sexta-feira, 3 de julho de 2015

Festival de Verão de PL - MG - Marcus Viana, Sagrado Coração da Terra e ...

Coral Cantos de Minas - Posse do Governador de Minas Gerais 01/01/2015


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Publicado em 2 de jan de 2015
Despedida do ex-Governador Alberto Pinto Coelho
Posse do Governador Fernando Pimentel

Ensaio Aberto BH - Último ensaio geral 27/12/2014


Publicado em 2 de jan de 2015
prédio da antiga Secretaria da Viação, na Praça da Liberdade
(prédio verde)

FIC-5 A 13 DE SET 2015-MAESTRO LINDOMAR-BANDAS&CORAIS-FESTIVAL INTERNACIONAL DE CORAIS

-http://www.festivaldecorais.com.br/

DATA: 4 DE JULHO DE 2015

Local: Auditório do Instituto de Educação.

Entrada pela Rua Pernambuco, 47.

Grande abraço,

LINDOMAR GOMES!














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               2º Ensaio de 4 de julho de 2015



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MAESTRO Lindomar GOMES
FESTIVAL INTERNACIONAL DE CORAIS-FIC-2014
FOTO EM OURO PRETO
APRESENTAÇÃO DE 3mil VOZES NA PRAÇA
21 -04-2014
Inesquecível APRESENTAÇÃO Artistica!
ENTREGA DA MEDALHA DA Inconfidência Mineira









Queridos Amigos & Amigas do Ensaio Aberto, 
saudações!!!

Nosso primeiro encontro será 


no dia 06 de junho 

às 10h no 

Auditório do Instituto de Educação.

Repertório: 

Pátria Minas 


Anel Mágico 

As Sem Razões do Amor
A Banda
Tocando em Frente
"Melodia embriã da Música Tema do FIC 2015"
Cantamos & contamos com vocês!!!
Um grande abraço,

LINDOMAR GOMES-Regente.

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INÍCIO;

Com o objetivo de envolver as comunidades e difundir o Canto Coral, o FIC – Festival Internacional de Corais ocorre anualmente em diversos locais de Belo Horizonte passeando pelo seu rico conjunto arquitetônico e efetivando as atividades turísticas e culturais da cidade. Diversos corais entoam canções criando uma atmosfera de alegria e encantamento. Desejamos que cada vez mais, as comunidades locais sintam-se pertencentes mantendo as tradições e os valores do povo mineiro. 
Sejam bem-vindos!!!
http://www.festivaldecorais.com.br/

