terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

SILVIA ARAÚJO MOTTA LANÇA O LIVRO INFANTIL ILUSTRADO: A BARATINHA ORGULHOSA














A BARATINHA ORGULHOSA EM VERSOS
“Uma História por um Sorriso”
-
Poema nº 2445
Por Sílvia Araújo Motta
-
1-Vovó BARA todo dia
2-uma historinha contava;
3-dançava, sempre sorria
4-para os netinhos cantava:

(Canto por todos)
Pequeno Mundo "Small World"
Gravação: Turma Do Ré Mi
[...]
Para ser feliz é preciso ver
este céu azul na imensidão
é fazer da tristezas, estrelas a mais
e do pranto uma canção.
[..]

5-Barinha, sua netinha,
6-egoísta e orgulhosa:
7-Coitada da baratinha,
8-na história ficou famosa.
-
9-Após o banho, à tardinha
10-toda linda e perfumada,
11-ficava na janelinha,
12-pois queria ser amada!
-
13-Voz de soprano, fininha...
14-aos Baratos agradava,
15-porém, triste, a baratinha
16-nenhum marido arrumava!
-
17-Dom Ratão não lhe agradou
18-com seu ruído, gemido...
19-O cabrito a assustou
20-quando berrou-lhe ao ouvido.
-
21-Deixou triste o beija-flor
22-porque não quis sua rosa...
23-Ao pato não deu valor:
24-Baratinha era vaidosa!
-
25-Barinha não quis o amor
26-do cavalo a relinchar;
27-criticou o pobre cantor,
28-que só sabia gritar.
-
29-Barinha era bonitinha,
30-nos cabelos punha fita,
31-com dinheiro na bolsinha,
32-não emprestava pra Nita.
-
33-Barinha tinha dinheiro
34-nos Bancos da Capital,
35-mas, amor que vem primeiro
36-não era seu ideal.
-
37-Barinha não se casou
38-porque foi muito exigente...
39-Amigos não cativou;
40-sozinha, ficou carente.
-
41-De que adianta ter dinheiro,
42-ter beleza e ter vaidade?
43-É preciso amar primeiro
44-pra ser feliz de verdade.
-
45-Quem conheceu a Barinha
46-com toda sua beleza,
47-na janela e arrumadinha...
48-sentia dó, com certeza!
-
49-Amor exige respeito,
50-humildade e doação,
51-porque só mora no peito
52-de quem tem bom coração.
-
53-Quem ama dá seu carinho,
54-sorrisos e muitos laços,
55-joga flores no caminho,
56-e do amigo tem abraços.
-
57-Cada sorriso é uma flor
58-que cresce no coração,
59-mas que floresce na dor
60-e alivia a decepção.
-
61-Barinha, vive infeliz
62-tristinha, na janelinha.
63-Vovó BARA é bem feliz:
64-sorri e não fica sozinha...
-
65-Para a tristeza espantar
66-Vovó Bara, afinadinha,
67-pede a todos pra cantar
68-a canção do Gonzaguinha:
-
Refrão(*)( Cantar com ajuda da platéia)
[...]
“Viver, e não ter a vergonha //de ser feliz...//
Cantar, e cantar, e cantar,//A beleza de ser //
um eterno aprendiz,//Ai meu Deus, eu sei,//
Que a vida devia,// ser bem melhor//e será,//
mas isso não impede //que eu repita,//
é bonita, //é bonita, // é bonita.”//
[...]Belo Horizonte, 14 de julho de 2009.
-Ver publicação:
http://www.recantodasletras.com.br/infantil/1699188

-






MUSICA:
O QUE É? O QUE É?
COMPOSITOR E CANTOR:GONZAGUINHA:

Eu fico
Com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita...

Viver!
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz...

Ah meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser
Bem melhor e será
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita...

E a vida!
E a vida o que é?
Diga lá, meu irmão
Ela é a batida
De um coração
Ela é uma doce ilusão
Hê! Hô!...

E a vida
Ela é maravilha
Ou é sofrimento?
Ela é alegria
Ou lamento?
O que é? O que é?
Meu irmão...

Há quem fale
Que a vida da gente
É um nada no mundo
É uma gota, é um tempo
Que nem dá um segundo...

Há quem fale
Que é um divino
Mistério profundo
É o sopro do criador
Numa atitude repleta de amor...

Você diz que é luta e prazer
Ele diz que a vida é viver
Ela diz que melhor é morrer
Pois amada não é
E o verbo é sofrer...

Eu só sei que confio na moça
E na moça eu ponho a força da fé
Somos nós que fazemos a vida
Como der, ou puder, ou quiser...

Sempre desejada
Por mais que esteja errada
Ninguém quer a morte
Só saúde e sorte...

E a pergunta roda
E a cabeça agita
Eu fico com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita...

-*-





A BARATINHA ORGULHOSA EM VERSOS

“Uma História por um Sorriso”
-
Poema nº 2445

Por Sílvia Araújo Motta

Cidade/Capital: Belo Horizonte

Estado: Minas Gerais

País: Brasil

Ano: 2012

Email:
clubedalinguaport@gmail.com

(31) 9928 2798

---***---

Nenhum comentário:

Postar um comentário