13h às 16h - Oficinas de educação ambiental e campanha de mobilização sobre descarte correto de resíduos sólidos. Às 9h e às 14h será apresentada a esquete teatral “Dona Conceição e Taquinho”, com o grupo MobilizaSUS.
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Parque Municipal Américo Renné Giannetti
(Av. Afonso Pena, 1,377, Centro)
Quinta, dia 21, de 8h às 11h30 - Oficinas, trilhas ecológicas e cinema ambiental
 


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Parque do Confisco
(Rua K, 126, Bairro Conjunto Confisco)
Sexta, dia 22, das 8h às 11h30 - Oficinas e atrações culturais.
 


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Parque Aggeo Pio Sobrinho
(Av. Professor Mário Werneck, 2.691, Bairro Buritis)
Sábado, dia 23, das 8h às 13h - Oficinas, atrações culturais e atividades esportivas.
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{CANTE TAMBÉM:
A ÁGUA LAVA, LAVA
LAVA TUDO,
A ÁGUA
SÓ NÃO LAVA
A LÍNGUA DE MUITA GENTE...
JÁ VIERAM ME CONTAR
QUE TE VIRAM POR AÍ...
EM LUGAR TÃO DIFERENTE...
(RSRSR0SORRIA TAMBÉM...
E FAÇA UM BRINDE À VIDA
COM VIDA RESPONSÁVEL,
AMIZADES CRISTALINAS,
PROFISSÕES HUMANITÁRIAS,
ENGAJADAS NO BEM-ESTAR SOCIAL.}
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Parque Roberto Burle Marx
(Rua Ximango, 809, Bairro Flávio Marques Lisboa)
De quinta, dia 21 até domingo, dia 24, das 9h às 12h e das 13h às 16h - Rua de Artesania: projeto que utiliza as linguagens do teatro de rua e da arte circense, por meio de oficinas e intervenções artísticas, para promover o diálogo de identidades, a troca de experiências e a interação com as realidades culturais, históricas e sociais. Realizado através do programa Mais Cultura/Funarte - Microprojetos da Bacia do Rio São Francisco.
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POSTAGENS:
Silvia Araújo Motta
clubedalinguaport@gmail.com
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SAIBA MAIS:



O acesso à água tende a se tornar cada vez mais complicado nas próximas décadas, conforme a população humana crescer, ficar mais urbana e afluente. Além disso, outras variáveis, como a mudança climática, devem interferir com mais frequência na questão, aumentando o risco de escassez desse bem comum. A quarta edição do relatório Managing water under uncertainty and risk, produzido pelo Programa de Avaliação Mundial da Água (WWAP, na sigla em inglês), da ONU, aborda a situação atual e as perspectivas futuras de diversas regiões do planeta em relação ao tema.
África
Na África Subsaariana apenas 5% da água doce renovável é utilizada anualmente. O abastecimento de água potável nas áreas rurais cresceu para 47% até 2008, mas estagnou em 80% nas áreas urbanas desde 1990. Só 31% da população usa instalações sanitárias adequadas.
Entre meados da década de 1990 e 2008, o número de pessoas desnutridas aumentou de 200 milhões para 350-400 milhões. Desde meados dos anos 1960, a produção agrícola aumentou em média menos de 2% ao ano, enquanto a população cresceu 3%. A falta d'água e a seca afetam o crescimento do PIB em um terço dos países.
Apenas um em cada quatro africanos tem acesso à eletricidade. A energia hidrelétrica fornece um terço da energia do continente, mas poderia suprir todas a sua necessidade de eletricidade. Apenas 3% dos recursos hídricos renováveis são atualmente explorados para a hidreletricidade. Mas os países africanos já começaram a abordar as questões transfronteiriças da água, relacionadas ao desenvolvimento hídrico, por meio de consórcios multinacionais de energia como o South African Power Pool e o West African Power Pool.
Países árabes e Ásia Ocidental
Cerca de dois terços da água de superfície disponível na região provêm dela, alimentando conflitos com os paí ses a montante. No passado, disputas criaram hordas de pessoas deslocadas internamente e destruíram a infraestrutura de água em países como Iraque, Kuwait e Líbano, esgotando recursos necessários para a recuperação. A fim de neutralizar o conflito potencial sobre os recursos hídricos, foram feitas tentativas de compartilhar a água escassa. A Liga dos Estados Árabes criou o Conselho Ministerial de Água Árabe e elaborou uma Estratégia de Segurança Árabe da Água.
A escassez tem gerado preocupações sobre a segurança alimentar. Gêneros alimentícios importados, especialmente grãos, respondem por uma quantidade considerável do consumo de água virtual na região. A produção local de cereais foi impulsionada pelo aumento do uso de águas subterrâneas para irrigação.
No entanto, como os aquíferos sofrem rebaixamento, o bombeamento de água está se tornando cada vez mais caro e insustentável. O custo econômico da água de má qualidade no Oriente Médio e Norte da África varia de 0,5% a 2,5% do PIB. A governança da água precisa urgentemente de reforço para lidar com esses desafios.
No alto, seca no sul da França, área que deverá sofrer com a escassez de água. Acima, voluntários enchem tanque no Sudão; à direita, menino cuida de estação de água no Quênia durante a estiagem de 2009.
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As mudanças climáticas devem elevar a temperatura, aumentar a aridez do solo e mudar os padrões sazonais de chuva. Isso já pode ser visto na Síria e na Tunísia, por exemplo. A região também deve esperar inundações e secas mais frequentes, menos neve e derretimento em algumas regiões montanhosas e ao nível do mar e salinidade em aquíferos costeiros. O cenário é de alto risco.
Ásia e Pacífico
A região está passando por rápida urbanização, crescimento econômico, industrialização e desenvolvimento agrícola extensivo. Dois terços dos famintos do planeta vivem na Ásia.