Regulamento

1. OBJETIVO
1.1. O Festival Internacional de Corais, edição 2015, denominado neste Regulamento como FIC, tem por finalidade proporcionar o intercâmbio cultural, a difusão, a integração, o incentivo, o desenvolvimento e o fortalecimento de laços entre corais regionais, nacionais e internacionais e o público.
2. PERÍODO E LOCAIS DE REALIZAÇÃO
O FIC será realizado entre os dias 05 e 13 de setembro de 2015, em Belo Horizonte e diversas cidades mineiras. As apresentações serão em locais abertos ao público (praças, parques, museus, igrejas, teatros, hospitais, etc.)
2.1. A apresentação nessas localidades, aproximadamente 30 (trinta) espaços, será definida pela organização do evento e, desde que haja consentimento do Coral, Grupo Vocal ou Banda nesse sentido. Caso ocorra cancelamento da cessão do local (pelos patrocinadores/parceiros) escolhido pelo Coral e/ou Banda, a Organização do FIC entrará previamente em contato com os responsáveis pelo Coral para remanejamento.
2.2. O(s) dia(s) de apresentação no período de realização do Festival fica(m) a critério da disponibilidade de cada coral, respeitando-se o tempo e ordem de apresentação, conforme dispostos no item 10.2 deste regulamento.
3. TEMÁTICA
3.1. Como nas edições anteriores, o FIC contemplará o universo da Música Brasileira e, elegeu como tema homenagem às corporações musicais, tradicionalmente chamadas BANDAS. Haverá uma música tema composta com arranjo para coral. Essa música será apresentada conjuntamente pelos corais e bandas participantes durante os eventos. (Obrigatório)
4. PRODUÇÃO
4.1. O Festival Internacional de Corais (FIC) é um evento produzido pela Maestria Arte & Cultura Ltda., sob a coordenação do maestro Lindomar Gomes.
5. PARTICIPAÇÃO
5.1. Poderão participar do FIC, corais e grupos vocais nacionais e internacionais de todas as categorias, com repertório de música erudita e popular livre.
6. REPERTÓRIO
6.1. Observado o disposto no subitem 10.2, nas apresentações, os corais deverão apresentar repertório composto por até 4 (quatro) músicas.
7. INSCRIÇÃO PRELIMINAR
7.1. Todos os corais serão submetidos a processo de seleção a ser promovido pela organização do FIC.
7.2. A inscrição preliminar de cada coral deverá ser feita no período de 20 de janeiro a 30 de abril de 2015, por meio do site oficial do evento (www.festivaldecorais.com.br) ou pelo endereço: Rua Rio Novo, 326 – CEP 31110-410 – Belo Horizonte – MG.
7.3. Ao fazer a inscrição preliminar, o Coral, Banda ou Grupo Vocal deverá anexar os seguintes itens:
7.4. Fotos do Coral, digitalizadas em boa resolução, com crédito do autor;
7.5. Repertório escolhido (conforme subitem 6.1 e, observando o disposto no subitem 5.1);
7.6. Breve currículo do Grupo e do(a) regente para divulgação.
7.7. As informações a que alude o subitem 7.3, deverão ser preenchidas e enviadas “online” por ocasião da inscrição preliminar, ou, entregues pessoalmente ou por Correios no endereço informado no subitem 7.2. 7.5. A inscrição preliminar, NÃO define a participação do Coral ou Banda no FIC.
8. SELEÇÃO E RESULTADO
8.1. Encerrado o prazo da inscrição preliminar, a organização do FIC fará a seleção dos corais e bandas inscritos.
8.2. A relação dos corais selecionados será publicada no site a partir do dia 01 de março de 2015, podendo ser divulgada antes, preenchidos os requisitos.
8.3. Para confirmar a participação no FIC, o coral deverá preencher a ficha de inscrição e efetuar o depósito bancário no valor simbólico de R$ 50,00 (Cinquenta reais) no banco do Brasil, agência 3494-0, C/C: 24853-3 nome: Lindomar Gomes
8.4. Haverá certificado de participação para cada coralista ou instrumentista;
8.5. O ato de inscrição implica, para todos os efeitos legais, a aceitação integral dos termos deste Regulamento.
9. TRANSPORTE, HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO
