terça-feira, 24 de abril de 2018

Verdi - La Traviata (1988) - Completa.2h 14min 45segundos



-

4851-VIOLETTA  E ALFREDO-In LA TRAVIATA DE VERDI-(5ª  homenagem da Série: Mulheres, em Óperas.)
-
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
-
V-Violetta, soprano, é uma mulher mundana.
I-Irradia paixão, mas não aprendeu a amar;
O-O tenor Alfredo recebeu dela uma camélia e
L-Logo após bela declaração, ela resolveu aceitar
E-E foram morar pobremente, perto de Paris.
T-Tendo recebido a carta selada de Violetta para
T-Tratar da separação deles, ele promete vingar...
A-A Festa dos Mascarados recebe Violetta que
 -
E-Entra acompanhada do Barão Douphol, mas faz
 -
A-A confissão mentirosa, a pedido do pai de Alfredo.
L-Logo ele fica furioso...mas o duelo foi-lhe negado!
F-Finalmente Violetta desmaia. Adoece com tuberculose...
R-Recebe a carta do Pai de Alfredo que ficou arrependido...
E-Então Alfredo e seu pai Giorgio visitam Violetta acamada;
D-Debilitada entrega-lhe seu retrato para a amada que quiser.
O-Os espamos da dor cessam, mas em seguida, ela expira.
-
Belo Horizonte, sábado, 26 de janeiro de 2013.
http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/4106396
-
*LA TRAVIATA é uma ópera de Giuseppe Verdi.. Foi baseada no romance A Dama das Camélias, de Alexandre Dumas Filho. Estreou a 6 de março de 1853 no Teatro La Fenice, em Veneza
*
LA TRAVIATA
Compositor:Giuseppe Verdi – ÓPERA: La Traviata

La traviata (em português significa figurativamente, "A mulher caída") é uma ópera em quatro cenas (três ou quatro atos) de Giuseppe Verdi com libreto de Francesco Maria Piave. Foi baseada no romance A Dama das Camélias, de Alexandre Dumas Filho. Estreou a 6 de março de 1853 no Teatro La Fenice, em Veneza.
-
ATO 1
É noite de festa na casa da cortesã Violetta Valéry. Violetta, prometida ao Barão Douphol, é apresentada pelo seu amigo Gastone de Letorières a Alfredo Germont. Gastone conta que ele já conhecia Violetta há algum tempo e a amava em segredo. Alfredo, então, fazendo um brinde a Violetta, declara-lhe o seu amor.
Violetta responde a Alfredo que, sendo uma mulher mundana, não sabe amar e que só lhe poderia oferecer a amizade, sendo que Alfredo deveria procurar outra mulher. Mas ainda assim, Violetta oferece-lhe uma rosa que carrega entre os seios e pede-lhe que volte no dia seguinte. Após a festa, Violetta permanece só e começa a dar-se conta do quão profundamente lhe tocaram as palavras de Alfredo, um amor que ela jamais conheceu anteriormente.
-
ATO I-Cena 1
Violetta e Alfredo iniciam um relacionamento amoroso e vão morar em uma casa de campo, nos arredores de Paris. Aninna, a criada de Violetta, conta a Alfredo que Violetta tem ido constantemente a Paris vender seus bens, para suportar as despesas da casa de campo.
Giorgio Germont, o pai de Alfredo, visita Violetta e suplica-lhe que abandone Alfredo para sempre. Giorgio conta-lhe sobre a sua família e especialmente a sua filha, em Provença, e acredita que ver Alfredo envolvido com uma mulher mundana destruiria a sua reputação.
Contrariada, Violetta atende às súplicas de Giorgio e sela um envelope endereçado a Alfredo. Violetta parte para uma festa na casa da sua amiga Flora Bervoix e Alfredo lê a carta. Desconfiado de que Violetta possa tê-lo traído, Alfredo vai até a casa de Flora para se vingar.
-
Ato II Cena 2
A festa tem início com um grupo de mascarados que lhes proporcionam um divertimento. Alfredo chega a festa e logo de seguida chega Violetta Valery acompanhada pelo Barão Duphol. Alfredo começa a jogar com o Barão e ganha. No momento em que o jantar é servido, Violetta e Alfredo permanecem a sós no salão e Alfredo força-a a confessar a verdade. Violetta, mentindo, diz amar o barão. Furioso, Alfredo convoca todos para o salão e atira à cara de Violetta todo o dinheiro ganho no jogo e desafia Douphol para um duelo. Violetta desmaia, Alfredo é reprimido por todos e a festa termina.
-

Ato IV

Violetta está doente e empobrecida, depois de se desfazer de todos os bens. Tomada pela tuberculose, recebe cartas de vários amigos e uma, em especial, chama-lhe a atenção. É de Giorgio Germont, arrependido por ter colocado Violetta contra Alfredo.
Giorgio e Alfredo visitam Violetta, e reconciliam-se. Violetta e Alfredo começam a fazer planos de vida para depois da recuperação de Violetta. No entanto, Violetta está muito debilitada fisicamente e começa a sentir o corpo ceder. Entrega a Alfredo um retrato seu e avisa-o para que o entregue à próxima mulher por quem ele se apaixonar. Violetta sente os espasmos da dor cessarem, mas em seguida expira.
-
Fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/La_traviata
-

http://fcs.mg.gov.br/index.php?option=com_gmg&controller=event&id=2703-opera-la-traviata-giuseppe-verdi
-

https://academiadeletrasdobrasildeminasgerais.blogspot.com.br/2018/04/verdi-la-traviata-1988-complete-opera.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário