terça-feira, 3 de março de 2020

COMPOSIÇÕES MUSICAIS MACHISTAS FAZEM SUCESSO, POR QUE? -[Mulheres não cantem, nem deixem cantar essas canções) - Acróstico-informativo nº 7097 Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil

Letras são cantadas sem análise do conteúdo das letras...
-

7097-COMPOSIÇÕES MUSICAIS MACHISTAS FAZEM SUCESSO, POR QUE?
-[Mulheres não cantem, nem deixem cantar essas canções)
-
Acróstico-informativo nº 7097
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
-
C-Canções traduzem machismo
O-Ou Violência contra a Mulher!
M-Muito simples, se entendermos
P-Por que o povo aprende rápido?
O-O ritmo fácil, para ser aprendido
S-Sem a preocupação com a letra...
I-Interpretação da letra, não importa?
Ç-Compositor imortal Bezerra da Silva,
Õ-O Grupo Tradição, Jorge da Veiga,
E-Elza Soares, Grupo É o TCHAN,
S-Sidney Magal, Bonde do TIGRÃO,
 -
M-Mc Denny, ambos: Mc Diguinho e
U-Uma boa dupla: Henrique e Juliano,
S-Será Bandida? Esta é do Mc Livinho!
I-Inesquecível ritmo de Carol Naine,
C-Camisa de Vênus, Vicente Celestino,
A-Adoniram Barbosa, Francisco Alves,
I-Imortais sertanejos Tonico e Tinoco,
S-Sem dúvida a Artista cantora Lila;
 -
M-Muitos outros cantores de sucesso...
A-A dupla João carreiro e Capataz.
C-Clarice Falcão e muitos outros...
H-Hoje, a sociedade civil é capaz de
I-Inovar as denúncias, estabelecer medidas
S-Sobre a assistência e proteção às mulheres
T-tantso GRUPOS ligados aos DIREITOS HUMANOS
A-Articulam esse trabalho, em rede internauta,
S-Sensibilizando o público e autoridades.
 -
F-Familiares e Colegas de Trabalho das Vítimas
A-Admitem romperem amizades dos agressores,
Z-Zelosos, aparentemente,sabem enganar...
E-E quebram o pacto do silêncio, ao chamar a polícia,
M-Multiplicam comentários sobre a temática
 -
S-Sem constrangimento, sabem das mudanças
U-Universalizadoras que refletem desafios sociais,
C-Culturais e psíquicos da vida pessoal feminina,
E-Em defesa dos DIREITOS FUNDAMENTAIS, na Lei.
S-Sempre haverá uma punição para os maus...
S-Sobre nossa opinião, a Lei Maria da Penha
O-O que precisa é de atualizar a pena deste crime.
-
Belo Horizonte, terça-feira, 03 de fevereiro de 2020
-
https://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/6879737
-
https://academiadeletrasdobrasildeminasgerais.blogspot.com/2020/03/composicoes-musicais-machistas-fazem.html

-
Saiba mais:
-
Canções traduzem violência contra a Mulher:
-
1 - "Se te agarro com outro, te mato"
"Se te agarro com outro, te mato!
Te mando algumas flores e depois escapo".
Autor: Sidney Magal

2 - "Piranha"
"Eu só sei que a mulher que engana o homem merece ser presa na colônia,
orelha cortada, cabeça raspada,
carregando pedra pra passar vergonha".
Autor: Bezerra da Silva
-
3- "Vidinha de balada"
"Desculpa a visita, eu só vim te falar
Tô a fim de você
E se não tiver, cê vai ter que ficar...
Vai namorar comigo sim (…) Se reclamar, cê vai casar também”.
Autor: Henrique e Juliano
-
4- "Silvia"
"Todo homem que sabe o que quer,
pega o pau pra bater na mulher".
Autor: Camisa de Vênus