9.1. As despesas com transporte, inclusive traslado local, alimentação e hospedagem, serão de total responsabilidade de cada coral ou banda participante.
9.2. A organização do FIC estabelecerá parcerias com hotéis, pousadas, albergues, cooperativas de táxi, empresas de ônibus e restaurantes, negociando pacotes e tarifas promocionais para benefício dos participantes.
10. APRESENTAÇÕES
10.1. Os corais se apresentarão em espaços públicos previamente agendados pela organização do FIC e, previamente negociados com cada coral e banda;
10.2. Os corais e bandas terão um tempo determinado para suas apresentações, conforme a data, hora, local e quantidade de corais participantes. A duração total da apresentação não poderá ultrapassar 15 (quinze) minutos.
10.3. Os corais e bandas participantes deverão permanecer no local de apresentação no horário integral com o propósito de interagir, intercambiar prestigiar os demais corais e cantarem, em conjunto, a música-tema do Festival.
11. PROGRAMAÇÃO
11.1. A programação das apresentações do FIC será divulgada no site a partir do dia 01 de maio de 2015.
12. EVENTOS COM PARTICIPAÇÃO COLETIVA
12.1. Está sendo composto um arranjo exclusivo, contendo o tema CORAIS & BANDAS, para ser executado em apresentações que contarão com a participação de todos os Corais, Bandas ou Grupos Vocais presentes no FIC, com o intuito de celebrar, integrar e confraternizar os coralistas. O referido arranjo poderá ser baixado no formato PDF e MIDI, a partir do dia 30 de mario de 2015 no site do FIC. Os corais e bandas participantes deverão ensaiar através desse arranjo para as apresentações coletivas.
12.2. Confirmada a participação no FIC, os dirigentes dos corais e bandas comprometem-se a preparar seus grupos para cantarem juntamente com esse grande coro que se formará nos eventos coletivos.
13. CAMISAS DO FESTIVAL
13.1. As camisas do FIC 2015 serão comercializadas através site do Festival, onde os participantes/público poderão fazer seu(s) pedido(s) marcando “quantidade” e “tamanho”. O valor de cada camisa será divulgado no site.
14. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
14.1. No ato de inscrição, os participantes concordam em ceder, gratuitamente, para a organização do FIC ou a terceiros por ela indicados, todos os direitos autorais patrimoniais de autor sobre os registros em vídeos ou fotos, para ser inseridos, expostos ou publicados, reproduzidos no todo ou em parte, a qualquer tempo, em número ilimitado de vezes, sem que, aos participantes seja devida qualquer remuneração.
14.2. O FIC tem caráter exclusivamente cultural, sem fins lucrativos ou qualquer modalidade de sorte ou pagamento aos seus participantes.
14.3. Por decisão da organização do FIC, este Regulamento poderá ser alterado em razão da dinâmica do evento e dos objetivos a que se propõe, sempre preservando os direitos dos participantes, com respectiva divulgação das alterações no site do evento.
14.4. Casos omissos e não compreendidos neste Regulamento deverão ser sanados, exclusivamente, por meio do sitewww.festivaldecorais.com.br ou via e-mail lindomar@festivaldecorais.com.br, não cabendo recursos das decisões tomadas.
14.5. Dúvidas adicionais serão sanadas pelo telefone +55 (31) 8649-0129.
14.6. A guarda dos instrumentos musicais, adereços, pertences, equipamentos e objetos de uso pessoal é de responsabilidade única e exclusiva dos participantes, não se responsabilizando a organização do FIC por sua integridade física, extravio, furto ou roubo.
14.7. A organização do FIC responsabilizar-se-á pelo Coral no acompanhamento, produção, divulgação, sonorização, iluminação e registros fotográficos e em vídeo das apresentações do evento, que serão disponibilizados no sitewww.festivaldecorais.com.br e “You Tube“.
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http://www.festivaldecorais.com.br/index.php/o-evento/regulamento/
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RECORDAR É VIVER:



