sábado, 25 de maio de 2019

ESCOLA INTEGRAL NO BRASIL AINDA É UTOPIA? - Acróstico-reflexivo Nº 6881 Por Silvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil

ESCOLA INTEGRAL NO BRASIL AINDA É UTOPIA?
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Acróstico-reflexivo Nº 6881

Por Silvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil

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E-Educação Integral tem pontos positivos:

S-Solução para ampliar a formação dos alunos,

C-Com atividades extracurriculares seletivas...

O-Os Pais aprovam a redução do tempo dos filhos
L-Ligados à programação da TV e celulares ativos,
A-A partir de Jogos que mais difundem violência.
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I-Instrumento estratégico para trazer economia
N-Nas Famílias de baixa renda; afastamento da droga...
T-TEMA, que divide opiniões, pois diminuiria o horário
E-Essencial, da participação familiar na EDUCAÇÃO,
G-Guardado o grande erro da falência governamental
R-Retratada por falta de verbas, não atende a realidade.
A-Atualmente, falta merenda e valorização profissional...
L-Liberação só do tempo, nada resolve! Isto é verdade!
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N-Na qualidade total, a  Escola Integral deve exigir
O-O apoio da FAMÍLIA, com presença dos responsáveis.
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B-Boa estrutura física, material, didática, psicológica,
R-Reorganização do Planejamento Global e Avaliação;
A-Aproveitamento ocupacional, dentro da lógica,
S-Sem intervenção política-ideológica e criação
I-Inaceitável de grades curriculares sem a devida prática.
L-Longe de ser implantada em todos os Estados do Brasil!
                ---Esta é minha opinião.---
(Sem dinheiro para merenda, Estado corta ESCOLA INTEGRAL.
(Manchete 1ª página.Jornal O TEMPO, 10/Abril/2019.)
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Belo Horizonte, Minas Gerais, sábado, 25 de maio de 2019.
https://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/6656243

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Rastreando a Verdade (LXXXVI)
ESCOLA INTEGRAL → Caminho da Emancipação
SEM DINHEIRO PARA MERENDA, ESTADO CORTA ESCOLA INTEGRAL (manchete 1ª p. O TEMPO, 10/04/19).
O EEUU – líder mundial, campeão de Prêmios Nobel, sonho dos povos do 3º mundo... – consagrou a Escola Integral para crianças e adolescentes, sem exceção. Meus três netos, cidadãos americanos, usufruem do sistema; um já concluiu a HighSchool. Escola em múltiplas atividades durante todo o dia, plena gratuidade.
O modelo americano tem sido adotado pelos países que alcançaram estágio elevado de desenvolvimento socioeconômico: Finlândia, Suécia, Canadá, Inglaterra, Coreia do Sul etc. Esta última, exaurida por uma guerra cruenta, posicionava-se, décadas atrás, em patamar inferior ao Brasil, mas, hoje, encontra-se bem acima: sem analfabetos, avanço tecnológico-industrial, pleno emprego... O Chile, sonhando com um porvir de grandeza, vem trilhando o viés da Escola Integral.
O Brasil, constatação infeliz, porém real, vem em retrocesso. Distante ficou o passado de um JK arremessando a nação rumo ao futuro. A partir da década de 80, o país degringolou-se. A corrupção do meio político e empresarial, antes tímida e cautelosa – não impactante no processo de desenvolvimento – agigantou-se e alastrou-se em todos os segmentos e esferas estatais... Cristalizou-se a cultura da “ladroagem”, drenando recursos vitais que deveriam ser aplicados em prol do povo, mormente na emancipação das categorias em estágio de miserabilidade.
Nesse quadro de degradação, alguns entendem, equivocadamente, que Segurança Pública abrange toda a Defesa Social. Não! Apenas uma parcela que atua integrada. Defesa Social é o todo das “políticas estatais”, que visam ao bem-estar social: condições de vida digna, emprego, moradia, saúde, segurança, educação... E esta – a Educação! – representa, sem dúvida, o cerne da Defesa Social. De sua estruturação sólida e responsável, erigindo a Escola Integral, lança-se a “pedra” do país do amanhã.  
No Brasil em particular, onde o crime organizado, regido pelo tráfico de tóxico, domina as regiões urbanas mais carentes ou aquelas que vivem na miséria, a Escola Integral, de qualidade e obrigatoriedade de frequência, constituiria instrumento estratégico importante por três aspectos: (1) atuaria como fator de alívio econômico às famílias de baixa renda; (2) impediria a livre ação do tráfico na sua política perversa de catequizar crianças e adolescentes para o crime, enfraquecendo-o e (3) contribuiria para a formação de cidadãos úteis, alfabetizados e moralmente bem constituídos.
O Poder Político e todos aqueles do topo (elite) precisam “acordar”. Extinguir essas mordomias que causam repulsa (extravagantes compensações financeiras, automóveis individuais, motoristas, funcionários em excesso etc). Aqueles que, atrelados no egoísmo, só visam falcatruas e avanço sobre o erário público, deviam repensar a vida, voltar seus olhares e suas mentes para os desvalidos e miseráveis.    
Vamos investir em Educação de Elevada Qualidade – leis direcionadas, escolas bem instrumentadas, professores responsáveis e valorizados... – numa rede de Escola Integral que acolha todas as crianças dos bairros periféricos e favelas. Apliquemos um golpe mortal no “crime organizado”.
Klinger Sobreira de Almeida – Cel PM Ref/Membro ALJGR/PMMG

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Um comentário:

  1. https://academiadeletrasdobrasildeminasgerais.blogspot.com/2019/05/escola-integral-no-brasil-ainda-e.html

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