5 - "Pau Que Nasce Torto/ Melô do Tchan"
"Tudo o que é perfeito a gente pega pelo braço,
joga lá no meio mete em cima e mete em baixo...
depois de 9 meses você vê o resultado".
Autor: É o Tchan
-
6 - "Surubinha de leve"
"Só surubinha de leve com essas filha da p***
Taca bebida
Depois taca a pica e abandona na rua".
 Autor: Mc Diguinho
-
7 - "Ajoelha e Chora"
"Ajoelha e chora, quando mais eu passo o laço muito mais ela me adora".
Autor: Grupo Tradição
-
8- "O que é que eu dou?"
"Sempre de cara amarrada, será que ela quer pancada?
É só o que lhe falta dar! Ela quer apanhar!"
Autor: Jorge Veiga
-
9 - "Bandida"
"Eu já sei o que fazer, vamos acabar com a raça dessa mina".
Autor: Mc Livinho
-
10 - "Cabocla Tereza"
“Agora já me vinguei
 É esse o fim de um amor
Essa cabocla eu matei
 É a minha história, doutor”.
Autor: Tonico e Tinoco
-
11- "Pagode"
"Eu fui na feira com dois tostão
Eu comprei arroz eu comprei f
eijão
Comprei açucar comprei canela comprei
Um chicote que é pra bater nela".
Autor: Tião Carreiro e Pardinho
-
12- Bruto, rústico e sistemático"
“Na muié eu dei um jeito
Corretivo do meu modo
No quarto deixei trancada. quinze dias aprisionada
 E com ela não incomodo”.
Autor: João Carreiro e Capataz
-
13 - “Vai faz a fila”
“Vou socar na tua bu* sem parar
E se você pedir pra mim parar, não vou parar
Porque você que resolveu vir pra base transar”.
Autor: Mc Denny
-
14 - "Só um tapinha"
"Um tapinha não dói, só um tapinha".
Autor: Bonde do Tigrão
*Estagiária sob supervisão de Clarissa Pains
-
https://oglobo.globo.com/celina/14-musicas-que-trazem-em-seus-versos-machismo-ou-violencia-contra-mulher-23823894
-


Continuação da Pesquisa:
15-  “Maria da Vila Matilde"
"Cadê meu celular, eu vou ligar pro 180
Vou entregar teu nome e explicar meu endereço
Aqui você não entra mais, eu finjo que não te conheço"
Artista: Elza Soares
-

16 -"100% Feminista"
“Mulher com olho roxo, espancada todo dia
Eu tinha uns cinco anos, mas já entendia
Que mulher apanha se não fizer comida
Mulher oprimida, sem voz, obediente
Quando eu crescer, eu vou ser diferente”.
Artista: Mc Carol e Karol Conká
-
17-"Respeita"
"Você que pensa que pode dizer o que quiser
Respeita, ai!
Eu sou mulher
Quando a palavra desacata, mata, dói
Fala toda errada que nada constrói
Constrangimento, em detrimento de todo discernimento quando ela diz 'não'
Mas eu tô vendo, eu tô sabendo, eu tô sacando o movimento
É covardia no momento quando ele levanta a mão".
Artista: Ana Cañas
-
18-"Não é não"
"Sinto que você precisa
Aprender a respeitar
O meu corpo, a minha lei e você tem que escutar
Quando eu digo 'não', é 'não'".
Artista: Lila
-
19-"Dizputa"
"O indivíduo atinge a idade adulta
E adquire o uso da palavra pu**
Ganha umas ideias dentro da cuca
Perde uns cabelos a cima da nuca
Mas não aprende que mulher não se disputa".
Artista: Carol Naine
-
20-"Survivor"
"Agora que você está fora da minha vida
Eu estou muito melhor
Você pensou que eu estaria fraca sem você
Mas eu sou mais forte".
Artista: Clarice Falcão
*Estagiária sob supervisão de Clarissa Pains
-
https://oglobo.globo.com/celina/seis-musicas-brasileiras-que-denunciam-em-suas-letras-violencia-contra-mulher-23824787

21-Joga a  Chave 

Joga a chave meu bem
Aqui fora tá ruim demais
Cheguei tarde perturbei teu sono
Amanhã eu não perturbo mais
Faço um furo na porta
Amarro um cordão no trinco
Pra abrir pro lado de fora
Não perturbo mais teu sono
Chego à meia-noite sim
Ou então à qualquer hora.
---Artista Adoniram Barbosa

https://www.vagalume.com.br/adoniran-barbosa/joga-a-chave.html

-
22- Todas as mulheres do Mundo:
Mães assassinas, filhas de Maria
Polícias femininas, nazijudias
Gatas gatunas, kengas no cio
Esposas drogadas, tadinhas, mal pagas

Toda mulher quer ser amada
Toda mulher quer ser feliz
Toda mulher se faz de coitada
Toda mulher é meio Leila Diniz

Garotas de Ipanema, minas de Minas
Loiras, morenas, messalinas
Santas sinistras, ministras malvadas
Imeldas, Evitas, Beneditas estupradas.

