domingo, 1 de setembro de 2019

COMPETÊNCIA [93] Rastreando a Verdade - Soneto 6919-Noneto nº 154, Por Silvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil Interação com Klinger Sobreira de Almeida

-
-


COMPETÊNCIA [93] Rastreando a Verdade
-
Soneto 6919-Noneto nº 154,
Por Silvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
Interação com Klinger Sobreira de Almeida
-
A vida é dom de Deus que tem Poder
rumo à ascensão ao TODO universal;
conhecimento é o fruto do saber
que a teoria pede ação total.
-
Habilidade é útil, por trazer,
certa, a potência d´alma, com moral,
pede eficácia; em paz produz prazer
e liderança para agir normal.
-
Norte egoísta vai seguir sozinho!
Todo otimista busca o que é verdade...
A Luz Divina mostra o bom caminho.
-
O ser humano põe missão na história
que o pessimista faz de má vontade...
A Competência é lei que traz vitória.
-
Belo Horizonte, MG, 1º de setembro/2019.
Email:clubedalinguaport@gmail.com
https://www.recantodasletras.com.br/sonetos/6734453

 https://academiadeletrasdobrasildeminasgerais.blogspot.com/2019/09/competencia-93-rastreando-verdade.html
-
Metodologia dos SONS fortes deste Soneto:
(*)Soneto-Clássico-sáfico-heroico; com sílabas fortes na 4ª, 6ª, 8ª e 10ª sílabas - Rimas: ABAB, ABAB, CDC, EDE; Noneto com 9 solos: jogral-teatral-toante-cantante-poético: CORO:Rimas: AACEE-somente uma voz com apenas 5 instrumentos musicais . SOLOS: Rimas: BAB-BAB-DC-D-9 vozes acompanhadas por solos de instrumentos musicais. (Noneto musical criado por Villa Lobos). (Noneto poético recriado por Silvia Araújo Motta). Mensagem conclusiva no 14º Verso (Último do segundo terceto).
------------------------------------*-------------------------------------

Rastreando a Verdade (XCIII)
COMPETÊNCIA→ Êxito Profissional
Para alcançar êxito na seara das atividades humanas – trabalho, do braçal ao de mais elevada intelectualidade – a “Competência” constitui fator primordial. Sem esta, o agente não obterá resultados desejáveis, ou fracassará no decurso da tarefa/missão.
Como se compõe o conceito de Competência pela ótica das atividades humanas?
Conhecimento! Eis a primeira variante de quem se propõe a desincumbir de uma missão, tarefa, ofício ou executar um trabalho.
Conhecer o que se pretende fazer é fundamental. Adquire-se o conhecimento pela aprendizagem, ou pela prática com um mestre, ou pela experiência... É saber! Não estático. Conforme o ramo, exige-se contínua atualização, aperfeiçoamento etc.
Há pessoas que conhecem, mas não conseguem operacionalizar o saber. Ostentam muita teoria. Na prática, uma nulidade. Então, a segunda variante.
Habilidade! Consiste na aptidão para operacionalizar o conhecimento. Dizia Camões: “A disciplina militar prestante aprende-se na prática: vendo, fazendo e pelejando...”.  O teórico que vive só de elucubrações sem “beijar a poeira da estrada” é um inútil: sonha, idealiza, fantasia, mas não produz. Pensamento e Vontade: potências da alma – que levam à ação. Ao saber, impõe-se a capacidade de operacionalizá-lo; estabelecer o modus operandi eficiente rumo à eficácia.
Atitude! Entendida como a maneira de ver a vida e com ela relacionar-se. Terceira variante que fecha o triângulo – CHA: Conhecimento pleno, Habilidade incontrastável e Atitude positiva. Eis a composição do conceito de Competência.
Há indivíduos que se norteiam por atitudes negativas diante dos fatos, circunstâncias e relacionamento com o próximo. V. g., “o bom da vida é aproveitar o máximo possível: esperteza e fingimento”; “ludibriar o próximo, dissimular...”; “sou um oprimido, não adianta trabalhar”; “a vida é uma vale de lágrimas”; “uns nascem ricos, outros com destino da pobreza”; “melhor é deitar, que as provisões nos chegam” etc.
Por esse norte egoísta – pessimismo, hipocrisia, cinismo, covardia... – mesmo tendo Conhecimento e Habilidade, a rota do fracasso desenha-se no horizonte.
Todavia, existem aqueles que veem a vida por uma ótica de luz: atitudes positivas. V.g, “a vida é uma dádiva divina”; “a vida é uma travessia que leva à ascensão cósmica”; “o trabalho é uma lei da natureza’; “sempre procuro identificar o melhor de cada pessoa, situação ou coisa”; “busco criar à minha volta um ambiente de harmonia”; “pensando positivamente e atuando com vontade, posso construir um mundo melhor”; “crescer e contribuir para o crescimento de meu próximo, pois somos irmãos”; “Deus me deu força e talento para, trabalhando, construir, inovar...” etc.
Estes têm o Altruísmo como Estrela-Guia. Cultivam a fé no destino humano; irradiam luz e otimismo. Lastreados no Saber e na Habilidade, constroem o mundo, independente do campo de missão: seja o trabalho braçal de limpeza ou de ajudante nas edificações; seja a liderança em missões estratégicas. A humanidade, em sua trajetória evolutiva, necessita dos exitosos profissionais: aqueles que têm Competência/CHA.
Klinger Sobreira de Almeida – Cel PM Ref/Membro ALJGR/PMMG

-

https://academiadeletrasdobrasildeminasgerais.blogspot.com/2019/09/competencia-93-rastreando-verdade.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário