segunda-feira, 25 de junho de 2018

SONETO 65 À VERDADE -FRATERNIDADE-Soneto nº 6653-Noneto nº 100-Interação com Klinger Sobreira de Almeida - Por Silvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil


-



SONETO À VERDADE-FRATERNIDADE: Imposição Cósmica
-
Noneto-Poético Nº 100-Soneto nº 6.653
Interação com Klinger Sobreira de Almeida
Por Silvia Araújo Motta/BH/Brasil
-
Fraternidade humana vai além...
Amor de sangue nasce em mesmo lar!
Revelação é vasta, em fé, também
a Boa Nova exige interna luz solar.
-
A limitada mente tem, porém
primordial visão, que pode amar
a humanidade-irmã e sem desdém,
vê solução que ao outro faz doar.
-
Sem distinção ajuda, sem problema;
por intuição escolhe a trilha certa;
cósmica força enfoca o Bem do lema.
-
O Mandamento ensina:_Estenda as mãos!
"Amai a todos." Tenha a mente aberta.
Todos os homens são, portanto, irmãos.
-
Belo Horizonte, MG, Brasil, março de 2018.
Email:clubedalinguaport@gmail.com
https://academiadeletrasdobrasildeminasgerais.blogspot.com/2018/06/6706-soneto-verdade-fraternidade-soneto.html
-
(*)Soneto-Clássico-sáfico-heroico; com sílabas fortes na 4ª, 6ª, 8ª e 10ª sílabas - Rimas: ABAB, ABAB, CDC, EDE; Noneto com 9 solos: jogral-teatral-toante-cantante-poético: CORO:Rimas: AACEE-somente uma voz com apenas 5 instrumentos musicais . SOLOS: Rimas: BAB-BAB-DC-D-9 vozes acompanhadas por solos de instrumentos musicais. (Noneto musical criado por Villa Lobos). (Noneto poético recriado por Silvia Araújo Motta). Mensagem conclusiva no 14º Verso (Último do segundo terceto). Email:clubedalinguaport@gmail.com
-
https://www.recantodasletras.com.br/sonetos/6290178
-
https://academiadeletrasdobrasildeminasgerais.blogspot.com/2018/06/6706-soneto-verdade-fraternidade-soneto.html
-

Rastreando a Verdade (LXV)
FRATERNIDADE→Imposição Cósmica
Buda, quando lhe perguntavam qual seria a causa primeira, costumava, às vezes,  silenciar, ou era sintético na resposta: “A mente humana é limitada para compreender o ilimitado”.
Com efeito, o ilimitado é infinito. Nós, humanos, situamo-nos no finito. Alguns, de mente arejada, têm a percepção da vastidão cósmica – infinita em seus mistérios nebulosos, difusos e, ocasionalmente, revelados. A capacidade intuitiva, alicerçada na fé, enseja a exploração metafísica.
O filósofo Gabriel Marcel, citado por Vamberto Morais (Parábolas Para Nosso Tempo), focou clara distinção entre problema e mistério – “O problema é algo que pode ser resolvido de fora, objetivamente, como uma questão de ciência ou matemática (...) Já o mistério exige uma participação interna, um engajamento que, como a parábola e a linguagem simbólica, pertence ao nível da visão intuitiva”. Na linha especulativa do autor há indagações que só encontram respostas no campo da revelação ou do voo intuitivo: Qual a origem e o sentido da vida? Em que consiste o Ser e o Ter? Qual a natureza do Amor – força regente do universo? E essa Força Primordial – Criadora Incriada – denominada Deus, ou Allah, ou Brâman?...
Nestes exemplos alinhavados, acrescentaríamos a questão da fraternidade, termo que vem do latim “frater” – irmão. Portanto, sinônimo de irmandade.
À primeira vista, fraternidade seria de compreensão simples: – solidariedade e amor entre irmãos de sangue. Isto implica em apoio mútuo. Benevolência no trato comum. Indulgência diante de falhas. União inquebrantável na boa ou na má fortuna. Filhos dos mesmos pais têm esse dever indeclinável por laços indissolúveis de família. Na verdade, neste enfoque, há uma situação fática de solução objetiva que não admite desvios. Se porventura, estes ocorrem, a censura social é implacável: o irmão malvado que abandonou o irmão na má sorte; o abominável irmão fratricida; o irmão que subiu na vida e olvidou os demais; o irmão que se assenhoreou de todos os bens...
Acima da visão reducionista, fraternidade humana transcende o enfoque meramente familiar. Situa-se no campo do mistério cósmico. Os grandes avatares que, de tempos em tempos, caminham pelo orbe terrestre nos dão a luz: Khrisna, Buda, Lao-Tsé... E também os filósofos de elevação espiritual: Sócrates, Platão, Plotino... O ser humano é, em essência, alma imortal, e esta vem de uma mesma origem. Somos todos criaturas criadas no âmbito do Uno Indefinível – irmãos na dimensão cósmica.
O Mestre dos Mestres – Jesus, o Cristo – foi o que, num simbolismo metafórico, nos ofereceu o melhor entendimento sobre o tema. Lendo, com espírito aberto, a Boa Nova, a verdade emerge cristalina. Reportemo-nos à prece dominical: PAI NOSSO. Duas palavras que dizem tudo sobre Deus e os homens: Ele, o Pai; a humanidade, os filhos – Pai único; irmandade humana. Esta clareza é reafirmada e reprisada ao longo da Boa Nova. Pincemos a pergunta dos saduceus sobre os mandamentos e a sábia resposta: Amarás a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a ti mesmo (Mt 22:34-40).
O próximo, qualquer que seja sua condição social – mendigo, miserável, faminto, analfabeto, prisioneiro... – é meu irmão; seu irmão; nosso irmão. Cabe-lhe, caso você esteja num alto pedestal, ou não, tratá-lo com justiça, solidariedade, compaixão e misericórdia. Estender-lhe as mãos. Praticar o altruísmo sem distinção.
A visão intuitiva – assentada nas revelações e especulações filosófico-metafísicas – aponta uma inferência incontrastável: a humanidade é um conjunto de irmãos – filhos de um mesmo Criador. FRATERNIDADE→Imposição Cósmica.


Klinger Sobreira de Almeida – Mil. Ref.
-


Nenhum comentário:

Postar um comentário