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6882- ESCOLA INTEGRAL[86] Rastreando a Verdade-
Noneto nº 145 - Soneto 6882
Por Silvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
Interação com Klinger Sobreira de Almeida
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Antigamente, os pais nos davam base:
Educação do berço, bem dosada;
saber na Escola, noutra boa fase
fez do Brasil, a Pátria mui amada.
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Infelizmente, o tempo passa e quase
toda família sofre pela estrada
bem tortuosa e sonha nesta frase:
_Tempo Integral, precisa de uma fada!
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Nos prós e contra, avanços? Sim, virão;
aprendizagem? Pede um bom Ensino:
_Ter qualidade, novas Leis trarão.
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A Formação dos Mestres pede Luz!
Sabedoria busca o Eu-Divino:
_Pedra lançada, nova ação conduz.
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Belo Horizonte, Minas Gerais, Maio, 2019.
https://www.recantodasletras.com.br/sonetos/6656291
https://academiadeletrasdobrasildeminasgerais.blogspot.com/2019/05/escola-integral-no-brasil-ainda-e.html
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Metodologia deste Soneto:
(*)Soneto-Clássico-sáfico-heroico; com sílabas fortes na 4ª, 6ª, 8ª e 10ª sílabas - Rimas: ABAB, ABAB, CDC, EDE; Noneto com 9 solos: jogral-teatral-toante-cantante-poético: CORO:Rimas: AACEE-somente uma voz com apenas 5 instrumentos musicais . SOLOS: Rimas: BAB-BAB-DC-D-9 vozes acompanhadas por solos de instrumentos musicais. (Noneto musical criado por Villa Lobos). (Noneto poético recriado por Silvia Araújo Motta). Mensagem conclusiva no 14º Verso (Último do segundo terceto).
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MENSAGEM DO AUTOR:
Caros confrades e confreiras,
Governo cônscio de suas responsabilidades deveria, no campo de suas prioridades estratégicas, colocar a EDUCAÇÃO no patamar mais alto. Esta, de qualidade e universal, constitui a chave-mestra do desenvolvimento socioeconômico de uma nação. É o cerne da Defesa Social.
A série Rastreando a Verdade, partindo de uma notícia preocupante – enfraquecimento da Escola Integral em Minas Gerais – aborda a questão. Quem sabe o clamor em cascata sensibiliza nossos governantes?!
Saudações Rosianas,
Klinger Sobreira de Almeida – Cel PM Ref
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Rastreando a Verdade (LXXXVI)
ESCOLA INTEGRAL → Caminho da Emancipação
SEM DINHEIRO PARA MERENDA, ESTADO CORTA ESCOLA INTEGRAL (manchete 1ª p. O TEMPO, 10/04/19).
O EEUU – líder mundial, campeão de Prêmios Nobel, sonho dos povos do 3º mundo... – consagrou a Escola Integral para crianças e adolescentes, sem exceção. Meus três netos, cidadãos americanos, usufruem do sistema; um já concluiu a HighSchool. Escola em múltiplas atividades durante todo o dia, plena gratuidade.
O modelo americano tem sido adotado pelos países que alcançaram estágio elevado de desenvolvimento socioeconômico: Finlândia, Suécia, Canadá, Inglaterra, Coreia do Sul etc. Esta última, exaurida por uma guerra cruenta, posicionava-se, décadas atrás, em patamar inferior ao Brasil, mas, hoje, encontra-se bem acima: sem analfabetos, avanço tecnológico-industrial, pleno emprego... O Chile, sonhando com um porvir de grandeza, vem trilhando o viés da Escola Integral.
O Brasil, constatação infeliz, porém real, vem em retrocesso. Distante ficou o passado de um JK arremessando a nação rumo ao futuro. A partir da década de 80, o país degringolou-se. A corrupção do meio político e empresarial, antes tímida e cautelosa – não impactante no processo de desenvolvimento – agigantou-se e alastrou-se em todos os segmentos e esferas estatais... Cristalizou-se a cultura da “ladroagem”, drenando recursos vitais que deveriam ser aplicados em prol do povo, mormente na emancipação das categorias em estágio de miserabilidade.
Nesse quadro de degradação, alguns entendem, equivocadamente, que Segurança Pública abrange toda a Defesa Social. Não! Apenas uma parcela que atua integrada. Defesa Social é o todo das “políticas estatais”, que visam ao bem-estar social: condições de vida digna, emprego, moradia, saúde, segurança, educação... E esta – a Educação! – representa, sem dúvida, o cerne da Defesa Social. De sua estruturação sólida e responsável, erigindo a Escola Integral, lança-se a “pedra” do país do amanhã.
No Brasil em particular, onde o crime organizado, regido pelo tráfico de tóxico, domina as regiões urbanas mais carentes ou aquelas que vivem na miséria, a Escola Integral, de qualidade e obrigatoriedade de frequência, constituiria instrumento estratégico importante por três aspectos: (1) atuaria como fator de alívio econômico às famílias de baixa renda; (2) impediria a livre ação do tráfico na sua política perversa de catequizar crianças e adolescentes para o crime, enfraquecendo-o e (3) contribuiria para a formação de cidadãos úteis, alfabetizados e moralmente bem constituídos.
O Poder Político e todos aqueles do topo (elite) precisam “acordar”. Extinguir essas mordomias que causam repulsa (extravagantes compensações financeiras, automóveis individuais, motoristas, funcionários em excesso etc). Aqueles que, atrelados no egoísmo, só visam falcatruas e avanço sobre o erário público, deviam repensar a vida, voltar seus olhares e suas mentes para os desvalidos e miseráveis.
Vamos investir em Educação de Elevada Qualidade – leis direcionadas, escolas bem instrumentadas, professores responsáveis e valorizados... – numa rede de Escola Integral que acolha todas as crianças dos bairros periféricos e favelas. Apliquemos um golpe mortal no “crime organizado”.
Klinger Sobreira de Almeida – Cel PM Ref/Membro ALJGR/PMMG
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https://academiadeletrasdobrasildeminasgerais.blogspot.com/2019/05/escola-integral-no-brasil-ainda-e.html
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