Deste GRUPO do FIC 2014, dá para imaginar quem é a CORALISTA mais feliz do BRASIL?????rsrsrsr
Se olharem bem PARA O TRIO que segura a BANDEIRA DE MINAS GERAIS VÃO ME ACHAR segurando-a firme e com alegria, com óculos escuros por causa do sol....CANTAR É VIVER COM ALEGRIA...(Silvia Araújo Motta, sob a Maestria de Lindomar Gomes)


Feira do livro em PORTO ALEGRE-ÁREA INFANTIL E JUVENIL-CÂMARA DO LIVRO-61ª edição ocorre de 30 de outubro a 15 de novembro DE 2015

Área Infantil e Juvenil da Feira do Livro

Definida a programação da Área Infantil e Juvenil da Feira do Livro
No que se refere a seu espaço físico, a grande novidade da Área Infantil e Juvenil da Feira do Livro de Porto Alegre -- cuja 61ª edição ocorre de 30 de outubro a 15 de novembro--, é que seu teatro, agora denominado Carlos Urbim, volta a funcionar no Cais do Porto, com um amplo palco de fundo retrátil, instalado à beira do Guaíba,eplateia, cuja capacidade será para 600 pessoas, sob o pórtico central.
Na Av. Sepúlveda, entre a Av. Mauá e a Rua Siqueira Campos, estarão as barracas dos livreiros, a Biblioteca Moacyr Scliar, a Sala dos Professores, a Sala dos Autores, o Cantinho da Merenda, uma praça de alimentação e os estandes institucionais da Petrobrás, que patrocina a  Infantil e Juvenil, e da Secretaria de Estado da Educação, que a apoia.
O tema central da ambientação e da programação da Área Infantil e Juvenil será Alice no País das Maravilhas, em homenagem aos 150 anos de publicação da primeira edição do livro de Lewis Carroll.
O ciclo O Autor no Palco terá encontros, nas manhãs e tardes dos dias úteis, para alunos do Ensino Fundamental, no Teatro Carlos Urbim (Cais do Porto), e, para alunos do Ensino Médio, na Tenda de Pasárgada (Praça da Alfândega, diante do Memorial do RS).

Autor no Palco/Ensino Fundamental: Luis Pimentel, André Neves, Mario Pirata, Adriano Messis, Tino Freitas, Kalunga, Marô Barbieri, Cléo Busatto, Anielizabeth, Christina Dias, Mônika Papescu, Anna Cláudia Ramos, Marília Pirillo, Celso Sisto, Ninfa Parreiras, Ivan Zigg, Paulo Venturelli, Cláudio Levitan, Alexandre Brito, Sônia Rosa, Rogério Andrade Barbosa, Dilan Camargo, Léia Cassol, Júlio Emílio Braz, Selma Maria, Marta Lagarta, Ernani Ssó, Pedro Bandeira, Alexandre de Castro Gomes, HelôBachichette e Cris Alhadeff, Sônia Barros, Luciano Pontes, Hermes Bernardi Jr., Fábio Sombra, Luciana Savaget, Georgina Martins
Autor no Palco/Ensino Médio/Anos finais do Ensino Fundamental: Tânia Martinelli, Shirley de Souza, Katia Canton, Ronald Augusto, Manuel Filho, Christian David, Santiago, Sandra Pina, Índigo, João AnzanelloCarrascoza, João Pedro Roriz, Simone Saueressig, 1MarcoHaurélio, Ana Raquel, Jane Tutikian, Valesca Assis, Ricardo Silvestrin, Heloísa Prieto, Juremir Machado da Silva, Altair Martins, Ilan Brenmann, Luis Dill, Airton Ortiz, Cássio Pantaleoni, Rafael Guimaraens e Caio Riter.
O agendamento escolar terá início no dia 17 de agosto. Informações: sonia@camaradolivro.com.br

Feira terá bônus-livros
Professores de Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos que tenham desenvolvido, pelo prazo mínimo de três meses, em 2014 e/ou 2015, projetos de leitura, em escolas públicas, podem se inscrever de 1º a 31 de julho, a fim de obter bônus-livros do Projeto Quintanares para suas turmas.

A iniciativa visa facilitar o acesso dos alunos à leitura de obras de elevada qualidade literária e incentivar seus professores a planejarem da forma mais efetiva possível a visitação escolar à Feira, como culminância de um trabalho de formação de leitores de literatura.

Serão selecionados no mínimo 112 projetos que se destaquem por seu caráter inovador e consistência, cuja relação será divulgada no site da Câmara do Livro e em sua página do Facebook no dia 14 de agosto.

Cada turma será contemplada com bônus no valor de R$30,00 para até 40 pessoas, considerando-se os alunos, o professor responsável pelo projeto e até dois professores que o acompanhem na visitação escolar à Feira.

Os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio só poderão adquirir livros dos autores selecionados para participar, entre 2011 e 2015, do Programa de Leitura Adote um Escritor, desenvolvido pela Smed Porto Alegre em parceria com a Câmara Rio-Grandense do Livro, cuja lista será afixada nas barracas dos expositores previamente credenciados.

Os professores e os alunos da Educação para Jovens e Adultos poderão adquirir livros a seu critério nas barracas dos expositores credenciados da Área Geral, da Área Internacional ou da Área Infantil e Juvenil.

Atenção!