Paquitas de paquete, Xuxas em crise
Macacas de auditório,velhas atrizes
Patroas babacas, empregadas mandonas
Madonnas na cama, Dianas corneadas.

Socialites plebéias, rainhas decadentes
Manecas alcéias, enfermeiras doentes
Madrastas malditas, super-homem sapatas
Irmãs La Dulce beaidetificadas.
ARTISTA Rita LEE
-

23-Chega à choupana o campônio
Encontra a mãezinha ajoelhada a rezar
Rasga-lhe o peito o demônio
Tombando a velhinha aos pés do altar
Tira do peito sangrando
Da velha mãezinha o pobre coração
E volta a correr proclamando
"Vitória, vitória, tem minha paixão"
Artista [Vicente Celestino: Amor Materno)


-//-
POLÊMICA : SANDY E JÚNIOR NÃO CANTAM  “Maria Chiquinha”

Maria Chiquinha-Sandy & Junior

O que que você foi fazer no mato, Maria Chiquinha?
O que foi fazer no mato? [...]
Ela tava comendo jamelão, Genaro, meu bem
Ela tava comendo jamelão[...]
Os passarinhos comeram tudo, Genaro, meu bem
Os passarinhos comeram tudo.
Então eu vou te cortar a cabeça, Maria Chiquinha
Então eu vou te cortar a cabeça.
Que você vai fazer com o resto, Genaro, meu bem?
Que você vai fazer com o resto?
O resto? Pode deixar que eu aproveito.
-
Artistas Sandy e Júnior
-
RIO - Depois que o cantor Junior Lima disse considerar inaceitável cantar atualmente uma música como "Maria Chiquinha", o debate revisionista acerca de canções brasileiras de teor machista e que naturalizam a violência doméstica se reacendeu. A fala de Junior ocorreu durante um show na última sexta-feira, 1999, que integrava a turnê em que comemorava 30 anos de carreira com a irmã, Sandy.
-

A Lei Maria da Penha  em Cordel
Artista Tião Simpatia

A lei Maria da Penha
Está em pleno vigor
Não veio pra prender homem
Mas pra punir agressor
Pois em “mulher não se bate
Nem mesmo com uma flor”.

A violência doméstica
Tem sido uma grande vilã
E por ser contra a violência
Desta lei me tornei fã
Pra que a mulher de hoje
Não seja uma vítima amanhã.

Toda mulher tem direito
A viver sem violência
É verdade, está na lei.
Que tem muita eficiência
Pra punir o agressor
E à vítima, dar assistência.

Tá no artigo primeiro
Que a lei visa coibir;
A violência doméstica
Como também, prevenir;
Com medidas protetivas
E ao agressor, punir.

Já o artigo segundo
Desta lei especial
Independente de classe
Nível educacional
De raça, de etnia;
E opção sexual...

De cultura e de idade
De renda e religião
Todas gozam dos direitos
Sim, todas! sem exceção
Que estão assegurados
Pela constituição.

E que direitos são esses?
Eis aqui a relação:
À vida, à segurança.
Também à alimentação
À cultura e à justiça
À saúde e à educação.

Além da cidadania
Também à dignidade
Ainda tem moradia
E o direito à liberdade.
Só tem direitos nos “as”,
E nos “os”, não tem novidade?

Tem! tem direito ao esporte
Ao trabalho e ao lazer
E o acesso à política
Pro brasil desenvolver
E tantos outros direitos
Que não dá tempo dizer.