Entre 1990 e 2008, 1,2 bilhão de pessoas ganharam acesso à água potável, elevando a proporção de 73% para 88%. da população. Juntas, China e Índia respondem por três quartos desse total. No entanto, a Ásia é também o lar de 72% dos 2,6 bilhões de pessoas no mundo que não utilizam instalações sanitárias adequadas.
A região é muito vulnerável a desastres naturais, com grande parte da população vivendo em áreas costeiras e sujeitas a inundações. Pequenas nações insulares do Pacífico são particularmente vulneráveis a furacões, ciclones tropicais e terremotos e estão expostas à elevação do nível do mar decorrente do aquecimento global.
Alguns países da região estão mudando de uma ênfase no desenvolvimento de curto prazo da infraestrutura de água para uma abordagem mais estratégica, que reconhece o impacto ecológico do desenvolvimento econômico.

No alto, represa nos Estados Unidos, maior usuário per capita de água do mundo. Acima, indianos enchendo vasilhames. À esquerda, campo de soja no Brasil, país exportador de "água virtual" em commodities agrícolas.
Europa e América do Norte
Os norte-americanos são os maiores usuários per capita de água do mundo, consumindo 2,5 vezes mais do que os europeus. Cerca de 3,5 planetas Terra seriam necessários para sustentar uma população global que imitasse o atual estilo de vida do europeu ou norteamericano. No entanto, bolsões de carência de água existem, particularmente entre os povos indígenas: mais de 10 mil residências em reservas do Canadá não têm água encanada e os sistemas de água ou esgoto são precários em uma de cada quatro reservas. Na Europa, cerca de 120 milhões de pessoas não têm acesso à água potável, muito menos a saneamento.
Um problema importante na Europa e na América do Norte é a poluição dos cursos-d'água por agrotóxicos, ou seja, nitrogênio, fósforo e pesticidas. Embora haja arcabouços legais para regular esse problema, nas bacias de drenagem do Mar Mediterrâneo, do leste do Oceano Atlântico e do Mar Negro a aplicação das medidas antipoluição está atrasada.
Em termos de gestão de águas transfronteiriças, a Diretiva-Quadro da Água da União Europeia (2000) e iniciativas mais recentes sobre as normas e as águas subterrâneas representam os únicos acordos de água supranacionais do mundo.
O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) prevê que o volume de água no verão irá diminuir em até 80% no sul da Europa e em algumas partes da Europa Central e Oriental nos anos 2070. O potencial de energia hídrica deverá cair em média 6% durante esse período. Na América do Norte, a mudança climática causará aumento da competição entre os usuários para recursos de água.
América Latina e Caribe
A população da região cresceu mais de 50% entre 1970 e 2009, embora as taxas de natalidade estejam diminuindo rapidamente. A população urbana triplicou nos últimos 40 anos, com uma tendência recente de crescimento rápido de cidades médias e pequenas, diferentemente da expansão acelerada das cidades de grande porte que ocorrera antes. Cerca de 35% dos habitantes (189 milhões de pessoas) ainda vivem na pobreza, 14% dos quais são muito pobres.
Muitos países têm-se beneficiado do aumento da demanda global por minérios, alimentos, madeira, peixes e turismo, uma vez que são dependentes da exportação "virtual" de água por meio desses bens e serviços.
Embora a maioria dos países tenha uma boa cobertura de água e saneamento, quase 40 milhões de pessoas ainda não possuem acesso à água tratada e cerca de 120 milhões, a instalações sanitárias adequadas. Em geral, trata-se de habitantes pobres das zonas rurais. A questão é política, não de ausência de recursos.
A região tem 61 bacias e 64 aquíferos que ultrapassam as fronteiras nacionais. Muitos países firmaram acordos de água transfronteiriços para gerenciar energia hidrelétrica, mas os obstáculos políticos muitas vezes têm induzido a conflitos. Os exemplos de acordos para a gestão compartilhada das águas subterrâneas são poucos e distantes entre si.
Com recursos de gerenciamento de água relativamente fracos, os países mais pobres da América Central, do Caribe e dos Andes correrão maior risco de impacto pela escassez do recurso. No lado positivo, as lições aprendidas a partir da adaptação às consequências do fenômeno El Niño (o aquecimento anormal das águas superficiais no leste do Oceano Pacífico, que afeta o clima regional e global) têm impulsionado a inovação tecnológica e a capacitação. Essas inovações devem ajudar os países a lidar com as mudanças climáticas.