Contará pontos, na avaliação dos projetos, o fato de o professor ter participado de alguma das seguintes formações para mediadores da leitura oferecidas pela Câmara Rio-Grandense do Livros e seus parceiros na etapa prévia da Feira:

- Tessituras: Formação de Mediadores de Projeto de Leitura - curso de extensão da UFRGS realizado em parceria com a Câmara Rio-Grandense do Livro,  de março a julho.

- Formações para professores que participam dos programas de Leitura Adote um Escritor e Lendo pra Valer, desenvolvidos pela Câmara Rio-Grandense do Livro em parceria com a Smed Porto Alegre e a Seduc, respectivamente.

- Formação de professores que pretendem agendar alunos em encontros com escritores na programação da Área Infantil e Juvenil da 61ª Feira do Livro de Porto Alegre (6 de agosto).

Câmara Rio-Grandense do Livro

Projeto Bônus- Livro

Inscrição de professores

Para realizar sua inscrição no Projeto Bônus-Livro, preencha este formulário e envie-o entre 1º e 31 de julho para o e-mailleitura@camaradolivro.com.br:
Nome completo:
Telefones:
E-mail particular:
Escola (nome completo):
Cidade:
E-mail da escola:
Telefones da Escola:
Disciplina/nível de ensino com o qual trabalha:
Nome do projeto de leitura:
Sinopse:
Justificativa:
Público-alvo:
Objetivos:
Metodologia:
Cronograma:
Avaliação:
Anexar fotos, textos produzidos e qualquer outra informação que lhe pareça importante para a avaliação do projeto.

Você já participou de alguma formação para mediadores da leitura oferecida pela Câmara Rio-Grandense do Livro? (   ) sim   (   ) não
Em caso afirmativo, de qual?


..........................., ... de.......................de 2015.
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 A Arte de Contar Histórias chega à oitava edição

O seminário A Arte de Contar histórias, cuja idealização, coordenação e curadoria são do escritor e contador de histórias Celso Sisto, terá sua oitava edição na programação da 61º Feira do Livro de Porto Alegre, que ocorre de 30 de outubro a 15 de novembro.

Confira a programação:

Dia 6 de novembro, sexta-feira
19h30 às 21h - Tenda de Pasárgada - Praça da Alfândega, em frente ao Memorial do RS
De como a memória alimenta a oralidade e a escrita, palestra de abertura
Stella Maris Rezende (RJ)
Narração de abertura: Carmem Lúcia dos Reis Lima

Dia 7 de novembro, sábado - Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223)
9h às 12h
Oficina de Raquel Nader (RJ)

Oficina de Francisco Gregório (RJ) - Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
14 às 15h30min
4ª Mostra Nacional de Contadores de Histórias
Tenda de Pasárgada
17h às 19h- Auditório da Livraria Paulinas (Rua dos Andradas, 1212)
Memória de vozes e de livros, mesa-redonda com Raquel Nader e Francisco Gregório
Mediadora: Ana Carolina Martins da Silva (RS)
Narração de abertura: Milene Barazzetti
19h30 às 20h30 - Tenda de Pasárgada
Sessão de histórias com Raquel Nader e Francisco Gregório

Dia 8 de novembro, domingo - Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
9h às 12h
Oficina com GilcaGirardello (SC)
Oficina de Andréa Souza (SP)

14 às 15h30min - Tenda de Pasárgada
4ª Mostra Nacional de Contadores de Histórias

17 às 19h - Auditório da Livraria Paulinas
Memória de tempos e lugares, mesa-redonda com GilkaGirardelo e Andre Souza
Mediadora: Lívia Petry (RS)
Narração de abertura: Maria Helena Ramalho (RS)

19h30 às 20h30 - Tenda Pasárgada
Sessão de histórias com GilkaGirardello e Andréa Souza

Coordenação geral, curadoria e apresentação de Celso Sisto -escritor, ilustrador, contador de histórias  csisto@hotmail.com

Fonte Câmara do Livro

http://www.culturaalternativa.com.br/literatura/materias/item/4193-noticias-da-feira-do-livro-de-porto-alegre