E a lei maria da penha
Cobre todos esses planos?
Ah, já estão assegurados
Pelos direitos humanos.
A lei é mais um recurso
Pra corrigir outros danos.

Por exemplo: a mulher
Antes da lei existir,
Apanhava e a justiça
Não tinha como punir
Ele voltava pra casa
E tornava a agredir.

Com a lei é diferente
É crime inaceitável
Se bater, vai pra cadeia.
Agressão é intolerável.
O estado protege a vítima
Depois pune o responsável.

Segundo o artigo sétimo
Os tipos de violência
Doméstica e familiar
Têm na sua abrangência
As cinco categorias
Que descrevo na sequência.

A primeira é a física
Entendendo como tal:
Qualquer conduta ofensiva
De modo irracional
Que fira a integridade
E a saúde corporal...

Tapas, socos, empurrões;
Beliscões e pontapés
Arranhões, puxões de orelha;
Seja um, ou sejam dez
Tudo é violência física
E causam dores cruéis.

Vamos ao segundo tipo
Que é a psicológica
Esta merece atenção
Mais didática e pedagógica
Com a autoestima baixa
Toda a vida perde a lógica...

Chantagem, humilhação;
Insultos; constrangimento;
São danos que interferem
No seu desenvolvimento
Baixando a autoestima
E aumentando o sofrimento.

Violência sexual:
Dá-se pela coação
Ou uso da força física
Causando intimidação
E obrigando a mulher
Ao ato da relação...

Qualquer ação que impeça
Esta mulher de usar
Método contraceptivo
Ou para engravidar
Seu direito está na lei
Basta só reivindicar.

A quarta categoria
É a patrimonial:
Retenção, subtração,
Destruição parcial
Ou total de seus pertences
Culmina em ação penal...

Instrumentos de trabalho
Documentos pessoais
Ou recursos econômicos
Além de outras coisas mais
Tudo isso configura
Em danos materiais.

A quinta categoria
É violência moral
São os crimes contra a honra
Está no código penal
Injúria, difamação;
Calúnia, etc. e tal.

Segundo o artigo quinto
Esses tipos de violência
Dão-se em diversos âmbitos
Porém é na residência
Que a violência doméstica
Tem sua maior incidência.

E quem pode ser enquadrado
Como agente/agressor?
Marido ou companheiro
Namorado ou ex-amor
No caso de uma doméstica
Pode ser o empregador.

Se por acaso o irmão
Agredir a sua irmã
O filho, agredir a mãe;
Seja nova ou anciã
É violência doméstica
São membros do mesmo clã.

E se acaso for o homem
Que da mulher apanhar?
É violência doméstica?
Você pode me explicar?
Tudo pode acontecer
No âmbito familiar!

Nesse caso é diferente;
A lei é bastante clara:
Por ser uma questão de gênero
Somente à mulher, ampara.
Se a mulher for valente
O homem que livre a cara.

E procure seus direitos
Da forma que lhe convenha
Se o sujeito aprontou
E a mulher desceu-lhe a lenha
Recorra ao código penal
Não à lei maria da penha.

Agora, num caso lésbico;
Se no qual a companheira
Oferecer qualquer risco
À vida de sua parceira
A agressora é punida;
Pois a lei não dá bobeira.

Para que os seus direitos
Estejam assegurados
A lei maria da penha
Também cria os juizados
De violência doméstica
Para todos os estados.

Aí, cabe aos governantes
De cada federação
Destinarem os recursos
Para implementação
Da lei maria da penha
Em prol da população.

Espero ter sido útil
Neste cordel que criei
Para informar o povo
Sobre a importância da lei
Pois quem agride uma rainha
Não merece ser um rei.

Dizia o velho ditado
Que “ninguém mete a colher”.
Em briga de namorado
Ou de “marido e mulher”
Não metia... agora, mete!
Pois isso agora reflete
No mundo que a gente quer.
-
Artista Tião Simpatia
-
https://www.letras.mus.br/tiao-simpatia/a-lei-maria-da-penha-em-cordel/
-//-









Um comentário:

  1. https://academiadeletrasdobrasildeminasgerais.blogspot.com/2020/03/composicoes-musicais-machistas-fazem.html

    ResponderExcluir